20.6.06

COMPAQ

Hoje em dia os computadores, principalmente os portáteis, são imprescindíveis para a vida de qualquer ser humano. O que todos querem é um computador moderno, com qualidade e um preço acessível. E todas essas características podem ser encontradas em um COMPAQ.
-
A história
A empresa foi fundada, em 1982 na cidade de Houston, estado americano do Texas, com o nome de COMPAQ Computer Corporation, por Rod Canion, Jim Harris e Bill Murto, todos ex-funcionários da Texas Instruments, que investiram apenas US$ 1.000 no novo empreendimento com o objetivo de criar um computador portátil compatível com o PC da IBM. O nome COMPAQ derivava da expressão “Compatibility and Quality”, uma alusão o projeto da nova empresa de produzir computadores pessoais compatíveis com os da IBM. Como quase todas as partes dos microcomputadores podiam ser compradas em qualquer loja especializada, o principal desafio era copiar o chip da BIOS sem violar a lei de patentes. Foi usada uma técnica conhecida como engenharia reversa. A idéia é simples. Contrata-se alguns engenheiros para registrar tudo o que o componente faz, montando um documento detalhado com todas as reações do chip a ser “imitado”. Então, esse time é dispensado e reunido outro que não teve nenhum contato com o anterior ou com a criação da peça original. Aí, a segunda equipe desenvolve um produto seguindo as características anotadas pelo primeiro grupo, criando um novo componente compatível.
-
-
Depois do lançamento do primeiro microcomputador portátil (predecessor dos atuais laptops) com a marca COMPAQ em março de 1983 ao preço de US$ 222.995, dezenas de outros usaram essa técnica. O sucesso do produto foi tanto que em seu primeiro ano a COMPAQ vendeu cerca de 53 mil unidades. Já em abril de 1984 a empresa introduziu seus computadores no mercado europeu. Ainda nesse ano a lançou seu primeiro desktop chamado COMPAQ Deskpro, um computador de 16-bits executando a 7,14 MHz, que era bem mais rápido que o IBM PC, sendo capaz de rodar os programas feitos para o IBM PC. Era o início da chamada “guerra dos clones”, onde uma nanica (COMPAQ) começava a incomodar e atacar a gigante (IBM).
-
-
Em 9 de setembro de 1986, essa batalha ganhou contornos dramáticos quando a empresa lançou o COMPAQ Deskpro 386. Esse lançamento desbancou a IBM no mercado pois o processador de 32 bits era muito mais rápido que o de 16 bits da concorrente. O Deskpro foi o primeiro computador no mercado a usar o novo processador Intel 386. O preço da máquina era competitivo naquela época (US$ 6.499). No ano seguinte inaugura fábrica na Escócia, além de atingir a marca de 1 milhão de computadores produzidos. O resultado deste enorme crescimento pode ser visto em 1989, quando a COMPAQ assumiu o terceiro lugar no mercado de computadores pessoais, depois da IBM e da Apple. Também se tornou a segunda maior fornecedora de computadores da Europa, superando a Apple e Olivetti. Era um feito e tanto para uma jovem empresa. Ainda nesse ano a empresa introduziu no mercado seu primeiro PC Notebook chamado de COMPAQ LTE. Até este momento a COMPAQ era uma das vedetes do mercado de computadores e projetou-se especialmente com o lançamento do COMPAQ 386 em 1986 e do COMPAQ 486 em 1989.
-
-
A década de 90 tem início com a empresa ingressando no concorrido mercado japonês, além da introdução do primeiro computador modular. O ano de 1992 foi cheio de lançamentos como os primeiros produtos para impressão, os primeiros PC Low-Cost (computadores com preços populares) ProLinea e Contura, além do anúncio de que todos os computadores produzidos pela empresa teriam garantia de três anos e assistência técnica 24 horas por dia. Nos anos seguintes a empresa ampliou consideravelmente sua linha de produtos com o lançamento, em 1993, dos computadores Presario, com preços inferiores a US$ 1.000; o LS-120, primeiro Floppy Drive com 120 MB, lançado em 1996; o Companion, primeiro computador de mão; e as impressoras inkjet coloridas lançadas em 1998.
-
-
Em 2002 a COMPAQ, então uma gigante do setor, foi adquirida por US$ 19 bilhões pela Hewlett-Packard (conhecida como HP), formando uma das maiores empresas de informática do mundo. Nesta época a COMPAQ era líder global no fornecimento de tecnologia e soluções corporativas, projetando, desenvolvendo, fabricando e comercializando hardware, software, soluções e serviços, com destacada liderança em computação empresarial e soluções de missão crítica tolerantes a falhas. Fornecia ainda dispositivos de acesso tradicionais e sem fio, incluindo desktops e portáteis comerciais e pessoais. Depois da compra, os produtos que utilizam a marca COMPAQ geralmente são inferiores aos que estampam a marca HP, sendo voltados ao público com menor poder aquisitivo.
-
-
A evolução visual
Em 2007 foi anunciado o novo logotipo utilizado nos produtos COMPAQ. Apesar de modificações brandas, o novo logotipo ficou mais moderno e dinâmico.
-
-
Os slogans
Inspiration technology.
(2000)
The earth's favourite computers. (1998)
Has it changed your life yet? (1995)
You're not asking for the impossible. You're asking for a Compaq. (1994)
If he was a computer he would be a Compaq. (1993)
It simply works better. (1990)
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1982
● Fundador: Rod Canion, Jim Harris e Bill Murto
● Sede mundial:
Houston, Texas
● Proprietário da marca:
Hewlett-Packard
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Mark V. Hurd
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Fábricas:
5
● Presença global:
+ 100 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Segmento:
Informática
● Principais produtos:
Computadores pessoais e laptops
● Ícones: O laptop Presario
● Slogan: Inspiration technology.
● Website:
www.compaq.com
-
A marca no mundo
A marca está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte, Europa, África, Ásia, China, Japão e América Latina. Para os consumidores, a face mais visível da COMPAQ, diz respeito à sua presença no mercado doméstico. Neste segmento, a linha Presario é uma das líderes de mercado.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 7/3/2009

Um comentário:

Filipe disse...

Melhor marca de PC's pra mim! Uma pena que não exista mais como uma marca única e própria.