20.6.06

MÖVENPICK


A excepcional qualidade dos sorvetes MÖVENPICK não é resultado de um acaso, e sim, de uma obsessiva e constante busca pela perfeição. Pesquisando criteriosamente seus ingredientes nas melhores regiões produtoras e transformando, através de métodos tradicionais empregados pelos conhecidos “Maîtres Glaciers”, os sorvetes da marca em um verdadeiro sucesso internacional. Sempre apresentando um equilíbrio perfeito entre sabores, textura, aroma e gosto, seus sorvetes são verdadeiras perdições geladas.

A história
A marca MÖVENPICK é muito conhecida pelos seus sorvetes, mas sua história começou em outro ramo de atividade quando Ueli Prager, filho de um proprietário de hotel na Suíça, inaugurou no dia 19 de julho de 1948 um restaurante em Clariedenhof na cidade de Zurique. A gastronomia suíça era então sacudida e surpreendida com um novo conceito. Com comidas de alta qualidade e um serviço rápido, não demorou muito para fazer sucesso e iniciar o processo de expansão para outras cidades como Berna, Genebra e Lugano. Na década de 60 começaram a surgir os primeiros produtos sob a marca MÖVENPICK. Em 1963 era aberto o primeiro restaurante fora do país, na cidade de Munique na Alemanha. Foi nesta década que os famosos sorvetes com a marca MÖVENPICK começaram a serem produzidos inicialmente em seus restaurantes, depois que Ueli Prager estava insatisfeito com a qualidade dos sorvetes existentes no mercado suíço e resolveu fazê-los utilizando os melhores ingredientes da mais alta qualidade.


Com o enorme sucesso do produto nos restaurantes da rede, os sorvetes passaram a ser produzidos comercialmente em Bursins e foram lançados oficialmente ao consumidor final em 1972. A partir de então essas delícias geladas poderiam ser compradas em supermercados e lojas especializadas. Rapidamente os sorvetes MÖVENPICK, com seu sabor inigualável e textura cremosa, conquistaram uma reputação invejável no mercado suíço, tanto pela qualidade de seus ingredientes, como também por não conter aditivos artificiais, e começaram a despertar interesses de outros países da Europa. O primeiro mercado internacional a conhecer os sorvetes da marca foi o alemão em 1974, quando uma empresa da cidade de Nuremberg, começou a fabricá-lo sob licença e orientação da empresa suíça.


No início da década de 80, mais precisamente em 1982, a MÖVENPICK criou a divisão internacional para licenciamento da marca, e nos anos seguintes os sorvetes foram introduzidos em vários outros países ao redor do mundo. Não demorou muito para a marca de sorvete se tornar a mais importante da empresa internacionalmente. Um dos produtos de maior sucesso da marca foi introduzido no mercado em 1984, uma espécie de bolacha de sorvete com pedaços tostados de amêndoas (Almond Waffle). No ano seguinte foi criado o primeiro protótipo das Butiques MÖVENPICK, que rapidamente se espalharam pelas principais capitais mundiais, especialmente na Europa.


A primeira tentativa de ingressar no mercado brasileiro aconteceu em 1990, quando a Kibon lançou os sorvetes finos MÖVENPICK nos sabores nozes e framboesa, posicionando-os como produtos voltados para um consumidor adulto e mais exigente. Apesar da alta qualidade dos sorvetes a marca não conseguiu sucesso no mercado brasileiro. Em 2002, a marca lançou no mercado suíço uma nova linha de sorvetes feita somente com ingredientes naturais, sem corantes e preservativos. O enorme sucesso dos sorvetes da marca pelo mundo afora chamou a atenção da Nestlé, que adquiriu os direitos globais da MÖVENPICK, exceto a operação da Nova Zelândia, em abril de 2003, mesmo ano em que foi introduzida a linha de sorvetes inspirada em grandes sobremesas (Crème Brûlée, Tiramisù e Panna Cotta).


Imediatamente após a aquisição, a Nestlé criou a divisão Swiss Premium Ice Cream para gerenciar especificamente a marca MÖVENPICK, que nos anos seguintes utilizou-se da enorme estrutura da empresa suíça para conquistar novos mercados e aumentar sua gama de produtos com o lançamento de inúmeros sabores, como por exemplo, Chocolate Branco, Abacaxi da Costa Rica, Equador Crioulo Chocolate & Gengibre, Single Malt Whisky Escoce (uísque), além da linha Plaisir de Yoghourt (Pleasure of Yogurt), com sorvetes feitos à base de iogurte e frutas que possuíam poucas calorias e apenas 4% de gordura, introduzida no mercado pela primeira vez em 2007. Nos anos seguintes a marca ingressou em novos mercados e inaugurou novas lojas com o conceito de cafés, oferecendo um cardápio que possuía também, cafés, bebidas quentes e geladas, sobremesas, e, em alguns casos, salgados.


As delícias geladas
Atualmente a MÖVENPICK comercializa várias linhas de sorvetes finos:
CLASSICS: Sorvetes em sabores tradicionais com um toque todo especial, como por exemplo, Pistachio (sorvete de pistache com pequenos pedacinhos de pistache), Panna Cotta (a tradicional receita italiana em forma de sorvete), White Chocolate (sorvete de chocolate branco suíço com pequenos pedaços), Maple Walnut (sorvete de creme com Maple, fruta típica do Canadá), Double Cream & Meringues (sorvete de creme com calda de caramelo e pequenos pedaços de merengue), Creme Brülée (a tradicional sobremesa transformada em um delicado sorvete), Caramelita (tradicional sorvete de creme suíço com pequenos pedaços e calda de caramelo), Almond Vanilla (sorvete de baunilha proveniente de Madagascar com pequenos pedaços de amêndoas), Vanilla Dream (o mais puro sorvete de baunilha de Madagascar), Tiramisú (a clássica sobremesa italiana em forma de sorvete, feito com mascarpone no centro), Swiss Chocolate (sorvete com o mais puro chocolate suíço), Strawberry (sorvete de morango com pedaços da fruta), Espresso Croquant (sorvete de café com pequenos pedaços de nozes) e Stracciatella (sorvete de creme com pequenos pedaços de chocolate suíço).
DÉLICES du FRUITS: Linha introduzida em 2004, composta por sorvetes feitos com as melhores combinações de frutas provenientes dos melhores produtores do mundo como o Lemon & Lime (sorvete de limão espanhol, contendo 25% de frutas naturais e pequenos pedaços de limão e lima), Passion Fruit & Mango (sorvete de maracujá do Equador com pequenos pedaços naturais de manga) e Raspberry & Strawberry (sorvete de morango com pequenos pedaços de framboesa, feito com 54% de frutas naturais).
HARMONY (antes conhecida como PLASIR de YOGHOURT): Linha composta por sorvetes à base de iogurte ou creme e frutas naturais com baixo nível de gordura e calorias, como por exemplo, o Yoghourt Forest Fruit (frutas vermelhas), Raspberry & Cream (framboesa) e Strawberry & Cream (morango).
CRÉATION (edição limitada): Linha de sorvetes com receitas e combinações únicas e exclusivas da marca como o Scottish Single Malt Whisky & Shortbread (sorvete com uma combinação do mais puro uísque escocês envelhecido 12 anos e pequenos pedaços de biscoitos ingleses), Ecuador Grand Cru Cocoa & Ginger (sorvete de chocolate de cacau do Equador com pequenos pedaços de gengibre), Lam Dong Green Tea & Jasmine Flowers (delicado sorvete de infusão de chá verde do Vietnã com essência de jasmim) e Sumatra Coconut & Toasted Sesame (sorvete de coco proveniente da ilha de Sumatra com caramelo e leve essência de gengibre).


GASTRONOMIC COLLECTION: Linha especificamente desenvolvida para restaurantes com sorvetes deliciosos como o Balsamic Vinegar (sorvete à base de iogurte com um leve toque de vinagre balsâmico de Modena), Cognac VSOP (o mais puro sorvete suíço com um toque de conhaque e pequenos pedaços de maçãs caramelizadas), Ricotta & Pink Pepper (sorvete de ricota com pequenos pedacinhos de pimenta vermelha), Rum Raisin (sorvete com rum jamaicano e pequenas uvas-passa), Banana (sorvete de baunilha com calda e pedaços de banana), Grapefruit & Orange (sorvete de grapefruit, fruta conhecida também como toranja, combinado com pequenos pedaços de laranja), Green Apple (sorvete de maçã verde com pequenos pedaços da fruta), Pear (sorvete de pera com pequenos pedaços da fruta), Yogurt (sorvete com o mais puro iogurte suíço), Cappuccino (sorvete de cappuccino com pequenos pedaços de grão de café), Cocoa & Orange (sorvete de chocolate com pedacinhos de laranja), Mint Chocolate (sorvete de menta com pedaços de chocolate) e Hazelnut (sorvete de avelã com pedaços crocantes de avelã).


A MÖVENPICK oferece também as edições limitadas, lançadas pela primeira vez em 1999 e que variam de país para país, composta por sorvetes que combinam ingredientes únicos e exóticos como o Absinthe & Amaretti (sorvete de creme com absinto e pequenos pedaços da tradicional bolachinha italiana) e Swiss Apple & Edelweiss (sorvete à base de iogurte com pedaços de maçã naturais e leve essência de Edelweiss, uma flor típica da suíça). Essas versões geralmente ficam no cardápio da rede por um período de seis meses.


A evolução visual
A identidade visual da marca começou a ser alterada no início dos anos 2000. A partir de então, ganhou um visual mais sofisticado e apropriado com o posicionamento da marca. Sempre posicionada como uma marca de sorvete super premium, MÖVENPICK resolveu em 2009 fazer uma grande mudança em sua identidade visual. O novo logotipo da marca ficou extremamente elegante e mais sofisticado, todo em cor preta, e acompanhado da frase “The art os swiss ice cream” (A arte do sorvete suíço).


Além disso, a trema da letra “O” adquiriu forma arrojada e estilizada, criando assim um símbolo de identificação visual da marca.


As embalagens também foram reformuladas, adquirindo assim um visual mais sofisticado. Além de manter as curvas, ganhou uma diagramação mais contemporânea e refinada.


Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Lançamento: 1972
● Criador: Ueli Prager
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe (Nestlé)
● CEO: Andrea Zambelli
● Faturamento: US$ 350 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 250 (incluindo quiosques)
● Presença global: + 40 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Sorvetes premium
● Concorrentes diretos: Häagen-Dazs, Ben & Jerry’s e Dreyer’s
● Slogan: The art of swiss ice cream.

A marca no mundo
A linha de sorvetes MÖVENPICK, composta por mais de 24 diferentes sabores, é comercializada em mais de 40 países ao redor do mundo através de quatro canais: restaurantes (sorvetes especialmente criados para este tipo de estabelecimento), lojas de grandes varejistas, lojas próprias (chamadas de MÖVENPICK BOUTIQUE) e quiosques. O sorvete é produzido nas fábricas da empresa na Suíça, Noruega, Nova Zelândia, Egito e Arábia Saudita. A marca, que possui mais de 250 pontos de venda próprios (incluindo lojas e quiosques) tem na Suíça, Reino Unido e Rússia seus mercados chaves no mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 27/4/2013

2 comentários:

seraqueehbom disse...

Nunca tinha ouvido falar desse sorvete até um tio meu que tem padaria comentar que esse sorvete era melhor que o Haggen Dazz e pouca gente conhecia...

Fui pesquisar na net e o único lugar que achei foi o seu site, que alias conta toda a história de como foi a trajetória da marca no Brasil, o que não deve ter sido fácil para encontrar já que nenhum outro site brasileiro fala disso.

Parabéns mesmo pelo ótimo trabalho.

Muito obrigado.

Mauro Rodrigues Simões disse...

Meu Pai trabalhou na década de 90 na Kibon e teve a oportunidade de trazer pra casa um de Nozes. Nunca mais me esquecerei