13.6.06

SALOMON


Quer seja esquiando na neve, escalando uma montanha, fazendo uma trilha ou praticando qualquer outro esporte ao ar livre, a marca francesa SALOMON é a principal produtora de equipamentos para que os aventureiros possam desfrutar de belas paisagens, transpor limites e sentir muita adrenalina. Nascida nos Alpes franceses a marca tem paixão pela inovação, criando assim equipamentos que oferecem uma liberdade e ajudam a ir mais alto nas montanhas. 

A história 
A empresa francesa, especializada na fabricação de equipamento para esquis e esportes na montanha, foi fundada em 1947 na pequena cidade de Annecy, região de Côte St. Maurice e berço do surgimento do alpinismo moderno, por uma família francesa oriunda do coração dos Alpes, formada por François Salomon, sua mulher Jeanne e seu filho George. A empresa inicialmente surgiu como fabricante de produtos esportivos para a prática de esportes nas montanhas e lâminas para esqui, especializada em suprir as necessidades dos atletas de atividade outdoor, como trilha, corrida, esqui, escalada ou montanhismo. Já em 1952, quando a empresa se expandia com grande velocidade, mudou para uma fábrica de maior tamanho para atender a crescente demanda do mercado. Neste mesmo ano lançou no mercado o primeiro sistema de Cable Binding (peça que prende a bota ao esqui). Este sistema de liberação rápida de ligação, desacoplando o esqui da bota do esquiador em caso de uma queda, impulsionaria a empresa nos anos seguintes. Na década de 1960 a empresa iniciou suas exportações para os mais importantes mercados de esqui no mundo. Com isso, a SALOMON se tornou líder mundial na produção de esquis no ano de 1972.


Com outro grande período de crescimento, a empresa inaugurou uma segunda fábrica em Annecy-Le-Vieux no ano de 1976. Três anos mais tarde lançou as primeiras botas para a prática de esqui alpine e x-country no mercado francês, além de inaugurar sua terceira fábrica. Na década de 1980, se firmou ainda mais no mercado com o lançamento de botas de esqui revolucionárias, que utilizavam tecnologias inéditas. Em 1990 introduziu no mercado uma nova e revolucionária linha de esqui, que estava sendo desenvolvidas desde o ano de 1984. A linha completa de calçados para caminhada ao ar livre (Hiking Shoes), especialmente trilhas, foi introduzida no mercado em 1992. Pouco depois, em 1994, a marca ingressou no segmento do ciclismo com a aquisição da empresa francesa Mavic (Manufacture d’Articles Velocipediques Idoux et Chanel), que foi fundada em 1890, diversificando ainda mais sua linha de produtos. A tradicional marca francesa, muito ligada ao esqui e esportes na neve, e que se tornou ao longo dos anos referência em esportes de aventura, foi comprada pela alemã Adidas em 1997.


Foi neste mesmo ano que lançou no mercado uma linha completa para a prática do Snowboard (com pranchas, botas e binding), e para entender melhor este esporte, surgido nos últimos anos, adquiriu a empresa Bonfire, especializada na produção de equipamentos para esta modalidade esportiva. Foi neste mesmo período, ao transferir toda sua experiência e tecnologia na produção de botas para esqui, que a SALOMON introduziu uma linha completa de patins in-line, aumentando ainda mais sua gama de produtos no mercado. O novo conceito e posicionamento da marca “Freedom, Action, Sports” foi apresentado em 1999. No ano seguinte diversificou ainda mais sua linha de produtos ao lançar no mercado os esquis Freeride e Freestyle. As inovações não pararam por aí. Em 2002 introduziu as primeiras botas para esqui confeccionadas em carbono.


No dia 3 de maio de 2005, a Adidas anunciou publicamente a venda da SALOMON, por €485 milhões à empresa finlandesa Amer Sports, proprietária de outras marcas esportivas, como por exemplo, a Wilson. Nos últimos anos a SALOMON continuou desenvolvendo e lançando produtos revolucionários, como por exemplo, um tênis para corridas em terrenos acidentados com ajuste Sensifit™, que envolve os pés oferecendo segurança e precisão, e solado que gerencia aderência e durabilidade, além do conforto proporcionado pela palmilha OrthoLite™, que é anti-odores e anti-bactericida. Outro destaque é a bota Revo SCS GTX, que possui uma membrana de Gore-Tex garantindo a impermeabilização e respiração do calçado, sendo ideal para caminhadas longas em ambientes de baixas temperaturas.


Durante mais de 65 anos de existência, o empenho da SALOMON em criar designs inovadores e sua paixão pelos esportes de montanha criaram uma vasta gama de novos e revolucionários conceitos em calçados, vestuário, equipamentos para esqui, snowboard, corridas de aventura e alpinismo, utilizados por grandes atletas e milhões de apaixonados por estar em contato com a natureza.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas duas grandes remodelações ao longo de sua história. Na primeira modificação, o tradicional símbolo oval foi substituído por uma letra S estilizada. Além disso, foi adotada uma nova tipografia de letra para o nome da marca. Mais recentemente, apresentou sua nova identidade visual, com uma nova tipografia de letra e o símbolo do S totalmente remodelado.


Os slogans 
Future since 1947. (2013) 
The mountain sports company. (2009) 
Fuel your instinct. (2004)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1947 
● Fundador: François Salomon 
● Sede mundial: Metz-Tessy, França 
● Proprietário da marca: The Salomon Group 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Amer Sports Corporation) 
● CEO: Heikki Takala 
● Faturamento: €750 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.800 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Esquis, botas, calçados e equipamentos para esporte ao ar livre 
● Concorrentes diretos: Rossignol, Nordica, Head, The North Face, Millet, Patagonia e Völkl 
● Slogan: Future since 1947. 
● Website: www.salomon.com.br 

A marca no mundo 
A SALOMON comercializa em mais de 80 países ao redor do mundo sua vasta gama de produtos que abrangem esqui, snowboard, alpinismo, ciclismo, trilhas e outros esportes radicais ao ar livre. Mais da metade de suas vendas está concentrada no continente europeu e 29% na América do Norte. Aproximadamente 49% de suas vendas são geradas por equipamentos para esqui, 14% de calçados e tênis e 8% de acessórios para ciclismo. 

Você sabia? 
A marca é a maior produtora de botas de esqui do mundo, a segunda maior em esqui, a terceira em Snowboard e a primeira em bindings. 
Atletas de corrida de aventura e corredores de montanha do mundo inteiro são consumidores fiéis da marca pela qualidade de seus calçados. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 21/12/2014

Um comentário:

Carlos Weber disse...

Não conhecia o produto, mas navegando no facebook, vi o anúncio de tenis com 60% de desc, mas não dei atenção, mas o anúncio continuou por lá, dias depois...puff não resisti e cliquei no anúncio que me levou a um site da Kanui, já no site direto apareceu a marca "Salomon" e como gosto muito da marca "Asics" gostei do visual da "Salomon" e claro agradeço ao blog "MUNDO DAS MARCAS" pois consegui todos os detalhes do produto, certamente farei outras pesquisas de marcas, já inclui o site "mundo das marcas" em meus favoritos...putzzz creio que falei demais...bom trabalho, abraços, Carlos Weber