17.7.06

BEST WESTERN

A BEST WESTERN prima pela excelência na recepção, buscando oferecer aos hóspedes que procuram seus hotéis associados a garantia de sempre encontrar as mesmas características nas áreas de serviços, atendimento e instalações, de acordo com a cultura do próprio hotel e da região. Com família ou amigos, à passeio ou à trabalho, a BEST WESTERN oferece sempre a melhor opção de hospedagem nas principais cidades do mundo.

A história
O primeiro BEST WESTERN MOTELS foi fundado em 1946 por M. K. Guertin, um hoteleiro californiano com 23 anos de experiência no ramo. Rapidamente se tornou uma referência informal para outros hotéis. A rede começou como uma ligação informal entre as propriedades, com cada hotel recomendando outros estabelecimentos de acomodações para os viajantes. O “referral system” (sistema de recomendação) consistia de telefonemas de um operador da recepção para outro. Inicialmente o sistema foi compartilhado por 66 proprietários de hotéis da Califórnia. Em 1948 cinco milhões de cópias do Best Western Motel Guide foram publicadas e distribuídas nas grandes empresas petrolíferas e outros estabelecimentos comerciais. No ano de 1951, em um editorial de hóspede publicado na American Motel Magazine, Guertin falou da importância de promover as propriedades para o público viajante em geral. Isso foi considerado uma abordagem muito revolucionária no setor. Em alguns anos muitos outros hoteleiros americanos perceberam a força da associação e ingressaram na rede.


Já em 1962 a BEST WESTERN tinha o único serviço de reservas de hospedagem cobrindo todo território americano e canadense. Em 1963 esta associação já era a maior rede de hotéis da indústria, com 699 membros. No ano seguinte, hotéis do Canadá ingressaram no sistema, iniciando o processo de expansão internacional da rede. Em 1966 foi anunciada uma grande expansão dos serviços. As mudanças incluíam: estabelecimento de um novo centro de reservas oferecendo serviço de ligação gratuita (toll-free) para empresários, agentes de viagens e viajantes de férias através de acordo com o American Express; expansão para Europa, Caribe e Pacífico; aumento dos padrões de associação; abertura de escritórios de vendas em Washington (D.C.), Montreal, Phoenix e Seattle; estabelecimento de ligações com companhias aéreas e representantes de outros membros do setor de transporte e investigação da infiltração mais forte de mercados de excursões e reuniões de negócios.


Na década de 70 a BEST WESTERN decidiu acabar com sua imagem de organização de referência, eliminou a palavra “motel” de seu nome em 1974 e começou a competir diretamente com outras redes de hospedagem que ofereciam serviço completo. Também deu o primeiro passo para sua expansão internacional fora da América do Norte. Acordos de filiação foram assinados com 411 propriedades na Austrália e Nova Zelândia em 1976. No ano seguinte a frase “a maior cadeia de hotéis do mundo” se tornou parte da identificação corporativa da marca e seu tema comercial. No final desta década, a BEST WESTERN estava acomodando 15 milhões de hóspedes e gerando US$ 1 bilhão em venda de hospedagem. No começo da década de 80, acordos foram assinados trazendo para a rede 19 propriedades na Dinamarca, 120 na França, 19 na Finlândia, 23 na Espanha, 19 na Suécia e 93 na Suíça. Até então, as 903 afiliadas internacionais compreendiam 34% do total de membros da rede. O número de membros chegou a 2.654 hoteleiros em todo o mundo. Além disso, foi nesta década que a rede ingressou na região asiática. Recentemente a rede iniciou uma forte expansão pelos países do leste europeu.


A BEST WESTERN foi a primeira rede de hotéis a introduzir um programa corporativo de benefícios ao viajante freqüente, o Gold Crown Club Corporate Card. A primeira a criar um programa voltado para a terceira idade, o Best Western Seniority. A primeira a oferecer programas de benefícios a seus hóspedes, desde crianças a idosos. A primeira rede na indústria hoteleira a lançar uma tarifa especial para grupos destinada a grandes agências especializadas em viagens de grupos, denominada tarifa Affinity. A primeira a introduzir um programa voltado para reuniões e eventos. A primeira empresa a utilizar notebooks para inspeções de controle de qualidade, de modo a transmitir com agilidade os resultados das visitas à matriz. Todo esse pioneirismo transformou a rede BEST WESTERN na maior do mundo.


A linha do tempo
1972
As propriedades foram solicitadas a aceitar os seis maiores cartões de crédito. As reservas cobradas eram consideradas “garantidas” e os quartos tinham que ser ocupados por toda a noite. As propriedades tinham o direito de cobrar pelos clientes que não compareciam ao hotel (“no show”).
1981
Em agosto, um centro de reservas por satélite foi estabelecido dentro do Centro para Mulheres do Arizona (Arizona Center for Women - ACW), uma instalação de correção de segurança mínima localizado na cidade de Phoenix. Essa iniciativa inovadora, empregando presidiárias como agentes de vendas e reservas, atendeu à necessidade comercial da rede de uma força de trabalho flexível. O programa conquistou diversos prêmios e chamou a atenção do mundo para a BEST WESTERN. O centro de reservas por satélite ACW fechou em 1992.
1988
O Gold Crown Club International Program (Programa Internacional Gold Crown Club) para hóspedes freqüentes foi lançado em setembro. Em um ano, o programa contaria com mais de 200.000 membros e vendas superiores a US$ 40 milhões. Atualmente este programa tem o nome de BEST WESTERN REWARDS.
1995
Disponibilizou seus primeiros catálogos na Internet. Informações completas de 150 propriedades afiliadas, incluindo fotografias, ficaram disponíveis instantaneamente através do computador pessoal. Foi uma das primeiras redes de hotel a disponibilizar as reservas on-line no dia 19 de dezembro deste mesmo ano.
2002
Implantação do BestRequests, um pacote uniforme de amenidades e serviços obrigatório em todos os hotéis da rede no mundo.
2004
Inauguração da maior iniciativa do ramo hoteleiro em acesso à Internet em alta velocidade (High-Speed Internet Access - HSIA), com a mais rápida implantação. Em apenas oito meses, a empresa instalou Internet gratuita de alta velocidade com ou sem fio em parte das áreas públicas, e em pelo menos 15% dos quartos, em todas as suas propriedades localizadas no território americano.


Os hotéis
Os estabelecimentos, de três ou quatro estrelas, seguem o mesmo padrão (standard) de atendimento, serviço e conforto, conferidos pela própria BEST WESTERN. Esse padrão, denominado BestRequests™, é obrigatório à todos o hotéis da rede no mundo. No total, são 17 itens checados anualmente pela rede, como acesso de alta velocidade a Internet, café da manhã continental, ferro e secador nos quartos, máquinas de café/chá em todos os quartos, 50% dos quartos não fumantes e música ambiente em todos os quartos. Existem ainda mais duas denominações de hotéis da rede:
BEST WESTERN PLUS, hotéis que possuem amenidades superiores aos tradicionais da rede, possuindo serviços extras, além de decoração, arquitetura e acomodações modernas. A avaliação de qualidade para ostentar essa denominação incluiu não somente todas as dependências do hotel, aprovadas por uma equipe de especialistas em design hoteleiro dentro do padrão BW PLUS, como considera também a excelência dos serviços prestados por todo o staff do estabelecimento.
BEST WESTERN PREMIER, um seleto grupo de hotéis que oferecem um alto grau de qualidade em suas acomodações e serviços. Para fazer parte deste prestigioso nível, os hotéis passam por uma verificação detalhada de qualidade e aparência. Eles devem ter no mínimo mais 27 amenidades ou serviços que o padrão BestRequests™, disponível em todos os hotéis da rede. Os primeiros hotéis a terem o privilégio de carregar a designação Premier foram contemplados em 2003. Atualmente existem mais de 150 hotéis da rede que carregam essa denominação, de chiquérrimas propriedades históricas na Europa, a elegantes e modernos arranha-céus na China.


Os benefícios
A BEST WESTERN possui programas e benefícios exclusivos, que fazem a diferença e garantem a preferência dos hóspedes por seus hotéis.
Programa de Fidelidade
Programa de fidelidade da rede (Best Western Rewards), possui mais de 9.5 milhões de associados no mundo todo, parceiro das principais companhias aéreas do mundo, como por exemplo, Air Canada, Alaska, Alitalia, Asiana Airlines, American Airlines, US Airways, China Southern, Delta Air Lines, Lan Chile, Southwest Airlines, Air France e Hainan.
BestCheque
É um programa revolucionário no setor de hotelaria. Através dele, a BEST WESTERN garante o pagamento das comissões de agente, consolidando-as mensalmente, o que torna o controle de comissões muito mais fácil e seguro. O programa é um grande sucesso já que garante o pagamento das comissões das reservas feitas através de seus canais eletrônicos, o que é muito importante para atrair negócios provenientes deste segmento.
Best Western Travel Card
Cartão de viagem que permite ao hóspede pagar diárias e outras despesas como serviços de quarto em todos os hotéis da rede. O cartão poder ser adquirido em várias moedas e variam de US$ 25 a US$$ 1.000.


O nome
O nome BEST WESTERN foi escolhido, pois o grupo de motéis associados em 1946 estava localizado a oeste do Rio Mississippi. Em 1964 o grupo de motéis a leste do Rio Mississippi foi incorporado como BEST EASTERN INC. Dois anos depois, toda a associação, BEST WESTERN e BEST EASTERN, se fundiram sob um único nome: BEST WESTERN. Um conselho administrativo composto de sete pessoas foi eleito pelos associados regionais para oferecer liderança e tomar decisões políticas.


A evolução visual
A BEST WESTERN começou a utilizar, em 1962, o logotipo da coroa com um laço na extremidade para identificar as propriedades associadas e melhor reconhecimento por parte dos hóspedes. Isto porque, um estudo da identidade da marca recomendava a adoção de um novo logotipo e identidade para a BEST WESTERN. O logotipo ficou oficialmente conhecido como Gold Crown (Cora Dourada). Depois de algumas atualizações, o atual logotipo da marca foi adotado em 2004.


Os slogans
The world’s biggest hotel family. (2011)
The world’s largest hotel chain. (1977)



Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1946
● Fundador:
M.K. Guertin
● Sede mundial: Phoenix, Arizona
● Proprietário da marca: Best Western International Inc.
● Capital aberto:
Não
● Chairman:
P.G. West
● CEO & Presidente:
David Kong
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Hotéis: 4.150
● Presença global:
90 países
● Presença no Brasil: Sim (18 hotéis)
● Funcionários: 1.190
● Segmento: Turismo
● Principais produtos:
Hotéis
● Principais concorrentes:
Quality Inn, Holiday Inn e Days Inn
● Slogan:
The world’s biggest hotel family.
● Website: www.bestwestern.com

A marca no mundo
A BEST WESTERN, considerada a terceira maior rede de hotéis do mundo, possuí mais de 4.100 hotéis em 90 países ao redor do planeta, disponibilizando mais de 310.000- quartos. Além de ser líder no mercado norte-americano (onde estão localizados mais das metades dos hotéis, algo em torno de 2.200 unidades), na América Latina possui mais de 100 hotéis, estando presente em praticamente todos os países da região. A emblemática marca é anfitrião para aproximadamente 400.000 clientes no mundo inteiro à cada noite. Os associados da rede se beneficiam de reservas internacionais, feitas por quatro centrais de reservas (localizadas em Phoenix, Milão e Manila) que atendem a pessoas de 120 países, conectadas pelo sistema de ligação gratuita (toll free).

Você sabia?
Aproximadamente 35% das reservas da rede são feitas via Internet, gerando mais de US$ 1 milhão diariamente.
A marca BEST WESTERN é reconhecida por 91% dos americanos e 65% dos europeus. São viajantes potenciais que associam a marca com hotéis de altos níveis de qualidade e serviços.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 19/10/2011

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