27.7.06

SUBARU


Com a urgência de um mercado automotivo global, muitas empresas passaram a ter uma visão de automóveis apenas como meios de transporte. Na SUBARU, o elemento essencial da engenharia automotiva não foi esquecido: o simples prazer da experiência de dirigir. Por meio da aplicação de tecnologias criativas e inovadoras, a SUBARU constantemente desenvolve automóveis que realçam esse prazer. O conceito de “Direção Ativa, Segurança Ativa” capta a essência dessa ideia e da marca japonesa.

A história
A história da montadora japonesa começou com a fundação, no dia 7 de julho de 1953, da divisão automotiva da Fuji Heavy Industries, empresa fundada por Chikuhei Nakajima em 1917 como um laboratório de pesquisas para a área aeronáutica, que se tornou a principal fornecedora de aeronaves e componentes para o exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, o presidente da empresa, Kenji Kita, queria que essa nova divisão estivesse envolvida na construção de automóveis. O projeto do primeiro automóvel, desenvolvido sob o codinome de P-1, ficou pronto neste mesmo ano: era um carro de passeio que utilizava o primeiro chassi monobloco produzido no Japão. No ano seguinte o sedã de 4.23 metros de comprimento e motor de quatro cilindros, 1,5 litros e 55 cv de potência, estreou no mercado com o nome de SUBARU 1500. Apesar deste modelo ter sido o primeiro carro fabricado pela empresa ele não passou de um protótipo e somente 20 unidades foram fabricadas.


Porém, o modelo não vingou também pelas dificuldades em equipar a fábrica para sua produção e montar uma rede de distribuição eficiente. Além disso, o carro seria grande e caro demais para aquela época, em que a economia nipônica ainda se recuperava dos terríveis efeitos da Segunda Guerra Mundial. O primeiro automóvel produzido em massa pela empresa foi o pequeno SUBARU 360, um carro de passeio compacto para 4 passageiro (2.99 metros de comprimento, 1.30m de largura, 1.38m de altura e apenas 385 kg de peso), lançado no mercado exatamente no dia 3 de março de 1958, inaugurando assim a era moderna da motorização japonesa. Foi nesse mesmo ano que a empresa adotou oficialmente o nome SUBARU.


Em 1961 foi lançado no mercado o SAMBAR, baseado no chassi do SUBARU 360, esta pequena e compacta picape, que possuía a caçamba mais espaçosa de sua categoria na época, era ideal para o trânsito caótico e pouco espaço das grandes cidades japonesas. Neste mesmo ano, em setembro, a linha comercial foi expandida com a introdução de um pequeno furgão utilitário (Sambar Light Van). A partir de 1965 a SUBARU começou a produzir motores boxer (que equipava o SUBARU 1000) ou de cilindros horizontalmente opostos montado longitudinalmente, sendo uma das poucas montadoras no mundo a utilizar motores com esta disposição. Possuindo cilindros cujo movimento era sincronizado e simétrico entre ambos os lados, um motor com esta disposição caracteriza-se por um baixo nível de vibrações, configuração balanceada, leve e compacto, além do baixo nível do centro de gravidade que se obtém, o qual permite uma melhor e maior estabilidade em curva.


No final desta década, em 1968, a montadora começou a exportar seus automóveis para o competitivo mercado norte-americano através de uma subsidiária. Era um feito e tanto para o pequeno SUBARU 360 ser comercializado na terra de carros com o dobro de seu comprimento, cinco ou mais vezes seu peso e até 20 vezes sua cilindrada. Ainda neste ano, o governo japonês ordenou que as empresas do setor automobilístico se fundissem. Assim, a Nissan comprou 20% das ações da SUBARU, parcela que venderia à General Motors em 1999. Em 1969 ocorreu o lançamento do SUBARU R-2 para substituir o modelo 360, que com suas formas retilíneas (que, apesar do mesmo comprimento, aproveitavam melhor o espaço), suspensão traseira evoluída e motor de 356 cm³, foi bem aceito pelos motoristas japoneses. O modelo foi substituído três anos depois pelo REX (“rei” em latim).


A década seguinte começou com o lançamento de mais um novo modelo, o SUBARU LEONE, um automóvel de médio porte, seguido no ano seguinte pela versão perua (LEONE 4WD STATION WAGON), primeiro modelo do gênero com tração nas quatro rodas quando o padrão da indústria automobilística na época era o controle nas rodas traseiras. Essa inovação tecnológica que trouxe estabilidade superior ao dirigir, deu início à uma nova fase para a SUBARU. Nos anos que se sucederam a montadora japonesa continuou a aprimorar a tecnologia AWD (All Wheel Drive) para assegurar níveis superiores de segurança e estabilidade de seus automóveis.


Seguindo a tendência de mercado dos anos 80, que exigia automóveis maiores, a SUBARU lançou a van DOMINGO, com capacidade para acomodar até 7 passageiros confortavelmente. A expansão internacional da montadora continuou nesse período com a inauguração de uma subsidiária no Canadá em 1976. Nas duas décadas seguintes, a SUBARU lançou no mercado vários modelos de enorme sucesso que conquistaram milhões de consumidores, como por exemplo, o XT6 (1985); LEGACY (1989), sedã de médio porte e um dos modelos de maior sucesso da montadora; VIVIO (1992), um automóvel compacto; IMPREZA (1993), um sedã esportivo que podia ser encontrado em duas versões, 4 portas e 5 portas (Wagon), e se tornou o modelo que impulsionou o sucesso da marca; OUTBACK (1997), um utilitário esportivo baseado no modelo Legacy; PLEO (1998), um automóvel compacto; FORRESTER (1998), um utilitário esportivo compacto; STELLA (2006), um carro urbano compacto voltado especialmente para donas de casa jovens e mães em particular; TRIBECA (2008), um utilitário esportivo de médio porte mais luxuoso e cheio de tecnologia; e o EXIGA (2008), uma perua compacta com capacidade para sete passageiros.


Além de todas essas novidades, em 2007, a Toyota comprou a participação acionária que a GM detinha sobre a SUBARU, e criou uma aliança tecnológica em que ambas partilham variados componentes. Enquanto a Toyota utiliza as fábricas da SUBARU, esta pode usufruir da tecnologia híbrida desenvolvida pela outra. Em 10 de abril de 2008 a Toyota e a Fuji Heavy Industries, controladora da SUBARU, anunciaram o aprofundamento do seu programa de cooperação, o qual passou a abranger o desenvolvimento conjunto de um modelo esportivo e o fornecimento de modelos compactos para a SUBARU. O resultado dessa parceria foi a apresentação do SUBARU BRZ, um cupê esportivo que proporciona ao motorista uma nova experiência ao dirigir. Esse modelo conta com motor Boxer com cilindros horizontais e contrapostos (localizado na dianteira do veículo) e tração nas rodas traseiras, além de possuir um baixo centro de gravidade o que proporciona uma condução muito estável e de excelente manuseio.


Nos últimos anos, apesar da crise mundial, a marca japonesa vem conquistando adeptos pelo mundo principalmente pela qualidade esportiva de seus carros, como por exemplo, o modelo WRX STI, uma versão mais nervosa do Impreza. Dentre os destaques do modelo estão os para-choques, grade dianteira, retrovisores exclusivos e o grande spoiler traseiro. O modelo também tem um sistema de escapamento especial com saída quadrupla. Recentemente, em 2012, a partir dos resultados de testes feitos pelo IIHH Top Safety Pick, ranking elaborado por empresas seguradoras de veículos dos Estados Unidos, a marca passou pelos criteriosos testes dos especialistas e foi eleita, dentre todas as montadoras a mais segura do mundo.


Um ícone chamado sistema AWD
Em 2012 a SUBARU está celebrando o 40º aniversário do lançamento de seu primeiro automóvel com tração nas quatro rodas (AWD - All Wheel Drive), a Subaru Leone Estate Van, apresentada pela primeira vez no Japão, em 1972, e que revolucionou o poder de dirigibilidade em pistas acidentadas, com neve ou chuva. Ao longo dos últimos 40 anos, a montadora manteve seu pioneirismo no segmento de veículos de passageiros com tração integral. A produção total de carros da SUBARU com tração integral já atingiu 11.782.812 unidades (dados de 31 de janeiro de 2012). O número representa aproximadamente 55.7% das vendas totais de veículos da marca.


O sistema AWD otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada. Com a combinação do sistema Symmetrical AWD (SAWD) - tração integral simétrica - e o motor Subaru boxer, com cilindros horizontais e contrapostos, o trem de força é montado simetricamente em relação à largura do carro e a transmissão fica atrás do eixo dianteiro, posicionada entre os eixos. Esta disposição otimiza a distribuição de peso longitudinal e transversal e resultam em uma tração estável em variadas condições de direção e em ampla variedade de superfícies de rodagem. Outras consequências são a excelente estabilidade em altas velocidades e um insuperável comportamento e resposta ao logo das curvas, fazendo da tecnologia SAWD o ponto central da filosofia de segurança e prazer ao dirigir da marca japonesa. No Brasil, toda a linha da marca é encontrada com tração integral 4x4 AWD, desde o sedã Legacy até o esportivo Impreza WRX.


A relação com os ralis
A SUBARU WORLD RALLY TEAM (SWRT) liderada por Noriyuki Koseki começou a participar de competições internacionais de rali com os modelos Leone cupê, o sedã DL, RX (SRX) e RX Turbo no campeonato mundial da categoria entre 1980 e 1989, participando de poucas provas por temporada com seus carros dirigidos por pilotos de renome como Ari Vatanen, Per Eklund, Shekhar Mehta, Mike Kirkland, Possum Bourne e Harald Demut. Em 1990, a montadora japonesa resolveu trocar seu modelo de competição, passando a disputar provas com o SUBARU LEGACY RS. Porém, a equipe da SUBARU só começaria a ganhar reconhecimento mundial na categoria quando a empresa passou a disputar o Campeonato Mundial com o modelo IMPREZA WRX. A partir de então, a montadora conquistou 47 vitórias, três títulos de construtores (1995, 1996 e 1997) e outros três campeonatos de pilotos com Colin McRae (1995), Richard Burns (2001) e Petter Solberg (2003). Todo esse sucesso foi interrompido no final de 2008, quando, devido à grave crise econômica global, a SUBARU anunciou sua retirada da competição por tempo indeterminado. Que não durou muito.


A origem do nome
O primeiro presidente da montadora japonesa, Kenji Kita, tinha algumas opiniões bem definidas no que se refere a automóveis: “Se você vai produzir um carro, faça um cheio de potência” e “Carros japoneses devem ter nomes japoneses”. O Sr. Kita sempre foi enfático quando o assunto era produzir carros de passageiros, e o mais apaixonado pelo protótipo do primeiro carro de passageiros da empresa, chamado inicialmente de P-1. Foi então que ele pediu sugestões para batizar o protótipo, mas nenhuma das propostas parecia ser atrativa. Por fim, ele batizou o carro com um belo nome japonês que tinha secretamente guardado em seu coração: SUBARU, nome de uma estrela da constelação de Taurus (Touro). Seis das estrelas dessa constelação são visíveis a olho nu (e estão representadas no logotipo da marca), e cerca de 250 só podem ser vistas com o uso de telescópio. No Oeste, essa estrela é chamada “Plêiades”, na China “Mao”, e no Japão SUBARU (que também significa “decidir em grupo”). Certamente, esse é um dos astros mais amados pelos japoneses dos tempos antigos. Curiosamente, a FHI foi criada pela fusão de seis companhias. Dessa forma, você pode perceber o quão significativo é o nome SUBARU.


A evolução visual
Recentemente o logotipo da marca sofreu uma modernização: o símbolo assumiu definitivamente a cor azul e ganhou efeitos de 3D. O tradicional logotipo possui seis estrelas sendo cinco delas de menor tamanho, representando as cinco companhias que se uniram para formar o grupo FHI.


Os slogans
Confidence in Motion. (2010)
Love. It’s what makes a Subaru, a Subaru. (2008)
Think. Feel. Drive. (2003)
Driven by what’s inside. (2003)
When You Get It, You Get It. (2002)
The beauty of all-wheel-drive (1994)
We’re building our reputation by building a better car.
Inexpensive, and built to stay that way.


Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 7 de julho de 1953
● Fundador: Kenji Kita
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Fuji Heavy Industries Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Ikuo Mori
● Presidente: Yasuyuki Yoshinaga
● Faturamento: US$ 16 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 617.074 unidades (2011)
● Presença global: 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 12.800
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e utilitários
● Concorrentes diretos: Mitsubishi, Honda, Toyota e Mazda
● Ícones: O modelo Impreza e o sistema AWD
● Slogan: Confidence in Motion.
● Website: www.subaru-global.com

A marca no mundo
A SUBARU, divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), conglomerado industrial que atua em diversos segmentos como indústria aeroespacial, equipamentos de limpeza, motores de uso geral, aerogeradores eólicos, comercializa sua pequena e restrita linha de veículos em mais de 110 países ao redor do mundo, cujas vendas atingiram mais de 617.000 unidades em 2011, gerando faturamento superior a US$ 16 bilhões. No Brasil foram comercializadas 2.360 unidades no mesmo ano. A SUBARU possui oito plantas industriais, seis delas localizadas no Japão e duas nos Estados Unidos.

Você sabia?
O sedã esportivo IMPREZA, com sua clara identificação com competições de rali, talvez seja hoje o maior símbolo mundial da SUBARU.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/6/2012

2 comentários:

alphazine disse...

Legal! Acho que só faltou comentar o sucesso da marca nos campeonatos de rally.

juan carlos disse...

Puede ser que Subaru en los 80 utilizara la mecánica del Hansa alemán en sus modelos? Porque veo similitudes en el tren delantero, motor boxer y demás.