26.9.06

LIVRARIA SARAIVA

Foi o tempo que livrarias só comercializavam livros. A LIVRARIA SARAIVA mantém em suas prateleiras muito mais que livros, proporcionando conveniência, cultura e entretenimento. O cliente pode passar horas agradáveis apreciando uma boa leitura em um ambiente aconchegante ou escutar CDs, assistir DVDs, e se preferir comprar produtos de informática e papelaria.
-
A história
Tudo começou no dia 13 de dezembro de 1914, quando o português Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, após duas décadas morando no Brasil, fundou a empresa Saraiva & Cia., um pequeno estabelecimento que comercializava livros usados. O imigrante, um apaixonado por livros jurídicos, que já havia trabalhado em uma livraria na cidade do Porto chamada Biblioteca do Cura da Aldeia, se aproximou de professores e alunos da mais tradicional faculdade brasileira de Direito. O sebo, localizado no Largo do Ouvidor, bem próximo da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, recebeu o nome comercial de Livraria Acadêmica. Seu proprietário ganharia o apelido de Conselheiro, em virtude das valiosas indicações que dava àqueles que freqüentavam sua livraria. Em 1917, Joaquim editou o primeiro livro, Casamento Civil, de Aniceto Corrêa, inaugurando a fase editorial da livraria.
-
-
Nos trinta anos seguintes, a livraria teria como prioridade a área jurídica, que até então padecera da falta de qualquer esquema industrial, obrigando os autores a assumir os encargos da produção, financiamento e distribuição de suas obras. No ano de 1934 a editora estendeu suas atividades comerciais e começou a editar também livros didáticos, literatura geral, ciências, etc., ao mesmo tempo em que ampliou as atividades editoriais no campo jurídico e se tornou a mais conceituada editora desse tipo de obra no Brasil. Após uma seqüência de sucessos editoriais, em 1947 a empresa se transformou em sociedade anônima, com a denominação Saraiva S.A. - Livreiros Editores. Em 1967 a SARAIVA ingressou de forma decisiva no mercado dos livros didáticos, editando uma coleção de Matemática para as quatro séries do curso ginasial. O processo de crescimento e formação de uma rede de lojas se iniciou concretamente com a abertura da segunda LIVRARIA SARAIVA em 1972, na Praça da Sé, centro da capital de São Paulo.
-
-
No ano de 1978, ampliou a linha de livros universitário, publicando, além de obras jurídicas, inúmeras outras sobre economia, administração e educação. Em 1994, reafirmando seu pioneirismo com as publicações jurídicas, a SARAIVA lançou, em formato de CD-ROM, a LIS (Legislação Informatizada Saraiva), um banco de dados sobre a legislação federal equivalente a 40 volumes impressos. Sempre atenta às tendências mundiais do varejo e de forma pioneira, em 1996, a empresa inaugurou suas primeiras lojas no conceito mega-livrarias, com o objetivo de proporcionar aos clientes entretenimento, cultura e conveniência em um único lugar. Foram inauguradas a Mega Store localizada no Shopping Center Eldorado em maio, e a Mega Store do Shopping Center Ibirapuera, em novembro, ambas em São Paulo. Este modelo inovador buscava atrair o público oferecendo lojas amplas e confortáveis, um amplo portifólio de produtos (livros, CDs, DVDs, papelaria, periódicos, informática, etc.), aliado a um serviço de atendimento aos clientes muito especial.
-
-
As grandes novidades da segunda loja eram: a Saraiva Music Hall, com uma completa seção de CDs e vídeos, e o Cyber Coffee & Book, um café que também oferecia acesso à Internet, além de listening stations (para o cliente ouvir CD’s) e DVDs stations (que mostram traillers de filmes e shows). No ano 2000, entram no ar as operações de venda de produtos da LIVRARIA SARAIVA por meio da Internet, que inicialmente comercializava apenas livros, CDs, DVDs e games. Hoje, após 10 anos, somam-se categorias como eletrônicos, informática, revelação digital, celulares, MP3, câmeras digitais e, ainda, a venda de produtos importados como livros, DVDs e CDs. Em 2003, dando seqüência ao plano de expansão de suas atividades editoriais no segmento de livros didáticos e paradidáticos, a EDITORA SARAIVA adquiriu o controle acionário da Formato Editorial, empresa localizada em Minas Gerais. Essa aquisição adicionou aproximadamente 450 novos títulos ao catálogo da SARAIVA.
-
-
Um movimento estratégico importante que teve lugar durante o ano de 2007 foi a iniciativa da empresa em criar produtos que atendessem e antecipassem demandas do mercado educacional por conteúdos digitais. Neste mesmo ano a SARAIVA lançou o selo Saraiva Educação Multimídia. Na rede de livraria os investimentos foram alocados principalmente na expansão do número de lojas, com a inauguração recorde de sete unidades. No dia 6 de março de 2008 a empresa comprou por R$ 60,03 milhões a totalidade das ações da Livraria Siciliano, fundada em 1928, somando assim a sua rede mais de 50 lojas em quatorze estados brasileiros. Rapidamente, muitas lojas da Siciliano foram reformadas, algumas fechadas e muitas transformadas em SARAIVA. Em maio de 2009 a empresa lançou o Saraiva Digital, uma alternativa inovadora que permite venda e aluguel de filmes por meio de download.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação: 13 de dezembro de 1914
● Fundador: Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Saraiva e Siciliano S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do conselho:
Jorge Eduardo Saraiva
● Presidente (livrarias):
José Luiz Machado Alvim de Próspero
● Faturamento: R$ 1.3 bilhões (2009)
● Lucro: R$ 119 milhões (2009)
● Lojas: 80

● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
2.500
● Segmento: Varejo (livraria)
● Principais produtos: Livros, DVDs, revistas, jornais e artigos de papelaria
● Outros negócios: Editora Saraiva e Livraria Siciliano
● Website:
www.livrariasaraiva.com.br
-
A marca no Brasil
A SARAIVA é a maior rede de livrarias do Brasil possuindo atualmente 80 lojas (39 Mega Stores e 41 lojas tradicionais) em 13 estados brasileiros, que recebem mais de 25 milhões de visitantes por ano. Nos últimos cinco anos, a editora SARAIVA vendeu 112 milhões de exemplares de livros. O site da empresa tem uma base ativa de 1.2 milhões de clientes ativos.
-
Você sabia?
Também faz parte do grupo a editora SARAIVA, que é líder de mercado na publicação de livros jurídicos, e a quarta no segmento de livros didáticos.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 22/5/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

Gosto da Saraiva porque conseguimos encontrar à maioria dos livros que estamos procurando, é a livraria onde comprava os livros didáticos quando estudante. Quando vou ao shopping acabo entrando em uma de suas lojas e está sempre perto da gente.

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Cupom Desconto Brasil disse...

Obrigado, ótimas informações sobre a Livraria Saraiva.