26.9.06

VODAFONE

Em um mundo cada vez mais interligado e conectado, a VODAFONE é um verdadeiro operador global de comunicações, capaz de responder a todas as necessidades de seus clientes, quer sejam de natureza móvel ou fixa (voz e Internet), aproveitando toda sua experiência para desenvolver produtos e serviços que facilitem a comunicação onde quer que seja.
-
A história
A empresa começou a se formar em 1982 quando o principal executivo do Grupo Racal Radio, Gerald Whent, convenceu o Conselho Administrativo da divisão de eletrônicos, Racal Electronic, a tentar conseguir uma das duas licenças para telefonia móvel do setor privado que oferecia o governo inglês. Depois de conquistada a licença, no ano seguinte, a Racal Telcomms Division, divisão fundada para atuar no segmento de telefonia móvel, começou a desenvolver e implantar sua rede analógica. Com sede na cidade de Newbury, a empresa contava apenas com 50 funcionários. O nome escolhido pela nova empresa, VODAFONE, provinha de VOice DAta FONE (Telecomunicações de voz e de dados), pois refletia os serviços de transmissões de voz e dados para telefones móveis que seriam oferecidos por ela, demonstrando uma grande visão de futuro, e pensando, desde aquele momento, que os dados seriam um dos elementos-chave do futuro das telecomunicações.
-
-
Sua entrada no mercado aconteceu oficialmente no dia 1 de janeiro de 1985, com a primeira chamada feita das docas de St Katherine's em Londres para Newbury, sendo a primeira rede de telefonia móvel do Reino Unido. Depois de seu lançamento a rede se desenvolveu com rapidez e atingiu no final de seu primeiro ano 19 mil clientes. Em 1987 lançou no mercado a VODATA, responsável pelo setor de vozes e dados, com o objetivo de desenvolver e comercializar a Vodafone Recall, um serviço de correio de voz. Rapidamente outros serviços foram incorporados como o VODAPAGE, um serviço de busca que cobria 80% da população do Reino Unido.
-
-
Em setembro de 1991 a VODAFONE se separou da Racal Electronics convertendo-se em uma empresa independente. No ano seguinte, assinou o primeiro acordo de tecnologia GSM internacional com a Telecom Finland. Em 1993, novos acordos internacionais são firmados na Alemanha, África do Sul, Grécia, Austrália e Ilhas Fiji, formando a VODAFONE GROUP INTERNATIONAL. Dois anos depois a empresa foi a primeira a introduzir no mercado o sistema TACS Authentication para combater clonagens e fraudes na rede móvel, aumentando ainda mais a segurança dos serviços prestados. O serviço Pré-Pago (Pre-Pay) foi introduzido em 1996, aumentando e muito o número de clientes da empresa em um curto espaço de tempo. A fusão entre a VODAFONE e a americana AirTouch Communications em 1999, formou a maior companhia de telefonia móvel do mundo. Ao final de setembro deste ano a nova empresa já possuía mais de 31 milhões de clientes em 24 países ao redor do mundo. Outros dados significativos ocorridos este ano foram: a conexão do cliente número 5 milhões no Reino Unido e o lançamento do VODAFONE INTERCATIVE, o serviço de internet da empresa.
-
-
O novo milênio começou com importantes novidades: em 2000, a VODAFONE juntamente com a Verizon Communications, através de uma joint venture, formou a Verizon Wireless, maior provedor de comunicações sem-fio dos Estados Unidos; e ao final de março de 2001, a base de clientes superava a marca de 82 milhões. A campanha “How are you?”, iniciada em 22 de outubro de 2001, foi a primeira campanha global da VODAFONE, que pretendia lançar a marca nas diversas operadoras do Grupo em outros países. A campanha era um apelo a compartilhar emoções demonstrando um sinal de interesse e proximidade entre todos, que pretendia provocar reações e relações afetivas, originado assim um novo diálogo e uma nova forma de servir cada cliente.
-
-
Ainda este ano introduziu o serviço de mensagens instantâneas, um modo mais rápido e eficiente de se comunicar utilizando mensagens de texto via SMS ou WAP; além de ser responsável pela realização da primeira chamada utilizando tecnologia 3G do mundo. Nos anos seguintes a VODAFONE introduziu no mercado inúmeros serviços como a tecnologia 3G para toda Europa; TV móvel (2005); transferência eletrônica de dinheiro via celular (2007), introduzida primeiramente no Quênia; chamadas, envios de SMS e MMS pelo computador (Vodafone web phone); placa 3G banda larga em formato Express Card (cartão); modem para acesso de Internet móvel; conexão de banda larga fixa; guardar documentos e arquivos vitais, evitando o risco de perda, que podem ser acessados de qualquer computador; serviço de televisão pela plataforma IPTV, com cerca de 100 canais e têm a possibilidade de ver videos e fotos no decodificador; além do portal VODAFONE LIVE!, um portal onde o consumidor pode assistir TV de alta definição, baixar músicas e toques, compartilhar fotografias, jogar games, ler notícias.
-
-
Hoje em dia a VODAFONE oferece serviços e produtos dos quais seus clientes podem tirar melhor proveito na hora de se comunicar, se beneficiando cada vez mais da convergência digital entre o celular, o computador e o telefone fixo. Hoje em dia, a empresa aposta na criação de todas as condições para que seus clientes utilizem os serviços a que estão habituados, independentemente da forma de acesso, e com uma experiência de utilização simples e transparente.
-
-
Patrocínios
A partir da década de 90 a VODAFONA começou investir maciçamente em patrocínios a equipes e competições esportivas, assim como grandes eventos de música e cultura, visando a construção de uma marca cada vez mais global. Os primeiros grandes contratos de patrocínios foram com as equipes de futebol do Benfica (Portugal) e Manchester United (Inglaterra); as escuderias de Fórmula 1 Ferrari e Benetton (agora conhecida como Renault); a seleção nacional de futebol do Egito; e o time de rúgbi da Austrália. Atualmente a VODAFONE patrocina a escuderia de Fórmula 1 da McLaren (desde 2005); a Copa dos Campeões da Europa (UEFA Champions League) e clubes de futebol de alguns países europeus.
-
-
A evolução visual
O logotipo da VODAFONE passou por algumas modificações durante a história. A primeira, e certamente mais significativa, ocorreu em 1997 quando foi introduzido o tradicional símbolo speechmark (uma espécie de balão utilizado em revistas em quadrinhos para designar a fala), que tinha como principal objetivo sugerir conversação. A partir deste momento a cor vermelha passou a ser predominante e um dos ícones de reconhecimento da marca. Recentemente a identidade visual passou por uma pequena modernização onde o speechmark ganhou um pouco mais de destaque.
-
-
Os slogans
Power to you. (2007)
How are you? (2001)
Viva o momento. Now! (Portugal)
Onde você estiver está lá. (Portugal)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1983
● Fundador:
Gerald Whent
● Sede mundial:
Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca:
Vodafone Group plc.
● Capital aberto:
Sim
● Chairman:
Sir John Bond
● CEO:
Vittorio Colao
● Faturamento: £41.02 bilhões (2008)
● Lucro: £3.078 bilhões (2008)
● Valor de mercado: £71.2 bilhões (novembro/2009)
● Clientes:
323 milhões
● Lojas:
400
● Presença global:
31 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 79.000
● Segmento:
Telecomunicação
● Principais produtos: Telecomunicação móvel e serviços derivados
● Ícones: O símbolo Speechmark
● Slogan:
Power to you.
● Website:
www.vodafone.com
-
A marca no mundo
A Vodafone, segunda maior empresa de telecomunicações móveis do mundo (atrás somente da China Mobile), conta atualmente com uma base de aproximadamente 323 milhões de clientes em 31 países, além de estar presente em mais 42 países através de redes parceiras. Seus principais mercados são Reino Unido, Alemanha, Índia, Itália, Espanha, Turquia, Egipto e Estados Unidos.
-
Você sabia?
No Brasil a operadora CLARO pertence a um grupo sócio da Vodafone Inc.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 24/11/2009

2 comentários:

PRADO VINICIUS disse...

Se tivessemos essa qualidade de serviços por aqui...

O blog está muito bom... completo!

Anônimo disse...

este muito bom era mesmo isto que andava a procura
postem mais