16.2.09

SUN-MAID

As familiares embalagens vermelhas com a imagem de uma camponesa sorridente segurando uma cesta cheia de uvas-passa podem ser vistas em quase todas as lojas de alimentos dos Estados Unidos, desde uma enorme rede de supermercado a uma mercearia de bairro. Em embalagens práticas, as uvas-passa SUN-MAID se transformaram em um dos produtos mais populares no segmento alimentício, fazendo com que gerações e gerações possam experimentar as propriedades naturais e energéticas das pequenas uvinhas desidratadas.

A história
O desenvolvimento da indústria de uvas-passa e frutas secas no estado da Califórnia foi posterior a 1849, quando a agricultura se transformou na chamada “segunda corrida do ouro”. Á medida que as uvas-passa se transformaram em um cultivo comercialmente viável, se desenvolvendo perfeitamente bem no forte sol da Califórnia, os acres de cultivos se expandiram rapidamente, e muitos agricultores passaram a viver dessa atividade. Até 1912, o enorme crescimento descontrolado dessa atividade estava causando uma grande flutuação no abastecimento e também nos preços. Foi então, que um grupo de agricultores do Valle de San Joaquin se organizou para estabelecer a California Associated Raisin Company, uma cooperativa que tinha como objetivo tornar o produto comercialmente mais viável e sua distribuição e venda mais organizada.


Três anos depois, a cooperativa criou a marca SUN-MAID, sugestão do gerente de publicidade E.A. Berg, para comercializar suas uvas-passas produzidas por 6.000 agricultores do estado da Califórnia. O nome SUN-MAID simbolizava perfeitamente as uvas sendo secadas sob o sol escaldante do estado americano. No ano seguinte, os dirigentes da cooperativa descobriram uma jovem, Lorraine Collett Petersen, cuja cara sorridente, roupas típicas de uma agricultora e um cesto de uvas-passa, se transformaria em sinônimo de uvas-passa californianas ao integrar sua figura ao logotipo da marca SUN-MAID. Em 1918, a fábrica de processamento havia se tornada pequena demais para tamanha demanda, e a empresa inaugurou uma segunda unidade na cidade de Fresno, também no estado da Califórnia.


Pouco depois, em 1920, as deliciosas uvas-passas SUN-MAID começaram a serem embaladas manualmente em caixas de porções individuais. Nesta época, mais de 85% dos produtores de uvas-passa da Califórnia faziam parte da cooperativa, que trocou seu nome para SUN-MAID RAISIN GROWERS of CALIFORNIA, em 1922, tendo como objetivo uma maior identificação com a marca já reconhecida em todo o país. Como forma de promover seus produtos, a SUN-MAID iniciou o lançamento de pequenos livros de receitas que utilizassem uvas-passa e promoveu o produto dizendo que o consumo era saudável, energético e vigoroso. A partir de meados desta década, Lorraine Collett e outras “garotas do sol” fazem aparições por algumas cidades californianas para divulgar as uvas-passa da SUN-MAID distribuindo amostras grátis para degustação.


Na década de 30 a empresa reforçou a comunicação voltada para as donas de casa, divulgando os múltiplos usos das uvas-passa em diversas e saborosas receitas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cooperativa firmou um contrato com a empresa H.J. Heinz Company, que passou também a distribuir seus produtos, ajudando a SUN-MAID atravessar um período difícil que o mundo vivia. O enorme crescimento da empresa no período pós-guerra culminou, em 1964, com a inauguração de uma terceira e moderna fábrica na cidade de Kingsburg, localizada no interior do estado da Califórnia. A década de 70 foi marcada por um período de grandes dificuldades para a cooperativa em virtude das geadas ocorridas em 1972, e depois das fortes e constantes chuvas que destruíram as plantações de uvas-passa no vale de San Joaquin entre 1976 e 1978.


A década de 80 foi cheia de novidades, iniciando com o lançamento do pão com uvas-passa com a marca SUN-MAID, e depois, em 1988, com o lançamento de uma nova embalagem para as uvas-passa (agora embaladas em sacos selados que podiam ser fechados depois do consumo mantendo o produto sempre fresco). Foi também nesta década que a cooperativa formou uma divisão de licenciamento com o objetivo de vender a marca SUN-MAID para indústrias de confeitarias e outras empresas. O resultado desta nova divisão pode ser visto nos anos seguintes, quando novos produtos, baseados em uvas-passa, foram lançados no mercado: sucos, iogurtes, bolachas, muffins e chocolates. No final da década de 90, a linha de frutas secas foi expandida com a adição de abricó (também conhecido como damasco), maçã e figos.


A “garota do sol”
Desde 1916, a marca utiliza em suas embalagens e logotipo a famosa figura de uma camponesa sorridente segurando uma cesta repleta de uvas-passa na frente de um sol escaldante. O retrato original, de uma mulher chamada Lorraine Collet Petersen, então com 22 anos, pintado pelo artista Fanny Scafford em 1915, e adaptado para a caixa de uvas passas no ano seguinte, passou por inúmeras atualizações ao longo dos anos, porém, sem mudar os traços de um dos símbolos mais reconhecidos dos Estados Unidos quando o assunto é uva-passa.


A primeira atualização ocorreu em 1923, seguida por duas outras, em 1956 e 1970, onde as mudanças mais perceptíveis eram em relação ao sol. Em 2006, o famoso símbolo ganhou ares mais modernos com uma versão totalmente digitalizada, e pela primeira vez em 90 anos, a personagem saiu das embalagens para ganhar vida em uma versão de animação feita por computador. Lorraine Petersen morreu aos 90 anos de idade, em 1983. Ela se aposentou como enfermeira na cidade californiana de Fresno, depois de tentar carreira de atriz (participou como figurante apenas de um filme em 1936).


Acompanhe abaixo a evolução desse ícone nas embalagens de seu principal produto.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou apenas por uma grande reformulação em sua história. Isto aconteceu em 1916 quando o principal símbolo da marca, conhecido como a “garota do sol” passou a fazer parte do logotipo.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1912
● Fundador:
Produtores de uva-passa da Califórnia
● Sede mundial: Kingsburg, Califórnia
● Proprietário da marca:
Sun-Maid Growers of California Inc.
● Capital aberto: Não (cooperativa)
● Chairman:
Jon Marthedal
● CEO & Presidente:
Barry Kriebel
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
600
● Segmento:
Alimentação
● Principais produtos: Uvas-passa e frutas secas
● Principais concorrentes:
Dole Food, Lion Raisins e Champion Raisins
● Mascote:
A “garota do sol”
● Website: www.sun-maid.com

A marca no mundo
A SUN-MAID comercializa uvas-passa e produtos derivados, além de frutas secas (maçã, pêssego, morango, melão, figo, abricó, entre outras) em todo território americano, exportando também para mais de 60 países ao redor do mundo. A produção de uvas-passa e frutas secas (desidratadas) vem de mais de 700 agricultores do vale central da Califórnia que fazem parte da cooperativa.

Você sabia?
As uvas-passas SUN-MAID são produzidas com uvas Tompson sem sementes (95%). Esta uva é de pele fina, doce e muito saborosa. É preciso aproximadamente 2 kg de uvas para fazer 500g de uvas-passas. Aproximadamente 97% da produção de uva-passa da marca são secas naturalmente, e apenas 3% são desidratadas mecanicamente.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 15/12/2011

Nenhum comentário: