16.2.09

SUN-MAID


As familiares embalagens vermelhas com a imagem de uma camponesa sorridente segurando uma cesta cheia de uvas-passa podem ser vistas em quase todas as lojas de alimentos dos Estados Unidos, desde uma enorme rede de supermercado a uma mercearia de bairro. Em embalagens práticas, as uvas-passa SUN-MAID se transformaram em um dos produtos mais populares no segmento alimentício, fazendo com que gerações e gerações possam experimentar as propriedades naturais e energéticas das pequenas uvas secas. 

A história 
O desenvolvimento da indústria de uvas-passa e frutas secas no estado americano da Califórnia foi posterior a 1849, quando a agricultura se transformou na chamada “segunda corrida do ouro”. Á medida que as uvas-passa se transformaram em um cultivo comercialmente viável, se desenvolvendo perfeitamente bem no solo e forte sol da Califórnia, os acres de cultivos se expandiram rapidamente, e muitos agricultores passaram a viver dessa atividade. Até 1912, o enorme crescimento descontrolado dessa atividade estava causando uma grande flutuação no abastecimento e também nos preços. Foi então, que um grupo de agricultores do Valle de San Joaquin, comandados pelos fazendeiros H.H. Welsh e James Madison, se organizou para estabelecer a California Associated Raisin Company, uma cooperativa que tinha como objetivo tornar o produto comercialmente mais viável e sua distribuição e venda bem mais organizada.


Três anos depois, a cooperativa criou a marca SUN-MAID, sugestão do gerente de publicidade local E.A. Berg, para comercializar suas uvas-passas produzidas por 6.000 agricultores do estado da Califórnia. O nome SUN-MAID simbolizava perfeitamente as uvas sendo naturalmente secas sob o sol escaldante do estado americano. Para ajudar a espalhar a nova notícia, um trem foi enviado para a cidade de Chicago com faixas proclamando: “Passas cultivadas por 6.000 agricultores da Califórnia”. No mês de maio do ano seguinte, os dirigentes da cooperativa descobriram uma jovem, Lorraine Collett Petersen, cuja cara sorridente, roupas típicas de uma agricultora e um cesto de uvas-passa, se transformaria em sinônimo de uvas-passa californianas ao integrar sua figura ao logotipo da marca SUN-MAID. Ainda neste ano as uvas-passa da marca foram lançadas no Reino Unido. Em 1918, a fábrica de processamento havia se tornada pequena demais para tamanha demanda, e a empresa inaugurou uma segunda unidade na cidade de Fresno, também no estado da Califórnia.


Pouco depois, em 1920, as deliciosas uvas-passas SUN-MAID começaram a serem embaladas manualmente em caixas de porções individuais. Nesta época, mais de 85% dos produtores de uvas-passa da Califórnia faziam parte da cooperativa, que trocou seu nome para SUN-MAID RAISIN GROWERS OF CALIFORNIA, em 1922, tendo como objetivo uma maior identificação com a marca já reconhecida em todo o país. Como forma de promover seus produtos, a SUN-MAID iniciou o lançamento de pequenos livros de receitas que utilizassem uvas-passa como ingrediente e promoveu o produto dizendo que o consumo era saudável, energético e vigoroso. A partir de meados desta década, Lorraine Collett e outras “garotas do sol” começaram a fazer aparições por algumas cidades californianas para divulgar as uvas-passa da SUN-MAID distribuindo amostras grátis para degustação.


Na década de 1930 a empresa reforçou a comunicação voltada para as donas de casa, divulgando os múltiplos usos das uvas-passa em diversas e saborosas receitas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cooperativa firmou um contrato com a empresa H.J. Heinz Company, que passou também a distribuir seus produtos, ajudando a SUN-MAID atravessar um período difícil que o mundo vivia. O enorme crescimento da empresa no período pós-guerra culminou, em 1964, com a inauguração de uma terceira e moderna fábrica na cidade de Kingsburg, localizada no interior do estado da Califórnia. A década de 1970 foi marcada por um período de grandes dificuldades para a cooperativa em virtude das geadas ocorridas em 1972, e depois das fortes e constantes chuvas que destruíram as plantações de uvas no vale de San Joaquin entre 1976 e 1978. Mas também de novidades, como o lançamento de damascos e ameixas secas.


A SUN-MAID iniciou o ano de 1980 com novidades, começando pelo lançamento do pão com uvas-passa com a marca e, pouco depois, com a famosa embalagem cartonada para suas uvas-passa. Em meados desta década a tradicional SUN-MAID GIRL já não era o único símbolo de reconhecimento da marca. Isto porque a California Raisin Industry lançou em 1986 uma enorme campanha publicitária que continha um grupo de simpáticas uvas-passa dançantes (animadas por computação gráfica), que durante anos arrancou sorrisos de milhões de telespectadores americanos. Essa campanha tinha o objetivo de aumentar a popularidade e a demanda por uvas-passa da Califórnia. A marca SUN-MAID, assim como toda a indústria de uvas-passa se beneficiaram deste sucesso e aumentaram sua popularidade. Em 1988, a marca apresentou uma nova embalagem para as uvas-passa (agora embaladas em sacos selados que podiam ser fechados depois do consumo mantendo o produto sempre fresco).


Nos anos seguintes a cooperativa formou uma divisão de licenciamento com o objetivo de vender os produtos da marca SUN-MAID para indústrias de confeitarias e outras empresas. O resultado desta nova divisão pode ser visto nos anos seguintes, quando novos produtos, baseados em uvas-passa, foram lançados no mercado: sucos, iogurtes, bolachas, muffins e chocolates com uvas-passa (este lançado em 1995). No final da década de 1990, a linha de frutas secas foi ampliada com a adição de maçãs, figos, peras, cerejas, entre outras variedades. Em 2005, como forma de atender as necessidades e desejos dos consumidores, a SUN-MAID lançou no mercado uma linha de uvas-passa orgânicas. Mais recentemente, a SUN-MAID introduziu no mercado novos produtos como as uvas-passa cobertas de iogurte, mergulhadas em chocolate amargo, baunilha, creme de laranja, entre outros ingredientes. Atualmente a SUN-MAID continua a desenvolver produtos saborosos e agradáveis, como por exemplo, o SUN-MAID SOUR RAISIN SNACKS, único lanche com uvas-passa azedas com sabores como morango, uva, melancia e frutas vermelhas.


A “garota do sol” 
Desde 1916, a marca utiliza em suas embalagens e logotipo a famosa figura de uma camponesa sorridente (com uma inconfundível touca vermelha) segurando uma cesta repleta de uvas-passa na frente de um sol escaldante (conhecida como “SUN-MAID GIRL”). O retrato original, de uma mulher chamada Lorraine Collet Petersen, então com 22 anos, foi pintado pelo artista Fanny Scafford em 1915. O artista experimentou uma variedade de posições e adereços, finalmente encontrando a pose icônica da garota com uma bandeja de uvas transbordando e um raio de sol brilhante no fundo. Esta imagem foi adaptada para a caixa de uvas-passa SUN-MAID no ano seguinte, passou por inúmeras atualizações ao longo dos anos, porém, sem mudar os traços de um dos símbolos mais reconhecidos dos Estados Unidos no segmento de alimentos e snacks.


A primeira atualização ocorreu em 1923 (quando a personagem ganhou um enorme sorriso), seguida por duas outras, em 1956 e 1970, quando o artista John Lichtenwalner utilizou as versões anteriores para criar uma versão mais limpa da personagem (cores mais brilhantes e um sol geométrico, com o nome da marca impresso em amarelo, para uma sensação mais quente). O modelo para o retrato atualizado era uma jovem atriz chamada Liz Weide, que se mantém até os dias de hoje.


Em maio de 2006, o famoso símbolo ganhou ares mais modernos com uma versão totalmente digitalizada, e pela primeira vez em 90 anos, a personagem saiu das embalagens para ganhar vida em uma versão de animação feita por computador. Lorraine Petersen morreu aos 90 anos de idade, em 1983. Ela se aposentou como enfermeira na cidade californiana de Fresno, depois de tentar carreira de atriz (participou como figurante apenas de um filme em 1936).


Acompanhe abaixo a evolução desse ícone nas embalagens de seu principal produto.


A evolução visual 
A identidade visual da marca por algumas atualizações em sua história. Em 1914 surgiu oficialmente a marca SUN-MAID, dentro de uma forma oval com fundo vermelho. Em 1915 o principal símbolo de reconhecimento da marca, conhecido como a “garota do sol”, passou a fazer parte do logotipo oficialmente. Esse logotipo passaria por três remodelações até 1970.


Nos últimos anos, o tradicional logotipo foi apenas modernizado. Em sua última versão ganhou a frase “Growers Of California”.


Nas embalagens das tradicionais uvas-passa o logotipo da marca é aplicado como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
Remember Childhood? Remember Sun-Maid. (2019) 
Just Grapes & Sunshine®. (2006) 
Only the best under the Sun. (2000) 
Sweet By Nature. (década de 1990) 
Nature’s Candy. (década de 1980)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1912 
● Fundador: H.H. Welsh e James Madison 
● Sede mundial: Kingsburg, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Sun-Maid Growers of California Inc. 
● Capital aberto: Não (cooperativa) 
● CEO: Harry Overly 
● Faturamento: US$ 362 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Uvas-passa e frutas secas 
● Concorrentes diretos: Dole Food, Sunsweet, Lion Raisins, National Raisin Company e Champion Raisins 
● Mascote: A Sun-Maid Girl 
● Slogan: Just Grapes & Sunshine®. 
● Website: www.sun-maid.com 

A marca no mundo 
A SUN-MAID comercializa uvas-passa e produtos derivados, além de frutas secas (como ameixa, tâmara, cranberrie, maçã, pêssego, morango, manga, abacaxi, figo, damasco, entre outras) em todo território americano, exportando também para mais de 60 países ao redor do mundo. A produção de uvas-passa e frutas secas (desidratadas) vem de mais de 750 agricultores que cultivam uvas em um raio de 160 km da fábrica de processamento. As uvas-passa SUN-MAID são cultivadas no Vale Central da Califórnia, a meio caminho entre Los Angeles e San Francisco, uma região conhecida por seu clima mediterrâneo único, perfeito para o cultivo de uvas e a secagem para fazer passas. 

Você sabia? 
Boa parte das uvas-passas SUN-MAID é produzida com uvas da variedade Thompson sem sementes (95%). Esta uva é de pele fina, doce e muito saborosa. É preciso aproximadamente 2 kg de uvas para fazer 500g de uvas-passas. Aproximadamente 97% da produção de uva-passa da marca são secas naturalmente (ao sol, sem uso de aditivos químicos), e apenas 3% são desidratadas mecanicamente. Outras variedades de uvas também são utilizadas, como por exemplo, Fiesta, Flame e Zante. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/8/2019

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora imagine tudo que os fundadores passaram para manter um empresa desse porte num tempo,onde n havia tecnologia ,nem ferramentas agricolas efetivas.Imaginem os herdeiros hoje como estão bem,o mal do socialismo é isso ,o povo coloca filho no mundo e acha que a sociedade tem que trabalhar para sustenta lo.Parabens ao autor do blog.