30.4.09

COLD STONE CREAMERY


The Ultimate Ice Cream Experience®. É com este posicionamento que a COLD STONE CREAMERY vem conquistando fãs pelo mundo afora. A rede não é exatamente um sinônimo de simplicidade. Existem mais de 11 milhões de maneiras de montar um sorvete nas lojas da rede, quantidade que pode parecer fantasiosa, até mesmo para os gulosos sonhos infantis. É praticamente uma infinidade de sabores e acompanhamentos preparados de uma forma especial na frente do cliente, criando assim uma experiência única, transformando a marca em um dos maiores casos de sucesso no segmento de sobremesas de altíssima qualidade do mercado americano. 

A história 
A história da rede de sorveteria começou em 1988 quando o casal Donald e Susan Sutherland inaugurou a primeira unidade da COLD STONE CREAMERY na cidade de Tempe, estado do Arizona, com o objetivo de fabricar e servir o melhor sorvete do mundo do jeito que o cliente queria ou tinha vontade. Até então as tradicionais sorveterias não permitiam a mistura e preparação das indulgências geladas, e os sorvetes tinham praticamente a mesma consistência e sabores. O nome do novo negócio era baseado em uma experiência única no segmento: o sorvete de fabricação caseira e fresco era preparado em uma pedra de granito resfriada (daí o nome da empresa). Após a seleção dos sabores e ingredientes (coberturas, nozes, frutas, entre outros itens) por parte do cliente o sorvete, preparado com mais leite e contendo menos gordura que os disponíveis no mercado, era submetido à um processo único de preparo sobre a pedra de granito resfriada oferecendo assim uma experiência interessante. O resultado, chamado pela empresa de Creations™, era um sorvete do jeito que o cliente desejava: uma mistura de inúmeros sabores com ingredientes de alta qualidade preparados por especialistas.


O novo jeito de consumir sorvetes com alta qualidade e preparo diferenciado não demorou muito para conquistar os consumidores da cidade. Pouco tempo depois, em 1990, com o sucesso da primeira loja o casal resolveu abrir uma segunda unidade na região metropolitana da cidade de Phoenix, também no estado do Arizona. Em 1994, quando Ken Burk ingressou na empresa, ele rapidamente estabeleceu os padrões e as regras para que a COLD STONE se tornasse o que é hoje. No ano seguinte a primeira franquia da rede era inaugurada na cidade de Tucson, também localizada no Arizona. Nessa época a rede contava com apenas cinco lojas.


Em 1997 a empresa atingiu duas marcas históricas: serviu seu sorvete de número um milhão e inaugurou sua primeira loja fora do estado do Arizona, localizada na cidade de Camarillo na Califórnia, seguida logo depois por outra unidade no Alasca. Somente no ano de 2001 a rede inaugurou sua primeira unidade internacional, localizada em St. Thomas nas paradisíacas Ilhas Virgens. No ano seguinte a COLD STONE atingia a marca de 250 lojas em funcionamento. Em 2003 a força da marca pode ser medida com a inauguração de sua loja âncora (em inglês, Flagship Store) na badalada Times Square na cidade de Nova York. Também nesta época, como forma de melhorar ainda mais sua imagem e atender ao desejo dos consumidores, a rede começou a incluir em seu cardápio sorvetes livre de gordura (fat-free) e sem açúcar.


Nos três anos seguintes a rede se expandiu em grande velocidade inaugurando sua milésima loja na cidade de Columbus em Ohio no ano de 2005; a primeira unidade do Japão; além de iniciar sua expansão para a região do meio oeste americano. Além disso, adicionou novos produtos em seu cardápio como deliciosos e cremosos milkshakes e novos bolos gelados. Em 2006, a rede iniciou uma nova fase de internacionalização da marca, inaugurando lojas no México, Indonésia, Malásia e reforçando as operações na China e no Japão. Um ano depois, a empresa se fundiu com a Kahala Corporation, formando uma das maiores empresas de franquias do setor alimentício do mercado americano. A COLD STONE estreou na Europa em 2008 com a inauguração de sua primeira unidade na cidade dinamarquesa de Copenhagen, e no ano seguinte no mercado canadense.


Nos últimos anos a rede introduziu opções de sorvetes de baixa caloria e com gordura reduzida; cupcakes (um bolinho em miniatura recheado com sorvete); uma linha de bebidas quentes/geladas a base de café; frapês de café (batizados de Frap’Stones); e até sobremesas clássicas, como brownies, churros e outras delícias, combinadas com sorvete, uma delícia aquecida, com um toque de elegância e um muito capricho batizada de Hotstones). Finalmente em 2012 a rede desembarcou no Brasil com a inauguração de sua primeira loja em agosto na cidade de Curitiba no Paraná. Nos anos seguintes novas unidades foram inauguradas em território nacional. No cardápio brasileiro estão disponíveis aproximadamente 20 opções de sorvetes e quatro sabores de frozen yogurt, além de mais de 50 opções de ingredientes (mix-ins), oferecendo assim algo em torno de mil combinações diferentes.


Os diferenciais 
Sorvete superpremium, cremoso, gostoso e fresquinho, capaz de despertar nas pessoas uma sensação de felicidade sem igual. Seja pelo sabor, pela infinidade de combinações, pelo clima alegre e divertido das lojas ou pela alegria contida em cada colherada, a COLD STONE é a experiência única em sorvetes. Cada detalhe dentro de uma de suas lojas foi pensado para criar uma experiência única ao consumidor. A começar pelo seu cardápio composto por uma incrível variedade de sobremesas geladas como sorvetes, milkshakes, cupcakes, smoothies e bolos. Seu cardápio oferece aproximadamente 90 sabores de sorvetes e um mix de 160 itens que podem ser adicionados ao produto (daí a conta de 11 milhões de combinações). Existem três tamanhos tradicionais de sorvetes: Like It (140 g), Love It (230 g) e Gotta Have It (340 g), além do infantil (85 g). A rede possui ainda as embalagens para viagem nos tamanhos “Mine” (pequeno - 450 g), “Ours” (médio - 900 g) e “Everybody’s” (grande - 1.350 g).


As principais estrelas do cardápio da COLD STONE são: 
Creation™: onde o cliente pode combinar a seu gosto inúmeros sabores de sorvetes (desde os tradicionais de baunilha e chocolate até macadâmia, algodão doce e chocolate amargo) com uma enorme variedade de acompanhamentos como nozes e farofa, coberturas (são mais de 30 tipos diferentes), biscoitos, balas, confeitos e frutas, que será preparado pelos especialistas com uma espátula (batizada de Spade) em cima de uma pedra de granito resfriada (sempre a uma temperatura de nove graus negativos). Existem, segundo a empresa, 11.5 milhões de maneiras diferentes para que o consumidor crie seu sorvete, proporcionando assim o que a COLD STONE batiza de “Ultimate Ice Cream Experience”.


Cold Stone Signature Creation™: receitas originais, e algumas exclusivas, testadas, aprovadas e sugeridas pelo mestre sorveteiro da COLD STONE, que combinam deliciosos sorvetes com ingredientes da mais alta qualidade. Entre as mais deliciosas estão o Peanut Butter Cup Perfection (sorvete de chocolate com manteiga de amendoim, pedaços de chocolate Reese’s e calda de manteiga de amendoim), Apple Pie a La Cold Stone (sorvete de baunilha, canela, bolacha moída, calda de caramelo e maçã caramelizada), Banana Caramel Crunch (sorvete de baunilha, amêndoas torradas, pedaços de banana e calda de caramelo), Cheesecake Fantasy (sorvete de cheesecake, bolacha moída e pedaços de morango e blueberry), Coffee Lovers Only (sorvete de café, amêndoas torradas, pedaços de chocolate e calda de caramelo), Cookie Montster (sorvete de menta com bolachas Oreo e calda de chocolate), Berry, Berry, Berry Good (sorvete de creme, morango, framboesa e mirtilo), Founder’s Favorite (sorvete de creme, calda de caramelo, chocolate fudge, nozes e brownie) e Chocolate Devotion (sorvete de chocolate, bolacha de chocolate, pedaços de brownie e calda de chocolate quente). 
Cake Batter™ Ice Cream: sorvetes caseiros que possuem gosto e textura de bolos.


Além disso, a rede oferece bolos gelados (disponíveis em dois tamanhos, o médio que serve 8 pessoas e o grande que serve 14 pessoas), que podem serem customizados trocando os ingredientes e o sabor dos sorvetes e também personalizados com frases, nomes e tudo o que a ocasião mandar. Com espírito jovial e como forma de encorajar os clientes a deixarem gorjetas, os funcionários da COLD STONE CREAMERY são instruídos a cantarem canções únicas ao ritmo de músicas famosas quando estes depositam gorjetas em pequenos cofres. As canções tem frases como “This is our Cold Stone song, it is not very long”. A empresa batiza isso de “X Factor”, ou o “fator de entretenimento”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, mas sempre manteve como símbolo a tradicional casquinha de sorvete (que ganhou novo design). O atual logotipo da marca foi adotado em 2000.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1988 
● Fundador: Donald e Susan Sutherland 
● Sede mundial: Scottsdale, Arizona, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Kahala Franchising, LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Michael Serruya 
● Faturamento: US$ 1.7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.500 
● Presença global: 26 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Sorveterias 
● Principais produtos: Sorvetes, sundaes, smoothies e bolos gelados 
● Concorrentes diretos: Baskin Robbins, Dairy Queen, Ben & Jerry’s, Häagen-Dazs, Marble Slab Creamery, Freddo e Carvel 
● Ícones: A pedra gelada onde são preparados os sorvetes 
● Slogan: Because the world deserves a better ice cream. 
● Website: www.cscreamery.com.br 

A marca no mundo 
A COLD STONE, maior rede de sorvetes e doces gelados do mundo, possui mais de 1.500 lojas em 26 países como Estados Unidos (onde estão mais de 75% de suas unidades), Japão, Coréia do Sul, Canadá, China, Brasil e México, onde milhares de pessoas degustam suas delícias, com receita anual acima de US$ 1.7 bilhões. 

Você sabia? 
A COLD STONE cobra em média US$ 5 por uma bola de sorvete nos Estados Unidos. Em promoções, a taça sai por US$ 9.99. 
A loja original da rede na cidade de Tempe, Arizona, chamada de location #0001, continua funcionando até hoje no endereço 3330 S da McClintock Drive. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/2/2016

3 comentários:

EmbalagemMarca disse...

Parabéns pelo blog. Estamos colocando uma nota sobre ele no nosso blog. Abraço e até mais!

Camiiii disse...

eu moro no Japão e a Cold Stone É sem duvida a melhor sorveteria q eu ja fui!!!é unica,sim eles cantam musiquinhas e o sorvete é fabuloso e caro..rs mas vale a pena!!!

Anônimo disse...

ja abriram programa de franquia no Brasil?
Possuem contato da franqueadora no brasil?