13.7.09

EUKANUBA


Quando se gosta de algo, se gosta de cada pormenor: da personalidade cativante, às patas fofas, ao uivo ou latido grandioso. É isso que alguns sentem em relação à um Golden Retriever, a um Pastor Alemão ou a um Cocker: uma devoção incondicional. A marca EUKANUBA também nutre um amor incondicional por todas as raças de cachorros, e cada uma de suas particularidades. A compreensão das suas características, por mais sutis que sejam, ajuda a marca à produzir alimentos e rações personalizados e de qualidade para cães de qualquer raça e de qualquer idade.

A história
A história começou na década de 60 quando Paul F. Iams, um nutricionista animal e fundador e proprietário da THE IAMS COMPANY, uma tradicional empresa produtora de ração para animais de estimação fundada em 1946, queria introduzir no mercado americano uma nova marca de ração para cães voltada ao segmento Super Premium. Em 1969, quando foi lançada a primeira ração EUKANUBA, nunca se tinha pensado em adicionar frango ao alimento seco para cães. Tratava-se de um conceito e de um produto absolutamente inovador. Afinal, os níveis de proteínas (25%) e de lipídeos (16%) presentes nas rações da nova marca eram muito superiores aos das concorrentes existentes no mercado americano. O frango também era uma excelente fonte de proteína para o desenvolvimento de músculos fortes, além de ser altamente digerível, resultando em fezes pequenas, firmes e um trato intestinal saudável.


O nome EUKANUBA foi escolhido para batizar o novo produto porque significava, na linguagem lírica do jazz (You-Kan-Noo-Bah), o melhor de todos ou supremo. E, era exatamente isso o que a nova ração era: a melhor de todas. Nesta época, o custo das matérias-primas (especialmente o frango) tornou as rações da EUKANUBA significativamente mais cara do que a de seus concorrentes. Na verdade, custava três vezes mais do que um popular produto da concorrência. No início, o crescimento das vendas nos canais de distribuição especializados foi lento, isto porque, além dos elevados preços, muitos proprietários, e até mesmo varejistas, nem tinham ouvido falar do novo produto. Quanto aos que dele tinham ouvido falar, poucos sabiam como encarar a ração EUKANUBA, produzida com o mesmo equipamento utilizado na produção de alimento para martas, um mamífero mustelídeo.


Apesar do lento início, a marca EUKANUBA iria rapidamente se tornar sinônimo de alimentos de alto padrão, ajudando cães a desenvolverem as suas melhores qualidades. E essa história começou a mudar, quando Clay Mathile, na época responsável pela pesquisa, desenvolvimento, vendas e marketing da empresa acreditou que o alimento de alta qualidade para animais da EUKANUBA tinha um futuro promissor. Foi então que começou a introduzir as rações da marca em lojas de animais, criadores e canis comerciais.


Disponível inicialmente num único tamanho (um recipiente de leite de 1 kg, de cor púrpura e verde), a empresa acabaria por lançar, pouco depois, um saco de 22 kg para atender aos novos mercados. Enquanto isso, em Dayton, no estado de Ohio, o proprietário de uma loja de animais ficou tão impressionado com a nova ração que resolveu enviar amostras para criadores profissionais do estado do Kansas. Igualmente impressionados com a EUKANUBA, sobretudo por sua palatabilidade e os resultados causados nas fezes dos cães, os criadores do Kansas fizeram a primeira encomenda de uma tonelada da ração. Em breve, os criadores decidiriam garantir a condição saudável dos seus cachorros, insistindo na comercialização do produto pelas lojas de animais da região. No início, muitas lojas não sabiam onde obter este novo alimento.


De repente, em 1973, começou a chegar inesperadamente encomendas para as rações EUKANUBA provenientes de varejistas de todo o país. No final deste ano, devido a pressões econômicas, o Presidente Richard Nixon decretou o controle nacional de preços que afetaram drasticamente alguns bens agrícolas fazendo com que o custo da carne e dos ossos triplicasse tornando quase impossível manter os lucros da EUKANUBA devido aos seus ingredientes de alta qualidade. A empresa decidiu arriscar e não abdicar da qualidade, reduzindo os lucros na esperança de que os preços voltassem rapidamente ao normal. Em um determinado momento, a produção de um saco de EUKANUBA custava mais de cinquenta centavos de dólar do que o seu preço vendido no varejo. Para a marca foi o melhor que poderia ter acontecido, ainda que não parecesse naquela época. Enquanto a concorrência ludibriava usando glúten de milho, a EUKANUBA mantinha o frango como ingrediente de suas rações. Nas exposições caninas de 1974, metade dos criadores alimentava os seus animais com rações da marca. Foi então que a empresa começou a receber encomendas de todo o país. Nesta época EUKANUBA era sinônimo de qualidade.


Nas décadas seguintes a linha EUKANUBA cresceu através do lançamento de produtos específicos como rações para filhotes em várias faixas etárias (que hoje são reforçadas com antioxidantes para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a eficácia das vacinações); rações para cães adultos de várias faixas etárias e tamanhos (que atualmente possuí em sua formulação o Dental Defense, extremamente importante no controle da formação de tártaro); rações para controle de peso; além de uma completa linha de 10 rações para gatos. Em setembro de 1999, a THE IAMS COMPANY, proprietária da marca EUKANUBA, foi adquirida pela Procter & Gamble. A partir de então a marca foi lançada em muitos outros países do mundo, ganhando enorme força de distribuição. Além disso, focou seus produtos no fundamento principal de sua filosofia nutricional: cães são mais bem alimentados como carnívoros. É por isso que suas rações contêm, antes de tudo, proteínas de base animal de alta qualidade, como por exemplo, frango, ovo, cordeiro e peixe. Por isso, todos os produtos EUKANUBA possuem o Vital Health System (Sistema Vital de Saúde), que independentemente de se tratar de uma proteína natural, de gordura, de cálcio ou fibras, as fórmulas apresentam a combinação certa de ingredientes para uma determinada raça, etapa ou estilo de vida, tornando-as essenciais na dieta do cão. Esse sistema estimula as seis funções corporais essenciais: ossos e músculos, órgãos vitais, pele e pêlo, digestão, dentes e gengivas, mente e sentidos.


Preocupação com alta qualidade
Inspeções voluntárias de especialistas independentes garantem os mais altos procedimentos de qualidade através de testes semelhantes aos realizados com os alimentos para humanos. Esse nível de testes permite que o consumidor fique tranquilo na hora de alimentar os seus animais de estimação. A marca executa testes rigorosos a cada etapa de produção. Antes mesmo dos consumidores abrirem um pacote de EUKANUBA, foram realizados mais de 120 testes de qualidade no alimento contido dentro dele. Tudo para garantir a confiança em alimentar qualquer cão e gato com as rações da marca. Os testes começam com os fornecedores antes do envio das matérias-primas e continuam com a inspeção de cada entrega dos ingredientes na fábrica. Se não atendem aos rigorosos padrões da marca, as remessas são devolvidas e rejeitadas. Em seguida, todo o processo de fabricação é monitorado de perto durante a produção do alimento e, finalmente, quando o alimento é embalado e vedado no pacote.


Um desafio canino
A EUKANUBA sempre foca suas ações de marketing junto aos mais renomados criadores, associações e clubes caninos do mundo. Desde 2007 a marca, em parceria com o American Kennel Club e a FCI (Fédération Cynologique Internationale), é responsável pela realização do EUKANUBA WORLD CHALLENGE, que conta com a participação dos melhores cães vindos de mais de 50 países do mundo, sendo um dos eventos mais prestigiados dos Estados Unidos. Este evento proporciona a criadores e expositores uma maravilhosa oportunidade de compartilharem experiências e conhecimento. O evento premia os melhores cães do mundo que representavam a excelência em termos de cinofilia. O vencedor de 2011 foi “Reckon”, um belo cão da raça Australian Shepherd (conhecida popularmente como Pastor Australiano).


Os slogans
Extraordinary Nutrition. (2011)
Make a Good Dog Great.
The Best you can do for your dog.
What healthy dogs and cats are made of Eukanuba.
What healthy pets are made of.
Nutrição Extraordinária. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1969
● Criador: Paul Iams
● Sede mundial: Mason, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO: Robert McDonald
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Petcare
● Principais produtos: Rações para cães e gatos
● Concorrentes diretos: Purina Pro Plan, Pedigree e Royal Canin
● Ícones: A cor rosa de suas embalagens
● Slogan: Extraordinary Nutrition.
● Website: www.eukanuba.com

A marca no mundo
A EUKANUBA, marca que hoje pertence a Procter & Gamble, comercializa sua enorme linha de produtos (rações para cães e gatos) em mais de 80 países ao redor do mundo, sendo reconhecida como uma das melhores do mercado por criadores e proprietários de animais de estimação. A marca gera faturamento anual superior a US$ 1 bilhão.

Você sabia?
O conhecimento e o respeito da EUKANUBA em relação às diferentes necessidades nutricionais das diversas raças resultaram em uma parceria com criadores e organizações importantes como a FCI (Federation Cynologique Internationale) e o AKC (American Kennel Club).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/7/2012

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu york, viveu 18anos se alimentando apenas com Eukanuba!!!

Guilherme Lameirao disse...

Ola, meu nome é Guilherme Lameirão de Brasília, nao vendemos EUKANUBA aqui, gostaria de saber se podemos conversar para trazer ela para ca. meu email é guilameirao@gmail.com, já trabalho na área.

Atenciosamente

Scheila Santos disse...

Olá, soube que a P&G vendeu a marca Eukanuba no Brasil. O pior: pararam de fornecer no Brasil sem NENHUMA EXPLICAÇÃO AOS MILHARES DE CLIENTES.

Tenho dogues alemães criados com esta ração desde que desmamaram e agora - depois de ter inclusive importado da Argentina por quase 2 anos, esperando o milagre do retorno da marca ao Brasil - terei que buscar novo produto.

Poderiam por favor me dizer SE HÁ intenção de retornar as vendas para o nosso país???

Obrigada. Scheila Santos (Curitiba - PR)