O prestígio mundial dos produtos financeiros que levam a marca de um pequeno leão laranja é o resultado de 160 anos de tradição e experiência do ING, atuando como banco de atacado, banco de varejo, gestor de recursos e seguros. Solidez e excelência nos serviços prestados transformaram o ING em um dos maiores e mais prestigiados grupos financeiros do planeta.
A história
Tudo começou em 1990 na Holanda, quando restrições legais que impediam a fusão entre seguradoras e bancos de varejo ou de investimento foram abolidas pelas autoridades regulatórias locais. Isto abriu caminho, para que em 1991, duas tradicionais empresas nacionais do setor financeiro, a seguradora Nationale-Nederlanden e o banco de varejo NMB Postbank Group, pudessem efetuar uma imensa fusão para formar uma nova empresa, que inicialmente adotou o nome de Internationale Nederlanden Groep, e pouco depois a abreviatura ING GROUP. Essas duas tradicionais empresas tinham suas origens em outras antigas instituições, como o banco Rijkspostspaarbank, fundado em 1881, as seguradoras De Nederlanden van 1845 e De Nationale Levensverzekering Bank, e o Kooger Doodenbos, fundado em 1743.
Ainda neste mesmo ano, a empresa deu início a sua internacionalização com o ingresso no mercado da República Checa, e, pouco depois, em 1994, com a inauguração de sua primeira agência bancária na Romênia. A primeira grande aquisição da nova empresa ocorreu em 1995, quando comprou o Barings Bank, um tradicional banco de investimento que estava em grandes dificuldades financeiras, permitindo assim um aumento no reconhecimento da marca ING no mundo e uma presença mais sólida e consistente em mercados emergentes. Nos anos seguintes o ING se tornou uma multinacional, oferecendo diversos serviços financeiros, desde banco de varejo a seguros, crescendo rapidamente para se tornar uma marca global.
Em 1997, o grupo fez importantes aquisições que permitiram seu ingresso no robusto mercado americano. Foi também neste ano que a empresa lançou, inicialmente no mercado canadense, o ING DIRECT, um banco que oferecia serviços financeiros através da Internet, telefone e máquinas automáticas, facilitando a prestação de serviços a seus clientes. Atualmente o ING DIRECT possui mais de 24 milhões de clientes e presença nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Alemanha, França, Canadá, Itália, Espanha e Reino Unido. Pouco depois, em 1999, a empresa adquiriu o banco alemão BHF-Bank, ganhando forte presença na maior economia do continente europeu. Neste mesmo ano, em virtude do enorme sucesso do ING DIRECT no Canadá, o grupo lançou o serviço no mercado espanhol e australiano, e, no ano seguinte, nos mercados americano e francês.
Nos cinco anos que se seguiram, o ING fez diversas aquisições estratégicas em mercados importantes como no mexicano, onde comprou a seguradora Seguros Comercial America of Mexico em 2001; no polonês, ao adquirir o banco Bank Śląski; e no chinês, ao comprar uma fatia do Bank of Beijing em 2005. Pouco depois, em 2007, o ING começou a patrocinar a escuderia Renault Formula One, fortalecendo ainda mais sua imagem global, mas, encerrou essa parceria no ano de 2009 em virtude do escândalo que envolveu o piloto brasileiro Nelsinho Piquet e o chefe da equipe Flávio Briatore.
A solidez do ING pode ser comprovada recentemente. Apontado pelo mercado como uma das instituições financeiras mais saudáveis teve perdas (as primeiras em sua história) relativamente administráveis geradas pela crise de crédito ocorrida em meados de 2008. Apesar disso, o banco resolveu aceitar a injeção de capital do governo holandês, aproximadamente US$ 13 bilhões, depois que o valor de suas ações despencou para o menor nível em 15 anos, pressionadas pela preocupação dos investidores com o impacto da crise mundial. Em 2009, a empresa anunciou o corte de aproximadamente 7.000 empregos e reduziu seu alcance geográfico, consolidando operações bancárias e de seguros sob a mesma divisão, se concentrando em mercados onde o ING já tinha uma posição forte, especialmente o europeu. Além disso, as operações de gestão de investimento (incluindo imobiliário) para Europa, Américas e Ásia/Pacífico foram integradas em apenas uma organização, e os negócios de seguros concentrados em produtos de vida e previdência no Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), nos Estados Unidos, Europa Central, América Latina e Pacífico.
Café ou banco?
Poucas pessoas pensariam em ir até uma agência bancária, que são ambientes sérios e formais onde se fala em uma linguagem que a maioria dos mortais dificilmente compreende passar pelos sisudos guardas e pedir um café espresso para um dos funcionários. Em uma dúzia de países ao redor do mundo isso tem se tornado parte do cotidiano de milhares de pessoas. Só que com uma diferença: em vez de ir ao banco e aproveitar para beber um café, as pessoas vão à cafeteria e recebem um cardápio de serviços bancários. E foi em uma atitude ousada e revolucionária que o grupo holandês criou o ING Café: agências-café que são como lojas do Starbucks, com a diferença que os atendentes do balcão são consultores financeiros à disposição dos clientes. Ou seja, o cliente pode saborear um delicioso café, enquanto avalia decisões de investimento através de terminais de computadores com acesso a Internet. O conceito avant garde total era uma ótima forma do banco se relacionar de forma mais acessível e informal com seus clientes, quebrando a imagem sisuda e distante que essas instituições têm.
Esse novo conceito em agências bancárias, que tinha como proposta base melhorar a experiência do cliente em ir ao banco, foi implantado no verão de 1997 primeiramente no Canadá com a inauguração da primeira unidade do ING Café na cidade de Toronto, seguida por uma segunda unidade no ano de 1998 em Vancouver. A estratégia foi adotada pelo ING GROUP para fortalecer o seu banco online, chamado ING Direct, pois os clientes chegavam a ir até os escritórios do banco apenas para ter certeza que o banco era real. Pouco depois, em 1999, foi inaugurada a primeira unidade do ING Café na Espanha, localizada na cidade de Madri. A aceitação dos clientes foi tão boa que, no ano seguinte, dois novos pontos foram abertos, mais um em Madri e outro em Barcelona. Em março de 2001 foram inauguradas as seis primeiras unidades americanas do ING Café em Chicago, Filadélfia, Los Angeles, Nova York, St. Cloud e Wilmington. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas em cidades como Paris, Honolulu, Montreal e Calgary.
A sede
O ING HOUSE (sede mundial) do grupo financeiro holandês, localizado na cidade de Amsterdã, e projetado pelos arquitetos Roberto Meyer e Jeroen van Schooten, é um moderno e ousado edifício em aço que possui elegantes pátios e jardins internos que abrigam mais de 2.500 funcionários. A sede do ING, inaugurada em setembro de 2002, ainda possui um moderno auditório para 250 pessoas, biblioteca, restaurante e mais de 800m de salas de conferência.
A história do leão
O tradicional LEÃO laranja, principal ícone da marca ING, deriva de vários outros logotipos de empresas predecessoras, que utilizavam o animal como símbolo (como mostrado na imagem abaixo).
Em 1991, com a fusão para a formação do ING, o leão, animal símbolo da Holanda, e o laranja, cor nacional, foram definitivamente adotados como principal símbolo da instituição financeira.
Os slogans
Your future. Made Easier.
Save our Money. (Estados Unidos, ING Direct)
Saving feels good. (ING Direct UK)
Un gran banco que hace Fresh Banking. (Espanha, ING Direct)
Dados corporativos
● Origem: Holanda
● Fundação: 1991
● Fundador: Resultado de uma fusão
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda
● Proprietário da marca: ING Groep N.V.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Jan Hommen
● Faturamento: €54.8 bilhões (2010)
● Lucro: €3.22 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 27.7 bilhões (outubro/2010)
● Agências bancárias: 2.050
● Clientes: 85 milhões
● Presença global: + 45 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 107.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Banco de varejo e investimento, seguros
● Principais concorrentes: Citibank, HSBC e Santander
● Ícones: O leão laranja de seu logotipo
● Slogan: Save our Money. (ING DIRECT)
● Website: www.ing.com
A marca no mundo
O ING GROUP oferece diversos serviços financeiros em mais de 45 países nos cinco continentes, tendo aproximadamente 85 milhões de clientes na Europa, América, Ásia e Austrália. Com forte presença no continente europeu, o ING BANK possui 250 agências bancárias na Holanda, 800 na Bélgica e 430 na Polônia e Europa Central. O ING ainda é considerado um dos maiores fundos de administração imobiliária do mundo com aproximadamente US$ 50 bilhões em ativos nos Estados Unidos. Atualmente o ING é o segundo maior grupo financeiro e décima sétima maior empresa do mundo segundo a tradicional revista americana Fortune.
Você sabia?
● O ING chegou ao Brasil em 1983, através de seus predecessores, e nas décadas seguintes atuou como um banco de atacado através de sua filial com foco nos segmentos corporativo (grandes empresas de capital brasileiro e multinacionais clientes do ING globalmente) e institucional.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 5/10/2011
A história
Tudo começou em 1990 na Holanda, quando restrições legais que impediam a fusão entre seguradoras e bancos de varejo ou de investimento foram abolidas pelas autoridades regulatórias locais. Isto abriu caminho, para que em 1991, duas tradicionais empresas nacionais do setor financeiro, a seguradora Nationale-Nederlanden e o banco de varejo NMB Postbank Group, pudessem efetuar uma imensa fusão para formar uma nova empresa, que inicialmente adotou o nome de Internationale Nederlanden Groep, e pouco depois a abreviatura ING GROUP. Essas duas tradicionais empresas tinham suas origens em outras antigas instituições, como o banco Rijkspostspaarbank, fundado em 1881, as seguradoras De Nederlanden van 1845 e De Nationale Levensverzekering Bank, e o Kooger Doodenbos, fundado em 1743.
Ainda neste mesmo ano, a empresa deu início a sua internacionalização com o ingresso no mercado da República Checa, e, pouco depois, em 1994, com a inauguração de sua primeira agência bancária na Romênia. A primeira grande aquisição da nova empresa ocorreu em 1995, quando comprou o Barings Bank, um tradicional banco de investimento que estava em grandes dificuldades financeiras, permitindo assim um aumento no reconhecimento da marca ING no mundo e uma presença mais sólida e consistente em mercados emergentes. Nos anos seguintes o ING se tornou uma multinacional, oferecendo diversos serviços financeiros, desde banco de varejo a seguros, crescendo rapidamente para se tornar uma marca global.
Em 1997, o grupo fez importantes aquisições que permitiram seu ingresso no robusto mercado americano. Foi também neste ano que a empresa lançou, inicialmente no mercado canadense, o ING DIRECT, um banco que oferecia serviços financeiros através da Internet, telefone e máquinas automáticas, facilitando a prestação de serviços a seus clientes. Atualmente o ING DIRECT possui mais de 24 milhões de clientes e presença nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Alemanha, França, Canadá, Itália, Espanha e Reino Unido. Pouco depois, em 1999, a empresa adquiriu o banco alemão BHF-Bank, ganhando forte presença na maior economia do continente europeu. Neste mesmo ano, em virtude do enorme sucesso do ING DIRECT no Canadá, o grupo lançou o serviço no mercado espanhol e australiano, e, no ano seguinte, nos mercados americano e francês.
Nos cinco anos que se seguiram, o ING fez diversas aquisições estratégicas em mercados importantes como no mexicano, onde comprou a seguradora Seguros Comercial America of Mexico em 2001; no polonês, ao adquirir o banco Bank Śląski; e no chinês, ao comprar uma fatia do Bank of Beijing em 2005. Pouco depois, em 2007, o ING começou a patrocinar a escuderia Renault Formula One, fortalecendo ainda mais sua imagem global, mas, encerrou essa parceria no ano de 2009 em virtude do escândalo que envolveu o piloto brasileiro Nelsinho Piquet e o chefe da equipe Flávio Briatore.
A solidez do ING pode ser comprovada recentemente. Apontado pelo mercado como uma das instituições financeiras mais saudáveis teve perdas (as primeiras em sua história) relativamente administráveis geradas pela crise de crédito ocorrida em meados de 2008. Apesar disso, o banco resolveu aceitar a injeção de capital do governo holandês, aproximadamente US$ 13 bilhões, depois que o valor de suas ações despencou para o menor nível em 15 anos, pressionadas pela preocupação dos investidores com o impacto da crise mundial. Em 2009, a empresa anunciou o corte de aproximadamente 7.000 empregos e reduziu seu alcance geográfico, consolidando operações bancárias e de seguros sob a mesma divisão, se concentrando em mercados onde o ING já tinha uma posição forte, especialmente o europeu. Além disso, as operações de gestão de investimento (incluindo imobiliário) para Europa, Américas e Ásia/Pacífico foram integradas em apenas uma organização, e os negócios de seguros concentrados em produtos de vida e previdência no Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), nos Estados Unidos, Europa Central, América Latina e Pacífico.
Café ou banco?
Poucas pessoas pensariam em ir até uma agência bancária, que são ambientes sérios e formais onde se fala em uma linguagem que a maioria dos mortais dificilmente compreende passar pelos sisudos guardas e pedir um café espresso para um dos funcionários. Em uma dúzia de países ao redor do mundo isso tem se tornado parte do cotidiano de milhares de pessoas. Só que com uma diferença: em vez de ir ao banco e aproveitar para beber um café, as pessoas vão à cafeteria e recebem um cardápio de serviços bancários. E foi em uma atitude ousada e revolucionária que o grupo holandês criou o ING Café: agências-café que são como lojas do Starbucks, com a diferença que os atendentes do balcão são consultores financeiros à disposição dos clientes. Ou seja, o cliente pode saborear um delicioso café, enquanto avalia decisões de investimento através de terminais de computadores com acesso a Internet. O conceito avant garde total era uma ótima forma do banco se relacionar de forma mais acessível e informal com seus clientes, quebrando a imagem sisuda e distante que essas instituições têm.
Esse novo conceito em agências bancárias, que tinha como proposta base melhorar a experiência do cliente em ir ao banco, foi implantado no verão de 1997 primeiramente no Canadá com a inauguração da primeira unidade do ING Café na cidade de Toronto, seguida por uma segunda unidade no ano de 1998 em Vancouver. A estratégia foi adotada pelo ING GROUP para fortalecer o seu banco online, chamado ING Direct, pois os clientes chegavam a ir até os escritórios do banco apenas para ter certeza que o banco era real. Pouco depois, em 1999, foi inaugurada a primeira unidade do ING Café na Espanha, localizada na cidade de Madri. A aceitação dos clientes foi tão boa que, no ano seguinte, dois novos pontos foram abertos, mais um em Madri e outro em Barcelona. Em março de 2001 foram inauguradas as seis primeiras unidades americanas do ING Café em Chicago, Filadélfia, Los Angeles, Nova York, St. Cloud e Wilmington. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas em cidades como Paris, Honolulu, Montreal e Calgary.
A sede
O ING HOUSE (sede mundial) do grupo financeiro holandês, localizado na cidade de Amsterdã, e projetado pelos arquitetos Roberto Meyer e Jeroen van Schooten, é um moderno e ousado edifício em aço que possui elegantes pátios e jardins internos que abrigam mais de 2.500 funcionários. A sede do ING, inaugurada em setembro de 2002, ainda possui um moderno auditório para 250 pessoas, biblioteca, restaurante e mais de 800m de salas de conferência.
A história do leão
O tradicional LEÃO laranja, principal ícone da marca ING, deriva de vários outros logotipos de empresas predecessoras, que utilizavam o animal como símbolo (como mostrado na imagem abaixo).
Em 1991, com a fusão para a formação do ING, o leão, animal símbolo da Holanda, e o laranja, cor nacional, foram definitivamente adotados como principal símbolo da instituição financeira.
Os slogans
Your future. Made Easier.
Save our Money. (Estados Unidos, ING Direct)
Saving feels good. (ING Direct UK)
Un gran banco que hace Fresh Banking. (Espanha, ING Direct)
Dados corporativos
● Origem: Holanda
● Fundação: 1991
● Fundador: Resultado de uma fusão
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda
● Proprietário da marca: ING Groep N.V.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Jan Hommen
● Faturamento: €54.8 bilhões (2010)
● Lucro: €3.22 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 27.7 bilhões (outubro/2010)
● Agências bancárias: 2.050
● Clientes: 85 milhões
● Presença global: + 45 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 107.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Banco de varejo e investimento, seguros
● Principais concorrentes: Citibank, HSBC e Santander
● Ícones: O leão laranja de seu logotipo
● Slogan: Save our Money. (ING DIRECT)
● Website: www.ing.com
A marca no mundo
O ING GROUP oferece diversos serviços financeiros em mais de 45 países nos cinco continentes, tendo aproximadamente 85 milhões de clientes na Europa, América, Ásia e Austrália. Com forte presença no continente europeu, o ING BANK possui 250 agências bancárias na Holanda, 800 na Bélgica e 430 na Polônia e Europa Central. O ING ainda é considerado um dos maiores fundos de administração imobiliária do mundo com aproximadamente US$ 50 bilhões em ativos nos Estados Unidos. Atualmente o ING é o segundo maior grupo financeiro e décima sétima maior empresa do mundo segundo a tradicional revista americana Fortune.
Você sabia?
● O ING chegou ao Brasil em 1983, através de seus predecessores, e nas décadas seguintes atuou como um banco de atacado através de sua filial com foco nos segmentos corporativo (grandes empresas de capital brasileiro e multinacionais clientes do ING globalmente) e institucional.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 5/10/2011
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