17.11.09

MISSONI

Para quem entende e gosta de moda, uma peça MISSONI é facilmente identificável, principalmente por sua incrível mistura de cores, estampas e tramas. Tudo que é feito pela grife italiana é inspirado no lifestyle dos que carregam esse sobrenome. Roupas espirituosas, coloridas, confortáveis e irreverentes. A marca representa um estilo de vida que vende com mais força o produto, além de ser sofisticada, original e luxuosa.

A história
Tudo começou em 1948, na cidade de Londres, durante os Jogos Olímpicos, quando Rosita, uma jovem nascida no seio de uma família de fabricantes de tecidos, conheceu Ottavio Missoni (chamado pelos amigos de “Tai”), atleta da equipe italiana de atletismo na modalidade 400 metros com barreira e que fabricava uniformes esportivos. Casaram cinco anos depois e iniciaram um pequeno negócio na área da tecelagem em 1953, localizado no porão de sua casa na modesta cidade de Gallarate, região da Lombardia, quando começaram a produzir malhas de tricôs coloridos e vendê-las para diversas marcas e estilistas.


Em 1958 a pequena malharia apresentou sua primeira coleção na cidade de Milão e, em 1960, seus vestidos começaram a aparecer nas revistas de moda, ganhando assim maior visibilidade. Além disso, em 1963, a marca começa a experimentar o rayon-viscose em suas roupas, que se tornaria uma de suas fibras preferidas. Porém, um vestido de tricô colorido com jeitão hippie que virou produto de luxo no fim dos anos 60, começaria a mudar a história da pequena empresa italiana. Foi quando ela começou a produzir trajes relativamente simples com estampas inspiradas na “op art” (abreviação em inglês para arte óptica) e em desenhos africanos. Desse momento em diante, a marca começaria a deixar de ser uma pequena grife para se tornar um ícone da moda usada por astros como Tom Hanks e Drew Barrymore e modelos como Kate Moss e Gisele Bündchen.


Em 1967 a dupla mostrou suas criações em Florença e Paris, no ano seguinte estampou a capa da revista Elle, e dois anos depois em Nova York. Em 1970, a MISSONI inaugurou seu primeiro ponto de venda dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s em Nova York. As coordenações criativas de cores, a qualidade dos fios e as tramas de qualidade vendiam tanto que, na década de 70, o casal finalmente resolveu vender suas peças sob sua própria marca, surgindo assim a MISSONI. Rapidamente, passaram a produzir as suas próprias coleções (suéteres, costumes, jaquetas, casacos e vestidos), distinguindo-se pela utilização de cores vivas e pela complexidade dos seus padrões. Antes considerada uma espécie de artigo “menor de moda”, pelas mãos da dupla as malhas ganharam status de artigo de primeira linha.


Ano após ano a marca foi conquistando uma clientela fiel, críticos de moda e milhões de fãs. Em 1976, as primeiras lojas próprias foram inauguradas em Milão e Nova York. A década de 80 teve início com a apresentação do primeiro perfume da grife, iniciando assim uma tímida diversificação em sua linha de produtos. Em 1981, a MISSONI iniciou a produção de estamparia e tecidos para decoração, inaugurando assim a divisão conhecida hoje como MISSONI HOME, responsável pela comercialização de sofisticados móveis, itens de cama, mesa e banho, cortinas, tapetes e almofadas. A diversificação de produtos ganhou força na década de 90, quando, em 1998, a empresa lançou no mercado a M MISSONI, uma linha de produtos com preços mais acessíveis e direcionados para um público mais jovem. Foi a partir desta época, sob o comando da terceira geração da família, que a empresa cresceu em torno de peças coloridas e com acabamentos diferenciados para a moda prêt-à-porter, acessórios, itens para casa e as linhas de maquiagem.


Com a chegada do novo milênio, a MISSONI acelerou sua expansão internacional com a inauguração de lojas em Madrid, Londres, Dubai, Zurique, entre outras cidades cosmopolitas do mundo. Em novembro de 2009, a marca italiana que já estava presente nas butiques paulistanas Daslu e NK Store, inaugurou sua primeira flagship (loja com todos os itens das linhas masculina e feminina e com a linha casa, composta por artigos de cama, mesa e banho, com exceção de móveis e tecidos de decoração) no Brasil. Na loja de 164 metros quadrados, localizada no shopping Iguatemi, em São Paulo, os fãs da grife italiana podem encontrar quase todos os produtos, mas com um preço salgado: uma saída de praia custa R$ 2.500 e vestidos de noite não saem por menos de R$ 12.000. Em 2010 uma segunda unidade foi inaugurada em Brasília.


Mesmo após mais de meia década de existência, a MISSONI se manteve um negócio familiar na Itália, com Vittorio Missoni na direção e Ângela e Luca Missoni cuidando, respectivamente, das coleções femininas e masculinas. Mas uma de suas maiores expoentes, com certeza, é Margherita Missoni, a jovem e bela herdeira do império e uma das principais referências de estilo da juventude atual, ou seja, uma autêntica “it-girl”.


A linha do tempo
1979
Apresentação da primeira coleção masculina da grife.
1980
Lançamento do primeiro perfume da grife e inauguração de sua primeira loja em Paris.
1985
Lançamento da MISSONI UOMO (coleção para homem) e uma linha esportiva chamada MISSONI SPORT.
1998
Lançamento da primeira linha de calçados da marca.
1999
Inauguração da nova loja âncora em Nova York.
2000
Inauguração da nova loja âncora em Paris, localizada na chique e badalada Rue Saint-Honoré.
2001
Inauguração de uma nova loja em Osaka no Japão e reinauguração da boutique de Munique na Alemanha.
2004
Apresentação da nova coleção de moda para mesa composta por toalhas e guardanapos.
Lançamento de sua primeira coleção de óculos.
2005
Inauguração de sua nova boutique em Moscou na Rússia.
Lançamento do novo perfume feminino da marca em colaboração com a empresa Estée Lauder.
2006
Lançamento, em parceria com a renomada grife austríaca Wolford, de uma linha de meias-calça.
2007
Lançamento do perfume feminino MISSONI ACQUA.
Lançamento de sua primeira coleção de roupas para crianças (0 a 14 anos).
Inauguração de uma loja em Madri na Espanha.
2008
Inauguração de uma loja âncora na cidade de Londres e outras unidades em Dubai e Zurique.
2009
Inauguração de suas primeiras lojas em São Paulo e Casablanca (Marrocos).
2010
Para celebrar 100 anos de tradição da água mineral S.Pellegrino, a MISSONI foi escolhida para decorar o rótulo da garrafa. O design foi inspirado nas cores e luz da água, trazendo o clássico ziguezague da marca italiana. Aproximadamente 30 milhões de garrafas com o lacre MISSONI foram distribuídos em restaurantes selecionados do mundo inteiro. A marca modificou a embalagem da água para celebrar o seu projeto “Missoni Italian Talents”, que tem como objetivo promover o Made in Italy.
2011
Lançamento de uma coleção com 400 peças, incluindo roupas (femininas, infantis e masculinas), objetos para casa (de louças a almofadas) e acessórios, criada especialmente para a varejista americana Target.
Lançamento, em parceria com a marca Havaianas, de uma coleção de sandálias. Dessa união criativa surgiram modelos vibrantes, com mistura de cores e tramas.


Estilo próprio
O estilo MISSONI permanece tão atual quanto elegante. A principal característica do produto MISSONI é a diversidade de cores tramadas em tricô fino, geralmente em listras que não necessariamente são retas, mas que podem ser onduladas e não lineares - mas sempre extremamente harmônicas. A marca não se restringe a criar e produzir somente malhas e faz todo tipo de produto: desde vestidos de festa até “roupa de praia”, passando por perfumes, óculos e uma completa linha de produtos para decoração.


Os hotéis
Recentemente a MISSONI resolveu expandir seu estilo de vida para outros segmentos com a inauguração no dia 8 de junho de 2009 de seu primeiro hotel, localizado na cidade escocesa de Edimburgo. Em um projeto realizado em parceria com o Grupo Rezidor, o primeiro HOTEL MISSONI, super colorido e luxuoso, tem as famosas estampas da marca espalhadas por todos os cantos. Famosa pelo seu trabalho original em torno das cores e dos padrões, a marca italiana deu igual destaque às áreas públicas e privadas do hotel que, além de estarem pintadas de cores vibrantes, foram valorizadas com seus padrões característicos. A empresa familiar foi ainda buscar inspiração em suas origens e tradições italianas, passando os seus melhores sabores para a cozinha do hotel que foi apropriadamente batizada de “Cucina”. Fazer o check-in nunca foi tão fashion. A segunda unidade foi inaugurada em 2011 na Cidade do Kuwait. Estão previstas a inauguração de novas unidades em Jebel Sifah (Omã) e Anatólia (Turquia). O Brasil deve ganhar uma unidade, ainda em 2012, na Ilha de Cajaíba (litoral da Bahia). Com esses hotéis a marca italiana vislumbrou mais uma incrível possibilidade de vender seu estilo de vida, utilizando a decoração como uma das maiores vitrines para seu já afamado design de interiores.


Dados corporativos
● Origem:
Itália
● Fundação:
1953
● Fundador:
Ottavio e Rosita Missoni
● Sede mundial: Milão, Itália
● Proprietário da marca:
Missoni S.p.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Vittorio Missoni
● CEO:
Massimo Gasparini
● Diretor criativo:
Ângela Missoni e Luca Missoni
● Faturamento: €100 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
61
● Presença global:
70 países
● Presença no Brasil: Sim (3 lojas)
● Funcionários: 500
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos: Roupas, acessórios e produtos de decoração
● Concorrentes diretos:
Emilio Pucci, Cacharel, Moschino e Chloé
● Ícones:
Os tricôs coloridos e o padrão ziguezague
● Website: www.missoni.com

A marca no mundo
A MISSONI comercializa sua extensa linha de produtos, que engloba moda feminina e masculina, acessórios, cosméticos e objetos para casa, em mais de 70 países através das principais lojas de departamentos do mundo, lojas multimarcas e 46 lojas próprias (incluindo 3 unidades da MISSONI HOME), em sua grande maioria localizada na Europa e na Ásia. Em 2010, as vendas da M MISSONI, segunda linha da grife italiana, cresceram atingiram €60 milhões. A marca é vendida em mais de mil pontos de vendas (principalmente lojas de departamento) e 15 lojas próprias no mundo.

Você sabia?
A bela Margherita Missoni, neta dos fundadores da grife, é a designer de acessórios e embaixadora da marca, além de ser o rosto oficial do perfume MISSONI ACQUA.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/2/2012

2 comentários:

Dinda disse...

Olá, como você descobriu o faturamento da Missoni?

ricardo disse...

Preciso entrar em contato com o mkt (Brasil) da marca Missoni, podem me ajudar?
Obrigado, aguardo. Ricardo Revista HOLA!BRASIL