29.1.10

LA PRAIRIE


À disposição das ávidas consumidoras, que podem pagar por pequenos potes cifras que facilmente rompem a barreira dos US$ 500, há cremes a base de caviar e outros tantos que “nutrem e iluminam” a pele. Foi desta forma que a luxuosa grife suíça de cosméticos LA PRAIRIE conquistou milhões de fãs pelo mundo afora e se tornou famosa por seus produtos exóticos (e extremamente eficazes) à base de extrato de caviar, pó de diamante, platina e micro-cristais. 

A história 
As origens da marca datam de 1931 quando o médico Paul Niehans, pioneiro no uso de células de animais em tratamentos de saúde, fundou uma clínica de revitalização e beleza em Montreux, sob os majestosos cumes dos Alpes Suíços. As suas ideias eram revolucionárias e pouco convencionais, mas tão eficazes que se tornaram em um segredo de culto, sussurrado entre os círculos da nobreza, realeza e celebridades da Europa. Com isso, a Clínica La Prairie tornou-se um imaculado santuário de rejuvenescimento. E isto ganhou impulso em 1953, quando injeções de células de fígado de carneiro salvaram o Papa Pio XII da morte, fazendo com que a LA PRAIRIE ganhasse fama mundial. Milionários do mundo todo recorreram à “fonte suíça da juventude”: o imperador Hirohito, Charles Chaplin, Greta Garbo, só para citar alguns nomes.


Em 1978, depois de anos de pesquisas, cientistas da clínica, anunciaram o avançado Sistema de Tratamento Celular, que revolucionou a ciência do cuidado com a pele. Era o surgimento dos cosméticos com a grife suíça LA PRAIRIE. Rapidamente os produtos eficazes que ajudam a prevenir o processo de envelhecimento da pele se tornaram os preferidos de milionárias, celebridades e pessoas famosas. Em 1982 os laboratórios cosméticos LA PRAIRIE deixaram de pertencer à clínica, quando foram comprados pelo Beiersdorf, tradicional empresa alemã proprietária da marca Nivea. A clínica ficou com o banqueiro suíço Arnie Mattli.


Mesmo sob a administração de novos proprietários, os laboratórios LA PRAIRIE continuaram a formular ano após ano os mais recentes e avançados tratamentos para o rosto, que não só corrigem os danos já existentes, mas também previnem os futuros. Na procura constante de uma pele perfeita, os laboratórios LA PRAIRIE conseguiram desenvolver uma completa linha de tratamentos celulares de vanguarda em cosmetologia. Formulados a partir de um Complexo Celular Exclusivo, estes tratamentos antienvelhecimento fornecem à pele os nutrientes indispensáveis à saúde, beleza e vitalidade.


Em 1987, a marca suíça estarreceu o mundo com o lançamento do primeiro produto da linha Caviar, que se tornaria um verdadeiro clássico da indústria cosmética. Esses produtos possuíam em sua fórmula um tratamento micro-encapsulado, em forma de pequenas pérolas de caviar, imersas em um mar de regeneradores naturais. O produto oferecia benefícios especiais, com propriedades firmadoras, hidratantes e nutritivas, proporcionando um cuidado refinado da pele com suntuosidade. Símbolo de luxo, glamour e sofisticação nos quatro cantos do mundo, a linha Caviar conta atualmente com mais de dez produtos, que além da sua funcionalidade tem uma aura de objeto de desejo. O caviar é uma fonte poderosa de nutrientes energizantes, que juntamente com outros ativos importantes regeneram a estrutura celular, proporcionando uma firmeza natural da pele em aproximadamente quatro semanas após o uso dos produtos.


O Skin Caviar Luxe Cream, lançado em 1998, transformou-se em um componente central da linha Caviar, que se tornou um verdadeiro sucesso ao unir itens compostos com a iguaria gastronômica e pelos preços tão despropositados quanto suas matérias-primas. Este creme possui textura enriquecida, um tratamento integral para a pele mais exigente, com um êxito espetacular. Outros destaques dessa linha são o Essence of Skin Caviar Eye Complex, que possui em sua formulação o poderoso Extrato de Caviar, lançado em 1989 e que se tornou o mais avançado cuidado já desenvolvido para as pálpebras; e o Skin Caviar Revitalizing Eye Mask, lançado em 2000, que possui ação suavizante e firmadora do poderoso Caviar Firming Complex. Estes produtos são indicados para serem aplicados na delicada região dos olhos, onde atuam para reduzir notavelmente o inchaço de olheiras e bolsas.


No início do novo milênio, a marca suíça ganhou ainda mais notoriedade ao lançar no mercado mais um produto da linha Caviar: micro-cápsulas douradas que devem ser apanhadas com uma colher de prata e espremidas em um lenço especial antes de aplicadas no rosto. Ainda este ano, a LA PRAIRIE inaugurou dois spas nos Estados Unidos: um dentro do luxuoso hotel Ritz-Carlton em Nova York e outro no The Beverly Hills, em Los Angeles. São lugares suntuosos, com mais de 1.000 m², porém discretíssimos. O projeto arquitetônico foi pensado para que as clientes não se cruzassem pelos corredores. Além dessas novidades, a marca apresentou em 2002 a The Radiance Collection, a primeira linha de cuidado da pele a implementar a Tecnologia Inteligente ao utilizar pigmentos otimamente ativos e fitoesterinas para renovar visivelmente a pele madura. E também lançou seu primeiro item de maquiagem (uma base).


As “grandes estrelas” adicionadas a linha de produtos da luxuosa marca suíça nos últimos anos são: Cellular Radiance Cream, que leva em sua composição cristais triturados; Gold, creme que promete combater os radicais livres, diminuir as manchas e a flacidez da pele, deixando-a com mais brilho e bonita, utilizando para isso ouro em sua composição; Cellular Cream Platinum Rare, uma fórmula transformada que trás o balanço elétrico recarregando a pele com platina pura para assegurar um desempenho sem idade, protege o DNA da pele e repõe a umidade continuamente para um olhar de esplendor suave; o Skin Caviar Luxe Eye Lift Cream, produto multifuncional, indicado para tratar da delicada região dos olhos, combatendo os sete fatores que envelhecem essa região como as linhas finas, rugas, perda de firmeza, perda de elasticidade, flacidez, olheiras e o ressecamento da delicada pele da região; e a linha White Caviar Illuminating Système, que tem como alvo as marcas da idade, ou seja, o clareamento da pele, e cujo produto de maior sucesso é a White Caviar Spot Treatment, desenvolvida para ser usada nas manchas escuras do rosto, daí seu formato de caneta para facilitar a aplicação.


Além dos poderosos cremes, tônicos e hidratantes, a LA PRAIRIE também conta com uma sofisticada linha de perfumes exclusivos, o primeiro deles lançado no mercado em 1993. As fragrâncias da marca suíça combinam habilmente ingredientes raros e preciosos para transmitir sofisticação, calor inebriante e estilo cativante. Tudo dentro de frascos que parecem verdadeiras obras de arte. Desde então foram lançados perfumes que fizeram enorme sucesso, como por exemplo, o Silver Rain (2005), o Midnight Rain (2006), o Brilliance Silver Rain (2006) e a coleção Life Threads Silver, Gold e Platinum (2009).


Em 2015, a marca suíça elevou o luxo ao mais alto patamar. Em parceria com a não menos luxuosa Baccarat, a marca lançou no mercado Caviar Spectaculaire, uma edição limitada que reúne toda experiência da LA PRAIRIE e os artesãos de cristal fino da empresa francesa. Como símbolo de prestígio, a coleção Caviar é uma das linhas mais emblemáticas da marca suíça, principalmente com o creme para o rosto, embora também existam versões para o corpo. A edição continha um número limitado frascos de 75 ml do lendário “Skin Caviar Luxe Creme” em uma apresentação requintada de cristal desenvolvido pela Baccarat. O frasco de cristal personalizado cuja concepção se baseia no famoso lustre Harcourt de 1.841 cristais da Baccarat, pode ser utilizado até como um produto de decoração.


Pioneira em cuidados celulares antiidade e em biotecnologia de ponta, a LA PRAIRIE tem como principal missão retardar o envelhecimento na sua origem, criando as mais luxuosas formulações cosméticas do planeta. Cada precioso produto de cuidado da pele é infundido com ingredientes raros, exóticos e benéficos. Para rejuvenescimento definitivo, proteção absoluta ou um efeito lifting, todos os cuidados celulares da pele com a marca suíça têm algo em comum: uma experiência exuberante e notáveis propriedades que desafiam a idade. Por mais de 35 anos, a LA PRAIRIE realiza intensas pesquisas nesse campo e é uma das maiores especialistas do mundo em cuidados antiidade.


Todo luxo tem seu preço 
Ao longo dos anos a LA PRAIRIE se fixou no mercado como uma produtora de cosméticos de alto luxo. A marca tem como aspiração a perfeição da pele, desenvolvendo tratamentos inovadores, baseados em ingredientes exclusivos e exóticos como caviar, platina, ouro, diamantes e algas marinhas, os quais fornecem à pele nutrientes essenciais para saúde, vitalidade e aparência jovial. Mas, toda essa tecnologia empregada nos cosméticos da marca suíça têm seu preço. É bem verdade que um pouco alto para a maioria dos mortais que habitam este planeta. Alguns de seus cremes custam até R$ 2.300. Um exemplo disso é um pote baixinho, gordinho, azul translúcido, com tampa prateada. A high society mundial conhece bem esse frasco. Sejam as mulheres, que o compram, sejam seus maridos, que não entendem como míseras 50 gramas de creme para o rosto podem custar mais R$ 1.500. Sim, você entendeu direito: 50 gramas por mais de R$ 1.500. Mas, esse preço, tem justificativa segundo a marca suíça. O pote azul contém produtos de beleza feitos com ovas do Esturjão Beluga, o mais raro dos caviares e poderoso agente antienvelhecimento. O campeão de vendas é um pouco mais baratinho: o Skin Caviar, que custa pouco mais de R$ 650 (50 g).


Os slogans 
Looking for the perfect skin. (2010) 
The future of your skin. (2003) 
Luxury for your skin. (1995) 
Em busca da perfeição.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1978 
● Criador: Clínica La Prairie 
● Sede mundial: Volketswil, Suíça 
● Proprietário da marca: La Prairie Group AG 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Beiersdorf AG) 
● CEO: Patrick Rasquine 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas/Spas: 20 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Cosméticos de luxo 
● Principais produtos: Creme anti-rugas, hidratantes, esfoliantes e perfumes 
● Concorrentes diretos: La Mer, Guerlain, Chanel, Lancôme, Sysley, Shiseido, Kanebo, Caudalie e Givenchy 
● Ícones: As luxuosas embalagens e a linha Caviar 
● Slogan: Looking for the perfect skin. 
● Website: www.laprairie.pt 

A marca no mundo 
A marca suíça vende seus luxuosos produtos em mais de 90 países ao redor do mundo. Na LA PRAIRIE, vale a regra do quanto menos, melhor. Por exemplo: existem 2.500 lojas chiques, o bastante para vender a marca nos Estados Unidos, mas ela só está presente em 350. No Brasil, 35 pontos-de-venda comercializam seus luxuosos produtos. Estabelecimento com plaquinha da grife na fachada só existe um, no chique bairro dos Jardins, em São Paulo. É um misto de centro de estética com loja batizado de Beauty Center La Prairie. A marca possui ainda pouco mais de 10 exclusivos spas chamados The Art of Beauty e localizados dentro de luxuosos hotéis em Nova York, Los Angeles, Sydney, Genebra, Berlim, Mônaco, Ilhas Cayman e Zurique. 

Você sabia? 
A LA PRAIRIE não trabalha com produtos específicos para homens ou mulheres, e sim para determinados tipos de pele. E que para cada pele, um tipo de produto é indicado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/2/2016

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho 56 anos e nunca tinha usado este tipo de produtos por achar demasiado despendiosos e achar que pudesse resolver e rapido envelhecimento da minha pele com produtos mais acessiveis.Decidi entao arriscar e usar o creme para os olhos e estou verdadeiramente satisfeita. Tenho pena de não ter começado ha mais tempo. Sinto realmente que a minha pele esta a melhorar e ja comprei o que me faltava. Obrigada

isa disse...

Eu amo os produtos da La prarie, uso a muitos anos e estou super satisfeita .