23.3.10

CLARINS


Líder absoluta no mercado europeu para tratamento de pele no segmento de luxo, a CLARINS desenvolve produtos feitos exclusivamente com ingredientes naturais que tornam a pele mais bela e saudável, oferecendo a suas clientes um resultado rápido, real e eficiente. Não por menos, a marca francesa conquistou milhões de fiéis consumidores pelo mundo afora, especialmente celebridades e pessoas ricas. 

A história 
A história começou nos anos de 1950 com Jacques Courtin, um estudante francês de medicina, que se especializou em fisioterapia e em tratamento da circulação através de massagens. O jovem desenvolveu uma nova técnica de massagem, eficaz em melhorar a circulação do sangue e o sistema de drenagem linfática, essenciais à saúde geral e à da pele. Ele também começou a formular seus próprios óleos a partir de extratos de plantas. Ao trabalhar como fisioterapeuta, seus pacientes tiveram melhoras de condições médicas e também de aparência da pele. Foi então, que no ano de 1954, ele resolveu inaugurar na cidade de Paris, precisamente no número 35 da Rue Tronchet, o INSTITUTO CLARINS, cujo objetivo era oferecer tratamentos de pele (face e corpo) avançados e personalizados para as mulheres. Sua única motivação era fazer uma homenagem à mulher: “por amor e respeito à beleza feminina”. O nome “Clarins” era uma referência a uma peça de teatro, e depois seria incorporado ao sobrenome do fundador. Um dos grandes sucessos iniciais da empresa foi disponibilizar o primeiro tratamento anti-rugas, chamado de huile anti-eau, que tinha como objetivo evitar a retenção de líquidos, estimular e eliminar as toxinas da pele deixando-a mais firme e macia. O sucesso de seus tratamentos foi crescendo ao longo do tempo e cada vez mais o instituto ganhava novas clientes encantadas com os resultados obtidos.


Desde o início, a CLARINS buscava na natureza ingredientes que iriam fazer seus produtos terem afinidade com a pele, oferecendo as suas consumidoras resultados satisfatórios. O primeiro produto criado por ele em 1962 foi o “Body Shaping Cream”, um creme que acentuava os contornos e formas e eliminava a celulite. Em 1965, ele deixou de subcontratar a produção dos seus produtos e criou a sua própria unidade de fabricação em Cormeilles en Parisis, nos subúrbios da cidade de Paris. Como os óleos e cremes totalmente feitos com puros extratos de plantas faziam enorme sucesso entre as clientes do instituto, que chegavam a pedi-los para levar para casa, ele resolveu vender esses produtos no instituto a partir de 1966. O sucesso foi tanto, que pouco depois, em 1968, a pequena linha de produtos da marca, até então exclusividade do instituto, começou a ser comercializada em perfumarias rigorosamente selecionadas. Pouco depois, os produtos começaram a serem comercializados em grandes lojas de departamento.


Em 1970, a CLARINS assinou seu primeiro contrato para a distribuição de seus produtos fora da França, iniciando assim uma fase de internacionalização da marca. Nos anos seguintes, o filho do fundador, Christian Courtin-Clarins, foi o principal responsável por divulgar e desenvolver a marca internacionalmente. Pouco mais de dez anos depois, em janeiro de 1981, a primeira subsidiária da empresa francesa foi estabelecida nos Estados Unidos. Nesta época a marca já era líder no mercado francês de produtos para o tratamento da pele no segmento de luxo. A marca CLARINS começou a diversificar suas atividades no ano de 1991 através do lançamento de sua primeira linha de maquiagem, cuja filosofia era “You, even more beautiful”; no ano seguinte com o lançamento do perfume feminino Angel de Thierry Mugler; e pouco mais tarde, em 1995, com a aquisição da linha dos famosos perfumes Azzaro. Foi nesta década, depois de se tornar líder na Europa no segmento de produtos para o tratamento da pele (especialmente facial), que de forma discreta, a CLARINS desembarcou com seus produtos no mercado brasileiro.


Em 2000, com a aposentadoria do fundador, seu filho Christian assumiu o comando da empresa juntamente com seu irmão, o cirurgião ortopédico Olivier Courtin-Clarins. Em 2007, a empresa gastou por volta de US$ 45 milhões com pesquisas de novos ingredientes e com a realização de testes em diferentes países para o desenvolvimento de novos produtos que beneficiassem a saúde da pele. Outra novidade foi o lançamento da MyBlend, a primeira linha personalizada de cosméticos. Além disso, a CLARINS estreou seu comércio eletrônico. No ano de 2008, os membros da família iniciaram a recompra das ações da empresa na Bolsa de Valores e fecharam seu capital. A decisão foi baseada em uma simples razão segundo a família: em um mercado que pede lucros instantâneos, se a empresa se deixa levar apenas pelas metas capitalistas, não consegue construir uma marca de verdade.


Nesse mesmo ano, a empresa ingressou no segmento de cosméticos orgânicos ao investir na marca KIBIO (que seria encerrada poucos anos mais tarde). Recentemente, a marca francesa voltou ao mercado brasileiro com força total e muitas novidades. Uma delas, a linha solar, além de proteger, revigora a pele. Isto porque, além dos filtros que evitam a ação dos raios de sol na pele, contém princípios ativos de origem vegetal que otimizam a comunicação celular e contribuem para barrar a degradação das fibras de colágeno. Em 2014, a CLARINS comemorou 60 anos de inovações extraídas do coração das plantas, 60 anos de experiência no segmento de beleza, 60 anos em saber ouvir as mulheres, 60 anos de beleza responsável, respeitosa a natureza e as futuras gerações.


A linha do tempo 
1983 
Lançamento do BEAUTY FLASH BALM, um creme facial que deixava a pele macia e luminosa, eliminando qualquer sinal de fadiga. 
1985 
Lançamento do DOUBLE SERUM, um eficaz e poderoso creme antienvelhecimento. Atualmente este produto, um dos mais populares da marca, possui 38 ingredientes naturais poderosos no combate ao antienvelhecimento. 
1987 
Lançamento do EAU DYNAMISANTE, um creme (gel) que utilizava os princípios da aromaterapia para o tratamento da pele. 
1988 
Lançamento do MULTI-ACTIVE DAY CREAM, um creme com o exclusivo sistema de Multi-Lamellins, um ingrediente capaz de proteger a pele contra as “agressões” do dia-a-dia. 
1991 
Lançamento do ANTI-POLLUTION COMPLEX, um spray hidratante que protegia a pele contra as ações da poluição. 
1993 
Lançamento de uma linha de protetores solares feitos com plantas naturais que proporcionava uma alta proteção da pele. 
1995 
Lançamento do primeiro creme enriquecido com vitaminas e feitos com extratos de plantas que interagiam com a luz. 
1996 
Lançamento do BODY LIFT, um poderoso creme que agia no sistema de comunicação das células da pele eliminando gorduras. 
2000 
Lançamento de um tônico demaquilante que além de remover completamente a maquiagem hidratava a pele. 
2002 
Lançamento de uma completa linha masculina (ClarinsMen) de produtos para o tratamento da pele. 
2003 
Lançamento de uma linha de produtos para o tratamento da pele especialmente desenvolvida para mulheres com mais de 50 anos. 
2004 
Lançamento de um creme hidratante com alto grau de proteção contra os raios UV. 
2005 
Lançamento do TOTAL BODY LIFT, um poderoso creme redutor de celulite. 
Lançamento dos dois primeiros perfumes com a marca CLARINS. 
2006 
Lançamento de um creme pós-barba que trata e hidrata a região sensível da pele. 
2010 
Lançamento da CAPITAL LUMIÉRE, um creme antienvelhecimento com extratos de Cochléaire e Waltheria, que ajuda a fortalecer a rede de colágeno, reduzir rugas, reafirmar a pele e restaurar a luminosidade.


Espaços relaxantes 
Em 2001, a CLARINS através de uma parceria com o badalado hotel Dinarobin, localizado nas paradisíacas Ilhas Maurício, inaugurou um luxuoso SPA onde a filosofia e o conceito da marca estavam presentes em todos os detalhes, desde a decoração até os exclusivos tratamentos. Atualmente, são mais de 42 luxuosos Spas (batizados de Spa by Clarins), instalados em magníficos e prestigiosos hotéis localizados em lugares paradisíacos, como as Ilhas Seicheles, Maldivas, Ibiza (Espanha), Le Cap Ferret, Saint-Tropez e Courchevel (França), Ixtapa (México), Jeddah (Arábia Saudita), Panamá, Macau e Marrakech (Marrocos). Esses luxuosos Spas oferecem tratamentos faciais e corporais, massagens, beleza das mãos e dos pés, maquiagem, osteopatia, fitness e muito mais.


A partir de 2003, a empresa começou inaugurar unidades dos chamados SKIN SPA CLARINS em grandes cidades mundiais, oferecendo um espaço de beleza e saúde com serviços relaxantes como tratamentos faciais e massagens realizadas por profissionais altamente competentes. O objetivo era consolidar a CLARINS como uma marca especializada em pele. Esse serviço permitiu que a marca francesa se expressasse, oferecendo uma experiência prazerosa com o uso e a venda de seus produtos em espaços meticulosamente planejados. Atualmente são 160 desses Spas espalhados por mais de 25 países. Nos últimos anos a marca inaugurou também vários SKIN SPAS em badaladas lojas de departamento como a Nordstrom e a Bloomingdale’s, que contam com profissionais especializados e treinados pela empresa para oferecer tratamentos faciais com duração de 45 minutos à uma hora.


A evolução visual 
O logotipo da marca CLARINS passou por pequenas alterações ao longo dos anos. Atualmente a identidade visual pode ser também aplicada sem a palavra “Paris”.


Os slogans 
It’s fact. With Clarins, life’s more beautiful. (2007) 
With plants, you can see beauty grow. 
Makes life more beautiful.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1954 
● Fundador: Jacques Courtin-Clarins 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Clarins S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Groupe Clarins) 
● Chairman: Christian Courtin-Clarins 
● CEO: Jonathan Zrihen 
● Faturamento: €1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Spas: + 200 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 10.000 
● Segmento: Cosméticos de luxo 
● Principais produtos: Cremes, maquiagens e perfumes 
● Ícones: O creme anti-rugas 
● Slogan: It’s fact. With Clarins, life’s more beautiful. 
● Website: www.clarins.com 

A marca no mundo 
Atualmente a CLARINS, uma das líderes mundiais em cosméticos e perfumes e número 1 na venda de cremes na Europa no segmento de luxo, é composta por mais de vinte subsidiárias que comercializam os produtos da marca francesa em 150 países ao redor do mundo através de mais de 21 mil pontos de venda. A divisão de perfumes da empresa, constituída por marcas como Thierry Mugler, Azzaro, fatura em média aproximadamente €390 milhões por ano. O faturamento estimado da CLARINS em 2014 foi de €1.3 bilhões. A empresa possui atualmente dois parques industriais na França que chegam a testar mais de 100 ingredientes ativos por ano. A marca fabrica seus produtos de cuidados da pele e perfumes exclusivamente na França, e exporta 88% de sua produção. 

Você sabia? 
Aproximadamente 40% dos produtos da marca francesa foram elaborados e desenvolvidos por sugestão de alguma cliente. 
A CLARINS esteve entre os primeiros fabricantes de produtos para a pele a se especializar em ingredientes naturais, botânicos e hipoalergênicos, e a primeira empresa do segmento na França a suspender definitivamente os testes em animais no ano de 1987. Além disso, a marca se engajou na proteção ambiental e desde 1991 não utiliza nenhum produto de origem animal. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/1/2016

7 comentários:

Silvia Zampar disse...

Só passando por aqui pra deixar registrado que acho importantíssimo o trabalho de levantamento de marcas que vocês fazem aqui no blog.
Infelizmente acho que não recebem muitos comentários, pois a gente acaba meio que "passando batido" e só o dia que vá precisar de uma informação de uma marca específica que damos valor para uma pesquisa criteriosa como a que vocês fazem.
Mas sou leitora e admiradora do blog. Parabéns e continuem firme no propósito.

Thalles disse...

assim como a silvia admiro muito o blog também...excelente!!



http://aquaporinas.blogspot.com/

tati disse...

Adorei a historia da marca fiquei encantada.

Twittessa disse...

Se existe um lugar onde aprendo sobre os maiores do mundo fashion é aqui.

Anônimo disse...

Também concordo com a Sílvia. Parabéns pelo blog. Cada vez que preciso de informações sobre uma marca é aqui que eu procuro. Continuem com o trabalho. Gostaria de sugerir a inclusão de uma marca que comprei recentemente, para tratamento do corpo e rosto e gostei muito que é a Caudalie.Pelo que andei pesquisando é uma marca relativamente jovem.

Grata pelo trabalho

Fatima Andrade

Rubia disse...

Olá Gostaria de saber mais sobre a marca de sapatos Schutz.....

Anônimo disse...

Iniciei o uso a pouco tempo mais nesse curto período adorei, tenho 49 anos e vi a minha pele melhorar a cada dia. Resumo comprei para minha filha de 32 anos .