19.5.10

TOSTINES

Basta abrir e comer um pacote de biscoitos da marca TOSTINES que rapidamente vem uma simples dúvida a cabeça de qualquer consumidor brasileiro: Afinal, TOSTINES é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?
-
A história
A história da tradicional marca tem início em 1927 com a fundação da fábrica de doces Carvalho & Lobo, construída em um galpão na esquina das ruas Thiers e Hannemann, no bairro do Pari em São Paulo. Somente no ano de 1965, a empresa lançou no mercado a marca TOSTINES, sendo a primeira a comercializar biscoitos em pacotes no Brasil, fato comum somente nos Estados Unidos e Europa na época. Nas décadas seguintes, os biscoitos fresquinhos, crocantes e feitos com ingredientes de alta qualidade conquistaram milhões de brasileiros e se tornaram uma presença constante nos cafés da manhã e lanches pelo país afora. Além disso, a marca lançou importantes novidades no segmento, como em 1973, quando inaugurou o segmento de cobertos na categoria de biscoitos com a marca Calipso. A TOSTINES ganharia ainda notoriedade e popularidade em 1984, quando foi criado o conceito “Qual o segredo de Tostines?” que utilizava o slogan “Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?”, criado pelo publicitário Enio Mainardi. A partir deste momento a TOSTINES se tornaria um ícone do segmento de biscoitos no Brasil.
-
-
No restante da década, inúmeras campanhas publicitárias e o tradicional slogan criaram um vínculo afetivo do consumidor brasileiro com os deliciosos e sempre frescos biscoitos TOSTINES. Em 1993, a tradicional marca, pertencente então a Fábrica Confiança foi adquirida pela suíça Nestlé, que produz biscoitos no país desde 1967 e consolidou definitivamente a sua liderança neste segmento, inicialmente operando como uma unidade separada, e adotou uma nova assinatura: “Não tem segredo. Mais fresquinho e gostoso é Tostines”. No restante da década, a Nestlé utilizou sua grande capacidade de distribuição para aumentar o alcance dos produtos TOSTINES no país. Além disso, a linha de produtos da marca ganhou várias novidades e sabores.
-
-
Somente em 2002 houve a fusão das marcas Nestlé e TOSTINES, e desde então a tradicional marca de biscoitos começou a ceder espaço para a marca unificada dos Biscoitos Nestlé. A Linha TOSTINES sofreu uma expressiva mudança de layout em 2005, gerando maior identidade com a marca e com o público-alvo. Depois de anos fora da mídia de massa, voltou a investir em comunicação no início de 2006 como três filmes publicitários e a assinatura “TOSTINES, sempre TOSTINES”.
-
-
Atualmente, apesar da linha TOSTINES ter diminuído, a marca comercializa produtos chaves no segmento como o Biscoito Recheado de Chocolate; Biscoito Wafer de Chocolate (com seu formato tradicional, está sempre fresquinho e crocante); Biscoite ao leite; Biscoito Cream Cracker (um clássico do dia a dia que a TOSTINES oferece para seus consumidores, sempre fresquinho e crocante, e que recentemente ganhou nova fórmula, bem mais fininhos e muito mais crocantes); Biscoito de Maçã e Canela (a aparência caseira e a leveza de sua receita, faz deste biscoito uma excelente opção para servir às visitas no chá da tarde); Biscoito de Maisena; Biscoito Salgado com Gergelim (muito crocante e rico em fibras); Biscoito Tostitas; e o Biscoito de Água.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Lançamento: 1965
● Criador:
Fábrica de Doces Carvalho & Lobo
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Ivan Zurita
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 16.700 (Nestlé Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Biscoitos salgados e doces
● Ícones:
A bolacha de água e sal
● Slogan: Tost
ines, sempre Tostines.
● Website:
www.nestle.com.br
-
A marca no Brasil
TOSTINES, a linha de biscoitos clássicos que toda a família aprecia é atualmente um dos grandes pilares dentro da divisão de biscoitos da empresa Nestlé. A tradicional marca é comercializada em quase todo o país, sendo uma das líderes de mercado em sua categoria.
-
Você sabia?
A denominação “biscoito” surgiu na França para descrever o pão que amassado e novamente cozido transformava-se em pasta dura, visando sua melhor conservação. “Biscoito” é justamente a junção dos termos “bis” e “cuit” que quer dizer “cozido duas vezes”.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 19/5/2010

12 comentários:

Liderança disse...

Marca bem construídae que faz parte do nosso cotidiano.
Aqui em Belém, os ônibus da marca precisam ser melhor conservados pelos usuários.

Lucafer disse...

A Nestlé está cometendo uma falta contra o povo brasileiro.
Todos sabemos que os biscoitos da Tostines são os melhores.
É lamentável que a Nestlé queira apagar da memória do povo as deliciosas receitas da Tostines que por tantos anos fazem parte da nossa vida.
Primeiro sumiram das prateleiras de pequenos e grandes comércios os biscoitos waffers, depois os recheados, os de Leite, Maria e outros. Hoje ainda encontramos os Maizena, mas não sabemos até quando.
Um grande culpado é o governo que permitiu a venda e se mantém omisso, deixa a Nestlé a pretexto de grandes investimentos na marca Tostines, tomar decisões que só visam apagar a marca. Tirando do povo brasileiro o direito de adquirir biscoitos tradicionais e de qualidade.
As receitas da Tostines são insuperáveis e a Nestlé não tem o direito de fazê-las desaparecer.
O governo deve agir e devolver a Tostines para a Tostines. Para que temos o BNDES?
Que pena! futuras gerações não vão conhecer o gostinho dos biscoitos Tostines!
A Tostines não é simplesmente a marca de uma empresa, é muito mais: um patrimônio do povo brasileiro!

Anônimo disse...

Amigo parabéns pelo Blog,eu e meu pai buscavamos biscoitos na antiga fábrica da Tostines a Calypso era chamada de carícia,vinham em caixas de 2kg e em pacotes de 200gr.
Esqueceu de mencionar que a antiga Kid's doces pertencia ao grupo,hoje a kid's é da Arcor e a tostines é da Nestlé.

Paulo Abreu disse...

-Realmente os biscoitos Tostines sumiram do mercado, o que é uma pena, pois são os mais saborosos. É a velha história do comerciante rico que se sente incomodado com o crescimento de outros e vai lá compra a fábrica do concorrente e some com o produto original.. No final o consumidor fica sem o direito de escolha.

Makihaara disse...

-Tenho na memoria de infancia da imagem do garotinho com lata de biscoito. e lembro do slogan "Äonde tem Tostines, todo mundo da uma paradinha."
Ainda continua melhor biscoito, apesar de não encontrar para comprar com facilidade.

Anônimo disse...

É uma pena que a TOSTINES nao tem mais as bolachas 96 essa eram as melhores realmente nao sei porque uma bolacha de otima qualidade sair assim do mercado , eu comprava sempre caixas de 2k . Ainda nao perdi a esperança de um dia ter essas bolachas no mercado.A NESTLE agora dona da TOSTINES bem que podia fazer novamente as BOLACHAS TOSTINES 96.

Mauricio Antonio disse...

Todos tem razão a marca TOTINES era a marca de biscoitos mais gostosas que já existirão o biscoito Wafer TOTINES
era que vinha com mais camadas de recheio e derretia na nossa boca.
Mais e assim mesmo a onde a netlé
ponhe a mão ela acabar com a marcas antigas e prazer do consumidor Brasileiro.

rita vasconcelos disse...

saudades, saudades, saudades, meu pai foi funcionario da Doces Confiança e, após anos como contador da empresa para atendimento aos caminhões que viajavam o Brasil para distribuir os produtos, tornou-se empreendedor, abrindo um escritório para atendimento a estes vendedores.
assim dei inicio a minha vida profissional, trabalhando no Pari no escritorio do meu pai, ja falecido.

Elvio R Dias disse...

Humm... agora eu entendi bem o porque que o melhor wafer de chocolate desapareceu das gôndolas. A velha historia da compra para não ser mais incomodado pelo concorrente e com isso quem perde é o povo brasileiro, concordo também sobre a questão: para que serve o BNDES ?
Sou a favor de uma manifestação nas redes sociais e outros meios para tentar fazer "alguem" olhar com outros olhos sobre esse importante resgate para o povo brasileiro. Eu reescreveria a frase de Tostines dessa forma: "Tostines, um produto brasileiro que deixou de estar nas prateleiras porque está sempre fresquinho ..."

Luiz Jorge disse...

É, realmente a Nestlé tem perdido muito com essa sua opção de criar outros produtos e não manter a comercialização dos já consolidados produtos Tostines!!!
Os produtos novos, especialmente os recheados, são desagradáveis ao paladar, carregados de corantes e de gordura vegetal ou "sabe se lá, o quê?!"
E mesmo os produtos que "mantiveram" produzindo não tem o mesmo gosto (deve ser para paladar de europeu!!!) Um pena!!! Olho as gôndolas nos supermecados igual a um cachorro pidão (pensando no sabor da minha memória), mas não tenho coragem de comprar (não por falta de dinheiro), pois sei que ficarei decepcionado!!!
No final de 2011 enviei uma Carta (via e-mail) à Nestlé, que até foi muito gentil me enviando, dias depois, uma caixa com um pacote de biscoitos recheados Classic. Ai sim, a decepção foi confirmada! Nem respondi!!! Tenho 48 anos, espero sentir o sabor dos biscoitos TOSTINES que eu sentia desde os meus 5 anos!!! Volta pra mim TOSTINES, com textura e com sabor!!!!!

Vania Matos disse...

A Néstle acabou com o biscoito Tostines!

Renam disse...

É realmente uma covardia o que a Nestlé esta fazendo com a Tostines. Eu me lembro que a Nestlé fazia os biscoitos São Luiz para concorrer com a Tostines. Não chegavam perto da qualidade da Tostines. Agora entendo por que alguns biscoitos estão perdendo a qualidade. Deve ser a fórmula do São Luiz de volta.