19.5.10

TOSTINES


Basta abrir e comer um pacote de biscoitos da marca TOSTINES que rapidamente vem uma simples dúvida a cabeça de qualquer consumidor brasileiro: Afinal, TOSTINES é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? Durante décadas milhões de brasileiros gostavam de levar os deliciosos biscoitos nas lancheiras escolares, outros de comer no café da manhã, enquanto muitos preferiam saboreá-los no lanche da tarde. Por isso, TOSTINES se tornou um clássico da família brasileira, oferecendo biscoitos deliciosos sempre fresquinhos e crocantes. 

A história 
A história da tradicional marca tem início em 1927 com a fundação da Fábrica de Doces Carvalho & Lobo, construída em um galpão na esquina das ruas Thiers e Hannemann, no bairro do Pari, em São Paulo. Somente no ano de 1965, a empresa lançou no mercado a marca TOSTINES, sendo a primeira a comercializar biscoitos em pacotes no Brasil, fato comum somente nos Estados Unidos e Europa na época. Nos anos seguintes, os biscoitos fresquinhos, crocantes e feitos com ingredientes de alta qualidade conquistaram milhões de brasileiros e se tornaram uma presença constante nos cafés da manhã e lanches pelo país afora. Além disso, a marca lançou importantes novidades no segmento, como por exemplo, em 1973, quando inaugurou o segmento de cobertos na categoria, com o lançamento da TOSTINES CALIPSO (deliciosos biscoitos cobertos de chocolate). Pouco depois ingressou no segmento de biscoitos infantis com o lançamento no mercado da TOSTINES RECREIO, deliciosos wafers recheados com sabor na medida certa (a embalagem continha 10 unidades bem embaladas e que cabiam direitinho nas lancheiras escolares). Lançado com o slogan “Chegou a coisa mais gostosa da escola: Recreio Tostines”, o divertido produto era oferecido nos sabores limão, abacaxi, baunilha, chocolate e morango, e se tornaram um enorme sucesso entre a garotada.


Outra grande novidade foi lançada no mercado no início da década de 1980: TOSTINES TOSTITAS, um irresistível biscoito caramelizado e tostadinho. Mas a TOSTINES ganharia ainda mais notoriedade e popularidade em 1984, quando foi adotado o conceito “Qual o segredo de Tostines?” que utilizava o slogan “Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?”, criado pelo publicitário Enio Mainardi e que ficaria popularmente conhecido como “Teorema de Tostines”. A partir deste momento a TOSTINES se tornaria um ícone do segmento de biscoitos no mercado brasileiro e conquistaria ainda mais paladares entre as famílias pelo país afora. No restante da década, inúmeras campanhas publicitárias e o tradicional slogan criaram um vínculo afetivo do consumidor brasileiro com os deliciosos e sempre frescos biscoitos TOSTINES. Além disso, a linha de produtos da marca oferecia biscoitos tradicionais como Maizena, Maria, Cream Cracker, Saltines, Carícia (redondo, fino e docinho), água e sal, água, além de wafers recheados, entre outros.


A década seguinte começou com a aquisição, em 1993, pela Nestlé da Indústria de Produtos Alimentícios Confiança, que fabricava os biscoitos TOSTINES, as balas Kid’s e os confeitos Sing’s, que agregaram importantes marcas ao portfólio da empresa suíça, que já produzia biscoitos no país desde 1967 e consolidou definitivamente a sua liderança neste segmento. No início da nova gestão a TOSTINES operava como uma marca separada, além de adotar uma nova assinatura: “Não tem segredo. Mais fresquinho e gostoso é Tostines”. No restante da década, a Nestlé utilizou sua grande capacidade de distribuição para aumentar o alcance dos produtos TOSTINES no país. Além disso, a linha de produtos da marca ganhou várias novidades e sabores, como por exemplo, em 1997 quando a marca lançou o Recreio Turma da Mônica, biscoito no estilo cream cracker com sabor de manteiga e que podia ser dividido com facilidade em quatro partes, já que vinha picotado de forma diagonal. No ano seguinte essa linha ganharia outra novidade: um biscoito recheado com sabor “toffee” (caramelo).


Somente em 2002 houve a fusão das marcas Nestlé e TOSTINES, e a partir de então a tradicional marca de biscoitos começou a ceder espaço para a marca unificada dos Biscoitos Nestlé. Ainda sim, a linha ganhou algumas novas versões, como por exemplo, em 2003, com o lançamento dos biscoitos TOSTINES MATINAL, nas versões Integral, Integral Light, Multifibras e Centeio. Além disso, a TOSTINES sofreu uma expressiva mudança de layout em 2005, gerando maior identidade com a marca e com o público-alvo. Com isso, a TOSTINES lançou novas embalagens em branco, cor que já foi sinônimo da marca. E não parou por aí. Depois de anos fora da mídia, a marca voltou a investir em comunicação no início de 2006 como três filmes publicitários e a assinatura “Tostines, sempre Tostines”. Nos anos seguintes, aos poucos e sem alarde, a empresa suíça retirou do mercado ou renomeou os produtos para sua própria marca. Com isso, desapareceram os produtos TOSTINES Biscoito Recheado de Chocolate, Morango ou Brigadeiro; Biscoito Wafer de Chocolate ou Morango; Biscoito ao Leite; Biscoito de Maçã e Canela; Biscoito Salgado com Gergelim; Biscoito Tostitas; Rosquinha de Chocolate, Coco ou Leite; entre muitos outros.


A evolução visual 
A identidade visual da marca TOSTINES passou por várias remodelações no decorrer dos anos. Depois de passar por uma atualização na década de 1990, a partir de meados dos anos de 2000 a identidade visual ganhou uma imagem moderna e arrojada, além de conter o logotipo da Nestlé. Mais recentemente, a marca apresentou nova identidade visual, uma versão modernizada do antigo logotipo usado na década de 1970. Essa identidade visual conta com a frase “Fresquinho Desde 1965” que faz referência a data de lançamento da marca e sua principal característica.


Os slogans 
Tostines, sempre Tostines. (2006) 
Não tem segredo. Mais fresquinho e gostoso é Tostines. (1993) 
Tostines, sempre fresquinhos. 
Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? (1984)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1965 
● Criador: Fábrica de Doces Carvalho & Lobo 
● Sede (Brasil): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Nestlé Brasil Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé S.A.
● Presidente: Marcelo Melchior 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Biscoitos 
● Concorrentes diretos: Mabel, Adria, Triunfo, Aymoré, Marilan, Bauducco, Duchen, Club Social e Piraquê 
● Slogan: Tostines, sempre Tostines. 

A marca no Brasil 
TOSTINES, a linha de biscoitos clássicos que toda a família aprecia já não tem tenta importância dentro da divisão de biscoitos da empresa Nestlé. Porém, apesar da marca TOSTINES estar “escondida” dentro do enorme portfólio da empresa suíça, comercializa uma pequena linha de biscoitos que engloba as versões Água, Cream Cracker e Maizena, comercializados em poucos mercados do país, especialmente na região sudeste. 

Você sabia? 
A denominação “biscoito” surgiu na França para descrever o pão que amassado e novamente cozido transformava-se em pasta dura, visando sua melhor conservação. “Biscoito” é justamente a junção dos termos “bis” e “cuit” que quer dizer “cozido duas vezes”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/12/2019

74 comentários:

Anônimo disse...

Marca bem construídae que faz parte do nosso cotidiano.
Aqui em Belém, os ônibus da marca precisam ser melhor conservados pelos usuários.

Lucafer disse...

A Nestlé está cometendo uma falta contra o povo brasileiro.
Todos sabemos que os biscoitos da Tostines são os melhores.
É lamentável que a Nestlé queira apagar da memória do povo as deliciosas receitas da Tostines que por tantos anos fazem parte da nossa vida.
Primeiro sumiram das prateleiras de pequenos e grandes comércios os biscoitos waffers, depois os recheados, os de Leite, Maria e outros. Hoje ainda encontramos os Maizena, mas não sabemos até quando.
Um grande culpado é o governo que permitiu a venda e se mantém omisso, deixa a Nestlé a pretexto de grandes investimentos na marca Tostines, tomar decisões que só visam apagar a marca. Tirando do povo brasileiro o direito de adquirir biscoitos tradicionais e de qualidade.
As receitas da Tostines são insuperáveis e a Nestlé não tem o direito de fazê-las desaparecer.
O governo deve agir e devolver a Tostines para a Tostines. Para que temos o BNDES?
Que pena! futuras gerações não vão conhecer o gostinho dos biscoitos Tostines!
A Tostines não é simplesmente a marca de uma empresa, é muito mais: um patrimônio do povo brasileiro!

Anônimo disse...

Amigo parabéns pelo Blog,eu e meu pai buscavamos biscoitos na antiga fábrica da Tostines a Calypso era chamada de carícia,vinham em caixas de 2kg e em pacotes de 200gr.
Esqueceu de mencionar que a antiga Kid's doces pertencia ao grupo,hoje a kid's é da Arcor e a tostines é da Nestlé.

Paulo Abreu disse...

-Realmente os biscoitos Tostines sumiram do mercado, o que é uma pena, pois são os mais saborosos. É a velha história do comerciante rico que se sente incomodado com o crescimento de outros e vai lá compra a fábrica do concorrente e some com o produto original.. No final o consumidor fica sem o direito de escolha.

Makihaara disse...

-Tenho na memoria de infancia da imagem do garotinho com lata de biscoito. e lembro do slogan "Äonde tem Tostines, todo mundo da uma paradinha."
Ainda continua melhor biscoito, apesar de não encontrar para comprar com facilidade.

Anônimo disse...

É uma pena que a TOSTINES nao tem mais as bolachas 96 essa eram as melhores realmente nao sei porque uma bolacha de otima qualidade sair assim do mercado , eu comprava sempre caixas de 2k . Ainda nao perdi a esperança de um dia ter essas bolachas no mercado.A NESTLE agora dona da TOSTINES bem que podia fazer novamente as BOLACHAS TOSTINES 96.

Mauricio Antonio disse...

Todos tem razão a marca TOTINES era a marca de biscoitos mais gostosas que já existirão o biscoito Wafer TOTINES
era que vinha com mais camadas de recheio e derretia na nossa boca.
Mais e assim mesmo a onde a netlé
ponhe a mão ela acabar com a marcas antigas e prazer do consumidor Brasileiro.

rita vasconcelos disse...

saudades, saudades, saudades, meu pai foi funcionario da Doces Confiança e, após anos como contador da empresa para atendimento aos caminhões que viajavam o Brasil para distribuir os produtos, tornou-se empreendedor, abrindo um escritório para atendimento a estes vendedores.
assim dei inicio a minha vida profissional, trabalhando no Pari no escritorio do meu pai, ja falecido.

Elvio R Dias disse...

Humm... agora eu entendi bem o porque que o melhor wafer de chocolate desapareceu das gôndolas. A velha historia da compra para não ser mais incomodado pelo concorrente e com isso quem perde é o povo brasileiro, concordo também sobre a questão: para que serve o BNDES ?
Sou a favor de uma manifestação nas redes sociais e outros meios para tentar fazer "alguem" olhar com outros olhos sobre esse importante resgate para o povo brasileiro. Eu reescreveria a frase de Tostines dessa forma: "Tostines, um produto brasileiro que deixou de estar nas prateleiras porque está sempre fresquinho ..."

Luiz Jorge disse...

É, realmente a Nestlé tem perdido muito com essa sua opção de criar outros produtos e não manter a comercialização dos já consolidados produtos Tostines!!!
Os produtos novos, especialmente os recheados, são desagradáveis ao paladar, carregados de corantes e de gordura vegetal ou "sabe se lá, o quê?!"
E mesmo os produtos que "mantiveram" produzindo não tem o mesmo gosto (deve ser para paladar de europeu!!!) Um pena!!! Olho as gôndolas nos supermecados igual a um cachorro pidão (pensando no sabor da minha memória), mas não tenho coragem de comprar (não por falta de dinheiro), pois sei que ficarei decepcionado!!!
No final de 2011 enviei uma Carta (via e-mail) à Nestlé, que até foi muito gentil me enviando, dias depois, uma caixa com um pacote de biscoitos recheados Classic. Ai sim, a decepção foi confirmada! Nem respondi!!! Tenho 48 anos, espero sentir o sabor dos biscoitos TOSTINES que eu sentia desde os meus 5 anos!!! Volta pra mim TOSTINES, com textura e com sabor!!!!!

Vania Matos disse...

A Néstle acabou com o biscoito Tostines!

Renam disse...

É realmente uma covardia o que a Nestlé esta fazendo com a Tostines. Eu me lembro que a Nestlé fazia os biscoitos São Luiz para concorrer com a Tostines. Não chegavam perto da qualidade da Tostines. Agora entendo por que alguns biscoitos estão perdendo a qualidade. Deve ser a fórmula do São Luiz de volta.

Anônimo disse...

Realmente também sinto falta dos deliciosos biscoitos tostines. Pena.

Anônimo disse...

Nasci e Cresci no Bairro do Pari onde a Tostines ficava. Lembro-me de várias situações de quando criança. Uma delas o bairro era considerado o "Bairro doce de São Paulo" pois existiam várias fábricas deste seguimento e distribuidoras... ex.: Tostines, Bela Vista, Neusa, e por aí vai... a própria Nestlé possuia fábrica em um bairro vizinho (belenzinho). Na Tostines podíamos ir até a portaria e comprar "retalhos" de biscoitos quebrados por kilo... rsrsrs saudades!!! E, pra todo lado que você andava pelo Bairro, o cheiro era maravilhoso que saíam das fábricas!!! Bons Tempos!!! (tenho 47 anos!)

Anônimo disse...

O governo não tem nada a ver com isso. Uma empresa comprou a que estava a venda e está a adaptando às suas ações. Reclame ao Capitalismo.

Arnaldo F disse...

As pessoas estão um pouco confusas. A Nestlé não comprou a Tostines para fechá-la. Comprou em 1993 para controlar a líder do mercado top e lucrar com isso. O que ocorreu é que mais de 20 anos depois de uma parceria pacífica Nestlé - Tostines, alguém na empresa suíça decidiu que a marca Nestlé se imporia no mercado, deixando de lado marcas de terceiros adquiridas ao longo do tempo. Medidas como essa costumam ser tomadas pelo controlador na matriz e aplicadas em âmbito mundial. No Brasil a Nestlé já vinha extinguindo a marca São Luis, depois de manter São Luis e Tostines concorrendo por algum tempo. A ideia parecia ser concentrar o marketing na campeã Tostines. Nessa época não havia biscoitos Nestlé no mercado, não é? Pois essa política mudou, agora existem biscoitos Nestlé, montes de deles. Entra a linha Nestlé, sai a Tostines.
O curioso é que não houve uma simples substituição do nome Tostines por Nestlé no rótulo dos biscoitos. Na verdade, não há um 'água-e-sal' da Nestlé, nem um Maisena, nem um Maria, nem cream-cracker. A linha da Tostines deixou de ser produzida e ponto.
E sem divulgação...

Adriana FA disse...

Me lembro que havia um wafer de baunilha, coberto de chocolate que era uma delícia. Na minha cidade, vinha em caixas de 2 kg e só era vendido a granel, assim como as deliciosas bolachas 96, e as quadradinhas recheadas de morango ou chocolate. Aluás, toda a linha era boa demais... incomparável!!!!
Que pena ter acabado!!! Tenho 45 anos e gostaria muito que minhas filhas pudessem ter os biscoitos Tostines fazendo parte de seus cafés e lanches!!!

Unknown disse...

Uma coisa infelizmente que só acontece no Brasil é isso uma grande empresa comprar uma marca forte e tradicional e aos poucos ir matando ela pra que as outras marcas dessa empresa sejam líderes de mercado...

Unknown disse...

Saudades do biscoito wafer. Entre outros que eram muito bons. A Nestlé poderia ouvir os seus consumidor e voltar a fabricar todos esses.

Anônimo. disse...

Amava o tostines maça com canela.

Sebastiana Ferreira. disse...

Antonio, concordo com você, eu amava as bolachas 96, não me conformo com a retirada dela do mercado. Uma bolacha ser igual. As indústrias, ficam igual macaco pulando de galho em galho, lançando produtos novos, que muitas vezes deixam a desejar. Quando chegamos nas gôndolas dos supermercados, procuramos pelos produtos costumeiros e não achamos mais. É um desrespeito com o consumidor.

Anônimo disse...

Só aqui mesmo, vem essa multinacional suíça adquire a marca e depois com a desculpa esfarrapada de "como parte de planos de enxugamentos" ACABA com uma marca dessas, a TOSTINES a primeira a comercializar biscoitos em pacotes no Brasil! Os eram biscoitos fresquinhos, crocantes e feitos com ingredientes de alta qualidade! desculpa ser sincero mas NUNCA se comparam com essas porcarias de biscoitos e bolachas atuais da Nestlé! Não comprasse a Tostines então! Porque não deixou a Tostines caminhar pelas próprias pernas? Ela estaria viva até hoje com certeza!

Anônimo disse...

Exigimos a volta imediata da tostines.

Anônimo disse...

Não conheci os produtos da Tostines, mas a minha mãe foi funcionária (produção)dessa empresa e ela disse que na época ganhava muito bem e os funcionários não podiam comer dos biscoitos inteiros, apenas os quebrados, mas mesmo assim ela fala que eram muito bons.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem já trabalhou na fábrica da Tostines, minha mãe ficaria feliz em revê essas pessoas.

Cleide de Abreu Lima disse...

Oi pessoal. Já estamos no ano de 2018 e pelo menos por aqui, Brasília, todos os biscoitos Tostines sumiram do mercado. Bom, eu ao menos não encontro mais. Amava os Biscoitos Tostitas da Tostines!!! Bem que eu gostaria que ele voltasse a ser produzido, assim como tantos outros inesquecíveis da Tostines!

Unknown disse...

Eu ja trabalhei nesta fabrica 1990 ate 1995 eram muito bom. Eles pagavam bem,Mas a nestle comprou a tostines so foi pra a cabar com esta marca que eram tao boa

Louriberg França Costa disse...

Olá. Alguem saberia me informar o nome de um antigo biscoito tostines de sal que lembrava o club social de hoje em dia, mas vinha em 8 partes. Desde já agradeço.

Márcio Gilberto dos Reis. disse...

Quanta saudade destes deliciosos biscoitos.Eu sempre ia no supermercado comprar biscoitos recheados tostines,que eram os mais saborosos de todas as marcas.Por capricho a marca que os adquiriu não manteve a sua receita.Idiotice pois nunca irão conseguir fazer melhor a partir de suas próprias formulas.

Marcos Vergílio disse...

Boa noite gente! Também gostava desse e de outros produtos. Mas refletido sobre aquisições de empresa, acredito que os donos venderam a fábrica é o nome somente. Mas a receita de como se faz eles não venderam e por isso os biscoitos não são os mesmos!

Marcos Vergílio disse...

Sem dúvida foi e será o melhor biscoito(wafer). Mas acredito que a Nestlé não conseguiu comprar a receita de como fazer os melhores biscoito!

Unknown disse...

Os biscoitos tostines tem que voltar eu nunca mais comi biscoitos tão gostosos

Unknown disse...

Ainda tem.essa fabrica amigo

Jean Wilian Vasata Janini disse...

Talvez consiga me ajudar.
estou tentando me lembrar do nome de um biscoito da marca tostines
consumido nos anos 80.
esse biscoito era salgado, amanteigado, sua embalagem era
escura, como fosse um dourado, não me recordo direito. enfim, era um biscoito mais elegante, com sabor unico e formato retangular.

algúem aí sabe?

Allan fabio disse...

Esses biscoitos deliciosos da tostine quadrado me recorda muito a minha infância ai saudades da minha infância dos anos 70 ,80 e 90 haja infância ,hein principalmente esses biscoitos tostines quadrados eu me amarrava nesses biscoitos quadrados era uma delicia demais😋😋😋

Unknown disse...

Gostaria da bolacha de morango.
Não encontro😏

Fogaça disse...

É incontestável hoje nos mercados não existe nem similar o sabor incrível que a tostines fornecer infelizmente coisas boas não presta para o mercado atual hoje em dia só ficamos com a saudade

Anônimo disse...

Que pena não ter mais! Gostava tanto dos biscoitos de cajuzinho.

Unknown disse...

Tudo que era bom acabaram somos obrigados a aceitar o que tem.Minha geração é Tostines depois dessa não tem outra igual Volta Tostines.

Unknown disse...

Alguém lembra o nome biscoito wafer sabor baunilha, coberto de chocolate era vendido a granel vinha em caixa de 02 kls uma delicia 03 biscoitos dava 100grs ou mais,gelado entao nossa, nao lembro o nome pena nao ter mais.

Unknown disse...

Se chamava Saltines

Anônimo disse...

O nome deste biscoito era Saltines

Anônimo disse...

Nossa sempre a Nestlé entrando nos caminhos das empresa que adquiriu sucesso com os seus produtos é o caso da yopa sorvetes também sumiu do mercado é ninguém viu assim o mesmo com as balas kid a Nestlé deveria manter o mesmo padrão com o consumidor

Unknown disse...

Fico triste em saber destes fatos,nasci no Brás à época, mas feliz por ter aproveitado uma infância rica em fatos que deixaram boas saudades.

Unknown disse...

Vdd único biscoito da nossa infância que nossos filhos n vão experimentar

Unknown disse...

Acho triste o descaso que os brasileiros teem com itens q fizeram parte de sua memõria.
Um deles são os deliciosos biscoitos da Tostines q permearam nossa infância.
Tostines pra milhares d brasileiros tem gosto de infância e isso ninguém consegue substituir.
A primeira vez q pedi um pacote d bolacha de maizena, numa casa de bolachas aqui em São Paulo, eu estava no colo do meu pai, tinha uns 2 anos talvez, e tinha saído de uma consulta médica.
Meu pai me levou nessa casa e perguntou pra mim qual bolacha eu queria, e entre uma parede cheia de biscoitos eu escolhi a bolacha de maizena que compro até hoje, quando consigo achar no mercado.
Creio q temos muitas memórias parecidas com essa e é triste ver isso desaparecendo e não fazer nada.
A receita deles, muitos tentaram copiar, mas sem nenhum sucesso.
Tomara que um dia consigamos resgatar essa doce memória.

Unknown disse...

Quem lembra do slogan
Tostines é fresquinho porque vende mais
Ou vende mais porque é fresquinho?

Unknown disse...

Eu amava a bolacha recheada de chocolate

Unknown disse...

Gente... A Tostines precisa trazer urgente de volta a bolacha recheada de chocolate e a Tostitas... No mercado todo não tem igual a elas... sinto uma falta enorme....

Anônimo disse...

Nossa, essa wafer coberta de chocolate era simplesmente maravilhosa. Eu também comprava a granel na Bomboniere de uma prima. Uma pena mesmo ter acabado!

Unknown disse...

Volta tostines ,🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼 melhores biscoito ... Amava recheado choc 🍫 🍓 beijinho brigadeiro aí saudades .. volta tostines. A tortinha as melhores sempre será

Unknown disse...

Gostaria que a Tostines voltasse a fabricar as bolachas Tostistas ...minha filha tem vontade de consumir....

Unknown disse...

Sim, esse capitalismo selvagem e a globalização que faz com que empresas Brasileiras sejam fagocitadas por grupos estrangeiros. Exemplo disso são os produtos de limpeza pessoal ou domésticos que são quase todos da Lever. Resta um baluarte que vem resistindo heroicamente aos canto$ e encanto$ do Grupo Lever que é a Química Amparo (Ypê)!!

Unknown disse...

É o que eu digo relativamente aos produtos de higiene e limpeza; muda só o nome fantasia porque quase que 100% dos saboes em pó, sabonetes e afins são marca UniLever!!

Unknown disse...

Covardia o que a "poderosa" fez com a saudosa e única marca Tostines, foi um total descaso e desrespeito com os consumidores brasileiros, foi um soco na cara, descontinuar produtos tão bons,amados adorados por nós brasileiros, por isso, digo lhes que a Nestlé foi injusta, fria e ingrata com nós consumidores, ou seja, vocês não merecem o nosso respeito, a nossa consideração da família brasileira...

Gilmara Marques disse...

A TOSTINES ERA O SINONIMO DA INFÂNCIA DO POVO BRASILEIRO.
É UM ABSURDO VC IR A UM GRANDE HIPERMERCADO E SÓ ENCONTRAR MARCAS RUINS E SEM QUALIDADE.
E A TOSTINES O POBRE PODERIA COMPRAR.
E TINHA A CERTEZA DA QUALIDADE.
UMA TREMENDA FALHA ,ISSO

Brandao corredor disse...

De tudo que se disse até agora, uma coisa só é certa: A qualidade do Tostines, hoje, é infinitamente inferior ao que já foi; tornou-se produto de segunda linha! Nunca mais comprei. Atualmente, o melhor produto desse nicho é o Piraquê. Aliás, inadvertidamente minha esposa comprou um "maizena" Tostines; horrível! Sabor acentuado de óleo.

Anônimo disse...

É lamentável o que fizeram com as bolachas da Tostines principalmente com a agua sal não tem nada haver nota zero para Nestle.

Unknown disse...

Sinto mjita falta dos meus biscoitos tostines🤔

pituca_nino disse...

Louriberg, creio que era o Saltines, biscoito salgado precursor do Club Social. Porém, ele vinha em pacotes de 200g. Minha falecida mãe gostava muito desse biscoito.

Jose Tadeu Lopez Marin disse...

E o pior que a maioria dos produtos estão sempre diminuindo um exemplo da nestre são os biscoitos recheados, uma vergonha, diminui a embalagem e aumenta o preço.

Alexandre disse...

Legal...trabalhei na tostines nesse mesmo periodo

Unknown disse...

Me desculpe meu amigo trabalhei na Tostines anos.
E a calipso e o produto quê vinha na embalagem de 200 grs.
Na caixa com 3,400 se chamava carícia coberta.
E também tinha a waffer de baunilha coberta de chocolate.

Unknown disse...

O NOME DO WAFFER COBERTO ERA FOFINES

Unknown disse...

SÓ QUE O TIRO DA NESTLÉ SAIU PELA CULATRA.
PORQUE ACABOU COM A MARCA DE BISCOITOS MAIS VENDIDA NO BRASIL E PERDEU A LIDERANÇA PARA UMA MARCA NACIONAL.
QUERO VER ELA CONSEGUIR COMPRAR ESTÁ INDÚSTRIA.

Anônimo disse...

Tinha uma rosquinha de côco, que vinha em uma embalagem de papelão comprida , que o sabor era único! Até hoje , não existe uma rosquinha de côco que se compare a ela ! Já comprei diversas marcas e nada ! O único biscoito amanteigado que achei parecido , foi o da marca Rochester , da embalagem vermelha e prateada. Infelizmente eu não consigo lembrar do nome da marca ! Pensei que fosse Coqueiro, mas não encontrei.

Anônimo disse...

Mas no Brasil e assim. Mesmo baixam a qualidade aumentam os preços diminuem a quantidade eu quero ver eles fazerem isso nos seus países de origem mas aqui e repubire bananas

Louriberg disse...

pituca_nino Acho que era esse mesmo. Obrigado pela lembrança...

Anônimo disse...

O GRANDE CULPADO É O POVO QUE SE DEIXA ENGANAR. ONDE ANDA A MELHOR ROSQUINHA DE COCO DA TOSTINES SERÁ QUE A PODEROSA NESTLÉ COLOCOU NA GELADEIRA PARA COLOCAR ALGO DE MENOS SABOR NO LUGAR E PREÇO MAIOR. SOMOS ENGANADOS O TEMPO TODO QUE AINDA HÁ QUEM DEFENDA.

Anônimo disse...

Concordo com você, era a única rosquinha de cocô melhor no mercado e porque SUMIU

Anônimo disse...

Alguém se lembra de um biscoito chamado SALTINES que vinha numa embalagem grande branca? Eram "placas" de biscoito muito bons, secos e salgados. Pareciam muito com o ORIGINAL da Nabisco americana. Comprava na rodoviária Novo Rio, década de 80, quando ia do Rio para Vila Velha ES. Eram vendidos em todos os supermercados, mas virou tradição eu comprar na rodoviária quando fazia essa viagem.
Nunca encontrei imagens dele na internet...

ATorres disse...

Alguém se lembra de um biscoito chamado SALTINES que vinha numa embalagem grande branca com letras em dourado se não me engano? Eram "placas" de biscoito muito bons, secos e salgados. Pareciam muito com o ORIGINAL da Nabisco americana. Comprava na rodoviária Novo Rio, década de 80, quando ia do Rio para Vila Velha ES. Eram vendidos em todos os supermercados, mas virou tradição comprar na rodoviária quando fazia essa viagem.
Não entendo porque pararam de fabricar... Era um ritual quebrar as placas nos pontilhados sem voar farelo para todos os lados...rs
Nunca encontrei imagens dele na internet...

ATorres disse...

O SALTINES era muito melhor do que qualquer biscoito salgado. Algum empresário do setor poderia relançar os produtos usando um nome parecido, de fácil identificação. Voto em VOLTINES, a volta da Tostines kkkkk

Anônimo disse...

Chamava Tostet derretia na boca