24.3.11

FISK

Suas modernas escolas oferecem cursos de inglês para adultos e crianças a partir dos quatro anos de idade e cursos de espanhol para um público acima dos 13 anos. Com metodologia de ensino própria, o programa educacional da FISK tem como propósito eliminar as dificuldades específicas que os brasileiros apresentam ao aprender um segundo idioma. E ao longo de cinco décadas tem conseguido atingir seu objetivo como atestam os milhões de alunos que já passaram pela FISK.
-
A história
Tudo começou em 1950 quando Richard Hugh Fisk, um americano nascido em Tunbridge, estado de Vermont, e formado em relações internacionais, veio ao Brasil para visitar seu irmão que trabalhava no Consulado Americano em São Paulo. No auge dos seus 27 anos, gostou tanto da cidade que resolveu ficar. Na época o país passava por grandes transformações e a necessidade do idioma surgia como grande diferencial no mercado de trabalho. Mr. Fisk começou então a lecionar inglês na União Cultural Brasil Estados Unidos e, em 1951, passou a ministrar aulas na TV Tupi, a primeira emissora da América Latina, e na TV Rio. No programa semanal intitulado “Escola de Inglês”, ele fazia o papel de Pep, um professor que ensinava o idioma aos seus alunos, que eram na verdade atores. Com o sucesso do programa, ele começou a ser cada vez mais requisitado para ministrar aulas particulares.
-
-
Em pouco tempo, os negócios prosperaram e Mr. Fisk decidiu criar o seu próprio método de ensino. Sensível às dificuldades de aprendizado dos alunos brasileiros, desenvolveu um material didático com base nas diferenças entre as estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessas estruturas mais ordenada do que a encontrada nos livros existentes até então. Outra mudança no método pedagógico predominante da época foi estabelecer como primeira lição os auxiliares “Do”, “Did!”, “Will” e “Would” e não o verbo “to be”. Desta forma, Mr. Fisk buscou integrar as quatro habilidades fundamentais para aprender uma língua: falar, ler, escrever e ouvir.
-
-
Sua idéia foi um sucesso imediato e com os primeiros resultados positivos ele pôde inaugurar em 1958 a primeira escola localizada em um sobrado alugado na região central da cidade de São Paulo, no bairro da Bela Vista. A primeira unidade começou a funcionar com apenas 60 alunos e dois professores, além do próprio Mr. Fisk. Em 1960 começou a expansão de sua empresa com o surgimento de grandes parcerias. A fama da eficiência do método chegou a outros estados e foram tantos os interessados em utilizá-lo que por volta de 1962 iniciou-se o atualmente chamado de sistema de franquias, sendo que os primeiros contratos foram feitos na base do “aperto de mão”. Durante os anos 70, a rede já possuía mais de 15 escolas e crescia rapidamente. Com um método exclusivo, que enfatizava a comunicação total, nos anos seguintes, a FISK conquistou milhões de alunos e se tornou referência internacional em ensino de idiomas.
-
-
Em 1988, a FISK comemorou 30 anos com a realização do seu 1º Congresso Internacional na cidade do Rio de Janeiro, no qual participaram franqueados de toda a rede, que já contava com aproximadamente 400 unidades espalhadas pelo Brasil. Nessa época, a FISK passou a despertar o interesse de outros países da América Latina, foi quando Buenos Aires, capital da Argentina, tornou-se a sede da primeira “Escuela FISK”. Foi no ano de 1992 que a FISK deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugh Fisk, que também inclui a gráfica Support que edita mais de 500.000 livros por ano para diferentes cursos e faixas etárias, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e funcionários e a continuidade da marca. Foi a partir desta década que a rede se fez mais presente nos veículos de comunicação, principalmente na mídia televisiva por meio de patrocínios esportivos.
-
-
Recentemente, no ano de 2008, em comemoração ao trabalho desenvolvido no segmento de idiomas ao longo de cinco décadas, a empresa lançou dois novos cursos: informática e português para brasileiros. Dessa forma a FISK deixou de ser uma instituição que oferece apenas o aprendizado de línguas estrangeiras e passou a ser um centro de ensino mais amplo.
-
-
A evolução visual
Em 2008 ao comemorar seu cinqüentenário de atuação no mercado de escolas de idiomas a FISK remodelou completamente seu logotipo, que ganhou uma nova tipologia de letra e visual mais moderno e dinâmico.
-
-
Os slogans
Qualidade é a nossa marca. (2010)
Fisk, o mundo reconhece quem faz. (2009)
Você Faz o seu Caminho.
Evoluir sempre faz a diferença.
Inglês e Espanhol é Fisk.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1958
● Fundador: Richard Hugh Fisk
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Fundação Richard H. Fisk
● Capital aberto: Não
● Chairman: Richard Hugh Fisk
● CEO & Presidente: Bruno Caravati
● Faturamento: R$ 700 milhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Escolas: + 1.000
● Alunos: + 500.000
● Presença global: 6 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 11.000 (incluindo franqueados)
● Segmento: Escolas de idiomas
● Principais produtos:
Cursos de inglês, espanhol e informática
● Slogan: Qualidade é a nossa marca.
● Website: www.fisk.com.br
-
A marca no mundo
A rede de ensino FISK conta atualmente com mais de 500 mil alunos distribuídos em 1.000 escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, presente em todos os estados e nas principais cidades brasileiras, além de 105 unidades em Angola, Argentina, Estados Unidos, Japão e Paraguai. Atualmente, as escolas FISK oferecem cursos de Inglês, Espanhol, Português para brasileiros e Informática, promovem estudos de intercâmbio para Canadá e Argentina e aplicam exames de certificações internacionais. Ao longo de cinco décadas mais de 15 milhões de alunos já fizeram parte da história da FISK.
-
Você sabia?
O pioneirismo não é novidade na história da FISK. A empresa foi a primeira a iniciar o sistema de franchising no país, a primeira a incluir o espanhol em sua grade de cursos e a primeira também a oferecer programas personalizados.
A marca se tornou tão conhecida no Brasil, que dificilmente alguém não ouviu a expressão: Fisk Fisk inglês e espanhol é Fisk!
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 24/3/2011

Nenhum comentário: