Na FISK, aprender outro idioma é muito divertido. É uma rede de escola super moderna, com aulas animadas, jogos, brincadeiras, atividades online e intercâmbios. Com metodologia de ensino própria, o programa educacional da FISK tem como propósito eliminar as dificuldades específicas que os brasileiros apresentam ao aprender um segundo idioma. E ao longo de quase seis décadas tem conseguido atingir seu objetivo como atestam os milhões de alunos que já passaram pela FISK.
A história
Tudo começou em 1950 quando Richard Hugh Fisk, um americano nascido em Tunbridge, estado de Vermont, e formado em relações internacionais e com o diploma Master of Arts pela School of Advanced International Studies, na Universidade Johns Hopkins, em Washington, veio ao Brasil para visitar seu irmão que trabalhava no Consulado Americano em São Paulo. No auge dos seus 27 anos, gostou tanto da cidade que resolveu ficar. Na época o país passava por grandes transformações e a necessidade do idioma surgia como grande diferencial no mercado de trabalho. Mr. Fisk começou então a lecionar inglês na União Cultural Brasil Estados Unidos e, em 1951, passou a ministrar aulas na TV Tupi, a primeira emissora da América Latina, e na TV Rio. No programa semanal intitulado “Escola de Inglês”, ele fazia o papel de Mr. Pep, um professor que ensinava o idioma aos seus alunos, que eram na verdade atores. Com o sucesso do programa, ele começou a ser cada vez mais requisitado para ministrar aulas particulares.
Em pouco tempo, os negócios prosperaram e Mr. Fisk decidiu criar o seu próprio método de ensino. Sensível às dificuldades de aprendizado dos alunos brasileiros, desenvolveu um material didático com base nas diferenças entre as estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessa estrutura mais ordenada do que a encontrada nos livros existentes até então. Outra mudança no método pedagógico predominante da época foi estabelecer como primeira lição os verbos auxiliares “Do”, “Did”, “Will” e “Would” e não o verbo “to be”. Desta forma, Mr. Fisk buscou integrar as quatro habilidades fundamentais para aprender uma língua: falar, ler, escrever e ouvir.
Sua ideia foi um sucesso imediato e com os primeiros resultados positivos ele pôde inaugurar no mês de julho de 1958 a primeira escola localizada em um sobrado alugado na região central da cidade de São Paulo, no bairro da Bela Vista. A primeira unidade começou a funcionar com apenas 60 alunos e dois professores, além do próprio Mr. Fisk. Em 1960 começou a expansão de sua empresa com o surgimento de grandes parcerias e filiais pela cidade de São Paulo. A fama da eficiência do método de ensino chegou a outros estados e foram tantos os interessados em utilizá-lo que por volta de 1962 iniciou-se o atualmente chamado sistema de franquias (batizado de Escolas Autorizadas Fisk), sendo que os primeiros contratos foram feitos na base do “aperto de mão”. Durante os anos de 1970, a rede já possuía mais de 15 escolas e crescia rapidamente. Nesta década, Mr. Fisk era responsável pelas áreas comercial e pedagógica, buscando pontos para instalações de novas unidades, supervisionando todas as operações e, também, gravando programas de TV. Foram 25 anos de sucesso na televisão. Seus programas eram divididos em duas partes: a primeira era de conversação com um tradutor ao lado e a segunda era para ensinar letras de músicas. Como Mr. Fisk recebeu uma grande quantidade de cartas solicitando essas letras, ele teve a ideia de lançar os famosos folhetos que continham as letras e as traduções dessas músicas.
Com um método exclusivo, que enfatizava a comunicação total, nos anos seguintes, a FISK conquistou milhões de alunos e se tornou referência internacional em ensino de idiomas. A rede inovou na década de 1980 ao utilizar videocassete nas aulas, melhorando assim a experiência de ensino através de filmes. Em 1988, a FISK comemorou 30 anos com a realização do seu 1º Congresso Internacional na cidade do Rio de Janeiro, no qual participaram franqueados de toda a rede, que já contava com aproximadamente 400 unidades espalhadas pelo Brasil. Nessa época, a FISK passou a despertar o interesse de outros países da América Latina, foi quando Buenos Aires, capital da Argentina, tornou-se a sede da primeira “Escuela FISK”. Pouco depois, em 1990, a rede de escolas começou a ministrar cursos de espanhol. Foi no ano de 1992 que a FISK deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugh Fisk, que também inclui a rede de escolas PBF (que surgiu em 1965, na cidade de São Paulo, com o nome de
Pink and Blue e cujo objetivo na época era ensinar inglês para crianças de 5 a
10 anos) e uma gráfica que edita mais de 500.000 livros por ano para diferentes cursos e faixas etárias, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e funcionários e a continuidade da marca. Foi a partir desta década que a rede se fez mais presente nos veículos de comunicação, principalmente na mídia televisiva por meio de patrocínios esportivos.
No ano de 2008, em comemoração ao trabalho desenvolvido no segmento de idiomas ao longo de cinco décadas, a empresa lançou dois novos cursos: informática e português para brasileiros. Dessa forma a FISK deixou de ser uma instituição que oferecia apenas o aprendizado de línguas estrangeiras e passou a ser um centro de ensino mais amplo. Nos últimos anos a rede lançou programas revolucionários, como por exemplo, em 2013, com o Cyber Fisk, aplicativo com atividades interativas para tablets e smartphones, material digital, lousa interativa e E-books, levando assim o conteúdo da sala de aula aos dispositivos móveis dos alunos; além do Speed, curso de inglês para adultos que tem duração de apenas 18 meses.
Outra novidade da marca foi a introdução, em 2015, da mascote Buddy (imagem abaixo), um simpático urso, grande, forte e inteligente, criado para interagir com as crianças e facilitar ainda mais o aprendizado delas, além de ressaltar o caráter lúdico de suas campanhas publicitárias direcionados especificamente ao público infantil. O pioneirismo não é novidade na história da FISK. A empresa foi a primeira a iniciar o sistema de franquias no país neste segmento, a primeira a incluir o espanhol em sua grade de cursos e a primeira também a oferecer programas personalizados, que são aulas ministradas em grupo, porém os alunos recebem acompanhamento individualizado do professor.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2008 ao comemorar seu cinquentenário de atuação no segmento de escolas de idiomas a FISK remodelou completamente seu logotipo, que ganhou uma nova tipografia de letra e visual mais moderno e dinâmico. Além disso, a frase “centro de ensino” foi adicionada ao logotipo, refletindo que a FISK é muito mais do que apenas cursos de inglês e espanhol.
Os slogans
Vem pro mundo. Vem pra Fisk. (2017)
Ou você faz Fisk, ou fica pra trás. (2016)
Falou FISK, falou tudo. (2013)
Domine o Conhecimento. (2011)
Qualidade é a nossa marca. (2010)
Fisk, o mundo reconhece quem faz. (2009)
Você Faz o seu Caminho. (2009)
Evoluir sempre faz a diferença.
Inglês e Espanhol é Fisk.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: Julho de 1958
● Fundador: Richard Hugh Fisk
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Fundação Richard H. Fisk
● Capital aberto: Não
● Chairman: Richard Hugh Fisk
● CEO: Bruno Caravati
● Faturamento: R$ 950 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Escolas: + 1.000
● Alunos: 500.000
● Presença global: 7 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 13.000 (incluindo franqueados)
● Segmento: Educação
● Principais produtos: Cursos de inglês, espanhol, português e informática
● Slogan: Vem pro mundo. Vem pra Fisk.
● Website: www.fisk.com.br
A marca no mundo
A rede de ensino FISK conta atualmente com mais de 500 mil alunos distribuídos em 1.000 escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, presente em todos os estados e nas principais cidades brasileiras, além de unidades em Angola, Argentina, Japão, Chile, Paraguai e Bolívia. Atualmente, as escolas FISK oferecem cursos de Inglês, Inglês para Turismo (voltado ao atendimento a turistas), Espanhol, Português para brasileiros e Informática, promovem estudos de intercâmbio para o Canadá e a Argentina e aplicam exames de certificações internacionais. Ao longo de quase seis décadas mais de 15 milhões de alunos já fizeram parte da história da FISK.
Você sabia?
● A marca se tornou tão conhecida no Brasil, que dificilmente alguém não ouviu a expressão: Fisk, Fisk, inglês e espanhol é Fisk!
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 17/5/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário