TNT Energy Drink é a mais séria e bem sucedida tentativa de uma marca genuinamente brasileira ingressar no agressivo e competitivo mercado de bebidas energéticas no país, fazendo a líder absoluta do setor, a austríaca Red Bull, estremecer. Com posicionamento agressivo e milhões de reais aplicados em campanhas de marketing certeiras, a marca atingiu seu público alvo com uma força devastadora. Afinal, TNT fornece energia de sobra para aproveitar cada momento da vida com ânimo e disposição.
A história
Tudo começou quando a tradicional Cervejaria Petrópolis, mais conhecida por produzir a cerveja Itaipava (conheça essa história aqui), resolveu ingressar no bilionário e competitivo mercado de bebidas energéticas no país. A tarefa não seria fácil. Muitas marcas tentaram. E fracassaram. Outras, como a Burn, da poderosa Coca-Cola (saiba mais aqui), parece não conseguir emplacar. O problema atendia por um nome: Red Bull (conheça essa outra história aqui). Para concorrer com a agressiva marca austríaca, os executivos da empresa investiram muito em pesquisa, e sabiam que tinham que criar um produto diferente, com apelo único e personalidade forte. Finalmente, em agosto de 2009, o TNT Energy Drink, uma bebida à base de taurina, cafeína e carboidratos, produzida para consumo antes da prática de esportes e das atividades do dia a dia, foi lançado no mercado, inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O produto estava disponível em duas versões: Normal (lata vermelha) e Zero Açúcar (lata preta e com apenas 11 calorias).
A nova marca chegou ao mercado com pioneirismo: primeira bebida energética do país a ter o selo higiênico de proteção e uma embalagem com as letras TNT impressas com tinta especial que brilhavam na “luz negra”, conhecida popularmente nas baladas como “lâmpada berinjela”. O lançamento foi amparado por uma vasta cobertura de mídia em revistas e TV. Além disso, para integrar as ações de lançamento do energético foi desenvolvido também peças de ponto de venda como cartaz, banner, display de latas, cooler e frotas, distribuídas em casas noturnas, bares, restaurantes, lojas de conveniência, lojas de alimentos e bebidas importadas, super e hipermercados, e vinheta para as festas que traziam na chamada o slogan: “Detone”, que destacava o poder energético da bebida, fazendo uma comparação com dinamite prestes a explodir.
Pouco depois, no mês de outubro a marca criou o TEAM TNT, que consistia no apoio a um grupo de esportistas olímpicos e atletas radicais brasileiros de projeção internacional, como Cesar Cielo, Flávio Canto, Rodrigo Minotauro e as irmãs gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. Em pouco mais de três meses de mercado, o TNT Energy Drink já era presença constante no apoio de uma série de eventos esportivos, como a Oi Mega Rampa, e também em patrocínios inovadores, como o que estampou sua marca nos carros dos pilotos - o então campeão Jenson Button e Rubens Barrichello - da escuderia Brawn GP no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
Num primeiro momento houve uma explosão de receptividade no mercado por parte dos consumidores por conta de dois aspectos principais: o sabor que agradou ao mais exigente paladar e um estrondo no meio esportivo por conta de um alto investimento em um projeto de patrocínio arrojado que cobria diversas categorias de esportes distintos. Em 2010, com pesados investimentos em marketing e utilizando a enorme e eficiente rede de distribuição da Cervejaria Petrópolis, o TNT Energy Drink cresceu em participação de mercado e passou a disputar lugar nas prateleiras de grandes redes varejistas e lojas de conveniência com outras marcas como Burn, Red Bull, Flying Horse, entre outros.
Nos anos seguintes a marca expandiu consideravelmente sua linha de produtos com o lançamento do TNT Energy Bullet (2011), um energético concentrado, de fácil manuseio, que podia ser consumido em temperatura ambiente, não necessariamente gelado, em uma embalagem de 60 ml, que correspondia à meia lata da versão original; e do TNT Energy CAPS (2012), um suplemento de cafeína em cápsula para atletas, cuja porção equivale à soma de três latas do energético original, ou seja, 210 miligramas. Em 2014 a marca lançou seu primeiro energético com sabor (maçã verde), que fazia parte da linha EXPLOSIVE EDITION. Além disso, a marca introduziu novas embalagens como as latas de 473 ml e 350 ml. Para concorrer em um mercado tão competitivo, a TNT Energy Drink teve cada vez mais que inovar e, em 2015, lançou um novo sabor (tangerina), buscando assim novos consumidores e estímulo por novas situações de consumo.
Em 2019 ampliou sua linha com três novos sabores: Açaí e Guaraná, Citrus e Pêssego. Sempre com seu foco em inovação, em 2020 ingressou em uma nova categoria de produto com o lançamento do TNT Sports Drink, o primeiro isotônico da marca, disponível em quatro refrescantes sabores - uva, limão, laranja e tangerina - e em modernas garrafas de 500 ml. O TNT Sports Drink é uma valiosa fonte de hidratação e recuperação dos atletas, já que sua fórmula foi pensada e desenvolvida para repor nutrientes e sais minerais perdidos na atividade física.
A inovação continuou em 2021 com o lançamento da linha TNT Energy Focus, que além de taurina e cafeína, foi o primeiro energético rico em colina (substância diretamente relacionada com a função cerebral, que melhora a memória e capacidade de aprendizado) em sua fórmula e zero açúcar. Em 2022 a marca ampliou seu portfólio com o lançamento da linha TNT Energy Juice com o sabor Mango Summer, energético tropical composto por um mix de frutas com predominância do sabor de manga. Além disso, a marca ampliou a linha Focus com um sabor inovador: o TNT Focus Pink Lemonade.
Um dos principais símbolos de reconhecimento da marca por quase uma década foram suas latas vermelha (original) e preta (sem açúcar), facilmente reconhecidas por milhões de consumidores no ponto de venda. Mas essas latas acompanharam a evolução da marca e ganharam visual renovado. A primeira remodelação ocorreu em 2019, quando o novo visual foi inspirado em expressões urbanas, destacando a arte de rua brasileira e sua essência de preenchimento de espaços vazios e verticalidade. Nas embalagens, o T e N ganharam protagonismo e formavam um paredão. Os sabores dos energéticos eram representados por cores diferentes, sempre em tons vibrantes, que combinavam com o vermelho original e a assinatura cromática de TNT Energy Drink.
Já em 2021 a A TNT Energy Drink anunciou um rebranding radical de suas latas, que se tornaram mais atraentes, arrojadas e coloridas. O novo layout (imagem abaixo) é focado no conceito de arte de rua, que já fazia parte do posicionamento de comunicação da marca, destacando os grafites.
No início, um dos principais investimentos de marketing era o TEAM TNT. Com objetivo de promover e incentivar o esporte brasileiro, a marca patrocinou um verdadeiro time de campeões, que reunia atletas que se destacavam em diversas modalidades nos esportes de ação, como por exemplo, automobilismo, BMX Bike, lutas marciais, paraquedismo e skate. O apoio a esses atletas também ajudava a destacar os benefícios funcionais do produto, que proporcionava mais energia para que as pessoas encarassem diferentes atividades do dia a dia com muito mais disposição. O TEAM TNT chegou a ter atletas renomados como Luigi Cani (paraquedista radical), Junior Cigano, José Aldo e Renan Barão (MMA), Tony Kanaan (automobilismo), Rony Gomes, Bob Burnquist e Letícia Bufoni (skate). Atualmente o time de atletas consagrados patrocinado pela TNT é composto pela surfista Chloé Calmon, as skatistas Dora Varella e Pamela Rosa, os gamers Nobru e Cerol, o skatista paratleta Vini Sardi, os skatistas Lucas Xaparral e Rony Gomes, e o piloto Enzo Fittipaldi.
Além disso, a marca investiu pesado em patrocínios para se tornar o energético oficial da Scuderia Ferrari (em 2012 assinou um contrato de US$ 5 milhões para estampar sua marca nos carros), da equipe Chip Ganassi de Formula Indy, do reality show TUF Brasil (The Ultimate Fighter) e do UFC (maior campeonato de artes marciais do mundo) no Brasil.
Atualmente a marca investe forte no patrocínio de festivais de música influentes e competições e eventos de games (como a Gamescom), buscando assim ampliar o diálogo por meio de plataformas de lifestyle, cultura jovem, tecnologia e música, contribuindo para experiências integradas. Além disso, através do TNT Sports Drink patrocina equipes de futebol como fornecedor oficial de bebidas isotônicas, incluindo Atlético, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Corinthians, Santos e São Paulo.
A identidade visual da marca TNT Energy Drink passou por apenas uma única e radical remodelação ao longo de sua história. E isso ocorreu em 2019 quando o logotipo apresentou nova tipografia de letra (que ganhou projeção vertical) e um tom de vermelho um pouco mais vívido, com a inscrição “Energy Drink” perdendo um pouco de destaque.
Energia pra não parar. (2024)
Resistir é mudar. (2021)
Pode vir. (2016)
Detone. (2009)
● Origem: Brasil
● Lançamento: 2009
● Criador: Cervejaria Petrópolis
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Cervejaria Petrópolis S/A
● Capital aberto: Não
● Presidente: Walter Faria
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Energéticos e isotônicos
● Concorrentes diretos: Red Bull, Monster, Flying Horse, Flash Power, Burn, Fusion, Gladiator, Nos, Mood, Reign, Engov Up, Gatorade, Powerade e Sorox
● Ícones: A lata com selo de proteção
● Slogan: Energia pra não parar.
● Website: www.tntenergydrink.com.br
A marca no Brasil
Distribuído e produzido pelo Grupo Petrópolis, o TNT Energy Drink, está presente em mais de 20 estados do país, especialmente nas regiões sul e sudeste, sendo presença constante em supermercados, lojas de conveniência, bares e casas noturnas. Terceiro energético mais consumido do mercado, anualmente são vendidas mais de 100 milhões de latas.
Você sabia?
● Em 2018 a TNT Energy Drink anunciou o lançamento da primeira coleção ResisTNT, composta por roupas e acessórios e inspirada na resistência para enfrentar as batalhas diárias. As peças foram desenvolvidas através de co-branding com Cotton Project, ÖUS, Storvo e Piet. Com isso, a marca queria se conectar mais com o consumidor de lifestyle e moda urbana, fomentando o streetwear brasileiro.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 14/6/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
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