14.4.11

TNT ENERGY DRINK

Uma pequena lata vermelha representa a mais séria e bem sucedida tentativa de uma marca genuinamente brasileira ingressar no agressivo e competitivo mercado de bebidas energéticas do país, fazendo a líder absoluta do setor, a austríaca RED BULL, estremecer. Com posicionamento agressivo e milhões de reais aplicados em campanhas de marketing certeiras, a TNT ENERGY DRINK atingiu seu público alvo com uma força devastadora e não pára de conquistar participação de mercado.

A história
Tudo começou quando a tradicional Cervejaria Petrópolis, conhecida por produzir a cerveja Itaipava, resolveu ingressar no bilionário e competitivo mercado de bebidas energéticas no país. A tarefa não seria fácil. Muitas marcas tentaram e fracassaram. Outras, como a Burn, da poderosa Coca-Cola, não consegue emplacar. O problema atendia por um nome: RED BULL. Para concorrer com a agressiva marca austríaca, os executivos da empresa investiram muito em pesquisa, e sabiam que tinham que criar um produto diferente, com apelo único e personalidade forte. Finalmente, em agosto de 2009, o TNT ENERGY DRINK, uma bebida à base de taurina, cafeína e carboidratos produzida para consumo antes da prática de esportes e das atividades do dia a dia, foi lançado no mercado, primeiramente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O produto estava disponível em duas versões: Normal (lata vermelha) e Zero Açúcar (lata preta e com apenas 11 calorias).


A nova marca chegou ao mercado com pioneirismo: primeira bebida energética do país a ter o selo higiênico de proteção e uma embalagem com as letras TNT impressas com tinta especial que brilham na “luz negra”, conhecida popularmente nas baladas como “lâmpada berinjela”. O lançamento foi amparado por uma vasta cobertura de mídia em revistas e televisão abertas. Além disso, para integrar as ações de lançamento do energético, foi desenvolvido também peças de ponto de venda como cartaz, banner, display de latas, cooler e frotas, distribuídas em casas noturnas, bares, restaurantes, lojas de conveniência, lojas de alimentos e bebidas importadas, super e hipermercados, e vinheta para as festas que traziam na chamada o slogan da marca: “Detone”, que destacava o poder energético da bebida, fazendo uma comparação com dinamite prestes a explodir.


Pouco depois, no mês de outubro a marca criou o TEAM TNT, que consistia no apoio a um grupo de esportistas olímpicos e radicais brasileiros de projeção internacional, como Cesar Cielo, Flávio Canto, Rodrigo Minotauro e as irmãs gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. Em pouco mais de três meses de mercado, o TNT ENERGY DRINK já era presença constante no apoio de uma série de eventos esportivos, como a Oi Mega Rampa, e também em patrocínios inovadores, como o que estampou sua marca nos carros dos pilotos da escuderia Brawn GP no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o campeão Jenson Button e Rubens Barrichelo. Num primeiro momento houve uma explosão de receptividade no mercado por parte dos consumidores por conta de dois principais aspectos: o sabor que agradou ao mais exigente consumidor e um estrondo no meio esportivo por conta de um alto investimento em um projeto de patrocínio arrojado que cobria diversas categorias de esportes distintos. Em 2010, com pesados investimentos em marketing e utilizando a enorme e eficiente rede de distribuição da Cervejaria Petrópolis, o TNT ENERGY DRINK cresceu em participação de mercado e passou a disputar lugar nas prateleiras de supermercados e lojas de conveniência com outras marcas como Burn, da Coca-Cola, Red Bull, entre outros.


Um time que detona
Um dos principais investimentos da marca é o TEAM TNT, uma seleção de atletas de modalidades olímpicas (natação, judô e nado sincronizado) e de esportes radicais (wakeboard, surf, skate, MMA e automobilismo), que recebem patrocínio e apoio. O objetivo da marca é dar condições a esses atletas de alcançar suas metas e se tornarem referência para as novas gerações, gerando assim enorme exposição do TNT ENERGY DRINK nas competições das quais eles participam e consolidar a marca junto ao público jovem e praticante de esportes. O TEAM TNT, que conta com uma verbal anual superior a R$ 1 milhão, é composto pelos atletas: Flávio Canto e Daniel Hernandes (judô), Gabriel Vella (jiu-jitsu), Bia e Branca Feres (nado sincronizado), Luigi Cani (paraquedista radical), Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro (MMA – Vale Tudo), Vinícius e Bello (futevôlei), Otávio Neto (skate), Yuri Sodré (surfe), Marcelo Giardi “Marreco” e Eduardo Jovem (wake), Pedro Oliva (caiaque), Rodrigo Resende (surfe), Guilherme “Tripa” (surfe), Marcelo “Trekinho” (surfe), Eraldo Gueiros (surfe), Rony Gomes “Bobinho” (skate), Gustavo Sorriso (skate), Fabíola da Silva (patinação), além dos pilotos Hélio Castro Neves e Tony Kanaan (Fórmula Indy), Marcello Sant’Anna, Pedro Queirolo, Cae Coelho e Cláudio Dahruj (GT), Débora Rodrigues, André Marques, Renato Martins e Luiz Pucci (Fórmula Truck).


A identidade visual
A identidade visual da marca TNT ENERGY DRINK pode ser aplicada de duas formas diferentes.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 2009
● Criador: Cervejaria Petrópolis
● Sede mundial: Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Petrópolis
● Capital aberto: Não
● Presidente: Walter Faria
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Bebidas energéticas
● Principais produtos: Energéticos
● Ícones: A lata vermelha com selo de proteção
● Slogan: Detone.

A marca no Brasil
Distribuído e produzido pelo Grupo Petrópolis, o TNT ENERGY DRINK, está presente nas principais regiões do país, especialmente sul e sudeste, sendo presença constante em supermercados, lojas de conveniência, bares e casas noturnas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 14/4/2011

Nenhum comentário: