11.6.13

DECATHLON


Crianças andando de bicicleta em meio a barracas de camping. Quinze metros adiante, outras brincam de bola e patinete. O playground em questão não está nem em um parque e muito menos em um condomínio de luxo. A brincadeira ocorre nos corredores da DECATHLON. A principal missão da rede francesa é despertar o desejo e tornar acessível ao maior número de pessoas o prazer e os benefícios de se praticar qualquer tipo de esporte. E foi justamente por essa missão que a DECATHLON se transformou em uma verdadeiro “shopping center do esporte”, onde o consumidor encontra realmente tudo o que precisa para praticar o esporte que mais gosta, quer seja para se divertir, relaxar ou competir profissionalmente. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 27 de julho de 1976 quando Michel Leclercq, um assumido amante dos esportes, inaugurou uma enorme loja para a venda de produtos e equipamentos esportivos na simpática Englos, localizada nos arredores de Lille, no norte da França. Mas não era uma loja normal. A loja, batizada de DECATHLON, apresentava um conceito inovador: no sistema autoatendimento, sob um mesmo lugar, com preços extremamente acessíveis e uma enorme variedade de produtos, oferecia tudo o que qualquer esportista, de iniciante a profissional, precisasse para a prática esportiva, criando assim uma experiência de compra única. Além dos produtos esportivos, a loja oferecia muitas opções de lazer, como, por exemplo, artigos para piscina, casa de campo e roupas diversas. A loja começou a fazer enorme sucesso e com isto mais e mais consumidores procuravam a DECATHLON, que nos anos seguintes inaugurou outras unidades pela França, chegando a 1982 com 10 unidades em funcionamento.


Uma década após sua fundação, em 1986, a empresa resolveu criar a DECATHLON PRODUCTION, uma subsidiária que tinha como objetivo desenvolver, produzir e assinar, uma grande variedade de produtos para serem vendidos nas próprias lojas da rede. Neste mesmo ano foi inaugurada a primeira loja da rede em outro país, localizada na cidade de alemã de Dortmund. Dois anos mais tarde, como parte de seu plano de expansão internacional, a empresa inaugurou uma unidade industrial na Ásia. No início dos anos de 1990 a rede iniciou um forte período de expansão internacional com a inauguração de lojas em cidades como Barcelona (1992) e Milão (1993). Em 1996, a DECATHLON criou suas primeiras marcas próprias: Quechua, para esportes praticados em montanhas; e Tribord, para todos os esportes aquáticos. No ano seguinte inaugurou loja na cidade de Antuérpia na Bélgica. Com o sucesso das marcas e também das lojas, a rede decidiu, de forma ousada, em 1999, inaugurar sua primeira loja em solo americano, na cidade de Boston. A experiência no forte e competitivo mercado americano durou apenas sete anos, quando a rede fechou suas últimas quatro lojas. No início do novo milênio, após inaugurar sua primeira unidade em Portugal (na cidade de Lisboa) e Londres, a DECATHLON já era um gigante em seu segmento, com aproximadamente 300 lojas instaladas em 15 países.


E foi justamente neste momento que a rede francesa de artigos esportivos desembarcou oficialmente no Brasil ao inaugurar em 2001 sua primeira loja na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Instalada em um enorme terreno de 50.000 m², além da loja, foi construído também, o “Parc la Forme”, um parque com quadras poliesportivas e um restaurante de refeições rápidas. Este parque de esportes servia como local onde os clientes teriam a possibilidade de testar, acompanhados por funcionários da loja, artigos como raquetes, patins, e acessórios esportivos, criando assim uma nova experiência de compra neste segmento. Pouco depois, em 2003, a rede desembarcou na China, instalando-se na cidade de Xangai. O sucesso da primeira loja brasileira levou a inauguração de uma segunda unidade em 2004, no bairro do Morumbi em São Paulo. Hoje já são 25 unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Pouco depois, em 2006, seguindo os planos de expansão nos mercados emergentes, ingressou no mercado russo com a inauguração de uma loja na cidade de Moscou. Nos últimos anos a rede francesa ingressou em novos mercados como Canadá, Colômbia, Tunísia, Indonésia, Filipinas e Austrália. No início de 2018, a rede francesa reestreou no mercado americano com a inauguração de uma loja na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia.


A estratégia de venda da DECATHLON está baseada no autoatendimento, disponibilizando grande variedade e diversidade de produtos para todos os tipos de esportes, com tudo o que envolve a sua prática, além de oferecer simuladores para experimentação de produtos, provocando assim uma maior experiência de compra. Em qualquer uma das lojas da rede os consumidores irão encontrar como principais diferenciais a grande variedade de produtos esportivos para praticantes de todos os níveis, a excelente relação custo-benefício de seus produtos e uma equipe de vendas apaixonada por esportes, capaz de oferecer uma verdadeira consultoria especializada. Além disto, a rede oferece muitos serviços que facilitam quem pratica esporte: oficinas, encordoamento de raquetes, serviços de personalização, segurança (para que o consumidor pratique o esporte de maneira correta, segura e confortável), áreas de estudo/prática dentro das próprias lojas, e até escola de mergulho.


Seu crescimento, apoiado no controle total da cadeia de negócio (do design à logística), trouxe dificuldades aos lojistas independentes do setor. O grosso da mercadoria vendida na DECATHLON sempre foi produzido pela própria empresa. Algumas de suas marcas próprias já são, inclusive, referência dentro de suas categorias. A B’twin é líder mundial em bicicletas. Já vendeu 2.8 milhões de unidades em todo o mundo. E a Quechua, responsável pela maior parte do faturamento da DECATHLON no Brasil, é nome frequente em mochilas, botas para trilha e casacos dos adeptos às atividades de montanhismo e aventura.


Os slogans 
Making Sports Accessible For The Many. 
Sport for all|All for sport. 
We make sport easier. (2013) 
Esporte para todos|Tudo para esporte. (Brasil) 
Sempre em Forma. 
A Fond La Forme. (França) 
Desporto para todos|Tudo para o desporto. (Portugal) 
El deporte más grande del mundo. (Espanha) 
Play More. Play Less.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 27 de julho de 1976 
● Fundador: Michel Leclercq 
● Sede mundial: Villeneuve d’Ascq, França 
● Proprietário da marca: Decathlon S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Oxylane Group) 
● Presidente: Michel Aballea 
● Faturamento: €11 bilhões (2017) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.414 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França, China, Espanha e Itália 
● Funcionários: 82.170 
● Segmento: Varejo (esportes) 
● Principais produtos: Vestuários, calçados e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: Go Sport, Sports Direct, JD Sports, Intersport, Netshoes e Centauro (Brasil) 
● Ícones: Os serviços personalizados oferecidos nas lojas 
● Slogan: Making Sports Accessible For The Many. 
● Website: www.decathlon.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede DECATHLON, maior varejista de artigos esportivos do mundo, possui mais de 1.400 lojas em 45 países. A empresa, que emprega mais de 82 mil pessoas (de 80 nacionalidades diferentes) e cujo faturamento foi de €11 bilhões em 2017, também mantém comércio online em países como França, Reino Unido, Brasil, Japão e Espanha. Tendo como maiores mercados França, China, Espanha e Itália, a rede oferece 35.000 produtos para mais de 55 milhões de consumidores, vendendo aproximadamente 450 milhões de artigos anualmente. Com uma equipe formada por mais de 65 engenheiros e pesquisadores e aproximadamente 50 laboratórios internos e externos, a marca desenvolve todos os anos mais de 3.500 novos produtos, realiza 60.000 testes e lança mais de 50 inovações. 

Você sabia? 
A DECATHLON possui 19 marcas próprias, disponibilizando aos consumidores produtos para a prática de aproximadamente 85 modalidades esportivas por loja. 
A DECATHLON é um dos negócios da poderosa família francesa Mulliez, que detém também a Leroy Merlin (de materiais de construção) e a rede de supermercados Auchan (a segunda maior da França). 
A empresa mantém estreitos relacionamentos com esportistas que opinam sobre características e benefícios dos produtos, que são desenvolvidos nos laboratórios das unidades produtivas espalhadas pela França. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/11/2018

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o seu post. Sou fã da Decathlon, gosto da variedade e do sistema "do it yourself" deles. Também gosto da qualidade dos produtos, tanto que tô sempre lá comprando uma coisinha.

abraços
Camila

Wellingtom Leite disse...

Muito bom o post,produtos de ótima qualidade.! recomendo







sunga boxer
http://www.grigocollection.com.br/sunga-boxer

Anônimo disse...

qual a renda anual da decathlon?