11.6.13

DECATHLON


A principal missão da rede francesa DECATHLON é despertar o desejo e tornar acessível ao maior número de pessoas o prazer e os benefícios de se praticar qualquer tipo de esporte. E foi justamente por essa missão que a DECATHLON se transformou em uma verdadeiro “shopping center do esporte”, onde o consumidor encontra realmente tudo o que precisa para praticar o esporte que mais gosta, quer seja para se divertir ou competir profissionalmente.

A história
Tudo começou exatamente no dia 27 de julho de 1976 quando Michel Leclercq, um assumido amante dos esportes, inaugurou uma enorme loja para a venda de produtos e equipamentos esportivos na simpática cidade de Englos, próximo de Lille, no norte da França. Mas não era uma loja normal. A loja, batizada de DECATHLON, apresentava um conceito inovador: no sistema autoatendimento, sob um mesmo lugar, com preços extremamente acessíveis e uma enorme variedade de produtos, oferecia tudo o que qualquer esportista, de iniciante a profissional, precisasse para a prática esportiva, criando assim uma experiência de compra única. Além dos produtos esportivos, a loja oferecia muitas opções de lazer, como, por exemplo, artigos para piscina, casa de campo e roupas diversas. A loja começou a fazer enorme sucesso e com isto mais e mais consumidores procuravam a DECATHLON, que nos anos seguintes inaugurou outras unidades pela França, chegando a 1982 com 10 unidades em funcionamento.


Uma década após sua fundação, em 1986, a empresa resolveu criar a DECATHLON PRODUCTION, uma subsidiária que tinha como objetivo desenvolver, produzir e assinar, uma grande variedade de produtos para serem vendidos nas próprias lojas da rede. Neste mesmo ano foi inaugurada a primeira loja da rede em outro país, localizada na cidade de alemã de Dortmund. Dois anos depois, como parte de seu plano de expansão internacional, a empresa inaugurou uma unidade industrial na Ásia.


No início dos anos 90 a rede iniciou um forte período de expansão internacional com a inauguração de lojas em cidades como Barcelona (1992) e Milão (1993). Em 1996, a DECATHLON criou suas primeiras marcas próprias: Quechua, para esportes praticados em montanhas; e Tribord, para todos os esportes aquáticos. No ano seguinte inaugurou loja na cidade de Antuérpia na Holanda. Com o sucesso das marcas e também das lojas, a rede decidiu, de forma ousada, em 1999, inaugurar sua primeira loja em solo americano, na cidade de Boston. A experiência no forte e competitivo mercado americano durou apenas sete anos, quando a rede fechou suas últimas quatro lojas.


No início do novo milênio, após inaugurar sua primeira unidade em Portugal (na cidade de Lisboa) e Londres, a DECATHLON já era um gigante em seu segmento, com aproximadamente 300 lojas instaladas em 15 países. E foi justamente neste momento que a rede francesa de artigos esportivos desembarcou oficialmente no Brasil ao inaugurar em 2001 sua primeira loja na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Instalada em um enorme terreno de 50.000m², além da loja, foi construído também, o “Parc la Forme”, um parque com quadras poliesportivas e um restaurante de refeições rápidas. Este parque de esportes servia como local onde os clientes teriam a possibilidade de testar, acompanhados por funcionários da loja, artigos como raquetes, patins, e acessórios esportivos, criando assim uma nova experiência de compra neste segmento. Pouco depois, em 2003, a rede desembarcou na China, instalando-se na cidade de Xangai. O sucesso da primeira loja brasileira levou a inauguração de uma segunda unidade em 2004, no bairro do Morumbi em São Paulo. Hoje já são 14 unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Pouco depois, em 2006, seguindo os planos de expansão nos mercados emergentes, ingressou no mercado russo com a inauguração de uma loja na cidade de Moscou.


A estratégia de venda da DECATHLON está baseada no autoatendimento, disponibilizando grande variedade e diversidade de produtos para todos os tipos de esportes, com tudo o que envolve a sua prática, além de oferecer simuladores para experimentação de produtos, provocando assim uma maior experiência de compra. Em qualquer uma das lojas da rede os consumidores irão encontrar como principais diferenciais a grande variedade de produtos esportivos para praticantes de todos os níveis, a excelente relação custo-benefício de seus produtos e uma equipe de vendas apaixonada por esportes, capaz de oferecer uma verdadeira consultoria especializada. Além disto, a rede oferece muitos serviços que facilitam quem pratica esporte: oficinas, encordoamento de raquetes, serviços de personalização, segurança (para que o consumidor pratique o esporte de maneira correta, segura e confortável), áreas de estudo/prática dentro das próprias lojas, e até escola de mergulho.


Os slogans
Esporte para todos | Tudo para esporte. (Brasil)
Sempre em Forma.
A Fond La Forme. (França)
Desporto para todos | Tudo para o desporto. (Portugal)
Sport for all | All for sport. (Reino Unido)
Play More. Play Less.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 27 de julho de 1976
● Fundador: Michel Leclercq
● Sede mundial: Villeneuve d’Ascq, França
● Proprietário da marca: Oxylane Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Yves Claude
● Presidente: Michel Leclercq
● Faturamento: €6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 655
● Presença global: 19 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: França, Espanha e Itália
● Funcionários: 55.000
● Segmento: Varejo (esportes)
● Principais produtos: Vestuários, calçados e equipamentos esportivos
● Concorrentes diretos: Go Sport, Sports Direct, Intersport e Centauro (Brasil)
● Ícones: Os serviços personalizados oferecidos nas lojas
● Slogan: Esporte para todos | Tudo para esporte.
● Website: www.decathlon.com.br

A marca no mundo
Atualmente a rede DECATHLON, que pertence ao grupo Oxylane, que atua em toda a cadeia esportiva, desde a pesquisa, passando pelo projeto, pela concepção, produção, logística até chegar ao ponto de venda, possui aproximadamente 660 lojas em 19 países ao redor do mundo. A empresa também mantém comércio online em países como França, Reino Unido e Espanha. Tendo como maiores mercados França, Espanha e Itália, a rede oferece 35.000 produtos para mais de 50 milhões de consumidores, vendendo aproximadamente 400 milhões de artigos anualmente. Com uma equipe formada por mais de 65 engenheiros e pesquisadores e aproximadamente 50 laboratórios internos e externos, a marca desenvolve todos os anos mais de 3.500 novos produtos, realiza 60.000 testes e lança mais de 50 inovações.

Você sabia?
A DECATHLON possui 19 marcas próprias, disponibilizando aos consumidores produtos para a prática de aproximadamente 70 modalidades esportivas por loja.
A empresa mantém estreitos relacionamentos com esportistas que opinam sobre características e benefícios dos produtos, que são desenvolvidos nos laboratórios das unidades produtivas espalhadas pela França.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 11/6/2013

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o seu post. Sou fã da Decathlon, gosto da variedade e do sistema "do it yourself" deles. Também gosto da qualidade dos produtos, tanto que tô sempre lá comprando uma coisinha.

abraços
Camila

Wellingtom Leite disse...

Muito bom o post,produtos de ótima qualidade.! recomendo







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