1.10.10

GREEN DEPOT

Imagine uma loja de material de construção que só venda produtos ecologicamente correto, desde tinta a descarga que utiliza menos água. Tudo em um ambiente agradável, com explicações através de uma comunicação visual simples, educadora e impactante. Este é o caso da americana GREEN DEPOT, primeira rede de lojas “verde” para os cuidados e a construção da casa, onde a sustentabilidade está em primeiro lugar.
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A história
Tudo começou quando Sarah Beatty, executiva que trabalhou por dez anos no setor de marketing da MTV, resolveu introduzir suas convicções e idéias de sustentabilidade no segmento de varejo. Mas o verdadeiro motivo que a levou a fundar a GREEN DEPOT foi no mínimo curioso e dramático: uma semana antes do nascimento de sua primeira filha, sua família teve uma intoxicação doméstica em virtude do mofo, e ela começou a questionar a segurança de sua casa e os materiais de construção utilizados nela. Foi então que começou a procurar produtos “verdes”, sustentáveis e seguros para sua casa e não achou o que procurava. Sua própria frustração se transformou na determinação para abrir um novo negócio. A primeira loja foi inaugurada, com o apoio de seu marido Mark Buller, que já possuía uma pequena rede de lojas de material para construção e reformas, no tradicional bairro do Brooklyn, em Nova York, no mês de novembro de 2005, baseada no conceito de comercializar somente produtos que não agredissem o meio ambiente, fossem seguros e não tóxicos, ou que tivessem princípios sócio-ambientais claros e definidos.
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Além disso, a loja prestava serviços e soluções de design que utilizavam o mesmo conceito de sustentabilidade. Não somente os produtos vendidos seguiam este conceito. A loja em si, incluindo o prédio e o ambiente externo, utilizava materiais sustentáveis. Inicialmente o novo negócio era mais direcionado aos construtores comerciais. Mas, em seu primeiro ano, ela percebeu que mais de 50% dos clientes que entravam e compravam na loja eram donas-de-casa, mães com filhos e jovens casais, que possivelmente estavam construindo, decorando ou reformando sua primeira casa. A partir de então, o foco da GREEN DEPOT mudou, e o consumidor final passou a ser o cliente. O sucesso da primeira unidade encorajou Sarah a inaugurar outras lojas em locais como Filadélfia, Greenport, Newark e Albany.
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Além disso, a linha e a abrangência dos produtos ofertados também cresceu: pinturas e esmaltes ecológicos que não liberavam substâncias tóxicas, lâmpadas que consumiam menos energia, produtos de limpeza menos poluentes, detergentes totalmente biodegradáveis, decoração para a cozinha e para o banheiro com mecanismos que economizavam água, móveis e acessórios para recém-nascidos (como a linha de toalhas e lençóis em algodão de agricultura biológica) e muitos outros objetos para a vida doméstica que atendessem aos mais rígidos padrões de segurança e sustentabilidade. Em 2008 a rede já contava com 10 unidades e faturamento superior a US$ 10 milhões. No ano seguinte, ocorreu a fusão com a concorrente Greenmaker, formando assim a maior varejista de produtos sustentáveis e verdes para construção, reformas e decoração do mercado americano. Foi neste ano também que ocorreu a inauguração de sua loja âncora de Manhattan, mais voltada para produtos de decoração e soluções sustentáveis para cozinha e outros ambientes da casa; a estréia de seu comércio on-line; e o lançamento de uma linha própria de produtos, que inclui desde tintas, objetos de decoração até móveis infantis.
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Hoje em dia, a GREEN DEPOT não é apenas um ponto de venda, mas também um importante fornecedor de serviços: nas lojas, por exemplo, é possível contratar eletricistas, pintores e encanadores que ajudam o cliente a transformar a própria casa em um ambiente sustentável e com baixo impacto ambiental. Além disso, muitos produtos podem ser vendidos a granel, o que incentiva o consumidor a reaproveitar as embalagens e, para loja, funciona como uma ferramenta de fidelização.
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O rigor na escolha dos produtos
A GREEN DEPOT é extremamente rigorosa na seleção dos fornecedores, que são submetidos a extensivos e rígidos testes. Com o objetivo de oferecer somente o melhor disponível no mercado, esses testes, chamados pela empresa de “Green Filter”, levam em conta o índice reciclável, à fonte local, o ciclo de vida e durabilidade, a baixa ou nenhuma toxidade, e o uso eficaz da energia. Os produtos são etiquetados com um dos cinco ícones desenvolvidos pela GREEN DEPOT em 2008, que auxiliam de forma explicativa o consumidor na hora da compra, indicando, por exemplo, o grau de prioridade. Esses cinco ícones levam em conta cinco características:
● Air Quality (Qualidade do ar): produtos não tóxicos; não alérgicos; que purificam o ar, não emitam partículas ou gases combustíveis.
● Conservation (Conservação): produtos recicláveis e reutilizáveis; biodegradáveis; não poluentes (incluindo a água); anti-mofo; e duráveis.
● Energy (Energia): produtos que utilizam menos energia e são fontes de energia renováveis.
● Local: empresas com baixa emissão de carbono e que estimulam os negócios locais em torno de sua fábrica.
● Responsibility (Responsabilidade): empresas responsáveis na produção; que protegem o meio-ambiente; e se preocupam com a proteção de seus funcionários e sua saúde e segurança no trabalho.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
2005
● Fundador:
Sarah Beatty e Mark Buller
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca:
Green Depot, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Sarah Beatty
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 20 (incluindo centros de distribuição)
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários:
400
● Segmento: Varejo
● Principais produtos:
Produtos sustentáveis para construção, reformas e decoração
● Ícones:
A comunicação visual interna das lojas
● Website:
www.greendepot.com


A marca nos Estados Unidos
Hoje em dia a rede GREEN DEPOT, líder no mercado americano em seu segmento, possui 22 lojas e centros de distribuição, incluindo a Flagship Store (loja âncora) de Manhattan, localizadas em cidades como Newark, Filadélfia, Boston, Greenport, Chicago e Albany, além de seu comércio de vendas on-line. Apesar de ser considerada uma pequena varejista americana, a GREEN DEPOT tem uma infra-estrutura invejável, capaz de aceitar grandes pedidos desde o estado do Maine até o Caribe.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 1/10/2010

2 comentários:

Jú Lima disse...

Oie,
Adorei conhecer teu blog e saber as origens das marcas. Tenho um blog também e as informações que encontrei por aqui, me foram muito utéis. Bjo Jú

Eduardo S.C disse...

oi eu gerencio dois blog e gostaria de saber se vcs gostria de criar uma parceria eu divulgo o seu blog e vc divulga o meu.... que tal no meu blog tem meu e-mail qualquer coisa me mande a resposta....