24.5.06

CARTIER

Desejadas alianças, cobiçados anéis e gargantilhas e relógios luxuosos fazem parte do universo sofisticado da marca mais tradicional no segmento da alta joalheria: a CARTIER. Uma das mais antigas joalherias do mundo, sempre satisfazendo aos caprichos da realeza, das estrelas do cinema e dos abonados mortais, a CARTIER goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas jóias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A marca, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto e ser a vanguarda da criação com a audácia da excelência”, é sinônimo de luxo desde que foi lançada.

A história
A história da tradicional joalheria começou em 1847 quando Louis-François Cartier assumiu o controle da pequena oficina de jóias de seu mestre, Adolphe Picard, localizada no número 29 da Rue Montorgueil, rua mais cara e chique de Paris na época, e resolveu patentear sua própria marca, representada pelo famoso coração entre as iniciais L e C em um losango. Surgia a Mason Cartier, que cujo idealizador estava apenas iniciando um império e lançando uma das mais luxuosas grifes de relógios e jóias do mundo. Apenas quatro anos depois, Napoleão III subiu ao poder, e através da Condessa Nieuwerkerke, o jovem Cartier tornou-se fornecedor da Corte Real. Em 1853, implantou o atendimento personalizado e elitizado, abrindo suas portas para uma clientela privada e exclusiva. Pouco depois, em 1859, alugou uma sede no Boulevard des Italiens, cuja vizinhança era a mais sintonizada na moda em Paris. As jóias de CARTIER eram caracterizadas por um toque leve, arejado, em contraste com os ornamentos formais e pesados do período. Nesta época, a CARTIER encantou a imperatriz Eugénie que encomendou um serviço de chá em prata. Esse era o empurrãozinho que a marca precisava para ir cada vez mais longe e se tornar ainda mais conhecida.


Em 1872 seu filho, Alfred, ingressou como sócio no negócio e expandiu-o consideravelmente. Isto incluiu relógios, que Louis-Francois tinha apenas mostrado interesse. Seu outro filho, Louis, também entrou na sociedade em 1898, e a loja passou a se chamar Alfred Cartier & Fils. No ano seguinte a loja mudou de endereço indo para o número 13 na Rue de La Paix e transformou o bairro Vendôme no coração internacional da joalheira. A CARTIER de Londres foi aberta em 1902 no número 4 da New Burlington Street, comandada por Pierre Cartier. Nesta época a grife recebeu um pedido de 27 tiaras para a cerimônia de coroação de Eduardo VII, o rei da Inglaterra, que declarou “Cartier, joalheiro dos reis, rei dos joalheiros”.


Dois anos mais tarde, o rei honrou a CARTIER com o certificado de Fornecedor da Corte e a marca se impôs como a mais prestigiosa do mundo. Inovador, Louis Cartier assinou, ainda em 1904, o primeiro relógio de pulso com pulseira de couro do mundo, desenvolvido especialmente para seu grande amigo, o aviador brasileiro Santos Dumont, que reclamou do desconforto dos relógios de bolso durante seus vôos. Cartier assumiu o desafio, desenhando um relógio de pulso plano com um peculiar aro quadrado. Louis elevou a empresa a um alto nível de excelência, renascendo o estilo “Guirland” – ornamentos de diamante montados em platina. Em 1909, a transição do estilo Garland para as formas mais modernas caracterizou-se pela eliminação progressiva volutas para designers mais lineares, introduzindo formatos básicos de geometria como quadrados, círculos e conceitos opostos desses dois elementos dentro do design.


Em 1909, Pierre Cartier, abriu uma suntuosa loja em New York, localizada no número 712 da badalada 5ª Avenida. No ano seguinte a marca inaugurou lojas em Moscou e no Golfo Pérsico, iniciando assim uma forte expansão internacional, que culminou com a inauguração em 1935 de uma sofisticada boutique em Monte Carlo, seguida em 1938 por uma unidade em Cannes. Em 1942, Louis Cartier faleceu, e seus sucessores foram incapazes de continuar sem o seu gênio artístico. Como resultado, a empresa tornou-se financeira e artisticamente estagnada. No início dos anos 70, um grupo de investidores, liderados por Robert Hocq, comprou as três MAISONS CARTIER (Paris, Londres e Nova York) e assumiu o comando da grife. Neste momento, a CARTIER passou de uma empresa familiar para uma multinacional e a marca ganhou um sopro de juventude e modernismo tendo Alain Perrin como seu principal executivo.


Em 1973, foi criado o conceito Les Must de Cartier (desenvolvimento de produtos como jóias, óculos e acessórios em couro mais acessíveis e modernos, mas com a tradição CARTIER). Foi o momento da ampliação da oferta de produtos (artigos de couro, canetas e isqueiros) e, consequentemente de clientes, sempre abonados e dispostos a ostentar o luxo que a marca tinha a oferecer. Em 1978 todo grupo foi unificado em uma única empresa chamada CARTIER MONDE. A marca francesa continuou a desenvolver-se sem perder seu refinamento e tradição. Surge então uma aclamada linha de perfumes, novos modelos de relógios, artefatos em couro, além da “Colection Ancienne Cartier”, a qual reúne peças para mostrar a evolução histórica e artística da joalheria. Mais tarde tal coleção passou a se chamar “Cartier Collection”.


Nos anos seguintes a marca inaugurou inúmeras lojas em cidades cosmopolitas. Entre as inaugurações de butiques pelo mundo, um dos destaques foi a instalação, em 2003, na chique Avenue des Champs Elysées, número 154. Um novo cenário para o espírito CARTIER, marca responsável por descobrir que a platina é mais duradoura que o ouro branco e desenvolver o diamante em forma de baguete (retangular).


A linha do tempo
1888

Lançamento dos primeiros relógios de pulso da joalheria, direcionados ao público feminino.
1906
Introdução da primeira caneta com linhas ovais.
1909
Patenteou as fivelas dobráveis para relógios de pulso.
1910
Produção de um anel com o diamante azul Hope, de impressionantes 44 quilates.
1911
Lançamento do relógio THE SANTOS, inspirado no modelo feito por Louis em 1904 para o aviador Santos Dumont.
1912
Lançamento do relógio COMÉTES.
Lançamento dos relógios BAIGNOIRE (com sua inconfundível caixa oval) e TORTUE (com suas formas arredondadas, que manifestava a sublime atemporalidade que caracterizaria a tradição relojoeira da marca), produzidos até os dias de hoje.
1914
Atendendo a um pedido do Duque de Windsor, a fim de presentear sua esposa, a CARTIER confeccionou um broche motivo Panthére em platina, sobre uma safira caxemira em cabochão de 152,35 quilates. A partir deste momento as jóias com a pantera passaram a ser desejadas pelas mulheres e o sucesso imediato fez com que a rainha dos felinos se tornasse um dos símbolos da refinada Maison.
1919
Lançamento do relógio TANK, que com seu formato retangular era triunfo da elegância pura e do design atemporal. O nome do relógio é uma homenagem às equipes dos tanques aliados da Primeira Guerra Mundial.
1924
Lançamento do anel de três argolas com três colorações de ouro, conhecido nos Estados Unidos como TRINITY. O lendário anel foi criado especialmente para um amigo de Cartier, o poeta Jean Cocteau. Trata-se de um anel com três tons de ouro: branco para a amizade, amarelo para a fidelidade e rosa para o amor. Até hoje, a série Trinity continua a ser muito desejada por sua elegância. A coleção cresceu e passou a incluir algumas variações, como brincos e peças decoradas com diamantes, sem contar as opções em platina e cerâmica. Entretanto, um aspecto permanece intacto: o design dos três elos entrelaçados.
1926
Lançamento da série de relógios de pulso BAGUETTE. Eram em miniaturas com menos de 1 cm de largura, decorados com pedras preciosas.
1933
Lançamento do PASHA, primeiro relógio a prova d’água do mundo. O relógio de forma redonda possuía uma coroa ligada à caixa por uma pequena corrente para garantir que funcionasse em baixo d’água.
Registra patente para a “montagem invisível”, uma técnica na qual o metal desaparece, mostrando apenas as pedras das jóias.
1969
O famoso LOVE BRACELETE é criado pela CARTIER de Nova York, obra do designer Aldo Cipullo. A peça foi inspirada em uma prática medieval: guerreiros antes de saírem para batalhas, muitas vezes “trancavam” suas esposas com cintos de castidade de ferro pra mantê-las fiéis. O designer então teve a idéia de criar um símbolo moderno dessa tranca e desenhou uma pulseira com parafusos, que vinha com uma pequena chave de fenda pra abrir e fechar.
1974
Lançamento da primeira coleção de objetos em couro da marca, que incluía carteira, moedeiras e porta-cheques.
1976
Lançamento da primeira caneta oval da marca.
1978
Lançamento da primeira coleção de cachecóis.
1981
Lançamento dos perfumes MUST de CARTIER e SANTOS.
1983
Lançamento da primeira coleção de óculos.
1987
Lançamento da coleção de louças (porcelanas, cristais e pratas).
1988
Lançamento do perfume DÉCLARATION.
1993
Lançamento das mini-carteiras PANTHÉRE em crocodilo pastel.
1995
Lançamento do perfume SO PRETTY.
2001
Lançamento da MELI MELO, uma coleção de jóias à base de pedras brasileiras, como a água-marinha e a granada laranja.
Lançamento da revista CARTIER ART, que perpetua três valores fundamentais da marca: criatividade, autenticidade e originalidade.
Lançamento do ROADSTER, um relógio que desafia o tempo com seu design robusto, inspirado nas corridas automobilísticas dos anos 1950 e 1960.
2003
Criação da LÊS DÉLICES de GOA, uma coleção de jóias confeccionadas com pedras coloridas.
Lançamento do perfume feminino LÊ BAISER du DRAGON.
2005
Lançamento da nova coleção de relógios SANTOS 100, confeccionados em aço, em comemoração aos 100 anos de criação da série Santos Dumont. Após 100 anos, o relógio conserva todos os seus parafusos originais e somente cinco artesãos no mundo sabem como montá-lo com perfeição.
Criação do serviço de perfumes feitos sob encomenda.
2006
Lançamento da coleção de relógios LA DOÑA, cuja caixa é trapezoidal. O relógio está disponível em três versões: ouro branco com brilhantes; ouro rosa e aço; e ouro amarelo. A CARTIER buscou inspiração na imagem da atriz mexicana Maria Félix, famosa pelas jóias extravagantes que exibia em seus filmes.
2008
Lançamento do BALLON BLEU, um relógio cronógrafo extremamente robusto, cuja caixa é redonda.
Lançamento do perfume CARTIER ROADSTER, que recebeu esse nome em homenagem ao relógio da marca e está acondicionado em um frasco, cuja tampa foi inspirada na coroa do relógio.
2009
Lançamento da SECRETS et MERVEILLES, uma coleção de jóias extremamente refinada que representa o mistério e a beleza.
2010
Lançamento do perfume unissex ESSENCE D’ORANGE.


As lojas
Ou melhor, boutiques, como a marca francesa gosta de se referir aos seus sofisticados pontos de venda. E não é para menos. Elas estão localizadas nos endereços mais caros e luxuosos do planeta, como por exemplo, a 5ª Avenida (Nova York), Rue de La Paix (Paris), Avenue des Champs Elysées (Paris), Place Vendôme (Paris), New Bond Street (Londres), Via Condotti (Roma), Rodeo Drive (Los Angeles) e Minami-Aoyama (Tóquio). Algumas boutiques da marca exibem o conceito “Bronze Concept” planejado pelo arquiteto Bruno Moinard, onde tudo dentro do ambiente remete às tradições da grife. Além disso, 80 dessas boutiques contam com um espaço exclusivo para a linha Bridal (noivas), onde solitários, alianças e os mais diversos acessórios estão dispostos em um ambiente exclusivo para garantir a privacidade dos clientes ao escolher as peças mais desejadas para a cerimônia. Na época do Natal, as boutiques instaladas nesses endereços se tornam pontos turísticos concorridíssimos em virtude de sua primorosa decoração, que não se restringe apenas as vitrines, mas também abrange as fachadas.


Os ícones da Cartier
Ao longo de sua história a grife criou verdadeiros ícones dentro do segmento da alta joalheria. Começando pelo logotipo dos dois “C” entrelaçados, visto abundantemente em seus artigos em couro. Depois criou as alianças mais cobiçadas do mundo, símbolos eternos de um amor duradouro. Sem contar que transformou a “pantera” em um símbolo de suas sofisticadas jóias. Criou ainda a tradicional caixinha vermelha, onde repousam anéis, colares, brincos e gargantilhas que serão dados como presente, dos Deuses é claro. Apesar de assinar linhas completas de jóias e até mesmo perfumes, muitos especialistas dizem que o melhor produto da CARTIER são os relógios, cujo segredo está na perfeição combinada com sofisticação e tecnologia.


Clientes famosos
Na história da CARTIER há muitas pessoas famosas que foram clientes fiéis e responsáveis por elevar a marca francesa ao patamar de luxo incontestável, como por exemplo, o Duque e a Duquesa de Windsor e o ator Richard Burton, que comprou para Elisabeth Taylor o diamante Burton-Taylor, de 69,42 quilates. Além disso, a CARTIER se tornou “fornecedora real” dos monarcas da Espanha (1904), Portugal (1905), Rússia (1907), Sérvia (1913), Bélgica (1919), Romênia, Egito (1929), Albânia (1939) e Mônaco. Hoje em dia, a estonteante atriz italiana Monica Bellucci (protagonista de filmes como Matrix Reloaded, Malena e A Paixão de Cristo) é a embaixadora internacional da marca, desde 1999.


165 anos de sofisticação
Em 2012 a marca francesa completa 165 anos de pura sofisticação. Para comemorar tão importante data a marca lançou no mês de fevereiro o filme publicitário L’Odyssée de Cartier (“A Odisséia de Cartier”), dirigido pelo artista multimídia Bruno Aveillan, resultado de dois anos de intensos trabalhos de um time de 50 talentosos profissionais. O jornal britânico The Daily Telegraph classificou os 3 minutos e meio do filme de “uma pequena obra-prima”, para cuja confecção a marca francesa, decididamente, não economizou. Na história, o símbolo icônico da marca – a pantera – realiza uma épica jornada mundo afora rumo a momentos e locações vitais para a riquíssima história da CARTIER. O esplêndido felino percorre países e cidades como São Petersburgo, totalmente coberta de neve, uma clara alusão as jóias que a grife por décadas fabricou especialmente para a família do czar da Rússia; China, onde enfrenta uma mítica serpente dourada; Índia, num palácio erguido sobre um elefante e repleto de jóias; até saltar sobre as asas do 14-bis, célebre avião do Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont. Do 14-bis a pantera desce sobre o teto de um magnífico edifício até chegar à gloriosa Place Vendôme, sede principal da CARTIER, de onde vai ao encontro da bela modelo Shalom Harlow dentro do Grand Palais. Clique na imagem abaixo para assistir ao filme.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação:
1847
● Fundador:
Louis-François Cartier
● Sede mundial:
Paris, França
● Proprietário da marca:
Compagnie Financière Richemont S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Johan Rupert (Richemont)
● CEO: Stanislas de Quercize
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Valor da marca: US$ 4.781 bilhões (2011)
● Lojas:
310
● Presença global:
+ 130 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Segmento: Joalherias
● Principais produtos:
Jóias, relógios, perfumes e artigos em couro
● Concorrentes diretos:
Tiffany & Co., Bulgari, Boucheron e Van Cleef & Arpels
● Ícones:
As alianças e a Pantera
● Website: www.cartier.com

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca CARTIER está avaliada em US$ 4.781 bilhões, ocupando a posição de número 70 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no Brasil
A joalheria está presente no Brasil desde o começo dos anos 70, inicialmente representada pela Natan. Em junho de 1997, com resultados encorajadores, a CARTIER decidiu vender suas exclusivas jóias no país. Assim, inaugurou sua primeira loja na badalada Rua Haddock Lobo, em São Paulo. Com o êxito obtido e uma rede de revendedores pequena, mas qualitativa, decidiu abrir, em dezembro de 1999, outra loja em Ipanema, no Rio de Janeiro permitindo assentar a marca nas duas principais cidades do país. Uma terceira loja da grife foi inaugurada dentro da luxuosa Daslu. Devido à crise econômica que assolou o mundo a partir de 2008, a CARTIER manteve apenas a loja de São Paulo em funcionamento. Porém, a empresa comunicou que até o final de 2012 irá inaugurar mais duas lojas no país, considerado um mercado-chave para a CARTIER.


A marca no mundo
A CAERTIER, maior joalheria do mundo, cria, produz e vende além de jóias, relógios, perfumes, artigos em couro e acessórios, em suas 310 lojas próprias e revendedores licenciados (cerca de 10 mil) em mais de 130 países ao redor do mundo. Aproximadamente 75% do faturamento da marca é gerado por jóias e relógios. A CARTIER, hoje, integra o Grupo Richmont, um dos três maiores conglomerados que controlam o mercado de luxo no mundo.

Você sabia?
A marca tem uma grande e moderna fábrica em Genebra com mil funcionários que trabalham na criação e produção de relógios. Os ateliers responsáveis pela criação de suas aclamadas jóias estão localizados em Paris.
A marca é o mais puro sinônimo de luxo no Reino Unido, sendo endossada pela Família Real. Tanto que, no casamento do príncipe William com Kate Middleton, a bela moça utilizava uma luxuosa tiara de diamantes da CARTIER de 1936, pertencente à Rainha Elizabeth, um presente de sua mãe quando completou 18 anos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), programa Mundo SA, Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 11/4/2012

4 comentários:

Anônimo disse...

Por favor vc pode me informar qual o publico alvo dessa marca???

BGD!! (Camila)

Anônimo disse...

Não é óbvio que é o tipo de publico classe A?

Erik Alan disse...

Eu adoro as suas matérias. E gostaria de poder indicar este site que minha esposa adora millanibijuterias.com.br vale a pena!

Anônimo disse...

Grata eternamente ao meu marido por me presentear com a aliança Love de Cartier, na ocasião de nosso casamento. Um sonho realizado! Que ícone, que tradição, que luxo!