21.5.06

GUESS

A filosofia alto-astral da GUESS é transmitida pela sensibilidade de seu design. Seu estilo celebra a forma humana, busca inspiração não apenas nos rostos espetaculares que enfeitam as fotos exclusivas de suas campanhas e catálogos, mas também nos homens e nas mulheres reais que constituem, de fato, sua verdadeira inspiração. A marca “glamorizou” o jeans e combinou com maestria a sofisticação e a qualidade do design europeu com a jovialidade e o sex appeal da moda americana. Qualidade e atitude dão à marca uma característica única, do estilo casual ao chique urbano. Com um toque de talento internacional, o estilo puramente americano da GUESS tem conseguido manter sua originalidade e conquistar clientes em todas as partes do mundo.

A história
Os irmãos Armand, Georges, Maurice e Paul Marciano, sobrenome por trás do sucesso da marca GUESS, nasceram em Marselha, no sul da França, uma região que cultivava a essência e o estilo da moda francesa, onde foram criados, junto dos pais e da irmã Jacqueline. Filhos de rabino, eles moravam em uma casa anexa à sinagoga e aproveitavam as horas de lazer participando de um grupo de escoteiros. A moda foi um acaso em suas vidas. No começo da década de 70, três dos irmãos trabalhavam em um bar na badalada Saint Tropez (Paul era o DJ; Georges era o gerente e Maurice era o barman). Foi então que Georges decidiu fazer gravatas de seda para ganhar um dinheirinho extra. Com isso, Paul começou a viajar a Paris com o porta-malas do carro lotado de gravatas e só voltava depois de vender todas.


Aos poucos, o quarteto foi se aventurando a criar blusas femininas, vestidos, calças e finalmente jeans lavados em 1976, novidade que viria a ser carro-chefe da marca e que tornaria os irmãos pioneiros nesse conceito de produto nos Estados Unidos. Nessa época, os irmãos já tinham 20 lojas, batizadas com o nome MGA (iniciais de Maurice, Georges e Armand), espalhadas pela França. Georges, que já tinha sido cabeleireiro, sempre foi o homem das idéias e das estratégias e idealizou cada empreitada da família; logo, Maurice se encarregou de cuidar das finanças, Armand passou a supervisionar a produção e a distribuição e Paul tomou a dianteira na criação - inicialmente, apenas das campanhas publicitárias e, mais tarde, das coleções.


Em outubro de 1977, os irmãos pisaram em solo norte-americano pela primeira vez para uma viagem de férias. A estadia de dez dias no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, foi esticada para um mês e meio. No entanto, demorou bem menos que isso para que os jovens franceses se apaixonassem pelas praias, pelo clima e pelas lindas garotas da Califórnia. Em três semanas, Georges e Maurice abriam duas lojas MGA nos Estados Unidos e, encarregados de encerrar os negócios na França, Armand e Paul mudaram-se definitivamente dois anos depois. Em 1981, combinando o amor do oeste americano com a sensibilidade européia, os irmãos fundaram uma pequena fábrica de calças jeans na cidade de Century City, estado da Califórnia. Era um estilo diferente, chique, forte e marcante. Os revendedores olhavam com desconfiança o jeans, mas os irmãos acreditavam e foram persistentes na introdução de seu produto no mercado. O jeans feminino com três zíperes, batizado de Marilyn, era sexy, com estilo e atitude original. Ainda neste ano, a tradicional loja de departamento Bloomingdale’s aceitou finalmente vender duas dúzias desse jeans como um favor aos irmãos. Em poucas horas todas as peças foram vendidas, e, da noite para o dia, os jeans viraram objeto de desejo. Surgia definitivamente a marca GUESS? (nesta época escrita com o ponto de interrogação).


O nome GUESS surgiu por inspiração de Georges, quando os quatro irmãos passavam, a caminho do trabalho, por um outdoor da rede McDonald’s com os dizeres “Guess what’s in the new Big Mac?” (“adivinhe o que há de novo no Big Mac?”), com destaque para “guess”, em letras bem grandes. O número dentro do triângulo do logotipo da marca representava o número da sala do primeiro escritório da empresa.


O principal trunfo da marca, na época, ficou por conta das técnicas pioneiras de lavagem com pedra pomes italiana, que deixava o jeans com aspecto “detonado” e “usado”. Além disso, a marca combinava sofisticação e atitude casual, sintetizando um estilo de vida próprio e autêntico. Atualmente, cerca de 30 pessoas estão envolvidas na produção de uma única calça da marca. Durante esta década a coleção não seguia nenhuma tendência. Em 1984 a linha masculina foi lançada e o jeans da GUESS podia ser encontrado tanto para homem como para mulher. A marca viu seu faturamento em vendas crescer de US$ 6 milhões em 1982 para US$ 600 milhões em 1996. Durante este período, a GUESS expandiu sua linha de produtos introduzindo coleções de relógios e óculos, sapatos, calçados esportivos, bolsas, entre outros itens, além de inaugurar inúmeras lojas próprias.


Na década de 90, a marca se expandiu para inúmeros países começando sua escalada em busca do sucesso internacional, que não tardou a vir. Além disso, a empresa criou a divisão GUESS HOME, responsável pelo lançamento de roupas de cama, incluindo lençóis, edredons, travesseiros e toalhas. Porém, adpesar das inovações no segmento, as vendas decepcionantes obrigaram a marca americana a descontinuar essa divisão anos mais tarde. Com a chegada do novo milênio, a GUESS expandiu mais uma vez sua linha de produtos com a introdução de roupas para crianças; e mais recentemente, em 2007, com o lançamento da G by GUESS, uma linha de roupas mais populares e descoladas voltadas para um público adolescente. Nesse mesmo ano inaugurou uma enorme loja no bairro dos Jardins em São Paulo.


A linha do tempo
1984
Lançamento da primeira linha de relógios.
Lançamento da BABY GUESS, linha composta de acessórios e roupas para bebês.
1988
Lançamento da linha de tênis e sapatos.
1989
Lançamento da linha de óculos e armações de receituário da marca.
1991
Lançamento da GUESS ATHLETIC, uma linha esportiva voltada para um público mais informal.
2000
Inauguração da primeira loja GUESS KIDS, contendo ampla variedade de acessórios e roupas para crianças.
2002
Lançamento de uma linha de lingerie e bolsas de mão.
2003
Lançamento de uma linha calçado masculino.
2004
Lançamento da linha feminina MARCIANO, que havia sido introduzida anteriormente com o nome GUESS Collection. A linha, composta por roupas e acessórios com preços mais elevados, foi totalmente redesenhada, ganhou o novo nome e virou marca. Atualmente existem mais de 55 lojas nos Estados Unidos e Canadá.
2005
Lançamento de seus primeiros perfumes: Guess for Women e Guess for Men, este último introduzido no ano seguinte.
2006
Lançamento da linha masculina MARCIANO. A nova linha, com preços mais caros e peças mais finas, era totalmente desenvolvida e fabricada na cidade de Florença na Itália.
2007
Lançamento da marca G by GUESS?, composta por roupas e acessórios com preço mais acessível. Atualmente existem quase 60 lojas da marca nos Estados Unidos.
Lançamento do perfume GUESS SUEDE.
2010
Lançamento do perfume GUESS SEDUCTIVE.


Propagandas que fizeram história
Paul Marciano é reconhecido pelo talento como estilista, porém, mais que isso, pelo talento em criar campanhas publicitárias. Seus trabalhos influenciaram os rumos da propaganda e revelaram novos rostos que vieram a se tornar super modelos internacionais, como por exemplo, Eva Herzigova, Naomi Campbell, Carla Bruni (a atual primeira-dama francesa), a brasileira Adriana Lima, Claudia Schiffer e especialmente a francesa Laetitia Casta, além de atrizes como Drew Barrimore e Juliette Lewis. Até a fotógrafa alemã Ellen Von Unwerth, uma das favoritas de Paul Marciano, era pouco conhecida quando eles começaram a trabalhar juntos. Uma das mais marcantes campanhas da GUESS foi lançada em 1984 - sendo a primeira vez que uma marca publicava em uma revista um anúncio com mais de dez páginas de fotos, em preto e branco, com cor apenas no logotipo, impresso em vermelho vivo. O second decade of Guess (em inglês, algo como “duas décadas de Guess”), livro lançado no vigésimo aniversário da marca, integra o acervo permanente de livros do Metropolitan, famoso museu de arte nova-iorquino, com uma compilação histórica das campanhas de Paul Marciano.


Outra campanha polêmica aconteceu em 2004, quando a GUESS contratou a socialite Paris Hilton para ser o “rosto” da marca nas novas - e sensuais - campanhas publicitárias. A polêmica loira, herdeira da luxuosa rede de hotéis Hilton, ficou mundialmente famosa graças a vídeos indiscretos gravados pelo ex-namorado que, sabe-se lá como, foram parar na Internet, um ano antes. Por esse motivo, o ensaio fotografado feito por Ellen Von Unwerth provocou a ira da American Family Association, grupo norte-americano em defesa da moral e dos bons costumes, que exigiu a retirada das fotos de Paris que estavam no interior das lojas da GUESS. Em resposta ao protesto, Paul Marciano nem se abalou: “se vocês não gostam das imagens em nossas lojas, por favor, fiquem em casa. É simples assim”.


A evolução visual
Recentemente a GUESS introduziu um novo logotipo, apenas o nome da marca escrito em vermelho. A intenção é passar um ar de sofisticação para a marca. Apesar disso, o tradicional logotipo com o ponto de interrogação continua a ser utilizado nas etiquetas e em algumas ações de comunicação.


Os slogans
Adventurous. Sexy. All-American with an International flair. (GUESS)
Sophisticated. Feminine. Unapologetically sexy. (MARCIANO)
Independent. Bold. Confident. Alive. Stylish. (G by GUESS)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1981
● Fundador:
Georges, Armand, Paul, e Maurice Marciano
● Sede mundial:
Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca: GUESS Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Maurice Marciano
● CEO:
Paul Marciano
● Presidente:
Carlos Alberini
● Faturamento: US$ 2.49 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 285.5 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 3.8 bilhões (abril/2011)
● Lojas: 1.373
● Presença global: + 80 países
● Presença no Brasil: Sim (3 lojas)
● Maiores mercados:
Estados Unidos e Canadá
● Funcionários: 15.000
● Segmento: Moda casual
● Principais produtos: Roupas e acessórios e perfumes
● Ícones: O logotipo triangular
● Slogan: Adventurous. Sexy. All-American with an International flair.
● Website: www.guess.com

A marca no mundo
A marca GUESS, que começou como uma fabricante de calças jeans, possui atualmente uma grande linha de roupas e acessórios para mulheres, homens e crianças, que são vendidos em mais de 700 lojas de departamentos, outlets, Internet e catálogo, além das mais de 1.370 lojas próprias da marca localizadas em mais de 80 países, inclusive três unidades no Brasil.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 26/4/2011

19 comentários:

sula disse...

Estou vendo umas sacoleiras vendendo bolsas da guess dizendo q compraram em USA porem dentro vem escrito MADE IN CHUNA.Por uma acaso estas bolsa são originais como elas doze?

kesia disse...

oi como faço pra visualizar as bolsas, oculos , roupas e as novidades da guess no site original pq n sai da pag principal...grata meu email :imitationgriffefahion@bol.com.br

Margareth disse...

oi como faço pra visualizar as bolsas, oculos , roupas e as novidades da guess no site original pq n sai da pag principal...grata meu email :margarethvc@yahoo.com.br

CLARIANA disse...

oi como faço pra visualizar as bolsas, oculos , roupas,relogios e as novidades da guess no site original pq n sai da pag principal...grata meu email : atherezino@gmail.com

Anônimo disse...

Solange
oi comprei uma bolsa e dois relógios (feminino e masculino) no aeroporto da
França aproximadamente 04 meses atras. A bolsa descosturou e quero saber um e.mail que possa fazer reclamação. Alguém pode me ajudar. Afinal utilizei a bolsa esporadicamente, não justifica a qualidade e o nome GUESS....

Aguardo resposta
e.mail 4901.solange@bradesco.com.br
fone : 11 9627-4505

Rubia disse...

Oi Solange, também comprei uma bolsa Guess em um aeroporto e só em casa vi que estava escrito Made in China. Afinal é uma bolsa fake ou não?
Obrigada. Meu e-mail:rubiadireito@gmail.com

GIslene disse...

Oi Solange, também comprei um óculos Guess em um aeroporto e só em casa vi que estava escrito Made in China. Estou na dúvida, afinal fake ou não?
Obrigada. Meu e-mail:gislene.godinho@rsinet.com.br

Elias disse...

Não consigo mais visualizar o site da guess, que sempre trazia novidades bonitas.Sempre me empolgava muito através do site antes de embarcar para os EUA.Claro que sempre encontro coisas maravilhosas nas lojas.Más gostaria da minha prévia antes.

Obrigado. Meu e-mail is:ebulos@uol.com.br

Irene Maria disse...

Comprei uma bolsa guess em Praga, quando cheguei ao brasil e usei pela 1ªvez, a alça já começou a soltar a pelicula de proteção e começou a desfiar. o que devo fazer?
Obrigada
Irene Maria

DEASA disse...

GALERA MERCADORIA DA guess ou de qualquer outra multinacional pode ser da china pq la a mão de obra e barata mas são produtos originais do mesmo jeito

obs:na china tbm frabrica os produtos falsificados mas vc tem que ver a qualidade do produto espero ter ajudado

Cristina disse...

Olá Pessoal,
Há um site 10!Vou indicar para voces um site dos Estados Unidos que vende produtos originais da GUESS para todo Brasil.Tudo original,e lançamentos!!! Os relógios são maravilhosos.Vale a pena!!!!
www.usabrasilimportados.com

Cristina

Anônimo disse...

gostaria de saber se as bolsas da guess dentro tem uma etiqueta com made china, e porque minha amiga me trouxe dos usa e me disse que todas sao assim ,quero saber se e verdade.
.

Anônimo disse...

Tenho duas bolsas da Guess compradas na loja "Guess by Marciano" (A Guess francesa) e uma comprada numa grife italiana.
As três são made in china.
Tenho tb um lenço da Guess que é made in Italy.
Eh normal!

Rita disse...

Minha perguntRa creio que não difere das demais, comprei um relógio de pulseira em couro, num outlet dos EUA e veio grafado China numa das extremidades da pulseira, que consta ser de couro original e ainda contém GUESS - GENUINE LEATHER!
Poderia confirmar se o relógio é verdadeiro???

Rita disse...

Oi, Bom Dia

Comprei um relógio GUESS, com pulseira em couro, num outlet dos EUA, e verifiquei já no Brasil, que além de escrito GUESS- GENUINE LEATHER, veio escrito CHINA, em uma das extremidades da pulseira.Gostaria de saber se trata-se de uma réplica, ou se os produtos GUESS, relamente trazem estas informações, já que vi estas observações em outros comentários.

Marceli disse...

Pra quem está acostumado com marcas multinacionais vai perceber: todas são feitas na China/Vietnã e etc.
A mão de obra deles é mais barata, mas eles tem controle de qualidade, oq não significa q são falsificadas.
Os produtos Nike, Puma, Guess, Prada, são todos feitos na China.
Espero ter esclarecido.
Abs

Anônimo disse...

Sim gente. eu moro nos EUA e comprei algumas aqui, e toodas elas sao feitas na China, ai entra a questao de mao de obra barata :D

KBY disse...

Olá em resposta aos comentários acima: Todas as bolsas GUESS são "Made in China", ou seja, fabricadas na China e vendidas no mundo inteiro.

luciana disse...

Ola pessoal gostaria de tirar uma duvida com voces agradeço se puderem me ajudar. Recentemente comprei uma bolsa da Guess em uma loja da Guess em Chicago, nos EUA. Porem quando cheguei vi que tem uma etiqueta interna escrito Made in China, e como li nos posts acima parece que é bem comum, nao quer dizer que nao seja original, afinal eu comprei na loja. O problema é que esta etiqueta nao é da cor preta como voces dizem, essa é branca, entao ai fica minha duvida, porque vou dar de presente e estou com receio que a pessoa ache que é falsificada.