Suas calças jeans de corte primoroso que valorizam as formas do corpo feminino, com lavagens especiais e aplicação de tecidos, brilhos e outros detalhes, são disputadas por um público descolado no mundo inteiro. Suas camisetas estampadas, coloridas, alegres, ousadas e com visual psicodélico são vistas nas cidades mais modernas do planeta. A italiana MISS SIXTY se tornou uma das grifes mais badaladas do mundo, caindo no gosto de celebridades jovens e modernas, como Christina Aguilera, Demi Moore e Jeniffer Lopes. Apreciada em primeiro lugar pela variedade extremamente rica de jeans e pela originalidade das propostas, hoje a marca italiana é cada vez mais feminina, sexy, chique, sem nunca perder o toque de ironia que a evidencia.
A história
Tudo começou no final dos anos de 1980 quando os modernos cortes das calças jeans feitas exclusivamente para homens, vendidas na loja da Energie (fundada em 1983 e originalmente uma marca de roupas experimental e inovadora, ligada ao mundo cultural e artístico do início desta década), em Roma na Itália, conquistaram a preferência de mulheres descoladas. A atitude intrigou os empresários Wicky Hassan (foto abaixo e nascido na Líbia) e Renato Rossi, que viram aí a oportunidade de expandir os negócios. A marca feminina MISS SIXTY, lançada no mercado em 1991, alcançou sucesso rápido e garantiu novo status aos jeans, criados especialmente para o corpo feminino e direcionados a um público exigente que buscava inovação, originalidade e variedade constante, e que gostava de brincar com as roupas para definição de um estilo próprio.
Reza a lenda que os empresários, fascinados pela estética da década de 1970, tentaram utilizar os nomes “Seventy” e “Miss Seventy”, mas estes já haviam sido registrados por outra empresa. Assim, surgiu a MISS SIXTY, com uma década de diferença no nome (“sixty”, em inglês, significa “sessenta”). O visual psicodélico, as cores, o glamour e a originalidade dos anos de 1970, no entanto, sempre foram predominantes nas coleções da marca. Outra característica que a marca herdou da Energie foi a aplicação de adereços e tecidos peruanos nos jeans, além de camisetas com estampas originais. Já em 1992 a marca estava presente no mercado americano, onde era comercializada nas mais sofisticadas lojas de departamento. A primeira loja exclusiva da marca foi inaugurada na cidade de Londres somente no ano de 1999.
A marca desembarcou no Brasil em 2002, quando inaugurou sua primeira loja no país, localizada na disputada Rua Oscar Freire, no bairro nobre dos Jardins, em São Paulo. Anos depois, o Rio de Janeiro também ganhou sua loja, localizada no Barra Shopping. Todas as lojas no país foram fechadas há alguns anos atrás. Além das lojas exclusivas, a marca chegou a possuir uma fábrica brasileira, que era responsável por 60% dos produtos que abasteciam todas as lojas da América Latina.
As grandes novidades da MISS SIXTY em 2005 foram os lançamentos do primeiro perfume da marca e de uma coleção de roupas e calçados para crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos. O perfume nasceu da parceria da marca italiana com a Coty, uma das maiores indústrias de cosméticos do mundo. Um departamento de moda infantil foi criado exclusivamente para a criação dessas coleções. Com aproximadamente 130 itens, a coleção MISS SIXTY JUNIOR foi lançada, inicialmente, apenas em algumas lojas na Europa. Além disso, outras parcerias foram fechadas neste ano: primeiro com a Morelatto, para o desenvolvimento de uma coleção de joias; e a segunda com a Coccinelle, para o lançamento de uma nova linha de bolsas e acessórios de couro.
No final de 2011 a marca italiana sofreu seu mais duro golpe com a morte de seu fundador e diretor criativo, Wicky Hassan, vitimado aos 56 anos por um tumor, contra o qual travava uma batalha há anos. E a crise começou justamente neste momento, com a marca sendo vendida ao grupo têxtil chinês Trendy International Group. Nos anos seguintes a crise se acentuou, especialmente devido a forte concorrência no setor, e a MISS SIXTY fechou boa parte de suas lojas no mundo. Depois de um enorme plano de reestruturação, em 2017 a marca foi relançada no continente europeu com a inauguração de lojas âncoras em cidades como Londres, Roma e Milão. Além disso, outras unidades foram inauguradas no continente asiático. A empresa também relançou suas coleções, mas sem perder o posicionamento e DNA da MISS SIXTY.
A linha do tempo
2000
● Lançamento da primeira linha de calçados da marca.
2001
● Lançamento, em parceria com a Marcolin, da linha de armações de receituário e óculos de sol da grife italiana. Hoje em dia as coleções primam pela irreverência, feminilidade, originalidade e, volta e meia, aplicam o que a marca tem de melhor – o jeans – em detalhes nas armações e nos estojos.
2004
● Lançamento de uma linha de jeans anticelulite, composta por calças, shorts e saias confeccionadas com um tipo de jeans que continham Skintex, substância composta por retinol e quitosana, que impedia a absorção de gordura no estômago. No atrito do tecido com a pele, 40% dessas substâncias eram absorvidas pelo corpo em 48 horas.
2005
● Lançamento da primeira fragrância da marca.
● Lançamento da linha de joias e acessórios de couro.
● Lançamento da MISS SIXTY KIDS, coleção de roupas e calçados para crianças e adolescentes.
2006
● Inauguração do SIXTY HOTEL RICCIONE, localizado no ponto mais agitado da vilazinha costeira de Riccione no Mar Adriático, e cuja fachada mudava de cor diariamente graças à projeção contínua de imagens. Excentricidade à altura dos 30 artistas plásticos convidados para decorar as quarenta suítes. Não faltavam grafites, frases pintadas nas paredes, desenhos modernos e outros em estilo retrô. Depois de uma longa batalha judicial o hotel foi a leilão e não faz mais parte da empresa.
● Lançamento da coleção de roupas íntimas e moda praia.
● Lançamento do perfume ELIXIR.
2007
● Lançamento da nova coleção de relógios MISS SIXTY TIME.
● Lançamento da nova fragrância MISS SIXTY ROCK MOUSE.
2009
● Lançamento do MISS SIXTY MOBILE, primeiro celular da grife italiana desenvolvido em parceria com a empresa Alcatel. O aparelho foi desenvolvido com um novo conceito, interpretando a essência feminina e absolutamente original da marca: jovem, sensual e irônica ao mesmo tempo.
2010
● Lançamento de uma coleção homewear, composta por roupas de cama (lençóis, cobertores, colchas e capas de edredons) e banho (toalhas e roupões) que interpretam de forma colorida e sofisticada a essência sensual e irônica da marca.
A comunicação
As campanhas publicitárias da MISS SIXTY sempre foram um festival de cores, alto astral e sensualidade - uma perfeita reprodução visual do estilo da grife. Um exemplo disso foi uma campanha realizada há alguns anos e fotografada pelo descolado francês Jean Baptiste Mondino, quando a marca escalou a atriz italiana Asia Argento, que assinou um contrato para ser o rosto das campanhas nos próximos dois anos. Logo depois, a garota-propaganda da marca foi a bela argentina Belen Rodriguez. Uma das mais recentes campanhas da marca foi estrelada pela bela modelo sulafricana Candice Swanepoel.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas modernizações ao longo dos anos. Há pouco tempo atrás, o tradicional vermelho foi substituído pelo dourado, passando a imagem de sofisticação. Em alguns casos o logotipo também pode ser aplicado na cor preta.
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1991
● Fundador: Wicky Hassan e Renato Rossi
● Sede mundial: Roma, Itália
● Proprietário da marca: Sixty Distribution S.r.l.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Trendy International Group Co.)
● CEO: Jonathan Seliger
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 50
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Moda casual
● Principais produtos: Roupas, acessórios, perfumes e calças jeans
● Concorrentes diretos: Diesel, Replay, Pepe Jeans, Gas Jeans, Calvin Klein e 7 For All Mankind
● Ícones: As disputadas calças jeans
● Website: www.misssixty.com
A marca no mundo
Hoje a MISS SIXTY, uma das marcas administradas pelo grupo têxtil chinês Trendy International, está presente em aproximadamente 70 países ao redor do mundo, com 50 lojas próprias e mais de três mil pontos de venda (lojas multimarcas e lojas de departamento), garantindo seu lugar no topo da lista das marcas mais consumidas em cidades como Nova York, Milão, Paris, Londres e Tóquio.
Você sabia?
● Há alguns anos atrás a revista inglesa Drapers, especializada no segmento de moda, listou a MISS SIXTY como a primeira do ranking de jeans femininos mais vendidos do mundo, seguida diretamente por Diesel e Replay, também italianas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/5/2018
Um comentário:
Morei seis anos na Italia e conheço a grif miss sixty, era uma cliete da loja da via dell curso. a o modo fasion e a sofisticaçao do produto e arrasante chic e glamuroso miss sixty 100% fascion Sheyla!!!!
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