Qualquer unidade da rede FRAN’S CAFÈ segue a linha de uma loja de convivência, com ambientes repletos de mesas, revistas e jornais, ideal para horas de lazer e até mesmo encontros com clientes. Busca consumidores que estão sedimentando o hábito cultural de apreciar um bom café, a exemplo do que já ocorria com bons vinhos. Com unidades padronizadas e charmosas, e cardápio eclético, suas lojas oferecem um ambiente agradável para reuniões e propício para saborosas refeições para qualquer hora do dia ou da noite. Sempre acompanhadas de um ótimo café.
A história
O hábito de tomar café deixou de ser apenas uma rápida passagem pelas cafeterias. Hoje, é possível aliar o cafezinho a momentos de lazer em espaços como o FRAN’S CAFÉ. Tudo começou em 1972 quando Francisco Antônio Conte, que tinha o apelido de Fran e apenas 18 anos de idade na época, decidiu aliar sua paixão pelo café à oportunidade de um bom negócio. A ideia era criar uma cafeteria onde homens e mulheres pudessem tomar um bom café em um ambiente diferenciado, aconchegante e descontraído. Foi então que Fran e seu irmão, José Roberto Conte, com ajuda de seus pais, escolheram um ponto no centro da cidade de Bauru, localizada no interior de São Paulo, e realizam seu sonho. Nascia, assim, exatamente no dia 27 de abril, a primeira loja do FRAN’S CAFÉ, localizada em uma das ruas mais movimentadas e chiques da cidade do interior paulista. A loja atendia a demanda dos lojistas e transeuntes que circulavam pela região. Um detalhe para o público inicial: na época as mulheres não tinham um local apropriado ou seguro para conversar e tomar um café. Assim, o FRAN’S CAFÉ foi um sucesso para o público feminino, que representava 90% dos clientes. Quando o café ainda era bebido de qualquer forma, o FRAN’S CAFÉ apostou no requinte e introduziu a xícara de porcelana personalizada, a colher de aço, o ambiente aconchegante para desfrutar bons momentos e realmente degustar a bebida.
A multiplicação desse próspero negócio foi questão de tempo. Com o aumento das vendas, pouco depois, os irmãos inauguraram uma segunda loja, localizada na estação rodoviária da cidade. Desta vez a novidade ficou por conta do serviço 24 horas. Essa experiência foi a grande responsável pela formatação do atual conceito da rede, tendo em vista que, o fato da loja funcionar em uma estação rodoviária, obrigou seu fundador a mantê-la aberta ininterruptamente, a fim de atender ao constante fluxo de pessoas que entravam e saíam da cidade. Após anos de sucesso absoluto, em 1988, quando Conte associou-se a José Henrique Ramos Ribeiro, o FRAN’S CAFÉ instalou-se em um dos mais cobiçados cartões postais da capital paulista: o Edifício Itália, na época, o maior da cidade. Devido ao alto padrão de qualidade dos produtos comercializados, o conceito de operar 24 horas e a criação de um ambiente diferenciado para um público consumidor de cafés e tortas doces, a primeira loja da rede em São Paulo conquistou rapidamente os paulistanos.
Nesse momento, as lojas da rede ultrapassaram o conceito de simples Coffee-Shop e, em três anos, foram inauguradas mais seis unidades na cidade de São Paulo e uma em Belo Horizonte, consolidando o nome e a marca FRAN’S CAFÉ como boutiques de café charmosas e aconchegantes, com uma fiel e assídua clientela. Por conta desse enorme sucesso, a empresa decidiu, em 1992, implantar o sistema de franquia, iniciativa pioneira, tendo em vista que, à época, eram poucos os profissionais que atuavam nessa área no país. Deste momento em diante a rede cresceu em uma velocidade espantosa. Em 2002 a rede vendia cerca de 170.000 xícaras de café por semana, e trabalhava com um mix de 80 a 90 produtos.
Com a chegada ao mercado brasileiro da poderosa Starbucks, a rede precisou se reinventar. Em agosto de 2007, a loja de número 97 foi inaugurada, sendo completamente diferente das outras unidades do grupo. Instalada em uma área anexa à rede francesa de livrarias Fnac, no Morumbi Shopping, a loja tinha cadeiras de acrílico vermelho e branco, sofás redondos e mesas com tampo de vidro. Ainda neste ano, sempre focando no consumidor que está cada dia mais exigente, a rede incrementou seu cardápio com novidades saborosas, criativas e saudáveis. Os itens light ganharam ainda mais espaço, como é o caso das versões light de produtos já conhecidos, como o Café Bombom e o Café Tricolore, ambos com café espresso e leite condensado light, com muito menos calorias. As mudanças no FRAN’S CAFÉ foram consideráveis. O café servido na loja passou a ser feito de uma mistura de grãos exclusiva que ganhou marca própria, a FRAN’S. O cardápio foi ampliado com sanduíches e novidades como cafés especiais e o FRANCCINO, uma espécie de milk-shake de café copiado do Frappuccino, carro-chefe da rede americana Starbucks. As lojas ganharam nova identidade visual e foram equipadas com sistema de conexão Wi-Fi. Louças, talheres e copos foram trocados por outros de melhor qualidade.
A rede também investiu em um novo conceito de ponto-de-venda, o station, inspirado na concorrente Starbucks, especialmente desenvolvido para os grandes empreendimentos e prédios comerciais. Trata-se de um quiosque com 9m² que precisa de apenas uma tomada comum para ser instalado, e onde as xícaras de louça cedem lugar aos copos descartáveis. Com design arrojado e alta tecnologia, o Station nascia com a tendência de levar grifes para dentro de empreendimentos comerciais, a fim de terceirizar serviços de qualidade e aproveitar áreas comuns. A mini-loja tem cardápio reduzido, mas vende cafés, sanduíches e pães de queijo. Atualmente há mais de 15 stations na cidade de São Paulo. Em 2008 a rede apresentou um cardápio repaginado para a temporada de verão. Entre as novidades estavam smoothies de frutas (como abacaxi, maçã e mamão com suco de laranja), saladas especiais e sobremesas light. O ano de 2009 foi marcado pelo plano de expansão da rede, que inaugurou mais de 20 novas lojas em diversas capitais do país, como Salvador, Cuiabá, Vitória e Goiânia. Pouco depois, a rede inseriu em seu cardápio sorvetes, tortas geladas e frutas para atrair todos os tipos de clientes. Mais recentemente, a rede ingressou em aeroportos e no varejo com a venda de café moído para coador.
Ao longo de todos esses anos, a rede foi responsável por grandes inovações no setor, entre as quais, as xícaras de porcelana, os petit-four, a água gaseificada para limpar as papilas gustativas, o ambiente elaborado especialmente para o bem-estar e o ice coffee (café gelado).
A linha do tempo
2001
● Lançamento do café com blend próprio, elaborado com os melhores grãos arábica procedentes dos melhores produtores do Brasil, como das regiões do cerrado, sul de Minas Gerais e Sorocabana.
2002
● Lançamento da linha COLLECTION, composta por produtos exclusivos da marca FRAN’S CAFÉ como cafeteiras, xícaras especiais, aventais, camisas pólo e outros artigos.
2003
● Lançamento do FRANCCINO, uma espécie de mistura gelada (leite e gelo) à base de café. A bebida recebeu este nome por ser o resultado do casamento de “Fran’s e Cappuccino”. Em duas versões (Coffee e Mocha), o novo produto chegou às lojas no final de dezembro e em apenas 15 dias foram consumidos cerca de 30 mil copos.
2007
● Inauguração de suas primeiras lojas na cidade de Salvador, na Bahia, São Luis, no Maranhão, e Manaus, no Amazonas.
● Lançamento dos pacotes de café espresso torrado e moído com a marca FRAN’S, o que impulsionou a venda nas lojas próprias, nos supermercados Pão de Açúcar, Sam’s Club e Mambo, onde o produto podia ser encontrado.
● Inicia o uso de telões de plasma e LCD para exibir as opções de seu cardápio e promoções.
● No dia 11 de dezembro, a cidade de Jacareí em São Paulo e a rede FRAN’S CAFÉ tiveram muito motivos para comemorar, isto porque, ao mesmo tempo, que inaugurava a primeira loja da rede na cidade, alcançava o número de 100 unidades em funcionamento em todo o Brasil. Ao todo, durante o ano, foram inauguradas 18 novas lojas pelo país.
2008
● Lançamento dos Milk Shakes nas versões Café, com espresso, sorvete de creme e cobertura de café; e Mocha Café, com sorvete de chocolate.
● Lançamento do FRANCCINO na versão doce de leite.
● Lançamento de um cardápio especial para madrugadas com sopas (Creme de mandioquinha e Canja) e caldos (Caldo Verde com batata, couve e paio), sanduíches encorpados e cafés em misturas inusitadas.
2012
● Lançamento do MOIDINHO, um café torrado e moído, com blend próprio e exclusivo, elaborado com grãos das melhores regiões do Brasil e garantido pelo selo de qualidade ABIC Café Gourmet.
O cardápio
O cardápio da rede vai muito além do tradicional café espresso, oferecendo diversas opções de bebidas quentes e geladas à base de café e cacau, café da manhã, lanches, petiscos, saladas, refeições e sobremesas deliciosas. Desde os refrescantes smoothies de diversos sabores, sodas italianas e mate gelado, às tortas geladas light, como a tripla mousse de chocolate, o cardápio oferece opções para todos os paladares, com itens exclusivos para determinadas épocas do ano (como por exemplo, verão e inverno).
Destaque para o cardápio especial de cafés, com mais de 10 opções da bebida, que vão desde o espresso com leite condensado (Café Bombom), passando pelo Café Silvestre (sorvete de creme, calda de amora, espresso, chocolate branco e chantilly), Café Caribe (espresso, sorvete de creme, conhaque, chantilly e farofa crocante), Café Latte Barista (expresso, leite grande e calda de macadâmia ou mocha ou marshmallow), Mochaccino (espresso, chocolate quente, licor de cappuccino e chantilly), até o exclusivo Franccino, café gelado disponível nos sabores café, doce de leite, mocha, crocante, Marshmallow, macadâmia, ou cookie coberto com chantilly e decorado com calda de chocolate.
Entre as delícias que podem acompanhar ou complementar o café, a rede oferece opções brasileiríssimas como a queijadinha de coco e a broa de milho, ou ainda, croissant de chocolate. Quem prefere os salgados encontra diversas opções de pães, como os tradicionais e mineiros pães de queijo, pão de batata, tortas e quiche com tomate gratinado, além de deliciosas massas, sopas, sanduíches e saladas. Em 2015 a rede apresentou um novo cardápio, que conta com opções integrais, novos cafés e sanduíches. Entre as novidades estão os salgados integrais (torta e pastéis), creme de brócolis com batata (servido no tradicional pão italiano), além das opções de cafés com leite desnatado e soja.
A identidade visual
A identidade visual do FRAN’S CAFÉ é marcada pela utilização de um grão de café (vermelho) no lugar do apóstrofo. A identidade visual da marca pode ser aplicada de diferentes formas, dependendo da situação. A última geralmente é utilizada na fachada das lojas e até no site da empresa. Já as outras são utilizadas nas xícaras e louças da rede.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 27 de abril de 1972
● Fundador: Francisco Antônio e José Roberto Conte
● Sede mundial: Barueri, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Fran’s Café Franchising Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: José Henrique Ramos Ribeiro
● Faturamento: R$ 140 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 150
● Presença global: Não (somente no Brasil)
● Funcionários: 200 (excluindo os franqueados)
● Segmento: Cafeterias
● Principais produtos: Cafés espressos, chás, bebidas geladas e comidas
● Concorrentes diretos: Starbucks, Casa do Pão de Queijo, Café do Ponto, Rei do Mate e Grão Espresso
● Ícones: O Franccino
● Slogan: Estilo e arte de servir café.
● Website: www.franscafe.com.br/v3/index.aspx
A marca no Brasil
A rede FRAN’S CAFÉ possui atualmente mais de 150 lojas em São Paulo, capital e interior, assim como no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Brasília, Manaus e Porto Alegre, estando presente em 15 estados brasileiros. Os números comprovam o sucesso da rede: por mês, são vendidas mais de 1 milhão de xícaras de café espresso, e, atualmente, mais de 3.5 milhões de pessoas são atendidas, mensalmente, em todas as lojas da rede. O FRAN’S CAFÉ atende clientes que permanecem em média 20 minutos em suas unidades e preferem pontos de rua, que têm aluguel mais em conta, comparado com os localizados em shoppings.
Você sabia?
● A rede mantém em sua sede uma equipe de nutricionistas e baristas responsável por pesquisar novos produtos e trazer novidades para o cardápio que muda duas vezes ao ano.
● Atualmente os alimentos representam aproximadamente 45% das vendas da rede. O restante é dividido igualmente entre os cafés e as bebidas frias.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/1/2016
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