20.6.06

OLYMPUS

Câmeras digitais, microscópios, binóculos e equipamentos óticos para o setor médico, científico e industrial que levam a marca OLYMPUS são a mais pura tradução do pioneirismo e alta tecnologia que a empresa japonesa coloca a disposição dos olhos humanos.
-
A história
A história teve início no dia 12 de outubro de 1919 quando o advogado Takeshi Yamashita, juntamente com seu amigo Shintaro Terada, primeiro japonês a criar microscópios utilizando técnicas industriais, fundou a empresa Takachiho Seisakush, que tinha como objetivo principal produzir microscópios e termômetros clínicos. O primeiro microscópio fabricado pela foi chamado de Asahi, e apresentado em março de 1920, comercializado sob a marca Tokiwa. Com o preço de ¥ 125 ienes (aproximadamente US$ 12.000, em valores atualizados), o modelo foi considerado um produto de alto valor industrial pelo seu preço, sendo o único modelo produzido com bronze de canhão, uma liga de zinco e bronze utilizada na fabricação de canos para canhões.
-
-
Somente no ano de 1921 começou a utilizar o nome OLYMPUS como marca registrada para seus produtos. O nome “Olympus” foi escolhido como marca comercial porque o monte Olimpo, na mitologia grega, o lar dos deuses e deusas. Essa marca comercial também trazia a aspiração da OLYMPUS de iluminar o mundo com seus dispositivos ópticos. Pouco depois, em 1923, a nova empresa vendeu o negócio de termômetros. A empresa que adquiriu o negócio de termômetros foi autorizada a usar Olympus como sua marca comercial. A maior parte dos recursos foi investida no desenvolvimento de microscópios.
-
-
No começo dos anos 30 desenvolveu o primeiro microscópio metalúrgico do país. Pouco depois, em 1935, inaugurou o centro de pesquisas ópticas, dedicado a criar e desenvolver lentes fotográficas. Com isso, já ano seguinte lançava no mercado a primeira lente fotográfica (ZUIKO) para a primeira máquina OLYMPUS, chamada Semi-Olympus I. O rápido crescimento da empresa foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial. Após o término do conflito, em 1947, o nome da empresa foi alterado para Olympus Optical Co., Ltd. em uma tentativa de melhorar a imagem da corporação. No ano seguinte, a OLYMPUS retomou sua atitude pioneira ao lançar a primeira máquina 35mm do Japão. Paralelamente ao desenvolvimento dos microscópios e máquinas fotográficas, a OLYMPUS investiu em pesquisas para equipamentos de uso médico e científico criando a primeira câmera médica (que possibilitava fotografar e examinar o interior do estômago do paciente), a gastrocâmera em 1950, como também para equipamentos de áudio, criando o primeiro gravador microcassete do mundo.
-
-
Nos anos seguintes, a OLYMPUS aperfeiçoou seu know-how desenvolvendo produtos para o mercado fotográfico profissional e amador. A expansão internacional da marca começou em 1959 com a abertura do primeiro escritório na cidade de Hamburgo na Alemanha; e continuou em 1968, quando iniciou suas atividades nos Estados Unidos com a formação de uma subsidiária para comercialização de produtos médicos e microscópios, além de câmeras fotográficas. A década de 70 começou com lançamentos voltados para área médica como o analizador clínico automático.
-
-
No final da década de 80, a OLYMPUS experimentou uma nova fase de expansão internacional com a abertura de escritório em Miami, voltado para o mercado caribenho e latino-americano; em 1987; e, dois anos depois, quando completava 70 anos de idade, com a inauguração de escritórios em Hong Kong, Cingapura e Taiwan, além de fábricas na China e Hong Kong. A década de 90 foi marcada por inúmeras novidades como as primeiras câmeras digitais, a câmera digital de alta resolução C-2000 Zoom, além do lançamento da mini televisão. Em 2003, a empresa abriu um novo capítulo em sua história como OLYMPUS CORPORATION, em seu desejo de criar uma marca corporativa dinâmica com a unificação do nome corporativo e uma marca famosa. Nos últimos anos, a OLYMPUS se concentrou no desenvolvimento da “tecnologia óptico-digital” para maximizar o valor corporativo e tornar-se um dos principais fabricantes desse segmento.
-
-
A linha do tempo
1948
Lançamento da primeira câmera japonesa com obturador de lente.
1952
Lançamento da OLYMPUS FLEX, câmera fotográfica com lentes reflexivas gêmeas.
1955
Lançamento de seus primeiros equipamentos de precisão.
Lançamento da OLYMPUS WIDE, câmera fotográfica com ângulo largo.
1959
Lançamento da câmera fotográfica Pen, de meia chapa, com capacidade para tirar 72 fotos.
1969
Lançamento do primeiro gravador microcassete do mundo.
1978
Lançamento da câmera fotográfica compacta.
1979
Lançamento da primeira câmera fotográfica do mundo com proteção de lente deslizante.
1983
Lançamento da OLYMPUS AFL QuickFlash, câmera compacta totalmente automática.
1986
Lançamento da primeira câmera fotográfica compacta à prova d’água do mundo.
1987
Lançamento do disco ótico magnético.
1991
Lançamento da OLYMPUS STYLUS, câmera fotográfica automática mais leve do mundo.
1996
Lançamento de suas primeiras câmeras digitais chamadas CAMEDIA.
1997
A câmera digital STYLUS atinge a marca de 10 milhões de unidades comercializadas.
1999
Lançamento da câmera digital de alta resolução C-2000 Zoom.
2000
Anunciou nos Estados Unidos, em parceria com a Polaroid, a G-211 Zoom, primeira câmera digital instantânea.
2001
Lançamento do gravador equipado com MP3.
2002
Lançamento de seu primeiro sistema de revelação digital em quiosques.
2003
Lançamento da câmera digital com sistema intercambiável de lentes.
2004
Lançamento da OLYMPUS STYLUS VERVE, câmeras digitais com design revolucionário e várias opções de cores.
2005
Lançamento da primeira câmera digital com corpo resistente ao choque e a profundidades de até 5 metros.
Lançamento da câmera digital equipada também com leitor de música.
-
-
A evolução visual
A marca OLYMPUS foi introduzida em fevereiro de 1921 juntamente com seu primeiro logotipo, que trazia a palavra TOKYO escrita abaixo do nome. O logotipo utilizado de 1970 até 2000 foi projetado para passar a impressão de qualidade e sofisticação. Em 2001, uma linha amarela foi acrescentada abaixo do logotipo. Essa marca é denominada “padrão óptico-digital” e representa a luz e as ilimitadas possibilidades da tecnologia digital. Ela simboliza a natureza dinâmica e inovadora da tecnologia óptico-digital e a OLYMPUS.
-
-
Os slogans
Your Vision, Our Future.
Focus on life.

-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 12 de outubro de 1919
● Fundador:
Takeshi Yamashita e Shintaro Terada
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Olympus Corporation
● Capital aberto: Sim
● CEO & Presidente:
Tsuyoshi Kikukawa
● Faturamento: US$ 9.8 bilhões (2008)
● Lucro: - US$ 1.1 bilhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 8 bilhões (dezembro/2009)
● Presença global:
110 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
36.000
● Segmento:
Equipamentos óticos
● Principais produtos:
Câmeras digitais, microscópios e equipamentos médicos
● Slogan: Your Vision, Our Future.
● Website:
www.olympus.com
-
A marca no mundo
Atualmente a OLYMPUS está presente em mais de 110 países do mundo, vendendo produtos fotográficos digitais, equipamentos óticos para o setor médico, científico e industrial, música e áudio, produzindo gravadores de voz, mantendo ainda sua tradicional produção de equipamentos óticos analógicos, de câmeras com filme e binóculos.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 16/12/2009

2 comentários:

* Nan * disse...

Comprei uma camera fotográfica digital da Olympus D-100 a algum tempo atrás e estou satisfeito com a camera, porém a tampa do compartimento de pilhas quebrou e não estou conseguindo encontrar um lugar para a substituí-la.

Ana Paula disse...

TENHO UMA OLYMPUS X 760 E A TAMPA DA PILHA QUEBROU E COM ISSO ELA NÃO FECHA MAIS O LOCAL DA PILHA VOCE TERIA UMA TAMPA NOVA? SE SIM QUANTO CUSTA?
ap_cesario@hotmail.com