13.6.06

TIDE


Sua tradicional embalagem laranja é presença constante em milhões de lavanderias e áreas de serviços pelo mundo afora. Há mais de 70 anos cuida das roupas com carinho, continuamente ajudando a entregá-las mais limpas do que se pode imaginar. Dentro das máquinas de lavar roupa o sabão em pó ou líquido da marca TIDE transforma o ato de lavar em um verdadeiro milagre, que com suas fórmulas altamente concentradas conferem limpeza e realçam a brancura e as cores das roupas. 

A história 
A história começou quando depois de 14 anos de muitas pesquisas e estudos, cientistas da empresa americana Procter & Gamble, liderados por David “Dick” Byerly, criaram em 1943 o detergente em pó sintético TIDE composto por uma combinação de surfactantes e fosfato. O produto foi introduzido no mercado como teste no mês de outubro de 1946 em seis cidades americanas. Promovido com o slogan “The Washing Miracle” (algo como “O milagre da lavagem de roupa”), em poucas semanas se tornou o detergente mais vendido nessas cidades. O sucesso foi tanto que os proprietários das lojas precisaram limitar o número de produto vendido por consumidor. Isto porque TIDE, com sua inconfundível embalagem laranja com um logotipo circular colorido, era extremamente superior aos seus concorrentes, incorporava uma nova fórmula que limpava muito melhor que os outros produtos do mercado, penetrando muito mais fundo nas roupas para remover manchas de gorduras difíceis, e acabou sendo um dos grandes fatores que levaram a P&G a crescer muito nesta década.


O produto só começou a ser vendido nacionalmente no ano de 1949, quando começou a assumir a liderança de mercado em sua categoria. Nas próximas duas décadas a fórmula de TIDE seria aperfeiçoada nada menos que 22 vezes, tornando o produto cada vez mais eficiente na lavagem de roupas. Finalmente na década de 1950 a marca TIDE se tornou líder absoluta em seu segmento no mercado americano, alcançando uma participação de 30%. Já em 1952, TIDE se tornou a primeira marca de sabão para lavar roupa a veicular uma campanha publicitária na televisão. E foi ainda nesta década, em 1953, que a marca realizou uma promoção interessante. Com preços mais acessíveis as máquinas de lavar tornaram-se disponíveis em milhões de lares, proporcionando às famílias a oportunidade de experimentar os benefícios de uma lavagem melhor. Uma caixa de TIDE vinha dentro de cada nova máquina de lavar roupa para mostrar o poder dos dois trabalhando juntos.


Em 1968, como os consumidores americanos precisavam de uma maneira mais fácil para remover manchas difíceis, como comidas, molhos e sangue, foi lançado TIDE XK (Xtra Kleaning), primeiro detergente do mercado com enzimas, que removia até as manchas mais difíceis de forma prática e rápida. Até 1983 o sabão TIDE tinha essência. Mas nesse ano foi lançado o TIDE FREE, detergente para lavar roupas sem perfume desenvolvido especialmente para consumidores com alergias e pele sensível. No ano de 1984 foi introduzido no mercado o LIQUID TIDE (sabão líquido para lavar roupa), que representava o resultado do desenvolvimento global do produto no Japão, a fragrância na Europa e a produção nos Estados Unidos. O produto trazia também uma inovadora tampa que evitava pingos depois de utilizar o detergente. Outra inovação ocorreu no final desta década, em 1988, quando foi introduzido no mercado o TIDE with BLEACH (com água sanitária, que além de branquear e remover manchas era totalmente seguro para roupas coloridas). Ainda este ano estreou no mercado LIQUID TIDE CLEAN RINSE, primeiro detergente que capturava a sujeira no ciclo de lavagem, ajudando assim a manter o branco mais branco e cores brilhantes. Na década seguinte foram lançados novos produtos como o ULTRA LIQUID TIDE (com um poder ainda maior de limpeza devido a sua fórmula concentrada) em 1992; e o TIDE with BLEACH LIQUID (sabão líquido com propriedades branqueadoras para roupas coloridas).


No final desta década, em 1997, a marca foi introduzida no mercado brasileiro com o nome de ACE. Nos próximos anos, a marca ACE ganhou popularidade no mercado brasileiro, pois deixava as roupas brancas como novas, limpando melhor a sujeira do dia-a-dia e com uma fórmula exclusiva capaz de remover o encardido que vai se acumulando, recuperando a brancura sem danificar as cores. Nos anos seguintes a marca descobriu que poderia atender a uma variedade mais ampla de necessidades dos consumidores introduzindo assim novos produtos no mercado como o TIDE WITH A TOUCH OF DOWNY (2005), unindo em um só produto o tradicional sabão para lavar roupa com o amaciante Downy; TIDE WITH FEBREZE (2005), detergente com desodorizante; TIDE COLD WATER (2005), um detergente que não exige água quente ou morna para a lavagem de roupa, economizando assim energia elétrica; TIDE TO GO (2005), canetas que tiram manchas instantaneamente (incluindo as mais difíceis como ketchup, chocolate ou suco de frutas) e se tornaram extremamente populares entre viajantes; e TIDE SIMPLE PLEASURES (2006), detergente líquido combinado com essências naturais relaxantes como Vanilla & Lavender (baunilha e lavanda), Water Lily & Jasmine (planta aquática e jasmim) e Rose & Violet (rosa e violeta).


Nos últimos anos a marca continuou lançando no mercado produtos inovadores, como por exemplo, em 2009, com TIDE STAIN RELEASE, produto para ser utilizado juntamente com o detergente e que remove as manchas mais difíceis na primeira lavagem; em 2010 com TIDE PLUS FEBREZE FRESHNESS SPORT, especificamente desenvolvido para vestuário esportivo, deixando a roupa extremamente limpa e fresca; em 2012, com TIDE PODS, um poderoso sabão em cápsula capaz de limpar, clarear e remover manchas na dosagem certa através de uma mistura líquida de detergente para roupa, tira-manchas e um produto que confere brilho às peças; TIDE FREE & GENTLE, uma linha de detergentes que limpa e remove manchas, mas não contém perfumes e corantes, especialmente desenvolvido para pessoas com peles sensíveis; e TIDE + DOWNY ODOR DEFFENSE COLLECTION, uma linha de poderosos detergentes (com amaciantes e desodorizantes) que limpam as roupas e protegem contra odores por 24 horas enquanto são utilizadas.


Mais recentemente, em 2016, a P&G lançou TIDE PURECLEAN, um poderoso detergente que remove manchas difíceis e limpa bem em água fria (poupando assim energia elétrica), além de ser composto por 65% de ingredientes de origem natural. Além disso, a marca TIDE ingressou em novas categorias de produtos com o lançamento de cabides, sacos para proteger roupas delicadas e rolo para retirar fiapos da roupa com aromatizador. Desde sua introdução no mercado, a fórmula de TIDE foi aperfeiçoada mais de 40 vezes, tornando o produto o segundo detergente em volume de vendas no mundo. Somente no mercado americano, TIDE oferece aproximadamente mais de 30 opções de produtos.


O poder da marca 
A Procter & Gamble, que há muito tempo domina o mercado de detergentes para roupas no mercado americano com a marca TIDE, decidiu lavá-las a seco. Isto porque em 2008 a maior empresa de produtos de consumo do mundo, aproveitando a descomunal força da marca TIDE junto aos consumidores, lançou a rede de lavanderias TIDE DRY CLEANERS. As três primeiras unidades, que serviram de teste de mercado, foram inauguradas na cidade de Kansas City. A estratégia era clara: usar a força da marca TIDE para vender serviços e aumentar suas receitas, além de promover seus produtos. Cada lavanderia tinha um “drive-through” de faixa dupla e armários acessíveis para a entrega de roupa após o horário de expediente. Além disso, oferecia pirulitos para as crianças e biscoitos Iams - sim, um produto que era na época da P&G - para o cachorro da família. A empresa esperava atrair consumidores preocupados com o meio ambiente através de tecnologia própria que não usa o solvente percloroetileno. O serviço foi tão bem aceito pelos consumidores que a empresa inaugurou novas unidades pelo país através do sistema de franquia. Hoje em dia a rede de lavanderias conta com aproximadamente 40 lojas espalhadas pelos Estados Unidos.


Outra novidade introduzida pela marca recentemente (2016) como teste de mercado é o TIDE SPIN, um serviço de lavanderia que busca a roupa e a entrega em casa na cidade de Chicago, sendo a mais recente tentativa da P&G de se lançar na área de serviços. Com o slogan “Vida além da roupa suja”, o serviço oferece lavagem e entrega para roupas do dia-a-dia ao preço de US$ 1.59 a libra de roupa (quase meio quilo). O serviço é direcionado para o consumidor ocupado, frequentemente em áreas urbanos, e que valoriza a terceirização de tarefas que demandam muito tempo.


Fazendo o bem 
Em 2005, logo após o devastador furacão Katrina, que praticamente destruiu boa parte da cidade de Nova Orleans, a marca lançou a campanha “TIDE LOADS OF HOPE”, que consistia em uma lavanderia móvel (na verdade um enorme caminhão equipado com mais de 30 máquinas de lavar) para prestar serviços de lavagem de roupas a milhares de famílias que ficaram desabrigadas, oferecendo assim um pouco de conforto e dignidade às pessoas que, de repente, se viram privadas de coisas que, de tão básicas, a gente nunca se imaginou sem. A campanha continuou nos anos seguintes através da venda de camisetas vintage da marca para arrecadar dinheiro e doá-lo às vítimas de grandes desastres. Além disso, comprando a embalagem de tampinha amarela o consumidor também está ajudando, porque parte da renda é revertida para o mesmo fim. Até hoje, a campanha já garantiu a lavagem de mais de 45 mil máquinas de roupa, ajudando aproximadamente 40 mil famílias vítimas de flagelos naturais, como nas recentes enchentes nos estados do Tennessee e Carolina do Sul ou tornados no Missouri.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O tradicional logotipo da marca, um alvo (conhecido em inglês como “Bullseye”) nas cores laranja e amarela, foi originalmente criado pelo designer Donald Deskey. A primeira alteração ocorreu em 1966, quando foi adotada uma nova tipografia de letra e cores mais vibrantes. Em 1996 as cores foram clareadas. O logotipo atual foi lançado em 2008 quando uma nova tipografia de letra (mais arredondada) foi adotada.


Os slogans 
Style is an option. Clean is not. (2010) 
Tide Knows Fabric Best. (2006) 
If it’s got to be clean, it’s got to be Tide. (1989) 
Tide gets the stains that others leave behind. 
Dirt can’t hide from intensified Tide. (1966) 
Tide clean...as clean and fresh as a sea breeze. (1958) 
Tide’s in, dirt’s out. (1949) 
Cleaner than any soap. (1946)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1946 
● Criador: Procter & Gamble 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: David Taylor 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim (com a marca ACE) 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Limpeza doméstica 
● Principais produtos: Sabão em pó e líquido 
● Concorrentes diretos: Omo, Ariel, Persil, Clorox, Purex, Surf, Rin e Gain 
● Ícones: O logotipo circular colorido 
● Slogan: Style is an option. Clean is not. 
● Website: www.tide.com 

A marca no mundo 
A TIDE, uma das marcas mais importantes da Procter & Gamble, com faturamento superior a US$ 2.5 bilhões anualmente, é comercializada em mais de 80 países ao redor do mundo, sendo em alguns deles com nomes diferentes como ACE no Brasil e na América do Sul, VIZIR na Polônia e países Balcãs e ALO na Turquia, quando foi introduzido em 1976. 

Você sabia? 
Segundo recente pesquisa mais de 40 milhões de lares americanos utilizam TIDE para limpar e branquear suas roupas. 
TIDE é a marca de sabão mais recomendada pelos fabricantes de máquinas de lavar no mercado americano. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/8/2016

7 comentários:

Marcílio Guimarães disse...

Ótimo case de sucesso. Mas ficou até fácil com um produto tão bom, que se destaca entre os concorrentes.

Cléo Maria Gomes disse...

Tenho uma filha que vive nos USA desde 2001, desde entao, tenho viajado muito p/ la, e depois de 2006, vivo entre Brasil e EUA. Lá e aqui, sou consumidora assidua dos produtos TIDE e Downy. Aqui no Brasil, uso uma Maquina de Lavar Roupas e uma Secadora Sansung, mas como estou com meu estoque de TIDE (he) limitado, gostaria de saber onde poderia encontrar esses produtos aqui no Brasil. Creio q deve haver alguma Importadora. Ou entao, qual produto substituiria os mesmos, principalmente o TIDE (he), para nao prejudicar o funcionamento da Maquina.
Grata.
Cléo Maria Gomes.

Anônimo disse...

Cleo, estou com o mesmo problema... Minha lavadora pede sabao em po he. Voce conseguiu indicacao de algum produto aqui no Brasil?

Anônimo disse...

Sams clube tem.

Anônimo disse...

No Supermercado Pão de Açúcar da Rua Voluntários da Pátria em Santana zona norte São Paulo tem o TIDE importado com amaciante, mas o preço não é convidativo: R$ 29,90 ... não sei se vale o custo benefício... aí já é com vcs...
Abraços

Anônimo disse...

Cleo, você encontra o Tide HE na rede Wal Mart que recentemente começou a comercializar o produto. Na embalagem tradicional por R$ 29,90 e no Sam´s Club em outra maior, com dispenser a R$ 89,90. Você encontra também a versão Baby Care para roupas infantis. Se não encontrar, o novo Ariel Power Pods substitui bem o produto, é muito eficiente e produz pouquissima espuma, testei e aprovei na minha lavadora Electrolux LSE11. Um abraço!

Talita disse...

Preciso do tide HE.. onde encontro no brasil??