28.7.06

43 LICOR


Uma fórmula secreta e milenar. Exatos 43 ingredientes naturais e uma elaboração quase artesanal. Um buquê único e inconfundível. Um sabor delicado. O tradicional Licor 43, um dos maiores símbolos espanhóis no mundo no segmento de bebidas alcoólicas, devido a sua secreta receita torna-se perfeito para ser consumido nas mais variadas e criativas combinações, desde puro com gelo até adicionado ao seu destilado favorito ou como ingredientes de vários drinques. 

A história 
Desde tempos remotos, antes da conquista da antiga Espanha em 209 a.C., existia a tradição de produzir licores derivados de frutas cítricas e plantas aromáticas na mística Nova Cartagena, área ao redor da atual cidade de Cartagena, na província de Múrcia. Os conquistadores chamavam essa poção de “Liqvor Mirabilis” (algo como Licor Maravilhoso), que logo começou a ser exportada para Roma. Mas, por ser considerada pelos conquistadores romanos como uma bebida proibida pelo seu delicioso e exótico sabor, desconfiados de sua secreta receita feita a base de frutas cítricas e ervas aromáticas indígenas, com efeitos digestivos e excitantes, eles ordenaram a total destruição de seu estoque e mecanismos de produção. Apesar disso, esta tradicional receita foi passada de geração em geração. A história recente desse tradicional licor começou com a descoberta, depois de 30 anos de experimentos e inúmeras tentativas, pela pequena destilaria Diego Zamora S.A., fundada pelos irmãos Diego e Ángel Zamora Consea, além de sua irmã Josefina e seu cunhado Emilio Restoy Godoy, em encontrar um método secreto de refinar o primitivo licor para torná-lo mais suave e delicioso, por meio da adição de ingredientes especiais e obtenção de maior precisão na mistura.


O resultado foi o surgimento, em 1946, do Licor 43 (também chamado de Cuarenta y Tres), fabricado artesanalmente e composto por 43 ingredientes (daí a origem do nome da marca) de primeiríssima qualidade, incluindo frutas cítricas mediterrâneas como o limão, além de baunilha, ervas e especiarias. Desde o primeiro momento, a nova bebida se posicionou no mercado com campanhas direcionadas ao público jovem, acostumados a provar coisas novas e desafiadoras. Rapidamente o novo e saboroso licor conquistou os paladares dos moradores da região, e, nos anos seguintes, começou a ser comercializado em outras regiões da Espanha. Na década de 1950 o licor 43, com sua exuberante cor dourada, já era famoso e popular em todo Península Ibérica e líder de mercado na Espanha.


Somente na década seguinte o licor espanhol começou a ser exportado para outros países do mundo, se tornando rapidamente um ícone em seu segmento. Nas duas décadas seguintes, o processo de internacionalização da marca e o crescimento foram decisivos. A imagem da marca foi fortalecida, o consumo aumentou em virtude da grande versatilidade do licor (poderia ser consumido puro, em coquetéis e até mesmo para fazer doces) e as vendas também aumentaram, tanto dentro como fora da Espanha. O drinque mais famoso, e um dos responsáveis pela enorme popularidade do licor no mundo, atende pelo nome de IBIZA 43 (refrescante combinação com suco de abacaxi, o licor 43 e gelo), hoje consumido nos bares mais badalados do planeta.


Nos últimos anos o famoso licor espanhol conquistou inúmeros e importantes prêmios internacionais, trazendo para o mundo o verdadeiro espírito da Espanha. Recentemente a marca espanhola foi estendida a outros segmentos, como por exemplo, chocolates, onde através de uma licença para uma empresa mexicana, foram lançados no mercado chocolates recheados com o tradicional licor espanhol.


A marca mantém um centro de visitantes, denominado EXPERIENCIA 43, na bela e mística cidade de Cartagena, localizada no sudeste da Espanha. Tanto a visita guiada como o cenário em que ela ocorre estão imbuídos dos sabores, história e cultura do Licor 43. A arquitetura da fábrica e do centro de visitantes reflete a paixão espanhola pela vida em sua alegre fachada. O visitante estará imerso em uma paisagem mediterrânea, em uma área sensorial projetada especificamente para ele. É possível aprender mais sobre a história do Licor 43, observar campanhas publicitárias antigas, inalar os aromas cítricos e provar deliciosos coquetéis em um belo jardim tipicamente espanhol. Finalmente, ocorre a visita à fábrica, onde é possível observar o processo produtivo por trás do líquido dourado e tentar descobrir alguns de seus ingredientes secretos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais sofisticada e sólida. O atual logotipo foi adotado em 2015.


A tradicional garrafa do Licor 43 passou por inúmeras remodelações, abandonando aos poucos o design arredondado e adotando uma imagem mais clássica e elegante. A última alteração ocorreu em 2015. O novo design da garrafa foi criado para modernizar a imagem da marca e possui no rótulo o modernizado logotipo 43, além do brasão da família Diego Zamora em relevo na parte frontal e a assinatura de Diego Zamora, que transmite o patrimônio e a história da marca. Na base da garrafa, está gravado o famoso emblema Liqvor Mirabilis, que representa a lenda reivindicada pela marca espanhola.


Os slogans 
Pura Pasión. (2015) 
The Spanish Smooth Temptation. (2003) 
Unbelievably Smooth. 
Tasting is Believing. 
A tono con todo.


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Lançamento: 1946 
● Criador: Diego, Ángel e Josefina Zamora e Emilio Restoy Godoy 
● Sede mundial: Cartagena, Espanha 
● Proprietário da marca: Zamora International S.L.U. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Emilio Restoy Cabrera 
● Diretor global: Matthew Turner 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Espanha, Alemanha, Holanda e Estados Unidos 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Licores 
● Slogan: Pura Pasión. 
● Website: www.licor43.com 

A marca no mundo 
O Licor 43, o mais popular da Espanha, é hoje comercializado em mais de 80 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular no continente europeu e grande sensação nas famosas e animadas festas de Ibiza. O tradicional licor vende anualmente mais de 12 milhões de garrafas no mundo todo, 75% deste volume no exterior. Os maiores mercados da marca são Espanha, Alemanha, Holanda e Estados Unidos. 

Você sabia? 
Em alguns países o Licor 43 possui mais de 80% de participação de mercado em seu segmento. No Brasil é o terceiro licor mais vendido do mercado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/5/2016

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