Uma fórmula secreta e milenar. Exatos 43 ingredientes naturais e uma elaboração quase artesanal. Um buquê único e inconfundível. Um sabor delicado. O tradicional Licor 43, um dos maiores símbolos espanhóis no mundo no segmento de bebidas alcoólicas, devido a sua secreta receita torna-se perfeito para ser consumido nas mais variadas e criativas combinações, desde puro com gelo até adicionado ao seu destilado favorito ou como ingredientes de vários drinques.
A história
Desde tempos remotos, antes da conquista da antiga Espanha em 209 a.C., existia a tradição de produzir licores derivados de frutas cítricas e plantas aromáticas na mística Nova Cartagena, área ao redor da atual cidade de Cartagena, na província de Múrcia. Os conquistadores chamavam essa poção de “Liqvor Mirabilis” (algo como Licor Maravilhoso), que logo começou a ser exportada para Roma. Mas, por ser considerada pelos conquistadores romanos como uma bebida proibida pelo seu delicioso e exótico sabor, desconfiados de sua secreta receita feita a base de frutas cítricas e ervas aromáticas indígenas, com efeitos digestivos e excitantes, eles ordenaram a total destruição de seu estoque e mecanismos de produção. Apesar disso, esta tradicional receita foi passada de geração em geração. A história recente desse tradicional licor começou com a descoberta, depois de 30 anos de experimentos e inúmeras tentativas, pela pequena destilaria Diego Zamora S.A., fundada pelos irmãos Diego e Ángel Zamora Consea, além de sua irmã Josefina e seu cunhado Emilio Restoy Godoy, em encontrar um método secreto de refinar o primitivo elixir aromático e dourado, para torná-lo mais suave e delicioso, por meio da adição de ingredientes especiais e obtenção de maior precisão na mistura.
O resultado foi o surgimento, no dia 9 de fevereiro de 1946, do Licor 43 (também chamado de Cuarenta y Tres), fabricado artesanalmente e composto por 43 ingredientes naturais (daí a origem do nome da marca) de primeiríssima qualidade, incluindo frutas cítricas mediterrâneas (como por exemplo, o limão) e ingredientes botânicos selecionados (como baunilha, especiarias e ervas). Desde o primeiro momento, a nova bebida se posicionou no mercado com campanhas direcionadas ao público jovem, acostumados a provar coisas novas e desafiadoras. Rapidamente o novo e saboroso licor conquistou os paladares dos moradores da região e, nos anos seguintes, começou a ser comercializado em outras regiões da Espanha. Nos anos de 1950 a publicidade ainda era um segmento emergente na Espanha, quando a marca resolveu investir em design gráfico e mídia audiovisual, acelerando assim o desenvolvimento do Licor 43 entre os espanhóis. Além disso, a marca criou alguns dos anúncios mais memoráveis da época. Com isso, o Licor 43, com sua exuberante cor dourada, se tornou famoso e popular em todo Península Ibérica e líder de mercado na Espanha.
Na década de 1960 a Espanha começou a receber milhares de turistas ansiosos pelo clima paradisíaco e de praias inesquecíveis. Foi nesse contexto que as pessoas descobriram o Licor 43 e o boca a boca começou a se espalhar quando eles voltaram para suas cidades de origem. Então, o próximo passo foi iniciar exportação do licor dourado para que ele pudesse ser apreciado em qualquer lugar do mundo. Nas duas décadas seguintes, o processo de internacionalização da marca e o crescimento foi acelerado e o Licor 43 se tornou um ícone espanhol no mundo. A imagem da marca foi fortalecida, o consumo aumentou em virtude da grande versatilidade do licor (poderia ser consumido puro, em coquetéis e até mesmo para fazer doces) e as vendas também aumentaram, tanto dentro como fora da Espanha. O drinque mais famoso e um dos responsáveis pela enorme popularidade do licor no mundo atende pelo nome de IBIZA 43 (refrescante combinação com suco de abacaxi, o Licor 43 e gelo), hoje consumido nos bares mais badalados do planeta.
Nos anos de 1970, as campanhas publicitárias da marca transbordaram de cor e modernidade. Em uma delas, o Licor 43 era consumido em um copo alto com gelo picado, um estilo que marcou uma tendência e se chamava “Pilé 43”. O sucesso desta campanha foi esmagador e tornou a Licor 43 uma das marcas líderes em todo o país.
Na década de 1980, buscando novas maneiras de envolver os consumidores e popularizar a marca mundo afora, Licor 43 iniciou o patrocínio de grandes eventos. Um dos mais famosos patrocínios foi de um iate com uma tripulação espanhola, para navegar 27.000 milhas náuticas, do Cabo da Boa Esperança ao Cabo Horn. Enquanto isso, a marca também patrocinava e participava da Ocean Race (anteriormente conhecida por Whitbread Round the World Race), a mais antiga e prestigiosa regata em torno do mundo. Os anos 2000 marcaram uma nova fase de expansão internacional com o Licor 43 lançado em inúmeros novos mercados. Com isso, o Licor 43 fincou presença em mais de 50 países e se tornou o licor espanhol premium mais internacional de todos os tempos.
Em 2016, pela primeira vez em sua história e após 70 anos reinando sozinho, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do Licor 43 Orochata (recentemente rebatizado como Licor 43 Horchata), inspirado na “Horchata” valenciana, bebida icônica da região de Valência, feita de leite de amêndoas, arroz, chufa, cevada, gergelim ou semente de melão. A novidade era um licor leve, cremoso, vegano, de sabor delicado e adocicado proveniente da Tiger nut (chufa ou junça em português) do mediterrâneo, com notas de amêndoas da terra, canela e frutas cítricas. Pouco depois, a marca ampliou novamente sua linha com o lançamento do Licor 43 Baristo, uma fusão surpreendentemente única, elegante e premium de Licor 43 com café das Ilhas Canárias, na Espanha.
Em junho de 2020, a marca resolveu ingressar na categoria de bebidas prontas para beber (RTD), uma maneira conveniente de estender naturalmente a marca para outro segmento, com o lançamento da linha Cocktail 43 Fresco, uma combinação de Licor 43 com gás e suco de frutas, lançada inicialmente na Holanda em dois sabores, limão e frutas vermelhas (um terceiro sabor - maçã - seria acrescentado à linha em 2021). No ano seguinte continuou apostando neste segmento com o lançamento de dois novos coquetéis em latas de 250 ml (com 10% de álcool), criados especificamente para o mercado alemão: Cocktail 43 Milk (Licor 43 e baunilha) e Cocktail 43 Nitro & Coffee (Licor 43 e café Arábica, e que devido ao nitrogênio cria uma densa espuma quando despejado em um copo).
A mais recente novidade da marca espanhola foi lançada no mercado no mês de outubro de 2021: Licor 43 Chocolate, a combinação botânica das ervas aromáticas do Licor 43 Original com cacau de origem 100% sustentável. Essa versão é também a materialização do compromisso da marca com a sustentabilidade, uma vez contém 100% cacau de origem sustentável, com um fornecedor que pertence ao programa Cocoa Horizons (que aumenta a prosperidade dos produtores de cacau e ajuda a construir comunidades agrícolas autossuficientes que protegem a natureza). A versatilidade desse licor abre ainda mais possibilidades para ser utilizado também em diferentes sobremesas, ampliando assim a utilização e presença da marca na gastronomia.
O mítico Licor 43 tem séculos de histórias contadas em suas mais diversas formas de servir. E essa rica herança originou um dos drinques mais emblemáticos e pedidos no mundo atualmente, o CARAJILLO 43, a mistura perfeita entre a intensidade do café e a doçura de Licor 43. O preparo é fácil e rápido: em uma coqueteleira, junte o Licor 43, o café espresso e o gelo, agite bem, e sirva em um copo baixo “On the Rocks”. A história conta que este típico drinque espanhol nasceu na época da colonização de Cuba pelos espanhóis, na qual suas tropas combinavam café com rum para lhes dar coragem durante a batalha, ou “Corage”, em espanhol. A partir daí, a palavra teve sua pronúncia modificada para “Corajillo” e, mais recentemente, tornou-se “Carajillo”. CARAJILLO 43 foi eleito em 1° lugar como o coquetel mais popular de 2020 pela publicação referência Diffords Guide, o guia mais respeitado da coquetelaria mundial. A popularidade do drinque resultou em 2021 no lançamento de uma bebida pronta para beber (RTD), que explora a tendência de deliciosos produtos com baixo teor alcoólico oferecendo conveniência e são produzidos com ingredientes naturais e de qualidade (o novo produto mistura Licor 43 com café 100% arábica mexicano).
Nos últimos anos o famoso licor espanhol conquistou inúmeros e importantes prêmios internacionais, trazendo para o mundo o verdadeiro espírito da Espanha. E mais, a marca espanhola foi estendida a outros segmentos, como por exemplo, chocolates, onde através de uma licença para uma empresa mexicana, foram lançados no mercado chocolates recheados com o tradicional licor espanhol. Além disso, desde 2018 a marca adota o projeto Made of Spain Art Edition, que celebra a herança e a sociabilidade espanhola através de garrafas em edições limitadas com designs encapsulando a identidade espanhola através da cultura e arte, como por exemplo, as tabernas e bares em Madri ou o trabalho do arquiteto Antoni Gaudí (como a tradicional técnica de mosaico trencadis para construir os monumentos mais emblemáticos do modernismo catalão).
A marca mantém um centro de visitantes, denominado EXPERIENCIA 43, na bela e mística cidade de Cartagena, localizada no sudeste da Espanha. Tanto a visita guiada como o cenário em que ela ocorre estão imbuídos dos sabores, história e cultura do Licor 43. A arquitetura da fábrica e do centro de visitantes reflete a paixão espanhola pela vida em sua alegre fachada. O visitante estará imerso em uma paisagem mediterrânea, em uma área sensorial projetada especificamente para ele. É possível aprender mais sobre a história do Licor 43, observar campanhas publicitárias antigas, inalar os aromas cítricos e provar deliciosos coquetéis em um belo jardim tipicamente mediterrâneo. Finalmente, ocorre a visita à fábrica, onde é possível observar o processo produtivo por trás do líquido dourado e tentar descobrir alguns de seus ingredientes secretos.
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais sofisticada e sólida. O atual logotipo foi adotado em 2015 e apesar de manter o formato circular, apresentou uma nova combinação de cores, uma nova tipografia para o número 43 e um novo posicionamento para a expressão “Cuarenta y Tres”, agora inserida dentro do círculo.
A marca espanhola também utiliza um logotipo secundário (todo em amarelo forte e sem o nome da marca por extenso), desenvolvido para meios digitais e aplicações específicas em campanhas e ações do Licor 43.
A tradicional garrafa do Licor 43 passou por inúmeras remodelações, abandonando aos poucos o design arredondado e adotando uma imagem mais clássica e elegante. A última alteração ocorreu em 2015. O novo design da garrafa foi criado para modernizar a imagem da marca e possui no rótulo o modernizado logotipo 43, além do brasão da família Diego Zamora em relevo na parte frontal e a assinatura de Diego Zamora, que transmite o patrimônio e a história da marca. Na base da garrafa, está gravado o famoso emblema Liqvor Mirabilis, que representa a lenda reivindicada pela marca espanhola.
Tastes Better Together. (2019)
Pura Pasión. (2015)
Tu mejor momento. (2015)
Nadie sabe más de la noche. (2004)
The Spanish Smooth Temptation. (2003)
Discover the spirit of Spain.
Unbelievably Smooth.
Tasting is Believing.
A tono con todo.
● Origem: Espanha
● Lançamento: 9 de fevereiro de 1946
● Criador: Diego, Ángel e Josefina Zamora e Emilio Restoy Godoy
● Sede mundial: Cartagena, Espanha
● Proprietário da marca: Diego Zamora S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Emilio Restoy Cabrera
● Diretor global: Carlos Granja
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Alemanha, Holanda, México e Espanha
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Licores
● Concorrentes diretos: Cointreau, Grand Marnier, Bénédictine, Marie Brizard, Baileys, Amarula, Tuaca e Frangelico
● Slogan: Tastes Better Together.
● Website: www.licor43.com.br
A marca no mundo
O Licor 43, o mais popular da Espanha, é hoje comercializado em mais de 80 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular no continente europeu e grande sensação nas famosas e animadas festas de Ibiza. O tradicional licor vende anualmente mais de 12 milhões de garrafas no mundo todo, aproximadamente 80% deste volume no exterior. Os maiores mercados da marca são Alemanha, Holanda, México, Espanha e Estados Unidos. Já no Brasil é o terceiro licor mais vendido do mercado.
Você sabia?
● Em alguns países o Licor 43 possui mais de 80% de participação de mercado em seu segmento.
● Em 2021 foi realizada a quinta edição do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, evento que desafia bartenders e baristas de todo o mundo para que mostrem sua experiência e criatividade na arte de mesclar Licor 43 e café em coquetéis.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 31/7/2022
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Um comentário:
Uma explosão de sabor! É inexplicável, não tem palavras que o descreva! Maravilhoso, delicioso é pouco! O melhor Licor da Vida!
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