O chocolate em barra BABY RUTH é um verdadeiro clássico americano, presente nos momentos mais divertidos e prazerosos de gerações e gerações. A combinação de amendoins, um delicioso caramelo e chocolate ao leite, criam uma sensação indescritível, conquistando qualquer apaixonado por doces e guloseimas.
A história
Tudo começou em 1916 quando Otto Y. Schnering fundou uma pequena panificadora na cidade de Chicago, estado de Illinois. Paralelamente ao seu novo negócio ele criou uma pequena divisão de doces. O sucesso de seus doces foi tanto que ele resolveu se concentrar apenas nesse mercado, trocando o nome da empresa para Curtiss Candy Company. Um dos produtos de maior sucesso era uma barra de nozes coberta com chocolate chamada Kandy Kate. Em 1921, ele alterou a fórmula do produto, trocando as nozes por amendoins e nougat, recoberto pelo mais puro chocolate ao leite e introduziu-o no mercado com o nome de BABY RUTH.
O rumor que o nome do produto tenha sido escolhido em virtude de um dos maiores e mais famosos jogadores de beisebol da história, o lendário Babe Ruth, era completamente falso, segundo afirmava a própria empresa na época. O nome, na verdade, foi uma homenagem à filha do presidente americano Grover Cleveland, Ruth Cleveland, ao qual o pai sempre se referia carinhosamente como “Baby Ruth”. Porém, muitos historiadores consideram isso uma lenda, já que a filha do presidente americano morreu em 1908 de difteria. Apesar da polêmica em torno de seu nome, o novo produto, que custava 5 centavos de dólar, metade do preço de seus concorrentes, fez sucesso rapidamente. Isto porque, o novo chocolate pegou carona na enorme fama que tinha o jogador de beisebol Babe Ruth, na época o esportista mais popular do país. Porém, a empresa falhou ao tentar uma negociação com o jogador para que o mesmo fosse garoto-propaganda do produto.
Com pouco mais de dois anos no mercado o chocolate em barra BABY RUTH já era vendido em todo o território americano. Em 1923, Otto resolveu inovar ao literalmente despejar de aviões inúmeras amostras grátis do chocolate presos a pequeninos paraquedas na cidade de Pittsburgh. A ação seria repetida depois em outras grandes cidades do país localizadas em 40 estados americanos. Ao mesmo tempo a marca começou a veicular anúncios coloridos em várias revistas do país que proclamavam BABY RUTH como “sweetest story ever told” e “the world’s most popular candy”. Com este estilo agressivo de marketing a marca BABY RUTH se tornou nos anos seguintes uma das mais populares e reconhecidas dos Estados Unidos. Novas fábricas foram construídas para atender a alta demanda pelo produto. No final desta década, em 1929, o chocolate já era o mais vendido do país, posição ratificada com o patrocínio de programas de grande audiência na rádio CBS.
No início da década de 1930 a marca foi vendida, e com o lançamento do chocolate SNICKERS pela empresa Mars, somado a diminuição da verba de publicidade, as vendas despencaram. Mesmo assim, nas décadas seguintes BABY RUTH continuou sendo um dos chocolates mais populares entre os americanos, especialmente por sua versatilidade, já que poderia ser utilizado como ingrediente de várias receitas. Um fato curioso aconteceu em 1981, quando a marca foi comprada pela produtora de biscoitos Nabisco. A receita do produto foi perdida e nenhum funcionário se lembrava da fórmula original, obrigando a Nabisco a desenvolver uma nova receita para o chocolate BABY RUTH.
Depois de uma série de fusões e aquisições, em 1990, a marca seria vendida novamente, desta vez para poderosa Nestlé. Sob a tutela da gigante suíça a marca BABY RUTH se renovou, ganhou novas embalagens, novos tamanhos e novos produtos, como por exemplo, as versões CRISP (crocante), KING SIZE e miniatura. A marca também foi estendida para outras categorias de produtos como, por exemplo, sorvetes, comercializados especialmente no mercado americano.
A evolução visual
O logotipo da tradicional marca passou por uma grande alteração no decorrer dos anos. Além de uma nova tipografia de letra, uma leve inclinação, um traço que se une a letra H, o logotipo atual, introduzido no início da década passada, também incorporou a assinatura Nestlé.
Os slogans
Savor the good stuff.
This baby gets you going. (1995)
Look so funky, taste so fine.
No more hungries.
The Real Deal.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1921
● Criador: Otto Y. Schnering
● Sede mundial: Vevey, Suiça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Paul Bulcke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chocolates
● Ícones: A lenda em torno de seu nome
● Slogan: Savor the good stuff.
● Website: www.babyruth.com
A marca no mundo
Os famosos chocolates BABY RUTH são comercializados em aproximadamente 10 países ao redor do mundo, sendo um dos snacks mais vendidos e populares do mercado americano.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 27/11/2013
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