15.8.06

OCEAN SPRAY


Laranja, maracujá, goiaba, manga, pêssego, uva, maçã e caju. Se você acha que está faltando opção no mercado de sucos prontos é porque não conhece a marca americana OCEAN SPRAY, especialista na produção de sucos de cranberry. A frutinha vermelha é adorada pelos consumidores americanos. Na Inglaterra e Austrália, ela também faz sucesso - o McDonald’s australiano usa cranberry nas saladas e médicos dos dois países indicam a fruta como antibiótico para seus pacientes. 

A história 
A história da OCEAN SPRAY começou no dia 21 de junho de 1930 na pequena cidade de South Hanson, no estado de Massachusetts, quando três produtores locais de cranberry (um tipo de amora nativa dos Estados Unidos, que ultrapassa as fronteiras do sabor e ganha viés simbólico no Dia de Ação de Graças, na forma de molho para acompanhar o tradicional peru servido na data), que tinham a visão comum de expandir o mercado de suas colheitas e safras, resolveram fundar uma modesta cooperativa. Liderados pelo advogado e também produtor Marcus L. Urann, que havia criado o molho de cranberry, vendido em latas desde 1912, e com o apoio de John C. Makepeace e Elizabeth F. Lee, a cooperativa começou a desenvolver outras inovações feitas à base da deliciosa frutinha vermelha. Com a introdução do suco de cranberry, que agregava valor não só pela função refrescante, mas por ser uma fonte de benefícios para a saúde, a OCEAN SPRAY se tornou a primeira produtora deste tipo de suco no mercado americano e mundial. Além disso, a cooperativa lançou o Jellied Cranberry Sauce, uma espécie de doce (semelhante à marmelada), feito com as deliciosas frutinhas vermelhas.


No início da década de 1940, com o ingresso dos produtores dos estados de Wisconsin, Oregon e Washington, a cooperativa introduziu a versão desidratada das frutinhas vermelhas, que abasteceram as tropas americanas na Segunda Guerra Mundial, além da marmelada de cranberry com laranja, uma grande inovação da época. Em 1943 a cooperativa já controlava 15 locais de produção, armazenamento e distribuição. Pouco depois, em 1946, começou a comercializar as deliciosas frutinhas frescas, envoltas em papel celofane. Os anos de 1950 marcaram o início das operações da empresa no Canadá, bem como a primeira publicidade televisiva da marca OCEAN SPRAY. Ainda nesta década a popularização do suco de cranberry continuou crescendo, levando ao surgimento de novos produtos, como por exemplo, as polpas de frutas congeladas. Em 1963 a empresa revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro suco misturado de cranberry com maçã. O novo suco fez um sucesso tão grande, levando a empresa a expandir sua linha de produtos com adição de novos sabores como uva, além da versão com baixa caloria.


Novos produtos, práticas comerciais modernas e técnicas refinadas de colheita levaram ao aumento das vendas, que superou a marca dos US$ 100 milhões em 1974. Pouco depois, em 1976, a cooperativa expandiu seus membros com o ingresso dos produtores de grapefruit (fruta também conhecida como toranja e natural da Jamaica) da região do rio Indian, no estado americano da Flórida. Não demorou muito para que o suco de grapefruit se tornasse um sucesso enorme, sendo introduzidas no mercado algumas outras variedades dos sucos no decorrer dos anos seguintes. Os anos de 1980 foram marcados pela aquisição, em 1985, da Milne Fruit Products, empresa fornecedora da OCEAN SPRAY, e produtora de concentrados e polpas de frutas como cerejas, amoras, morangos e cranberries. Na década de 1990, a OCEAN SPRAY se expandiu internacionalmente e aumentou sua linha de produtos com sucos de grapefruit misturados com outras frutas como tangerina, morango e manga.


Uma estratégia de desenvolvimento importante para a marca ganhar ainda mais mercado aconteceu em 1992, quando a assinatura de um acordo de distribuição com a PepsiCo, levou seus sucos em garrafas e latas para novos canais de vendas como máquinas automáticas, lojas de conveniência e mercearias. Ainda nesta década, a OCEAN SPRAY também expandiu seus negócios no exterior para a França e o México, além de adquirir a CranChile e a Atoka Cranberries, em Quebec, e criou dezenas de novos produtos, incluindo muitas novas misturas de cranberry e itens de lanches saudáveis. Em 1999 a empresa lançou no mercado os sucos enriquecidos com cálcio; e pouco depois, em 2001, toda a linha de sucos da marca teve o visual totalmente remodelado, desde o rótulo até as embalagens, ganhando assim uma imagem mais moderna. Nos anos seguintes a OCEAN SPRAY continuou conquistando consumidores de outros países com sua extensa linha de produtos saudáveis, versáteis e inovadores.


Em 2005, a marca comemorou 75 anos e lançou a campanha publicitária “Direto do brejo” (“Straight from the bog”, em inglês). Ainda neste ano a OCEAN SPRAY desembarcou no Brasil trazendo a sua principal estrela como novidade: o suco de cranberry, composto por uma fruta rica em nutrientes, responsável pelo controle de doenças gastrointestinais, e que previne doenças crônicas, reduz o colesterol e evita infecção no trato urinário. O desafio da marca que chegou às gôndolas nacionais trazendo na bagagem o instigante desafio de difundir entre os brasileiros o sabor refrescante da frutinha vermelha, que faz parte do hábito de consumo da maioria dos americanos e europeus, não era nada fácil, como se mostrou nos anos seguinte, quando os sucos praticamente desapareceram dos pontos-de-venda em virtude das fracas vendas.


A linha do tempo 
1981 
Lançamento da revolucionária embalagem Juice Box, que vinha com um canudinho acoplado para consumo imediato. O novo produto conquistou um segmento importante para a marca, fazendo com que seus sucos ficassem extremamente populares entre as crianças. 
1991 
Lançamento do OCEAN SPRAY Ruby Red Grapefruit, que se tornou o produto de maior sucesso da empresa. 
1992 
Lançamento do OCEAN SPRAY Cran-Cherry, um suco que misturava cranberry com cereja. 
1993 
Lançamento do OCEAN SPRAY Craisins® Sweetened Dried Cranberries, que nada mais era do que as deliciosas frutinhas desidratadas para serem consumidas como aperitivos ou utilizadas em receitas. 
1997 
Lançamento do OCEAN SPRAY Cran-Currant Black, suco que misturava cranberry com Black Currant, uma fruta muito popular entre os europeus. 
2001 
Lançamento de dois novos sabores da linha de snacks Craisins®: cereja e laranja. 
Lançamento do OCEAN SPRAY White Cranberry, uma versão mais suave e menos ácida do tradicional suco para ser consumida no verão, feita de cranberry branca. 
2006
Lançamento do suco de cranberry na versão Diet, que com apenas 5 calorias atraiu os consumidores de bebida de fruta adoçada que buscavam uma alternativa saudável. 
2008 
Lançamento da linha de suco OCEAN SPRAY Cranergy™ Energy, que provém uma fonte natural de energia, evitando assim o desgaste e o cansaço do corpo. Com extrato natural de chá verde, uma fonte natural de cafeína; e enriquecido com vitaminas B e C, a linha sucos possui 50% menos calorias que os energéticos comuns. 
2009 
Lançamento da linha de sucos OCEAN SPRAY Cranberry Pomegranate, composta por sucos que misturam cranberry e romã. 
2010 
Lançamento do suco de blueberry e de blueberry com romã. 
2014 
Lançamento da linha PACt™, compostas por águas com de extrato de cranberries, combinando assim o poder da amora com os benefícios de hidratação da água purificada e permitindo que certas bactérias prejudiciais sejam eliminadas naturalmente. 
Lançamento da OCEAN SPRAY Sparkling cranberry, água com gás e suco de cranberry. 
2017 
Lançamento dos sucos orgânicos de cranberries, além da versão sem açúcar (cada garrafa é 100% suco de cranberry, feito a partir de mais de 900 frutinhas, além de não conter conservantes ou sabores artificiais). 
2018 
Lançamento do OCEAN SPRAY Pink, um suco extremamente refrescante e leve feito de Cranberries rosas, vermelhas e brancas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por importantes mudanças ao longo dos anos. No ano de 1962 a marca adotou uma identidade visual mais moderna e impactante.


Já tradicional logotipo oval com as populares ondas estilizadas foi introduzido em 1972. Após passar por atualizações nas décadas seguintes, o atual logotipo da marca foi apresentado em 2003.


Os slogans 
Ocean Spray. Act Tiny, Be Mighty. (2019) 
Growing together. 
Tastes good. Good for you. 
Straight from the bog. (2005) 
A wave of refreshing goodness in every glass! (2000) 
Crave the Wave. (1994) 
It’s Good for You, America! 
There’s definitely something in it.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 21 de junho de 1930 
● Fundador: Marcus L. Urann, John C. Makepeace e Elizabeth F. Lee 
● Sede mundial: Lakeville-Middleborough, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Ocean Spray Cranberries Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Bobby Chacko 
● Faturamento: US$ 1.9 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Produtores membros: + 700 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.000 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Sucos naturais e frutas secas e congeladas 
● Concorrentes diretos: Del Valle, Tropicana, Minute Maid, Welch’s, Simply e Del Monte 
● Slogan: Ocean Spray. Act Tiny, Be Mighty. 
● Website: www.oceanspray.com 

A marca no mundo 
Atualmente a cooperativa é de propriedade de mais de 700 produtores de cranberry (dos estados de Massachusetts, Wisconsin, Nova Jersey, Oregon, Washington, Flórida, British Columbia, e parte do Canadá e Chile) e 126 produtores de Grapefruit americanos, tendo seus produtos, como sucos, doces, frutas secas e frescas, além de águas com sabores, vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo. A empresa possuí aproximadamente 2 mil funcionários e faturamento estimado perto de US$ 1.9 bilhões anuais. A OCEAN SPRAY é líder absoluta do mercado de sucos de cranberry com 80% de participação no mundo. 

Você sabia? 
Mais de 120 mil pessoas ligam anualmente para o serviço de atendimento ao cliente da OCEAN SPRAY para requisitar receitas, informações de produtos e fazer sugestões. 
Os americanos consomem aproximadamente 400 milhões de quilos de cranberries anualmente, dos quais mais de 80 milhões durante a semana de Ação de Graças. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/7/2019

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