15.8.06

OCEAN SPRAY

Laranja, maracujá, goiaba, manga, pêssego, uva, maçã e caju. Se você acha que está faltando opção no mercado de sucos prontos é porque não conhece a marca americana OCEAN SPRAY, especialista na produção de sucos de cranberry. A frutinha vermelha é adorada pelos consumidores dos americanos. Na Inglaterra e Austrália, ela também faz sucesso – o McDonald’s australiano usa cranberry nas saladas e médicos dos dois países indicam a fruta como antibiótico para seus pacientes.
-
A história
A história da OCEAN SPRAY começou em 1930 na cidade de South Hanson no Massachusetts quando três produtores locais de cranberry (um tipo de amora nativa dos Estados Unidos, que ultrapassa as fronteiras do sabor e ganha viés simbólico no Dia de Ação de Graças, na forma de molho para acompanhar o tradicional peru servido na data), que tinham a visão comum de expandir o mercado de suas colheitas e safras, resolveram fundar uma cooperativa. Liderados pelo advogado e também produtor Marcus L. Urann, que havia criado o molho de cranberry, vendido em latas desde 1912, a cooperativa começou a desenvolver outras inovações feitas à base da deliciosa frutinha vermelha. Com a introdução do suco de cranberry, que agregava valor não só pela função de refresco, mas por ser uma fonte de benefícios para a saúde, a OCEAN SPRAY se tornou a primeira produtora deste tipo de suco no mercado americano e mundial.
-
-
No início da década de 40, com o ingresso dos produtores de Wisconsin, Oregon e Washington, a cooperativa introduziu a versão desidratada das frutinhas vermelhas, que abasteciam as tropas americanas na Segunda Guerra Mundial, além da marmelada de cranberry com laranja. Em 1943 a cooperativa controlava 15 locais de produção, armazenamento e distribuição. Pouco depois, em 1946, começou a comercializar as deliciosas frutinhas frescas, envoltas em papel celofane. Na década de 50 a popularização do suco de cranberry continuou crescendo, levando ao surgimento de novos produtos como as polpas de frutas congeladas. Em 1963 a empresa revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro suco misturado de cranberry com maçã. O novo suco fez um sucesso tão grande, levando a empresa a expandir sua linha de produtos com adição de novos sabores como uva, além da versão com baixa caloria.
-
-
Em 1976 a cooperativa expandiu seus membros com o ingresso dos produtores de grapefruit (fruta também conhecida como toranja e natural da Jamaica) da região do rio Indian, no estado americano da Flórida. Não demorou muito para que o suco de grapefruit se tornasse um sucesso enorme, sendo introduzidas no mercado algumas outras variedades dos sucos no decorrer dos anos seguintes. Os anos 80 foram marcas pela aquisição, em 1985, da Milne Fruit Products, empresa fornecedora da OCEAN SPRAY, e produtora de concentrados e polpas de frutas como cerejas, amoras, morangos e cranberries. Na década de 90, a OCEAN SPRAY se expandiu internacionalmente e aumentou sua linha de produtos com sucos de Grapefruit misturados com outras frutas como tangerina, morango e manga.
-
-
Uma estratégia de desenvolvimento importante para a marca ganhar ainda mais mercado aconteceu em 1992, quando a assinatura de um acordo de distribuição com a PepsiCo, levou seus sucos em garrafas e latas para novos canais de vendas como máquinas automáticas, lojas de conveniência e mercearias. Em 1999 lançou no mercado os sucos enriquecidos com Cálcio; e pouco depois, em 2001, toda a linha de sucos da marca teve o visual totalmente remodelado, desde o rótulo até as embalagens, ganhando assim um visual mais moderno. Nos anos seguintes a OCEAN SPRAY continuou conquistando consumidores de outros países com sua extensa linha de produtos saudáveis, versáteis e inovadores.
-
-
Em 2005, a OCEAN SPRAY desembarcou no Brasil trazendo a sua principal estrela como novidade: o suco de cranberry, composto por uma fruta rica em nutrientes, responsável pelo controle de doenças gastrointestinais, e que previne doenças crônicas, reduz o colesterol e evita infecção no trato urinário. O desafio da marca que chegou as gôndolas nacionais trazendo na bagagem o instigante desafio de difundir entre os brasileiros o sabor refrescante da frutinha vermelha, que faz parte do hábito de consumo da maioria dos americanos e europeus, não era nada fácil, como se mostrou nos anos seguinte, quando os sucos praticamente desapareceram dos pontos de venda em virtude das fracas vendas.
-
-
A linha do tempo
1981
Lançamento da revolucionária embalagem Juice Box, que vinha com um canudinho acoplado para consumo imediato. O novo produto capturou um segmento importante para a marca, fazendo com que seus sucos ficassem extremamente populares entre as crianças.
1991
Lançamento do OCEAN SPRAY Ruby Red Grapefruit, que se tornou o produto de maior sucesso da empresa.
1992
Lançamento do OCEAN SPRAY Cran-Cherry, um suco que mistura cranberry com cereja.
1993
Lançamento do OCEAN SPRAY Craisins® Sweetened Dried Cranberries, que nada mais era do que as deliciosas frutinhas desidratadas para serem consumidas como aperitivos.
1997
Lançamento do OCEAN SPRAY Cran-Currant Black, suco que misturava cranberry com Black Currant, uma fruta muito popular entre os europeus.
2001
Lançamento de dois novos sabores da linha de snacks Craisins®: cereja e laranja.
Lançamento do OCEAN SPRAY White Cranberry, uma versão menos amarga do tradicional suco para ser consumida no verão.
2006
Lançamento do suco de cranberry na versão Diet.
2008
Lançamento da linha de suco OCEAN SPRAY Cranergy™ Energy, que provém uma fonte natural de energia, evitando assim o desgaste e o cansaço do corpo. Com extrato natural de chá verde, uma fonte natural de cafeína; e enriquecido com vitaminas B e C, a linha sucos possui 50% menos calorias que os energéticos comuns.
2009
Lançamento da linha de sucos OCEAN SPRAY Cranberry Pomegranate, composta por sucos que misturam cranberry e romã.
-
-
Os slogans
A wave of refreshing goodness in every glass! (2000)
Crave the Wave. (1994)
It's Good for You, America!
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1930
● Fundador: Marcus L. Urann, John C. Makepeace e Elizabeth F. Lee
● Sede mundial:
Lakeville-Middleboro, Massachusetts
● Proprietário da marca: Ocean Spray Cranberries, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente:
Randy C. Papadellis
● Faturamento: US$ 1.8 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Produtores membros: + 800
● Presença global:
60 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
2.000
● Segmento:
Alimentos
● Principais produtos: Sucos naturais e frutas frescas e congeladas
● Slogan:
Crave the Wave.
● Website:
www.oceanspray.com
-
A marca no mundo
Atualmente a cooperativa é de propriedade de mais de 700 produtores de cranberry (dos estados de Massachusetts, Wisconsin, New Jersey, Oregon, Washington, Florida, British Columbia, e parte do Canadá) e 126 produtores de Grapefruit americanos, tendo seus produtos vendidos em mais de 60 países ao redor do mundo. A empresa possuí cerca de 2 mil funcionários e faturamento perto dos US$ 1.8 bilhões anuais. A OCEAN SPRAY é líder absoluta do mercado com 80% de participação no mundo.
-
Você sabia?
Mais de 120 mil pessoas ligam anualmente para o serviço de atendimento ao cliente da OCEAN SPRAY para requisitar receitas, informações de produtos e fazer sugestões.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 8/7/2009

Nenhum comentário: