31.7.08

7 FOR ALL MANKIND


Nasceu em Los Angeles, na Califórnia, e logo cedo adquiriu o estatuto de estrela. Se você pensou em alguma celebridade errou. São as calças jeans da californiana 7 FOR ALL MANKIND, marca que praticamente inventou o jeans Premium, que se diferenciam pelo conforto, design e modelagens únicas. O processo de lavagem artesanal é o diferencial da marca. Se não bastasse tudo isso, a marca virou coqueluche entre as celebridades americanas, transformando suas calças em objetos de desejo pelo mundo afora, fazendo com que a marca ganhasse notoriedade como ícone de estilo diferenciado e moda urbana descolada com alto grau de sofisticação.

A história
A 7 FOR ALL MANKIND (chamada por estilistas e fãs apenas de SEVEN) foi fundada no outono de 2000 pelos empresários Michael Glasser e Jerome Dahan, ambos com vasta experiência na área de designer de jeans, e Peter Koral, um bem sucedido empresário no segmento de roupas, na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, para fabricar e vender jeans Premium para mulheres. Um jeans para ser considerado Premium precisa vir com três características: ter o melhor denim (fabricado na Itália), lavagens diferenciadas e exclusivas e caimento perfeito com design único. E foi justamente com essas características que a calças da grife estrearam no mercado californiano no mês de abril deste ano. Instantaneamente a marca, com suas calças de caimento impecável, bons tecidos e lavagens diferenciadas, conquistou as celebridades de Hollywood como Angelina Jolie, Jennifer Garner, Liv Tyler e Cameron Diaz (primeira a aparecer em uma revista com uma calça da 7 FOR ALL MANKIND). Era a publicidade que a jovem marca precisava para se tornar desejada.


Não demorou muito para suas calças ocuparem espaços e prateleiras em pontos de venda chiques e sofisticados como as lojas de departamento Barneys New York, Neiman Marcus, Fred Segal Santa Monica e Saks Fifth Avenue. As vendas alcançaram US$ 13 milhões no primeiro ano e continuaram crescendo espontaneamente, assim como o desejo por suas calças. Além disso, a marca se tornou queridinha de influentes editores de moda e estilistas, aumentando ainda mais seu poder de persuasão perante os consumidores. Na onda do enorme sucesso de suas calças femininas, a marca lançou, em 2002, a linha masculina atraindo compradores como os atores Jake Gyllenhaal, Ben Affleck e Ryan Reynols. No final deste ano, em dezembro, Peter Koral se tornou o único proprietário da empresa depois de divergências com os outros dois sócios. Enquanto isso mais e mais celebridades aderiam as suas calças que eram vistas em corpos famosos como de Charlize Theron, Jennifer Aniston e Paris Hilton (usado nas filmagens de “The Simple Life”).


Nos anos seguintes a 7 FOR ALL MANKIND resolveu estender sua marca para outras categorias de produtos lançando a linha infantil de calças jeans (4 a 14 anos) em 2005 e sua linha de roupas esportivas, além de vestidos, em 2006. No dia 1 de setembro de 2007, a SEVEN foi vendida por US$ 775 milhões para o grupo VF Corporation, proprietário de muitas marcas de roupas, entre elas a Wrangler e Lee. Os novos proprietários não demoraram muito para desenvolver e expandir a presença da marca com o lançamento de novas categorias de produtos, como sapatos, acessórios e roupas esportivas. A expansão internacional da marca e o reforço na sua distribuição também foram prioridades para a nova administração.


A 7 FOR ALL MANKIND era claramente uma marca de lifestyle, e ainda tinha grande oportunidade de evoluir, principalmente na sua distribuição de varejo. Foi então que a primeira loja própria da marca foi inaugurada numa das regiões mais badaladas da moda em Los Angeles no dia 16 de novembro de 2007. Uma segunda loja seria inaugurada pouco depois na cidade de Dallas no estado Texas. Para chamar a atenção dos consumidores comuns em relação aos seus jeans, a marca começou a convidar pessoas influentes e estilistas famosos para assinar linhas especiais de suas calças.


Para 2008 a marca trouxe novidades como a nova linha de produtos que incluía camisaria, tricôs, malharia, tanto para o público feminino quanto para o masculino, além das bolsas que ganharam materiais como lona, cetim, couro italiano e, grandes ferragens, em formatos divertidos e detalhes vintage. Outra novidade foi a inauguração, em junho, de duas lojas da marca na cidade de Nova York, localizadas no SoHo (loja âncora) e no Flatiron District. A famosa e descolada marca desembarcou no Brasil no segundo semestre de 2008, com a inauguração da primeira loja no Shopping Iguatemi em São Paulo.


Rapidamente a marca iniciou uma grande expansão internacional com inauguração de lojas próprias em países como China, Japão, Dubai, França, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Índia, Hong Kong, entre outros. Mais recentemente, em 2011, a marca inaugurou sua segunda loja no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Para marcar sua chegada à cidade, a marca lançou a Rio de Janeiro Limited Edition, uma minicoleção que trazia calças skinny, de shimmer (uma sarja com um leve toque de brilho), em cores como azul royal, laranja e dourado. Durante pouco mais de uma década, o jeans da marca californiana conquistou um público formador de opinião, que foi seduzido pelo seu caimento impecável, tecidos nobres e lavagens inovadoras.


As famosas calças
Suas disputadas calças jeans, com modelagens que vão da skinny à pantalona, da cintura baixa à alta, em lavagens uniformes, do azul mais intenso ao médio, com pequenos esbranquiçados, ranhuras e amassados, são vistas em corpos famosos mundo afora. As calças, mais do que as tendências de cada estação, sempre levam em consideração o formato do corpo feminino e o estilo de cada mulher. Os modelos da marca variam entre as inúmeras alturas de cintura, as várias larguras de perna, diferentes formas e tons de costura, tratamentos diferentes para o denim e cortes de quadril mais ou menos ajustados. Os bolsos são um capítulo à parte e, trazem filigranas em diversos padrões, inclusive com o logotipo da marca: a americana SEVEN FOR ALL MANKIND. Cada modelo tem um nome e um bolso diferente, que no feminino ganha laços, pedras foscas, cristais desenhados em formato de espiral e costuras coloridas. Por todas essas características, as calças da marca californiana, com suas várias soluções, se adaptam mais facilmente ao corpo único das consumidoras em qualquer parte do mundo.


A linha masculina traz peças tradicionais que não saem de moda e calças mais ousadas, como as de cavalo mais baixo, a boot cut, mais aberta embaixo ou no estilo oversized. A marca tem a melhor “lavanderia” do mundo em Los Angeles e trabalha artesanalmente cada peça com abrasões, esmeril, pedrarias, entre outras técnicas, para desgastar suas cobiçadas calças. Tudo isso gera um valor agregado ao produto, conquistando consumidores exigentes com qualidade e muito sucesso. O modelo mais vendido da marca é o Bootcut 5 pockets.


A evolução visual
Recentemente a marca apresentou sua nova identidade visual, por enquanto somente utilizada nos meios digitais.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2000
● Fundador: Michael Glasser, Peter Koral e Jerome Dahan
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca: VF Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Barry Miguel
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 110
● Presença global: 85 países
● Presença no Brasil: Sim (2 lojas)
● Funcionários: 550
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos: Jeans Premium, roupas e acessórios
● Concorrentes diretos: Diesel, True Religion, Replay, Rock & Republic e Joe’s
● Ícones: A decoração dos bolsos traseiros das calças
● Website: www.7forallmankind.com

A marca no mundo
A marca 7 FOR ALL MANKIND, primeira a produzir jeans de luxo em grande escala, comercializa sua linha de produtos, que tem no jeans seu carro-chefe, em mais de 85 países ao redor do mundo através de sofisticadas e descoladas lojas de departamento e multimarcas, além de suas mais de 110 lojas próprias localizadas em 25 países, incluindo duas unidades no Brasil.

Você sabia?
Pioneira no desenvolvimento do jeans Premium, a marca ainda colocou Los Angeles em posição de destaque no mercado mundial como um respeitável centro de pesquisa e desenvolvimento, mudando assim, a história do jeans para sempre.
No Brasil um jeans da 7 FOR ALL MANKIND varia entre R$ 750 e R$ 4.000.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 20/7/2012

Nenhum comentário: