1.7.09

TOMTOM


Hoje em dia se perder em uma grande cidade no mundo ou em uma estrada é coisa para desavisados ou pessoas que pararam no tempo. As pessoas precisam economizar tempo e querem informações atualizadas. Com os GPS da TomTom tudo ficou mais fácil. Eles não têm botões. Tudo é feito com o toque do dedo na tela. Além disso, possuem comando de voz. Outra facilidade é a possibilidade de atualização dos mapas – basta conectá-los ao computador e, pela internet, o usuário participa de uma comunidade onde é possível consultar dicas de trânsito ou mudanças de direção de ruas. Até restaurantes novos podem ser incluídos nos mapas. Na TomTom, tudo que importa é ajudar você a se locomover. 

A história 
Tudo começou em 1991 na cidade de Amsterdã na Holanda quando Harold Goddijn, Peter-Frans Pauwels, Pieter Geelen e Corinne Vigreux fundaram a Palmtop Software, uma empresa especializada no desenvolvimento de programas para computadores de mão. Em 1994, com o ingresso de outros executivos na empresa, eles passaram a vender aplicações em outros países europeus e centralizaram-se no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, incluindo a leitura de código de barra. Pouco depois, em 1996, a empresa começou a desenvolver e comercializar programas de mapas para PDAs (computadores de mão). Somente em 2001, a empresa foi rebatizada com o nome de TomTom, derivado de tam-tam, que era considerado um meio mais simples, polivalente, fiável e agradável de se comunicar. Finalmente no ano seguinte introduziu no mercado o TomTom NAVIGATOR, um software de navegação que podia se integrar em GPS, PDAs e smartphones.


Foram necessários, porém, 13 anos para que descobrisse sua verdadeira vocação: os aparelhos portáteis com o sistema de navegação GPS (sigla em inglês para “serviço de posicionamento por satélite”) para automóveis e bicicletas. No início da década, os equipamentos GPS existentes eram grandes e, por isso, geralmente vinham acoplados ao painel do carro. Além disso, eram caros. Custavam, no mínimo €2 mil. Com o tempo, os dispositivos ficaram bem menores e passaram a ser vendidos no formato de aparelhos portáteis. Foi justamente esse o momento da virada da TomTom: a empresa conseguiu unir sua experiência em software à mobilidade do GPS, lançando no mercado em 2004 um dispositivo portátil navegação por cerca de €700.


Chamado de TomTom Go, o aparelho vendeu mais de 248 mil unidades em seu primeiro ano de mercado, marcando o início de uma nova era e tornando este tipo de equipamento acessível a qualquer motorista. A interface intuitiva, a facilidade de utilização, as rotas inteligentes e a aptidão para funcionar logo que fosse retirado da embalagem, fizeram deste GPS um grande sucesso em vários países da Europa. No ano seguinte a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores de Amsterdã e faturou €720 milhões.


Nos anos seguintes, sua linha de produtos, desenvolvida com ênfase na inovação, qualidade, facilidade de utilização e valor, se expandiu ganhando novas versões de GPS como o TomTom One (ideal para navegadores de “primeira viagem”, possuía tela de 3,5”, pesava somente 174 gramas, cabia em qualquer bolso de camisa e podia facilmente ser transferido de um automóvel para outro, características que fizeram do modelo o mais vendido do mundo), o TomTom One XL (introduzido em 2007, além de tela widescreen de 4.3 polegadas para melhor visibilidade, o aparelho possuía todos os recursos necessários para navegação e incluía um suporte dobrável ultra-compacto, conhecido como suporte EasyPort™, que fornecia máxima portabilidade e flexibilidade) e o TomTom Rider (modelos portáteis especificamente desenvolvidos para motocicletas e bicicletas).


A empresa também desenvolveu tecnologias que revolucionaram o segmento dos sistemas de navegação como o TomTom Work™ (combina a liderança da indústria de comunicação e tecnologia de navegação inteligente com o conhecimento e experiência de planejamento de rota), TomTom Plus™ (serviço ao vivo com informações em tempo real do tráfego, além de previsão do tempo), TomTom Map Share™ (possibilita aos motoristas atualizarem constantemente seus mapas, permitindo assim responder às alterações diárias na rede rodoviária, que se modifica 15% todos os anos, podendo ainda partilhar seus mapas tendo sempre acesso à informação mais atual), TomTom HD Traffic (oferece informação de trânsito em tempo real detectando de forma anônima as grandes concentrações de veículos através de diversos recursos), TomTom IQ Routes (baseia-se na informação dos tempos gastos em uma rota para que os motoristas tenham sempre acesso ao melhor caminho disponível, considerando todos os fatores que possam influenciar o tempo de chegada, como semáforos, através de informações recolhidas nos últimos anos), e NavKit (software de navegação para várias plataformas que disponibiliza tecnologia de navegação avançada, entrada intuitiva de destinos e visualizações de mapas 2D e 3D interativas para mais de 125 países).


Além disso, em 2005 a empresa criou a divisão TomTom Telematics, especializada em rastreamento de veículos, telemetria, navegação, comunicação bidirecional, programação de trabalho, entre outros, para frotas e empresas. Hoje em dia essa divisão conta com mais de 400 mil clientes em vários países do mundo. Em 2008, a empresa adquiriu por €2.9 bilhões a Tele Atlas, sua antiga fornecedora de mapas digitais, que atualmente fornece mapas detalhados de ruas e interligação de redes rodoviárias de 80 países que cobrem mais de 27 milhões de quilômetros. Em adição, o Tele Atlas Connect™ fornece mapas básicos e funcionalidades de rotas em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Em 2012, a TomTom passou a licenciar mapas digitais e informações relacionadas para a Apple, superando o Google Maps.


Já em 2013, a empresa iniciou a ampliação de sua linha de produtos com o lançamento de seus primeiros relógios esportivos com GPS, direcionados para ajudar corredores, ciclistas, golfistas e nadadores a conquistarem seus objetivos, fornecendo informações essenciais do desempenho de suas atividades físicas. Os relógios também são resistentes à água (até 50 metros) e possuem telas resistentes à riscos e impactos. Além disso, são equipados com uma bateria que dura até 10 horas e bluetooth, permitindo aos dados dos exercícios serem sincronizados com smartphones ou computadores. Em 2015, mais uma grande novidade com o lançamento da TomTom Bandit, uma microcâmera esportiva de ação que inclui GPS, acelerômetro, odômetro e altímetro, permitindo a inclusão nos vídeos desses dados. Pesando pouco menos de 200 gramas, a câmera possui comunicação em WiFi, Bluetooth e cabo USB, também é à prova d’água. Além disso, a empresa apresentou o TomTom MyDrive, um aplicativo e website desenvolvidos para conectar o carro com o mundo digital. Isto porque, os motoristas podem usar o seu smartphone, tablet ou PC para avaliar em tempo real informações de trânsito, planejar rotas, destinos e enviar esses dados para o seu GPS da TomTom, antes mesmo de entrar no veículo.


A evolução visual 
Há alguns anos atrás a marca passou por uma reformulação em sua comunicação visual, incluindo uma pequena modernização de seu logotipo que além de adotar uma nova tipografia de letra, passou a contar com as tradicionais “mãozinhas” dentro de um globo, representando a globalização da TomTom. A identidade visual também pode ser aplicada na vertical.


Os slogans 
The smart choice in personal navigation. (global) 
Go confidently. (Estados Unidos e Canadá) 
Find your way the easy way. (Reino Unido)


Dados corporativos 
● Origem: Holanda 
● Fundação: 1991 
● Fundador: Harold Goddijn, Peter-Frans Pauwels, Pieter Geelen e Corinne Vigreux 
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: TomTom NV 
● Capital aberto: Sim (2005) 
● Chairman: Peter Wakkie 
● CEO: Harold Goddijn 
● Faturamento: €950.3 milhões (2014) 
● Lucro: €22.5 milhões (2014) 
● Valor de mercado: €2.3 bilhões (junho/2015) 
● Presença global: 46 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Comunicação móvel 
● Principais produtos: GPS, mapas digitais, softwares, relógios esportivos e câmeras de ação 
● Concorrentes diretos: Garmin, Navico, NDrive, Polar, OnStar, Lowrance, GoPro, Nokia e Google 
● Ícones: A facilidade de uso de seus GPS 
● Slogan: The smart choice in personal navigation. 
● Website: www.tomtom.com/pt_br/ 

A marca no mundo 
A TomTom, maior fornecedor de soluções de navegação do mundo, comercializa seus produtos, que são desenvolvidos com ênfase em inovação, qualidade, facilidade de manuseio, segurança e valor, através de revendedores em mais de 46 países (e mais de 20 idiomas) e online. A empresa tem escritórios em 56 localidades na Europa, América do Norte, Ásia e Austrália, e nos últimos anos chegou a América do Sul. A TomTom apresentou um crescimento meteórico nos últimos anos. Em 2002, a receita da empresa que era de €8 milhões, saltou para mais de €950 milhões em 2014. 

Você sabia? 
Os equipamentos da TomTom contam com uma comunidade de mais de 40 milhões de usuários no mundo inteiro. 
Desde o lançamento de seu primeiro GPS portátil, em 2004, já foram vendidos mais de 77 milhões de unidades. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/6/2015

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