19.10.09

SETE LÉGUAS

As tradicionais botas SETE LÉGUAS apresentam características como alta resistência à abrasão, rasgamento e tração, solado antiderrapante e principalmente são confortáveis e flexíveis, ótimas para o uso diário. Mas o ponto forte da marca, sem dúvida, é a variedade de modelos. Elas são vistas desfilando em hospitais, cozinhas industriais, postos de gasolina, fazendas, cooperativas, na agroindústria, e até mesmo em pés chiques e descolados como acessórios de moda.
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A história
Tudo começou em 1961 quando a empresa São Paulo Alpargatas, fundada em 1907, lançou no mercado a marca SETE LÉGUAS, iniciando a produção e comercialização através da bota de borracha vulcanizada (SETE LÉGUAS TRATOR), produto direcionado para o uso diário daqueles que trabalhavam na agricultura, agropecuária, construção civil e outras ocupações árduas que necessitavam uma excelente proteção para os pés. Alguns anos depois, já na década de 70, foi lançado no mercado o primeiro produto de PVC da marca SETE LÉGUAS, o modelo Capataz na cor preta, seguido pelo Capataz na cor branca, que visava atender frigoríficos, indústrias alimentícias, laticínios, apiários, entre outros segmentos. As botas de PVC, que tinham preços mais acessíveis, ofereciam maior resistência à corrosão de alguns produtos químicos e rapidamente se tornaram presença obrigatória em vários segmentos da indústria.
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Ainda nesta década, com o intuito de atender à uma faixa de mercado até então explorada somente pela concorrência (infanto/juvenil/feminina), a marca lançou a botinha Toda Vida em 1976, inicialmente na cor preta, com uma forma e modelagem que calçavam com conforto e permitiam boa mobilidade. Com o relativo sucesso da Toda Vida na cor preta, pouco depois, a marca lançou a botinha em outras cores como azul marinho, vermelho e amarelo, que teve excelente aceitação, inclusive por lojas finas de calçados. Esse modelo de bota foi bem aceito pelos consumidores por diversos fatores, entre eles, a proteção para os dias chuvosos, o aspecto modal e o fato de agradar o público infantil. Como mais uma opção de uso, em 1977, foi introduzida a bota Toda Vida com colarinho, cujas vendas foram suspensas por não terem sido bem aceitas pelo mercado.
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Em 1983 o mercado recebeu outro produto inédito e diferenciado: A SETE LÉGUAS PRÓ, bota bicolor com solado especial próprio para resistir a respingos de sangue, detergentes e temperaturas mais baixas, como encontradas em frigoríficos e aviários. Já o modelo SL-Flex, botinha de PVC com cano baixo, para uso doméstico, jardinagem, laboratórios, hospitais, camping, lazer de um modo geral, foi lançado no mercado em janeiro de 2000. No ano seguinte, tendo como principal objetivo diversificar os modelos das linhas Toda Vida e SL-Flex, foi lançado, nos meses de março e abril, respectivamente, as versões em PVC Cristal e Star, onde as botas assumiam a cor do forro interno de poliéster. A linha Star levava ainda Glitter na cor prata proporcionando um visual futurista. Foi justamente a partir deste momento que a marca começou, ainda que de forma tímida, a investir no mercado de moda visando como público alvo as mulheres jovens e antenadas com o mundo fashion.
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Ainda este ano a empresa investiu em novas tecnologias para lançar no mercado as botas impermeáveis de PVC, com palmilhas e biqueiras de aço, batizadas de SETE LÉGUAS Tech Master, Tech Boot e Tech Term. A partir de 2006, seguindo a tendência internacional em utilizar as galochas como acessórios de moda, elas pipocaram nas passarelas brasileiras, aparecendo lindas e coloridas em desfiles importantes, como o São Paulo Fashion Week, através de marcas como Farm, Ellus Second Floor e Carlota Joakina.
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Recentemente a SETE LÉGUAS introduziu no mercado uma linha completamente fashion de botas, com novo design, super coloridas, diversas opções de estampas (bichos, listras, cartoons, arabescos, xadrez, entre outras), além do forro, que acrescenta ainda mais apelo estético. Confeccionadas com a mais alta tecnologia, têm palmilha desenvolvida com matéria-prima reciclada de garrafa PET, elas não demoraram muito para ganharem as ruas de todas as cidades nos pés das mulheres mais modernas e antenadas.
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Os produtos
Hoje em dia a marca SETE LÉGUAS atua em 3 diferentes segmentos de mercado:
PROFISSIONAL
A marca fornece a maior variedade de produtos para o mercado. São mais de 30 opções de calçados profissionais, para diferentes áreas de atuação.
INFANTIL
As botas infantis são sucesso da marca há muitos anos, porém disponibilizava poucas opções de cores. Isto mudou em 2009, quando a marca investiu em mais opções de cores, inclusive metálicas e a linha Crazy Pets, com estampas de joaninha e morceguinho.
FASHION
Atendendo uma tendência que surgiu na Europa em 2008, a marca desenvolveu uma linha estampada baseada no que há de mais moderno no mundo da moda. São 19 estampas com temas como xadrez, listras horizontais, flores, etc.
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O famoso jingle
No final dos anos 70 a marca ficou extremamente conhecida pelo jingle:
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Sete Léguas, Sete Léguas
É a bota ideal
Sete Léguas na lavoura
Sete Léguas no quintal
Quem com Sete Léguas anda
Certamente vai melhor
sete vezes sete
Sete mil, setenta e sete
Sete Léguas, Sete Léguas...
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento:
1961
● Criador: São Paulo Alpargatas S.A.
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
São Paulo Alpargatas S.A.
● Capital aberto: Não
● Diretor Presidente:
Márcio Luiz Simões Utsch
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas:
1
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento:
Calçados
● Principais produtos:
Botas e galochas
● Slogan: Tão profissional quanto você.
● Website:
www.seteleguas.com.br
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A marca no Brasil
As botas SETE LÉGUAS, presentes no mercado há quase 50 anos e produzidas na cidade de João Pessoa na Paraíba, já venderam mais de 55 milhões de pares, sempre produzidos dentro dos melhores padrões de qualidade procurando atender as exigências técnicas dos calçados voltados para segurança e proteção dos usuários. As variadas opções de modelos são comercializadas em todo o Brasil.
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Você sabia?
As botas profissionais SETE LÉGUAS possuem Certificado de Aprovação - CA como Equipamento de Proteção Individual, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e analisado por laboratórios especializados e credenciados.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 19/10/2009

Um comentário:

Anônimo disse...

No famoso jingle a frase é: "Dura sete vezes sete, sete mil, setenta e sete..." Me lembro muito bem. Que saudade! Gostei muito desse blog. Parabéns.