19.10.09

WEBER


A marca WEBER é um verdadeiro ícone americano de lazer. Tradicionais nos quintais das casas americanas, suas grelhas e churrasqueiras de metal com tampa, sempre associadas aos momentos de lazer e convivência, acompanham os almoços e jantares festivos entre família e amigos há mais de seis décadas. A linha de produtos da marca satisfaz as necessidades culinárias de cada pessoa proporcionando momentos inesquecíveis com um sabor sem igual. Afinal, a WEBER simplesmente deseja que os consumidores prepararem uma carne mais saborosa. 

A história 
Tudo começou em 1951 quando George Stephen, totalmente insatisfeito com as churrasqueiras abertas que expunham a comida à ação do vento, da neve, cinzas e labaredas, criou a primeira churrasqueira (grelha) com tampa em forma de esfera do mercado, iniciando assim uma verdadeira revolução nos quintais de toda a América, permitindo fazer um delicioso churrasco independente das condições climáticas. Nesta época George trabalhava na empresa de seu pai, a Weber Brothers Metal Works em Chicago, soldando esferas de metal para construção de boias marítimas. Foi daí que ele formulou o seu novo conceito. George usou a metade de uma esfera, adicionou um puxador à outra metade e um tripé embaixo, para sustentar o peso, e levou sua nova invenção para casa em Mount Prospect, um simpático subúrbio da cidade de Chicago.


A nova churrasqueira, cujo princípio de cozimento era semelhante ao de um forno de calor rotativo, permitia conservar e controlar o calor. Deste modo, os alimentos ficavam perfeitamente cozidos, conservando a sua suculência, permitindo assim fazer pratos saborosos e perfeitos. Inicialmente os amigos estranharam a invenção, chegando a apelidá-la de “Sputnik”, mas depois de experimentar as suculentas carnes, aprovaram a churrasqueira portátil com tampa. No ano seguinte George lançou o produto no mercado ao preço de US$ 50, inicialmente chamado de “George’s Barbecue Kettle”. O sucesso do novo e revolucionário produto foi tão grande que ele mal conseguia atender a demanda por parte dos consumidores.


Rapidamente suas churrasqueiras se tornaram um ícone americano quando o assunto era comida e diversão, sendo presença constante nos quintais de milhões de residências, popularizando o famoso “churrasco no quintal” entre os americanos. Inicialmente o produto era divulgado por Topper, um simpático cozinheiro, que se tornou a mascote da marca. No final da década, George se transformou no único proprietário da empresa, mudou seu nome para Weber-Stephen Products Co. e construiu uma segunda fábrica para atender a alta demanda pelo produto, que vendia aproximadamente 15.000 unidades anualmente. Foi nesta época que a empresa introduziu no mercado a primeira grelha com tampa que possuía rodinhas, podendo ser facilmente transportada para qualquer local. Nas décadas de 1960 e 1970, os produtos da marca ficaram conhecidos por todo o país, sendo comercializados em grandes redes varejistas, além de serem exportados para o Canadá. Os novos modelos, incluindo churrasqueiras a gás (1971) e elétrica, introduzida em 1973, permitiam aos amantes que gostavam de cozinhar ao ar livre gozarem da flexibilidade necessária para grelhar, assar, defumar e cozinhar em qualquer época do ano.


Em 1981 foi lançado o Smokey Mountain Cooker™, um defumador em aço esmaltado com design inteligente e prático (obs.: a defumação é uma das formas mais antigas e originais na preparação de alimentos, fazendo com que os grelhados absorvam o odor e sabor aromáticos). Continuamente procurando maneiras de melhorar seus produtos e as vidas das pessoas que os usavam, em 1985 a empresa criou a linha de churrasqueiras/grelha a gás, batizada de Genesis®, quebrando novamente um paradigma, para surpresa dos consumidores, provando que era possível obter praticidade e total controle da temperatura, sem abrir mão da qualidade e sabor na hora de comer. Ao adicionar barras de metal perfeitamente em ângulo para distribuir mais uniformemente o calor e facilitar a limpeza, a Genesis® redefiniu a churrasqueira a gás e se tornou um enorme sucesso. Em 1990, a marca lançou um de seus maiores sucessos: churrasqueira a carvão Performer, que possui design clássico com sistema para grelhar, bancada lateral dobrável, saída de ar e sistema que facilita a retirada das cinzas, além de suporte para a tampa e três ganchos para pendurar acessórios. Quando George faleceu, em 1993, a WEBER era uma das marcas mais confiáveis e respeitadas do mercado americano neste segmento. Seu filho, Jim, assumiu o comando dos negócios. Pouco depois, em 1995, as vendas das churrasqueiras a gás ultrapassaram pela primeira vez as que utilizavam carvão. Em 1999, a marca lançou no mercado seu primeiro livro, Weber’s Art of the Grill, com preciosas dicas de como preparar excelentes churrascos. Até hoje a WEBER lança livros que ensinam, dão dicas e incentivam milhares de churrasqueiros pelo mundo afora.


Nos anos seguintes, inúmeras filiais foram abertas nos principais países europeus para que um público maior pudesse usufruir dos valores da marca WEBER: qualidade, sabor e convívio familiar. A marca WEBER também lançou uma completa linha de acessórios como grelhas, espetos, pegadores, garfos de churrasco, facas, luvas térmicas, aventais, entre outros itens, além de uma completa linha de temperos para carnes, frangos e peixes. No ano de 2003, a WEBER ingressou em um novo segmento de mercado ao introduzir as compactas e pequenas churrasqueiras portáteis a gás, semelhantes aos grills domésticos. O sucesso do produto foi tanto que atualmente existem diferentes modelos da linha WEBER Q, que também ganhou a versão elétrica.


Em 2005, a WEBER criou seu comércio eletrônico, oferecendo a seus consumidores mais uma opção de canal de venda, principalmente para comprar peças de reposição e outros acessórios da marca. Em 2009, a WEBER introduziu no mercado churrasqueiras com novas cores, deixando os jardins e quintais ainda mais charmosos. Em 2013, a marca lançou a Jumbo Joe, uma churrasqueira compacta a carvão com corpo em aço esmaltado e detalhes em alumínio, sendo super resistente à ação do tempo e fácil de limpar. Atualmente, todas as churrasqueiras da marca WEBER unem design, com linhas sóbrias e contemporâneas, a materiais de alta qualidade e cores variadas. Todos os produtos são testados e controlados para garantir características como segurança, fiabilidade, robustez e longevidade. As churrasqueiras da marca são reconhecidas mundialmente não somente pela alta qualidade, mas também pela cultura do churrasco que traz em seu DNA. O segredo do sucesso da marca está no início da produção, pois é um produto desenvolvido por churrasqueiros para churrasqueiros. WEBER não é só uma churrasqueira, mas um utensílio para quem tem prazer pela gastronomia e pelo convívio em grupo. Com uma WEBER, além dos tradicionais churrascos, as possibilidades de preparo de refeições se ampliam. Um utensílio completo onde é possível preparar desde a entrada - arroz, farofa ou qualquer outro acompanhamento, até sobremesa, como um delicioso bolo de chocolate utilizando apenas um equipamento.


A linha do tempo 
Clicando na imagem abaixo é possível acompanhar toda a evolução e lançamento da marca WEBER ao longo dos anos, onde cada modelo foi ficando cada vez mais sofisticado e luxuoso, chegando a custar US$ 2.000 em alguns casos.


Os restaurantes 
Em 1989, a WEBER resolveu estender sua vasta experiência na arte de grelhar, cozinhar e cozer para outro segmento de mercado ao inaugurar, na pequena cidade de Wheeling, estado de Illinois, o primeiro WEBER GRILL® RESTAURANT, um moderno e aconchegante restaurante especializado em carnes, que oferecia carnes, frutos do mar, peixes, o tradicional churrasco americano (American BBQ) e hambúrgueres preparados em seis autênticas e gigantes grelhas WEBER a carvão, permitindo, que através de uma enorme janela de vidro (cozinha/vitrine), os clientes pudessem ver todo o sistema de preparo das carnes. Depois de muito sucesso, mais três unidades foram inauguradas na região da grande Chicago: Lombard (1999), centro de Chicago (2002) e Schaumburg (2005). Em 2007, outra unidade foi inaugurada na cidade de Indianápolis no estado de Indiana. Atualmente a pequena rede de restaurantes, composta por cinco unidades, é popularmente conhecida pela enorme churrasqueira vermelha pendurada nas fechadas de suas unidades, além do tradicional Smokey’s Joe Bar, um enorme bar onde é servido uma imensa variedades de cervejas, vinhos, drinques e a famosa Sangria, da qual a rede vende 15.000 taças todos os meses.


A evolução visual 
O logotipo da marca WEBER mudou bastante durante os anos. Seu primeiro logotipo, introduzido em 1954, era marcado por um chapéu de cozinheiro. A primeira modificação ocorreu pouco depois, em 1956, e somente em 1977 foi introduzido o tradicional símbolo da churrasqueira com tampava oval, que se tornaria um dos ícones de maior reconhecimento da marca no mercado americano. A última versão foi introduzida no ano de 2002, quando a tradicional churrasqueira ganhou a cor vermelha.


Os slogans 
For Life! (2016) 
Outstanding Moments. (2015) 
Have fun with it. (2011) 
The Grill. The Original. 
Worlds No.1 Barbecue. 
Weber grills. To own one is to love one. (2007) 
If it’s Weber, it’s great outdoors. (1991) 
The One. The Only. (década de 1980) 
Churrasqueiras Weber. Amada por milhões.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1952 
● Criador: George Stephen 
● Sede mundial: Palatine, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Weber-Stephen Products LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Thomas Koos 
● Faturamento: US$ 250 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 72 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Utensílios domésticos 
● Principais produtos: Churrasqueiras portáteis, grills e acessórios 
● Concorrentes diretos: Char-Broil, Hasty-Bake e Coleman 
● Ícones: A churrasqueira oval com tampa 
● Slogan: For Life! 

A marca no mundo 
Hoje em dia os produtos da marca WEBER, que englobam desde as tradicionais churrasqueiras a carvão, gás e elétrica, até grills portáteis e acessórios para churrasco como grelhas, espetos, luvas e pegadores, além de suas famosas lareiras portáteis, são comercializados em mais de 72 países ao redor do mundo, através de subsidiárias na Europa, Ásia, América do Sul, México e Austrália. Graças ao rígido controle de qualidade a empresa pode oferecer garantias de até 25 anos em alguns de seus produtos. 

Você sabia? 
Hoje mais de 90 milhões de lares americanos possuem uma churrasqueira WEBER “no jardim”. 
Localizada nos arredores de Chicago, a empresa familiar era administrada e gerida pelos 12 filhos de Marge e George Stephen até 2010, quando o comando foi vendida para um fundo de investimento.  

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Fortune, Época Negócios, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 2/8/2017

Nenhum comentário: