30.11.09

AVÉNE


Toda a gama de produtos da marca francesa AVÈNE apresenta na sua formulação base a água termal da região que batiza a empresa, lhe conferindo assim propriedades dermatológicas únicas. Além dos enormes benefícios para a pele, a marca pratica uma política de preços reduzidos permitindo à maioria das pessoas terem acesso aos benefícios extraordinários destes produtos. Item indispensável de beleza, sua tradicional água termal em latinha se tornou um produto queridinho entre modelos e celebridades.

A história
A história desta tradicional marca francesa remonta ao longínquo ano de 1743 quando se inaugurou o Centro Termal, na fonte de Saint Odile, com o nome da vila onde foi implantado: Avène, um lugar relaxante repleto de lagos, lagoas, cavernas e lençóis freáticos localizado no Sul do país que continham uma água com propriedades medicinais. Conta uma lenda, que anos antes, em 1736, um cavalo do Marquês de Rocozel com lesões graves na pele, após percorrer as encostas da Serra Negra, no sudoeste da França, foi conduzido até uma nascente de água, onde depois de beber e andar pelas águas seus pelos tornaram-se brilhantes novamente e em poucos dias sua doença de pele estava completamente curada. Para comprovar sua descoberta, o Marquês, que era o dono da fonte, construiu a primeira instalação térmica em Avène para tratar pacientes que sofriam de dermatite, eczema, psoríase (doença crônica caracterizada pelo aparecimento de manchas e pequenas lesões na epiderme), queimaduras e outros problemas de pele. Os resultados foram surpreendentes e os benefícios da água termal, em função de sua excelente ação cicatrizante e hidratante, totalmente comprovados.


Em 1826, as termas foram recomendadas por grandes nomes da dermacologia, como por exemplo, Jean-Louis Alibert. Quase meio século depois, a fama das propriedades curativas daquela água termal começou a ganhar o mundo, quando em 1871, grandes quantidades foram enviadas a cidade de Chicago para auxiliar no tratamento das queimaduras mais graves das vítimas de um grande e trágico incêndio que ocorreu na cidade americana. Pouco depois, em 1874, com base em muitos estudos e provas científicas, as termas Avène foram consideradas pelo presidente da República Francesa como de “Interesse Público”, vindo desta forma, reforçar a qualidade das propriedades dermatológicas daquelas águas.


Em 1975, o Laboratório Pierre Fabre, fundado em 1961 e segunda maior empresa farmacêutica independente na França, comprou o Centro Termal. Contudo, foi somente apenas em 1981 que eles decidiram utilizar a água termal de Avéne para fins dermatológicos. Foi então que surgiram os produtos de cuidados dermatológicos EAU THERMALE AVÈNE, acondicionados em latinhas com spray, para serem vendidos ao consumidor final. Em 1986 os produtos da marca foram introduzidos no mercado japonês com enorme sucesso. Em 1989, a empresa desenvolveu e expandiu sua linha de produtos, lançando no mercado desde cremes anti-idade, hidratantes (corpo, mãos e lábios), esfoliantes até protetores solares (incluindo uma linha especial para proteger zonas pontuais e sensíveis do rosto e do corpo, como nariz, orelhas, cicatrizes e tatuagens, lesões pós-cirúrgicas e pós-procedimentos dermatológicos) e uma linha exclusivamente voltada para o público masculino (cremes de barbear e pós-barba), utilizando a mais alta tecnologia, garantindo a total eficácia nos tratamentos oferecidos, englobando todos os tipos de pele, até as mais sensíveis. A partir desse momento a marca AVÈNE começou a ficar conhecida no mundo inteiro através da exportação de sua completa linha de produtos para tratamento da pele.


Em 1990, depois de completamente reformado e modernizado, foi reinaugurado um novo Avène Hydrotherapy Center, com capacidade para acomodar confortavelmente mais de 2.000 pacientes. Em 1996 a marca criou o Tolérance Extrême, uma verdadeira revolução. Isto porque ele foi primeiro produto cosmético rigorosamente estéril e concebido com o mínimo de componentes puros embalado num ambiente de classe A (o mais alto grau de exigência tecnológica). Esta década também foi marcada pela grande expansão internacional da marca, que teve seus produtos introduzidos em mercados de países como Portugal (1992), Bélgica (1993), Itália (1994), Suíça (1995), Argentina (1996), Israel (1998), Brasil (1999), Inglaterra (1999), Austrália (1999) e Canadá (1999). Com a chegada do novo milênio a AVÈNE experimentou uma nova onda de crescimento global, ingressando com mais força nos mercados asiáticos, africano e do leste europeu. Somente no ano de 2003, os produtos da AVÈNE foram lançados oficialmente no mercado americano, onde rapidamente conquistou a posição de líder no segmento de águas termais.


Em 2005, esse centro hidroterápico seria ampliado para atender até 4.000 pacientes, que se internam ali todos os anos para fazer tratamentos de queimaduras graves, grandes cicatrizes ou psoríase, entre outros males, se submetendo a banhos e duchas que ajudam a combater essas enfermidades. Os programas de tratamento duram três semanas e só são feitos com prescrição médica. O Centro também serve como um dos laboratórios para desenvolvimento de novos produtos da marca francesa. Nos últimos anos a AVÈNE ingressou no segmento de maquiagens com o lançamento de pó compacto facial e batons hidratantes que utilizam a água termal com ingrediente básico. Além disso, desenvolveu uma linha de produtos para as delicadas peles de recém-nascidos, bebês e crianças que utilizam a famosa água termal em sua composição.


A qualidade
A água utilizada pelo laboratório AVÈNE, leva 40 anos para percorrer o trajeto de 80 quilômetros da nascente até o ponto onde é colhida. As águas subterrâneas das fontes termais são enriquecidas, durante o seu percurso, por preciosos oligoelementos (como o ferro, o manganês, o zinco e o cobre) que reforçam o sistema de defesa da pele. Em todo esse tempo, não tem contato com a luz porque percorre o interior das montanhas Cevénnes. Também não é contaminada por nenhum tipo de bactéria ou produtos químicos usados no solo. Na hora de ser extraída, merece cuidados especiais. Máquinas retiram a água do subsolo e a encaminham diretamente para a fábrica em dutos fechados. Há um minucioso controle de qualidade. Se alguma impureza ou um único micro-organismo for encontrado, a utilização da água fica suspensa até que dois testes seguidos comprovem sua pureza. Por tamanha riqueza, essa espécie de tesouro natural oferece benefícios à saúde da pele em geral. Os produtos AVÈNE nutrem a pele e ajudam na renovação celular. Além disso, como possui capacidade anti-inflamatória e cicatrizante, a água termal AVÈNE é tolerada por peles sensíveis e irritadas.


Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 1981
● Criador: Pierre Fabre Laboratories
● Sede mundial: Lavaur, França
● Proprietário da marca: Pierre Fabre Dermo-Cosmetique S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Pierre Fabre
● Presidente: Jacques Fabre
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 800
● Segmento: Dermo-cosméticos
● Principais produtos: Cremes antienvelhecimento, hidratantes, água termal e protetores solares
● Concorrentes diretos: Vichy, La Roche-Posay e Uriage
● Ícones: A água termal em latinha
● Slogan: Dedicated to dermatology since 1743.

A marca no mundo
A AVÈNE, uma das marcas líderes na Europa e nos Estados Unidos no segmento dermo-cosmético para peles sensíveis e intolerantes, com necessidade de cuidados suplementares, possui atualmente uma ampla gama de produtos, desde a tradicional água termal até cremes hidratantes e protetores solares, que são comercializados em mais de 90 países através das principais redes de farmácias e drogarias.

Você sabia?
As matérias-primas são rigorosamente selecionadas, com estudos farmacológicos e clínicos efetuados sob controle médico, bem como a indústria farmacêutica, utilizando normas excepcionais para garantir a qualidade dos produtos que levam a marca AVÈNE.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 29/10/2012

Um comentário:

Vis disse...

Olá! Parabéns pelo blog está muito interessante já o acompanho à alguns tempos.

Tenho uma sugestão, poderia ser falado aqui um pouco da história da Rover / MG?

Cumps