Um pequeno pote de um creme baseado em uma mistura secreta de vitaminas, minerais e certas algas marinhas, colhidas de acordo com o ciclo lunar, da marca de cosméticos de luxo LA MER pode custar facilmente mais de US$ 1.200. Nele está contido o que milhões de mulheres ao redor do mundo buscam constantemente: o rejuvenescimento da pele. Afinal, para acabar ou diminuir marcas, rugas e linhas de expressão, mulheres não poupam gastos. E a marca LA MER sabe muito bem disso.
A história
A história de uma das marcas mais tradicionais de cosméticos de luxo começou com uma grande tragédia. O Dr. Max Huber, um físico aeroespacial de nacionalidade alemã e cientista da NASA, sofreu queimaduras de terceiro grau no rosto, mais precisamente na zona dos olhos e do nariz, quando procedia uma experiência rotineira de laboratório com combustíveis. Completamente desfigurado, o cientista procurou um tratamento capaz de disfarçar as suas horríveis cicatrizes. Ao longo da sua recuperação, submeteu-se a inúmeros tratamentos médicos e a preparados terapêuticos. Mas a verdade é que nem a medicina nem a cosmética tinham uma solução para o seu caso. Como resultado, o doutor Max ficou obcecado com os cuidados da pele e construiu um pequeno laboratório em sua própria casa. Depois de seis mil experiências e doze anos mais tarde, em 1965, ele chegou a um resultado: o Miracle Broth™, algo como “Caldo Milagroso”.
Comercialmente o novo produto foi batizado de CRÉME DE LA MER (literalmente “creme do mar”), isto porque as algas marinhas, cuidadosamente selecionadas pela habilidade infinita de se regenerar, eram o ingrediente principal da fórmula do novo creme. O Dr. Max utilizou minerais extraídos de algas marinhas frescas do Oceano Pacífico, combinou-os com outros ingredientes naturais, como óleos de girassol, extrato de limão e eucalipto, e sujeitou-os a um processo único de biofermentação, expondo-os à energia luminosa e sonora para intensificar seus efeitos até que eles se tornassem potentes. Ele testou em si mesmo o creme e os efeitos foram surpreendentes, pois não só melhorou muito o aspecto de suas cicatrizes como deixou sua pele rejuvenescida. Inicialmente divulgado apenas entre o núcleo de amigos próximos do Dr. Huber, o CRÉME DE LA MER levou à emergência de um culto. Caro e raro como o ouro e os diamantes, ele consistia em um verdadeiro milagre para a pele. Nos anos seguintes, os Laboratórios de Pesquisa Max Huber desenvolveram uma série de produtos, como soros e loções hidratantes, regenerativas e rejuvenescedoras, que visavam complementar a ação do creme original, o que resultou na existência de uma linha extremamente completa, muitíssimo avançada e – ainda assim – fiel à herança do seu criador.
O Dr. Max Huber faleceu em 1991 aos 65 anos, e suas cicatrizes praticamente imperceptíveis comprovavam o sucesso do creme que havia criado. A pequena empresa foi adquirida em 1995 pela tradicional Estée Lauder Companies. A partir de 1999 a marca aumentou sua linha criando novos produtos a partir do creme original, combinando os melhores ingredientes com um processo científico único. Era o surgimento de uma linha completa, mas simples, que oferecia produtos para o cuidado do rosto (específicos para os contornos dos olhos e lábios) e do corpo (incluindo cremes específicos para as mãos). Além disso, a marca LA MER foi aos poucos sendo expandida para outros países, sempre em pontos de venda extremamente exclusivos e selecionados.
Há alguns anos atrás a empresa contratou o designer inglês David Linley para criar uma embalagem exclusiva para uma edição mais do que limitada - foram produzidas apenas 15 unidades – do tradicional creme da marca LA MER. A caixa foi confeccionada em madeira especial, recebeu acabamento em couro de arraia e ganhou uma trava que permite trancá-la. Para completar, uma espátula feita em prata para aplicar seu creme antiidade em grande estilo.
Em 2013, a marca de luxo lançou no mercado a linha Soleil de la Mer™, produtos que combinam potentes benefícios anti-envelhecimento e ajudam defender a pele dos agressores ambientais, como por exemplo, os raios solares. Outros produtos da marca que fazem enorme sucesso são o Eye Concentrate, que promete reduzir olheiras e rugas; e o The Face and Body Gradual Tan, uma loção autobronzeadora. Em 2015, foi lançado o Genaissance the Serum Essence (cujo preço é de US$ 620), o creme antiidade mais eficiente e concentrado do Miracle Broth™, o ingrediente lendário da marca. Criado a partir de cristais formados pela alga, potencializa a síntese de colágeno e elastina, melhorando a textura, dando brilho e ainda reduzindo poros e linhas finas. No final deste ano, a LA MER inaugurou sua primeira loja em território brasileiro, localizada no Shopping Iguatemi em São Paulo. A loja oferece além das linhas produtos da marca, tratamentos faciais e corporais.
Atualmente, o creme original é feito a partir de uma alga que prolifera na costa do estado da Califórnia e somente pode ser colhida duas vezes ao ano. As algas são colhidas na região do Pacífico e viajam até os laboratórios da marca perto de Nova York dentro de um isopor com gelo. O minucioso processo de fermentação para chegar ao Miracle Broth™ também se mantém igual, com todas as suas particularidades – foram feitos testes sem luz e som, e o resultado foi desastroso. Da colheita ao produto final, levam-se quatro meses de um trabalho quase artesanal. A empresa garante que os primeiros sinais de rejuvenescimento do rosto podem ser notados em uma semana. De creme para os olhos a rejuvenescedores, loções corporais e lip balm, o Miracle Broth™ está presente em mais de 30 produtos, com variações de texturas para peles diversas, incluindo uma fórmula única e ultraleve, para hidratar a pele, ideal para climas quentes e para peles oleosas.
A identidade visual
O logotipo da marca pode ser aplicado de duas maneiras (sempre mantendo a mesma tipografia de letra): todo em preto ou em verde com um fundo salmão que representa um creme espalhado (esta identidade visual é usada muito nas embalagens dos produtos).
Os slogans
Today. Tomorrow. Forever.
Today, tomorrow, for a lifetime.
La Mer coveted by those in the know.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1965
● Criador: Max Huber
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Estée Lauder Companies, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Fabrizio Freda
● Presidente: Sandra Main
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 25
● Presença global: + 65 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cosméticos de luxo
● Principais produtos: Cremes antiidade, loções hidratantes e tônicos
● Concorrentes diretos: La Prairie, Guerlain, Chanel, Lancôme, Sysley, Shiseido, Kanebo, Caudalie e Givenchy
● Ícones: O ingrediente Miracle Broth™
● Slogan: Today. Tomorrow. Forever.
● Website: www.lamer.com.br
A marca no mundo
Atualmente a LA MER, uma das marcas mais exclusivas e luxuosas do mundo no segmento de cosméticos, comercializa sua linha de produtos (que incluem hidratantes, loções para tratamento, cremes antienvelhecimento, itens para proteção solar, tônicos, entre outros) em mais de 65 países. Os produtos são vendidos em uma pequena rede de lojas próprias (25 unidades espalhadas por grandes cidades mundiais), luxuosas lojas de departamento e perfumarias, além de estar à disposição em algumas lojas de Duty Free nos principais aeroportos do mundo. Além disso, a marca possui oito spas instalados em luxuosos hotéis de cidades como Nova York, Londres, Milão, Roma, Paris, Genebra e Moscou.
Você sabia?
● Todos os produtos da LA MER são desenvolvidos no Max Huber Research Lab, localizado na bucólica Melville, estado de Nova York.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Vogue), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 24/2/2016
2 comentários:
excelente o blog e a marca!!!
http://aquaporinas.blogspot.com/
Com a curiosidade de uma mulher que gosta de se tratar e manter-se bem consigo própria e em publicidade por parte de uma apresentadora de televisão, verifiquei infelizmente que os preços praticados pela marca de produtos La Mer são para a classe média alta ou alta da nossa sociedade. com ordenados de 800€ como posso ser consumidora destes produtos tão bem publicitados? gostaria mas assim é complicado! Continuação de bom sucesso!
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