22.9.10

YUM! BRANDS

O conceito dos restaurantes da Yum! se diferencia de outras redes de alimentação rápida por oferecer comida de alta qualidade, sempre fresca e a um preço justo para cada cliente todos os dias. Não importa em que lugar do mundo você esteja, se entrar em um restaurante KFC, Pizza Hut ou Taco Bell, será sempre recebido com uma atitude positiva dos funcionários, intitulados “Maníaco pelo Cliente”.
-
A história
Tudo começou em meados da década de 90 quando a Pepsico resolveu tornar sua divisão de restaurantes de alimentação rápida, então composta pelas redes KFC (rede fundada em 1952 e especializada em frangos fritos) PIZZA HUT (tradicional rede de pizzarias fundada em 1958) e TACO BELL (rede fundada em 1962 e especializada em comida mexicana) em uma companhia independente com capital aberto na Bolsa de Valores. Isto ocorreu no dia 7 de outubro de 1997 com o surgimento da Tricon Global Restaurants, Inc, uma empresa que já nascia com mais de 30.000 restaurantes localizados em vários países ao redor do mundo. Nesta época, David Novak, que comandava as redes KFC e Pizza Hut se tornou o segundo na hierarquia e, três anos depois, assumiu a presidência mundial da empresa.
-
-
Em 2002, a empresa adquiriu por US$ 320 milhões a Yorkshire Global Restaurants, proprietária das redes Long John Silver’s, fundada em 1969 e especializada em frutos do mar, e A&W All-American Food, que desde 1919 é um dos lugares preferidos das famílias americanas para saborear deliciosos hambúrgueres, cachorros-quente e uma boa Root Beer. Com isso, a empresa sentiu necessidade de adotar um novo nome e uma nova identidade visual. Exatamente no dia 16 de maio de 2002 a empresa adotou oficialmente o nome de Yum! Brands. Este novo nome, “Yum!”, foi escolhido com base em uma expressão americana, correspondente ao nosso “Huum” e que expressa o prazer de comer algo muito gostoso. Era, portanto, o nome que melhor descrevia a cultura global da empresa: trabalhar com comida com prazer e diversão. Em 2003, a empresa criou a rede WingStreet, especializada em asas de frango fritas servidas com uma grande opção de molhos. A expansão da subsidiária chinesa, que também inclui as operações da Tailândia e Taiwan, foi crucial para o avanço do desempenho geral da companhia. Para se ter uma idéia, desde 1997 a subsidiária multiplicou o número de lojas por 35 na China, e hoje tem 3.500 restaurantes em 700 cidades do país.
-
-
Para se manter atraente aos acionistas, a Yum! vai precisar reduzir ainda mais a dependência do mercado americano, que responde por 35% do faturamento global. Por isso, a empresa anunciou metas de chegar a 1.000 restaurantes na Índia, Brasil e França. Esta nova estratégia já pode ser sentida em 2009, quando a empresa inaugurou diariamente quatro novos restaurantes fora do mercado americano, resultando em 1.400 novas unidades no ano, 509 delas somente no mercado chinês. Apesar de ser a líder mundial do setor em número de restaurantes, em faturamento a empresa tem apenas a metade do tamanho do McDonald’s, e é justamente essa diferença que Novak pretende encurtar nos próximos anos.
-
-
Para atingir esses objetivos, a empresa reforça a cultura mundial de “Maníacos pelo Cliente” que tem como objetivo colocar um sorriso – um Yum! (Huum!) - no rosto dos clientes e colocar sempre seus interesses em primeiro lugar. Todos os funcionários dos restaurantes da Yum! no mundo são treinados para manter o alto padrão de qualidade de seus produtos e serviços e são avaliados constantemente. Para isso, a empresa utiliza o CHAMPS (Casa Limpa, Hospitalidade, Acerto, Manutenção, Produto, Serviço) que não só é um programa de avaliação, mas também uma cultura que abrange a todos (empresa, franqueados e atendentes) que prezam pela satisfação de cada cliente. Atualmente a empresa é proprietária de 6 redes de restaurantes de alimentação rápida:
A&W Restaurants: aproximadamente 400 unidades nos Estados Unidos, e mais de 270 em outros 11 países, além de 640 pontos-de-venda adicionais em outros restaurantes.
KFC: mais de 15.000 restaurantes espalhados por 109 países e territórios ao redor do mundo, que atendem aproximadamente 12 milhões de clientes diariamente.
Long John Silver’s: mais de 1.200 restaurantes espelhados pelos Estados Unidos, Porto Rico, Taiwan, Nova Zelândia e Cingapura.
Pizza Hut: 7.500 restaurantes nos Estados Unidos, e 5.600 espalhados em quase 100 países ao redor do mundo. A rede vende 12 milhões de pizzas diariamente para mais de 5 milhões de clientes.
Taco Bell: serve mais de 35 milhões de clientes por semana em 5.800 restaurantes nos Estados Unidos, além de possuir outras 1.000 unidades em aproximadamente 19 países.
WingStreet: mais de 2.400 restaurantes espalhados pelo território americano, Canadá, Alemanha e Austrália.
-
-
A evolução visual
Em 2002, quando a empresa adotou um novo nome, também adotou um novo logotipo, extremamente ousado e moderno.
-
-
O gênio por trás da marca
Aos 58 anos, o executivo David C. Novak é uma espécie de celebridade na empresa. É comum que funcionários tirem fotografias a seu lado. Filho de um topógrafo que trabalhava para o governo americano e de uma dona de casa, ele morou em 32 estacionamentos de trailer em 23 cidades diferentes antes de completar 13 anos de idade. Sua vida era acompanhar os pais nas expedições do governo. Nos três ou quatro meses que passava em cada cidade, precisava digerir rapidamente uma nova cultura e ganhar a simpatia dos garotos do colégio. Essas lições mais tarde seriam a base do estilo de gestão que ele adotou na empresa. Sua informalidade pode ser percebida tanto no guarda-roupa, seu uniforme habitual é uma camisa jeans com o logotipo da empresa, que o acompanha inclusive em apresentações a investidores, quanto nos programas de entrevistas que ele apresenta de tempos em tempos. Cinco vezes por ano, ele reúne 50 executivos e franqueados do mundo inteiro em três dias de treinamento. A principal atração desses eventos são as entrevistas que ele faz com personalidades dos negócios, como o guru Jim Collins, autor do celebrado livro “Feitas para Durar”, e o investidor Warren Buffett.
-
-
Além disso, Quando ele passa pela porta de entrada de algum restaurante da empresa no mundo, jovens começam a cantar, bater palmas e entoar o grito de guerra global da marca: “Y! U! M!”. Com salários anuais de US$ 1.4 milhões (apesar de faturar mais de US$ 13 milhões, incluindo bônus), ele costuma utilizar técnicas inusitadas para motivar seus funcionários. Acredita profundamente que a distribuição de notas de US$ 100 seja o tipo de atitude que motiva os funcionários - quase todos jovens em seu primeiro emprego - a ajudar na expansão dos negócios da empresa. Bizarros frangos de borracha e dentaduras de plástico são outros dois “presentes” que ele costuma dar para seus funcionários que tiverem o melhor desempenho. Nesse caso, a estratégia é fazer com que eles sempre se lembrem da importância de estampar um sorriso no rosto. Ao todo, David Novak acredita já ter distribuído 864 notas de US$ 100 (ou US$ 86.400) entre seus funcionários no mundo inteiro.
-
-
Dados Corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 7 de outubro de 1997
● Fundador: Não tem (ex-divisão de restaurantes da Pepsico)
● Sede mundial: Louisville, Kentucky
● Proprietário da marca: Yum! Brands, Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman, CEO & Presidente: David C. Novak
● CEO: Graham Allan (divisão internacional)
● Faturamento: US$ 11.34 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 1.15 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 24 bilhões (setembro/2010)
● Restaurantes: + 38.000
● Presença global: 112 países
● Presença no Brasil: Sim (85 unidades)
● Funcionários: 1.4 milhões (incluindo franqueados)
● Segmento:
Administração de restaurantes
● Marcas: KFC, Pizza Hut, Taco Bell, Long John Silver’s, Wingstreet e A&W Restaurants
● Slogan:
Alone we are delicious, together we are yum.
● Website:
www.yum.com
-
A marca no mundo
Atualmente a Yum!, empresa que desenvolve, administra, franquia e licencia restaurantes de 6 famosas redes mundiais como KFC, TACO BELL, PIZZA HUT e LONG JOHN SILVER’S, é líder mundial do setor de restaurantes de alimentação rápida (fast food) em número de restaurantes com mais de 38.000 unidades localizadas em 112 países. Além disso, a empresa é acionista da rede chinesa Little Sheep, especializada em carne de carneiro. A empresa ocupa a posição de número 216 no Ranking Fortune 500, que classifica as empresas americanas de maior faturamento. Hoje em dia, a empresa possui mais de 10.000 de seus restaurantes localizados e mercados emergentes. No Brasil a empresa possui mas de 80 unidades das redes KFC e Pizza Hut.
-
Você sabia?
Em virtude de seu estreito relacionamento com a Pepsico, a grande maioria dos restaurantes da Yum! Brands vende refrigerantes exclusivamente Pepsi-Cola.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 21/3/2011

2 comentários:

Isóka disse...

Oi.
Comecei a ler o blog há pouco tempo mas estou bem admirada. Tuas pesquisas são bem interessantes e conseguem dar uma clara visão das empresas, sua forma de trabalho e produtos.
Parabéns!

* Meu Mundo * disse...

Olá..
Descobri este blog por acaso,e não consigo sair mais dele,muito interessante saber as historias,de onde tudo começou das empresas,dos logos,das marcas que fazem parte do nosso dia-dia..

Muito bom

Beijoss*