27.1.14

LYSOL


Higienizar e desinfetar pias, ralos, bancadas, banheiros, cozinhas, armários, guarda-roupas, latas de lixo, quintais e locais onde vivem animais domésticos, mantendo o ambiente sempre limpo e saudável. Essa é a principal missão dos produtos da marca LYSOL, cuja fórmula especialmente desenvolvida e testada para eliminar os odores desagradáveis em sua origem e matar 99,9% dos germes e bactérias, ainda deixa uma suave fragrância no ambiente. 

A história 
Tudo começou na Alemanha em 1889 quando o Dr. Gustave Raupenstrauch desenvolveu um poderoso desinfetante antisséptico para auxiliar na grave epidemia de cólera que afetava o país naquela época. O produto foi desenvolvido como uma alternativa mais segura ao ácido carbólico, altamente tóxico, então comumente utilizado como desinfetante em hospitais. A fórmula original do novo desinfetante continha cresol, um derivado de alcatrão de hulha, muito menos tóxico e mais eficaz que os produtos utilizados naquela época. Depois de conseguir a patente ele e seus sócios fundaram a empresa Schülke & Mayr em Hamburgo na Alemanha. O desinfetante foi introduzido no mercado com a marca LYSOL, cujo nome provavelmente é derivado da contração das palavras Lysis” (dissolução, pois o produto era para ser dissolvida na água) e “Cresol (substância contida na formulação do produto).


Pouco depois, em 1890, a empresa Lehn & Fink, fundada em 1874 na cidade de Nova York por Louis Lehn e Frederick Fink, começou a importar o desinfetante da empresa alemã. A empresa americana introduziu o desinfetante LYSOL no mercado, que rapidamente passou a ser utilizado em hospitais, fábricas e, aos poucos, pelas donas de casa para higienizar e desinfetar os ambientes domésticos. Somente em 1912, através de um acordo de licenciamento, a empresa iniciou a produção do desinfetante LYSOL em solo americano. Nesta época o desinfetante era utilizado por pessoas que desejavam se suicidar, especialmente na Austrália. Mas o desinfetante também foi extremamente importante em 1918, quando suas propagandas divulgavam sua eficácia para prevenir e evitar a propagação da gripe espanhola.


Em 1922 a marca LYSOL finalmente seria adquirida pela empresa americana. Nesta década, LYSOL também começou a ser divulgado como um produto para higiene íntima feminina. Isso mesmo. O produto era diluído na água e utilizado nas famosas duchas íntimas para prevenir infeções e maus odores, e assim, segundo as propagandas da época, preservar a felicidade conjugal. Além disso, o produto era utilizado também como um método contraceptivo. Porém o uso de LYSOL foi depois desencorajado pela comunidade médica, pois o produto tendia a eliminar as bactérias normais de uma vagina saudável, ou até mesmo mascarar graves problemas. Na próxima década, com a introdução dos desinfetantes LYSOL nas drogarias e farmácias, a marca se popularizou ainda mais entre os consumidores americanos.


Nos anos seguintes a marca tratou de melhorar a fórmula de seus desinfetantes, não somente para torná-los mais eficaz, mas também por uma questão de segurança em relação às substâncias utilizadas. A inovação começou em 1962 quando a marca lançou o LYSOL SPRAY, o desinfetante com aplicação aerossol, tornando o uso do produto ainda mais prático. Ainda nesta década, em 1968, a marca iniciou o lançamento de produtos para limpar determinados ambientes, como por exemplo, o Lysol Toilet Bowl Cleaner, especificamente desenvolvido para limpar e desinfetar banheiros, especialmente vasos sanitários. Já em 1985 foi introduzido o Lysol All Purpose Cleaner, um poderoso limpador e desinfetante multiuso. Além disso, a marca desenvolveu inúmeras novas fragrâncias para seus desinfetantes e até uma versão para remover limos.


Depois de ser adquirida pela farmacêutica Sterling Drug em 1967 e passar por outras mãos, em 1994 a Lehn & Fink Products foi comprada pela Reckitt & Colman (atual Reckitt Benckiser), que adicionou ao seu portfólio o desinfetante LYSOL, extremamente popular no mercado americano desde 1890. Nos anos seguintes a marca ingressou em novos mercados e expandiu ainda mais sua linha de produtos com o lançamento das toalhas úmidas desinfetantes para superfícies duras (introduzidas em 2000), uma linha de sabonetes antissépticos (lançada em 2009) e produtos que matam os germes e eliminam odores (causados por fungos e mofo) em superfícies macias, como por exemplo, carpetes e estofados. Além disso, a marca ingressou em uma nova categoria de produtos com a introdução do Lysol Neutra Air, que além de neutralizar odores no ar, ainda mata 99.9% das bactérias.


A marca LYSOL, através da campanha Lysol Mission for Health (lançada em 2010), também investe em parcerias com famílias, comunidades, empresas, escolas e instituições para desenvolver projetos educacionais com foco nas áreas de saúde e meio ambiente. Esses projetos têm como objetivo estimular hábitos de higiene e limpeza a partir de noções de microbiologia, visando à prevenção de doenças, em um esforço dedicado para reforçar a importância de hábitos saudáveis nas escolas e nas casas. Hoje em dia o LYSOL é um desinfetante prático e eficiente. Com ele é possível deixa a casa livre de germes e bactérias e com um agradável perfume, ajudando assim a proteger a família, de doenças e proporcionando um ambiente mais saudável, principalmente para as crianças, que possuem uma imunidade menor do que adultos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. Apesar de manter praticamente a mesma tipografia de letra, o logotipo da marca evoluiu, ganhando novas cores e feitos visuais. O atual logotipo foi adotado em 2010.


Os Slogans 
Stop just CLEANING. Start HEALTHING. (2010) 
Desinfect to Protect.


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1889 
● Criador: Schülke & Mayr 
● Sede mundial: Slough, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group PLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Rakesh Kapoor 
● Faturamento: US$ 550 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Produtos de limpeza 
● Principais produtos: Desinfetantes e limpadores multiuso 
● Concorrentes diretos: Pine-Sol, Mr. Clean, CIF, Tilex, Ajax, Clorox e Lysoform (Brasil) 
● Slogan: Stop just CLEANING. Start HEALTHING. 
● Website: www.lysol.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos LYSOL, que engloba desinfetantes, limpadores multiuso, sabonetes antissépticos e até purificadores de ar, é comercializada em mais de 25 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte onde o produto é número em sua categoria (50% dos lares americanos usam algum produto LYSOL). Hoje em dia a marca pertence à britânica Reckitt Benckiser, uma das maiores empresas do mundo no setor de higiene e limpeza. 

Você sabia? 
Em alguns outros mercados (como na Índia), a marca é comercializada com o nome de LIZOL. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/1/2014

Nenhum comentário: