19.9.06

† Lambretta (1947-1982)


A história da lendária marca Lambretta começou após a II Guerra Mundial, quando Ferdinando Innocenti, enfrentou o árduo trabalho da reconstrução de sua fábrica de tubos de aço sem costura situada em Lambratte, Milão, que havia sido reduzida a uma pilha escombros e fumaça. Percebeu neste momento que as necessidades primárias de seu país eram duas: a primeira era a de começar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada; e a segunda prover de um método barato e seguro o transporte da população. Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre que idealizou um veículo de baixo custo de produção, barato de se manter, e com proteção melhor que uma motocicleta para as mudanças de tempo (chuva, frio, neve, etc.): a Lambretta. A produção começou em 1947, depois de um ano gasto com desenvolvimento e teste do novo protótipo. A primeira Lambretta foi nomeada naturalmente de Modelo UM, que tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro, e eficiente pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava ao novo modelo, 123 cc de potência, fazendo com que desenvolvesse 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um ponto forte de venda, em uma Itália escassa em combustível. Este primeiro modelo foi inspirado em um veículo militar modelo "Cushman", empregado pelo exército americano durante a II Guerra que era utilizado para transporte individual de uma divisão motorizada. A fábrica italiana cessou sua produção em 1971, porém a Lambretta continuou a ser produzida sob licensa na Argentina, Brasil, Chile, Índia e Espanha, algumas vezes sob a marca Lambretta e em outras não. A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos do Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística. A implantação da fábrica Lambretta do Brasil S.A. em 1955 , como uma licenciada da Inocentti, no bairro da Lapa em São Paulo, coincidiu com a moda mundial da motoneta (scooter), na década de 50. A produção entre 1958 e 1960, o apogeu da marca, superou a quantidade de 50.000 unidades/ano. A partir de 1960 foi lançado o modelo LI (corresponde ao modelo "série 2 " que foi lançado pela Innocenti na Itália em outubro de 1959). Em 1971, numa tentativa de melhorar o mercado, a Lambretta lançou uma moto híbrida com motoneta, a Xispa, com projeto e componentes totalmente nacionais em versão de 150cc e 175cc que ficou em linha até 1979. Mas a indústria automobilística já tinha se implantado e o mercado das motocicletas se aquecia com a entrada das marcas japonesas. A Lambretta quase fechou neste momento. A Lambretta parou de produzir a motoneta (scooter) e passou por uma grande crise. Finalmente em 1979, como último suspiro, lançou a Lambretta Br Tork nas versões 125P, 125T e de 150cc, voltado para o segmento de veículos populares com preços acessíveis. A fábrica faliu em 1982. Hoje a Lambretta ainda é produzida na Índia pela "S.I.L" ( Scooters India Ltd) porém somente o triciclo conhecido como "Tuk Tuk" sem a tradicional marca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em 1968 adquirí uma Lambretta LD 59 com 3 marchas e usava cardã em vez de corrente. Era o máximo.