29.5.06

BLAUPUNKT

Dirigir ou andar de automóvel sem ouvir música, saber o melhor caminho para se chegar ao destino final ou até mesmo falar ao telefone não seria nada agradável. Pensando nisso, a renomada marca alemã BLAUPUNKT desenvolve os mais avançados rádios, localizadores por satélite (conhecidos como GPS) e sistemas de som para oferecer inovações e sistemas que trazem benefícios reais em termos de conforto e prazer em dirigir.
-
A história
A BLAUPUNKT (pronuncia-se Blaow-Poonkt) foi fundada na cidade de Berlim em 1923 por Ottmar Voelk, Alfred Daeschner e Alfons Geister com o nome de Ideal-Radiotelefon und Apparatefabrik GMBH. A princípio a empresa produzia apenas fones de ouvido. Cada peça de equipamento era cuidadosamente testada por técnicos, em rigorosos processos, e marcada com um ponto azul, uma espécie de símbolo de qualidade e aprovação, que anos mais tarde viria a dar origem ao atual nome da empresa. Não demorou muito tempo até que os consumidores procurassem os produtos com Ponto Azul. A BLAUPUNKT, que em alemão significa “Blue Dot” (ponto azul), foi então registrada como marca em 1924. No ano de 1932 a empresa introduziu no mercado alemão o primeiro rádio para automóvel, chamado Autosuper 5, apresentado pela primeira vez em agosto na Berlin Radio Show. Tratava-se de um equipamento de grandes dimensões para rádio de ondas médias e longas, que pesava 15 quilos e exigia muito espaço. Não existia na época qualquer tipo de antena especial para automóveis, sendo utilizadas as antenas convencionais. Por ocupar muito espaço, tornava-se impossível a sua instalação ao alcance do condutor. O comando de volante provou ser a solução perfeita naquela altura. O primeiro rádio para automóvel custava um terço do preço de compra de um pequeno veículo, o que acabou tornando-o um produto de luxo.
-
-
Em 1936 o ponto azul foi registrado como marca, com a empresa passando a se chamar oficialmente BLAUPUNKT no ano de 1938. Pouco depois a empresa foi comprada pelo Grupo Bosch, que transformou a BLAUPUNKT em sua divisão de som automotivo. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa mudou as suas instalações para Hildesheim. A BLAUPUNKT foi responsável pelo lançamento do primeiro rádio FM para automóveis em 1951. No ano de 1959 a empresa atingia a marca de 1 milhão de rádios produzidos. No final da década de 60, em 1969, inovou mais uma vez, ao lançar o primeiro rádio stereo para automóveis, chamado Car Radio Frankfurt.
-
-
A marca dos 10 milhões de rádios produzidos foi atingida em 1971. Três anos mais tarde introduziu no mercado o primeiro rádio ARI (Receptor de informação de tráfego), uma espécie de navegador de bordo dos tempos primitivos. Outras novidades surgiram nos anos seguintes, como a primeira combinação de rádio stereo e cassete, em 1980; o primeiro protótipo do sistema de orientação EVA (uma espécie de piloto de tráfego eletrônico para motoristas), em 1982; o primeiro rádio stereo com CD-Player integrado, apresentado na Feira Internacional de Berlim em 1983; o primeiro rádio com frente removível, em 1987; e o primeiro rádio equipado com RDS (um sistema com receptor que permitia identificar a estação de rádio e visualizar o nome do programa no display), em 1988. No final desta década, em 1989, começou a produção em massa do primeiro sistema de navegação.
-
-
As inovações desenvolvidas e introduzidas pela marca nos próximos anos foram o primeiro “radiophone” (rádio e telefone móvel) em um só aparelho, disponível no mercado desde 1997; e o primeiro rádio com MP3, lançado em 2001. Através de constantes desenvolvimentos, os sistemas de navegação evoluiram, permitindo hoje a chamada navegação dinâmica, que rapidamente reconhece tráfego e refaz os percursos, automaticamente. Uma das últimas novidades da marca, é a linha de GPS TravelPilot, um sistema de navegação portátil operado de forma simples e intuitiva, apresentando cálculo e recálculo de rotas instantâneos, imagens de edifícios e monumentos em 3D, digitação inteligente, fácil sistema de inserir destinos, entre outras funções.
-
-
Outra novidade recente, lançada em 2007, é o Melbourne SD27, um sistema de som para carro que substitui o CD player tradicional por um slot para cartões de memória SD. No dia 18 de dezembro de 2008, a BLAUPUNKT foi vendida para a empresa alemã Aurelius AG. O que hoje ainda é uma visão futurista, será talvez amanhã um padrão da BLAUPUNKT. Em breve, será possível receber emails sem se distrair do que acontece no trânsito, porque a mensagem será lida por uma voz agradável. Poderá também enviar emails a partir do seu automóvel, fazer compras, combinar encontros ou encomendar entradas de cinema. Portanto, o equipamento máximo no seu automóvel significará também mais tempo livre.
-
-
Os slogans
The advantage in your car.
Favorite car companion.
Music makes everything better.
(década 50)
This is how happy a car radio can make you. (década 50)
In love with Blaupunkt. (década 50)
-
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1923
● Fundador: Ottmar Voelk, Alfred Daeschner e Alfons Geister
● Sede mundial:
Hildesheim, Alemanha
● Proprietário da marca:
Aurelius AG
● Capital aberto:
Não
● Chairman:
Dirk Roesing
● CEO & Presidente: Dirk Markus
● Faturamento: €1.3 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
7.500
● Segmento:
Automotivo
● Principais produtos:
Rádios para automóveis e GPS
● Ícones:
O ponto azul
● Slogan: The advantage in your car.
● Website:
www.blaupunkt.com
-
A marca no mundo
A BLAUPUNKT, líder de mercado em auto-rádios na Europa, comercializa seus produtos em 100 países ao redor do mundo, vendendo anualmente mais de 5 milhões de auto-rádios e 600.000 sistemas de navegação. Atualmente a maioria dos produtos com a marca BLAUPUNKT (auto-falantes, equalizadores, rádios, GPS, receptores, microfones, etc.) são produzidos fora da Alemanha, especialmente em Beni Khalled (Turquia), Vila Real (Portugal) e Penang (Malásia)
-
Você sabia?
A BLAUNPUNKT produz rádios que equipam modelos das marcas Audi, Volkswagen, Porsche, Mercedes-Benz, Vauxhall e BMW.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 9/1/2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre ouvi falar bem desta marca de som automotivo , depois desta matéria
Deu para sentir o seu potêncial .