O portal TERRA reúne em um só lugar os conteúdos profissionais e amadores mais relevantes, oferecendo ferramentas de interatividade e uma experiência única de navegação à seus clientes. Notícias, jogos, filmes, música, fotos, transmissões ao vivo e inúmeras formas de entretenimento transformaram o portal TERRA em um dos veículos de comunicação mais completos do mundo, ampliando os horizontes de milhões de pessoas.
-
A história
A origem do TERRA se confunde com a própria história da internet na América Latina. O portal foi idealizado em 1999 pela empresa espanhola de telecomunicações Telefonica, para oferecer serviços de acesso, conteúdo e hospedagem na Internet. Seu principal mentor foi o então presidente da empresa Juan Villalonga, que identificou uma grande oportunidade de expandir a atuação da Telefonica para a rede mundial de computadores. Com enorme aporte financeiro a poderosa empresa de comunicações iniciou agressivas aquisições de empresas de internet locais na Espanha (Olé), Brasil (ZAZ), México (Infosel) e Argentina (Gauchonet y Donde), lançando nesse mesmo ano, a marca TERRA simultaneamente na América Latina e na Europa. Em maio de 2000, surpreendeu o mercado ao adquirir o portal americano Lycos, fundado em 1995, por US$ 12.5 bilhões, que em outubro veio dar origem à empresa Terra Lycos. Nesta época, de acordo com a ACNielsen, o Lycos era o terceiro portal mais acessado dos Estados Unidos, com forte presença na Europa e Ásia. Por trás da compra estava a intenção de transformar o TEERA no maior portal da América Latina, e assim, enfrentar potências como AOL, Yahoo! e MSN.
-
-
A vocação para inovação está presente no DNA da empresa, que ainda no início da banda larga, em 2001, realizou a primeira transmissão ao vivo em banda larga da história da Internet na América Latina, ao transmitir ao vivo o show do Stanley Jordan, em São Paulo. Em 2002 a empresa introduziu uma campanha publicitária no Brasil que tinha como personagem central um E.T. O uso deste personagem na comunicação fez com que o portal TERRA ganhasse relevância e simpatia, passando não somente a ser considerado como também recomendado pelos usuários. No ano seguinte, o TERRA atingiu a liderança da Internet brasileira, com 1.4 milhões de assinantes espalhados pelo país, sendo metade deles usuários do Terra Plus (que disponibiliza conteúdo e tecnologia de qualidade, desenvolvidos no Brasil, nos mais diversos meios de acesso como ADSL, cable modem e satélite.
-
-
Pouco depois, em 2004, a estratégia do portal foi consolidar a imagem de líder, utilizando o conceito de ampliação dos horizontes com o slogan “Quem quer mais assina o Terra”. Ainda neste ano o TERRA vendeu o Lycos por US$ 105 milhões para uma empresa Sul-Coreana. Durante este período o TERRA expandiu consideravelmente sua ataução no segmento pago, especialmente no Brasil, Espanha e Chile.
-
-
O portal também iniciou vários serviços e canais de entretenimento como o TERRA GAMES (jogos) e o TERRA MUSIC PREMIUM (serviço de música digital). Pioneiro também em parcerias estratégicas de conteúdo, desde 2007 o TERRA conta com campeões de audiência da Disney, Warner e Turner Latin America. Temporadas inteiras de séries como Lost, Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Criminal Minds, Alias, Ghost Whisperer, e City Hunters, além filmes como Armagedon, Inimigo do Estado, A Outra Face, 10 Coisas que Odeio em Você, High School Musical, Tarzan, Piratas do Caribe, Monstros S.A. Procurando Nemo e vídeoclips estão disponíveis on demand para ser acessados quando o internauta quiser. O TERRA TV também conta com conteúdos dos canais TNT, Cartoon Network, Boomerang, Toonami, Adult Swim, Woohoo e CNN em Español. No ano seguinte, o TERRA mais uma vez levou a revolução ao esporte, sendo o primeiro portal de internet da América Latina a transmitir ao vivo, com exclusividade, em 13 canais simultâneos, os jogos Olímpicos de 2008.
-
-
-
Pouco depois, em 2004, a estratégia do portal foi consolidar a imagem de líder, utilizando o conceito de ampliação dos horizontes com o slogan “Quem quer mais assina o Terra”. Ainda neste ano o TERRA vendeu o Lycos por US$ 105 milhões para uma empresa Sul-Coreana. Durante este período o TERRA expandiu consideravelmente sua ataução no segmento pago, especialmente no Brasil, Espanha e Chile.
-
-
O portal também iniciou vários serviços e canais de entretenimento como o TERRA GAMES (jogos) e o TERRA MUSIC PREMIUM (serviço de música digital). Pioneiro também em parcerias estratégicas de conteúdo, desde 2007 o TERRA conta com campeões de audiência da Disney, Warner e Turner Latin America. Temporadas inteiras de séries como Lost, Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Criminal Minds, Alias, Ghost Whisperer, e City Hunters, além filmes como Armagedon, Inimigo do Estado, A Outra Face, 10 Coisas que Odeio em Você, High School Musical, Tarzan, Piratas do Caribe, Monstros S.A. Procurando Nemo e vídeoclips estão disponíveis on demand para ser acessados quando o internauta quiser. O TERRA TV também conta com conteúdos dos canais TNT, Cartoon Network, Boomerang, Toonami, Adult Swim, Woohoo e CNN em Español. No ano seguinte, o TERRA mais uma vez levou a revolução ao esporte, sendo o primeiro portal de internet da América Latina a transmitir ao vivo, com exclusividade, em 13 canais simultâneos, os jogos Olímpicos de 2008.
-
No Brasil
Com mais de 30 milhões de acessos mensais o TERRA oferece aos internautas brasileiros um dos melhores e mais completos conteúdos da Internet. Dentre os principais canais oferecidos pelo portal estão: Busca (pesquisas em mais de 8 milhões de sites em português), Almas Gêmeas (canal pioneiro de encontros que oferece um serviço completo com mais de 1 milhão de cadastrados), Álbum de Fotos (página destinada aos usuários guardarem suas fotos, possuindo recursos especiais como revelação das fotos, slide show, entre outros), Carro Online (conteúdo completo sobre o mundo automotivo, oferecendo cicas e teste-drives de todos os modelos do mercado brasileiro e mundial), Chat (entrevistas, chat com famosos e centenas de salas de bate-papo para todos os gostos e interesses), Compras (Canal onde o internauta pode comprar e pesquisar sobre diversos produtos), Download (agrupado ao canal de tecnologia, disponibiliza softwares gratuitos ou para períodos de testes, além de dar dicas de programas e análises), Crianças (educação e lazer reunidos em um site customizado para o público infantil), Esporte (cobertura completa de todas as modalidades com conteúdo atualizado minuto-a-minuto), Games (análises, demonstrações, dicas, galerias, fórum, notícias, multimídia e os melhores games online), Gente & TV (canal sobre fofocas, vida dos artistas e mundo das celebridades), Invertia (Conteúdo financeiro atualizado diariamente), Educaterra (e-learning, biblioteca, tradutor online, e todas as notícias sobre os maiores vestibulares do país), Cinema & DVD (estréias, bilheterias, festivais, prêmios, resenhas, trailers, entrevistas e muito mais), Notícias (notícias minuto-a-minuto, do Brasil e do mundo), Música (canal com informações do mundo da música), Rádio Terra (disponobiliza CDs para que o internauta possa ouvir sua música favorita), The Girl (canal erótico com modelos do país, clicadas por fotógrafos profissionais), Turismo (roteiros turísticos do Brasil e do mundo com vídeos e fotos exclusivas), Terra TV (programas jornalísticos, esportes e entretenimento multimídia online), Vida & Saúde (dicas de boa forma e saúde), Tecnologia (inovações tecnológicas, seções especiais de downloads, e-Businnes, ajuda, vírus e análises feitas pelos melhores colunistas do assunto), Páginas Pessoais (espaço para montagem e publicação de sites e conteúdo web nos servidores do portal), Sonora (canal que utiliza recursos sofisticados da web 2.0, permitindo assim a navegação pelo acervo musical de forma quase instantânea para facilidade dos usuários), Mulher (canal com dicas de beleza, comportamento, moda, maternidade e culinária) e Esotérico (oráculos, horóscopo, I Ching e tudo sobre astrologia).
-
-
Além disso, o TERRA oferece serviços disponíveis para assinantes como acelerador Terra, discador, central do assinante, centro de segurança, blog, antivírus, Terra mail e fotolog.
-
-
Os slogans
Terra, a Internet do Brasil.
A Internet mais sua do que nunca.
Quem quer mais, assina o Terra.
Terra! Qual é a sua?
-
Terra, a Internet do Brasil.
A Internet mais sua do que nunca.
Quem quer mais, assina o Terra.
Terra! Qual é a sua?
-
Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Lançamento: 1999
● Idealizador: Juan Villalonga
● Sede mundial: Barcelona, Espanha
● Proprietário da marca: Telefonica S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Fernando Madeira (América Latina)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Acessos mensais: 60 milhões
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Portal de notícias e serviços, provedor e serviço de busca
● Mascote: Um E.T.
● Slogan: Terra! Qual é a sua?
● Website: www.terra.com.br
● Lançamento: 1999
● Idealizador: Juan Villalonga
● Sede mundial: Barcelona, Espanha
● Proprietário da marca: Telefonica S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Fernando Madeira (América Latina)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Acessos mensais: 60 milhões
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Portal de notícias e serviços, provedor e serviço de busca
● Mascote: Um E.T.
● Slogan: Terra! Qual é a sua?
● Website: www.terra.com.br
-
A marca no mundo
Atualmente o portal TERRA está presente em 20 países, com conteúdos em 2 idiomas e 60 milhões de acessos por mês, sendo líder mundial no segmento em língua espanhola e portuguesa, oferecendo acesso à Internet, conteúdos interativos e uma vasta gama de canais na web, que proporcionam aos publicitários o acesso a uma grande audiência diversificada. TERRA América Latina é a empresa de internet líder na região, com faturamento de US$ 650 milhões/ano e portais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Somente no Brasil o TERRA possui mais de 2.4 milhões de assinantes.
-
Você sabia?
● Precursor na oferta de conteúdo banda larga, a audiência do TERRA TV é de 8.5 milhões de visitantes únicos por mês, com uma média mensal de 66 milhões de streamings e um acervo de 250 mil vídeos.
-
A marca no mundo
Atualmente o portal TERRA está presente em 20 países, com conteúdos em 2 idiomas e 60 milhões de acessos por mês, sendo líder mundial no segmento em língua espanhola e portuguesa, oferecendo acesso à Internet, conteúdos interativos e uma vasta gama de canais na web, que proporcionam aos publicitários o acesso a uma grande audiência diversificada. TERRA América Latina é a empresa de internet líder na região, com faturamento de US$ 650 milhões/ano e portais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Somente no Brasil o TERRA possui mais de 2.4 milhões de assinantes.
-
Você sabia?
● Precursor na oferta de conteúdo banda larga, a audiência do TERRA TV é de 8.5 milhões de visitantes únicos por mês, com uma média mensal de 66 milhões de streamings e um acervo de 250 mil vídeos.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 21/8/2009
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 21/8/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário