Há duas décadas o brasileiro começou a ter acesso à internet. A partir dessa data, o dia-a-dia das pessoas deixou de ser o mesmo. Houve uma revolução na maneira de se informar, de se divertir e de se comunicar com outras pessoas. E o UOL foi um dos grandes responsáveis por todas essas mudanças terem ocorrido, com seus produtos e serviços inovadores, e muitos deles pioneiros, fazendo parte do cotidiano de grande parte da população brasileira.
A história
O UOL (abreviação de Universo Online), primeiro grande provedor nacional de internet, começou suas operações na madrugada (exatamente às 4:15 horas) do dia 28 de abril de 1996, inicialmente como um empreendimento do jornal Folha da Manhã, controlado pelo Grupo Folha, em uma época em que a internet possuía menos de quarenta mil usuários em todo o Brasil. Foi idealizado por Caio Túlio Costa, Márion Strecker e Mara Gama. Quando o UOL foi ao ar contava com serviços de bate-papo; a edição diária da Folha de São Paulo; reportagens do tradicional jornal americano The New York Times, já traduzidas para o português; arquivos dos jornais Folha (com 250 mil textos), Folha da Tarde e Notícias Populares; além de classificados, roteiros e a edição da revista Isto É. No mês de julho, o UOL já superava a marca de 1 milhão de acessos pela primeira vez. Nos meses seguintes novos produtos e serviços foram adicionados ao UOL como a biblioteca que abrigava os dicionários Melhoramentos Soft da língua portuguesa. Além disso, o UOL começou a prover acesso à internet em São Paulo e no Rio de Janeiro, oferecendo um pacote que incluía conta de e-mail com a marca uol.com.br e kits de instalação Netscape 2.2 em português. No final de novembro, o novo Universo Online, agora fundido com o Brasil Online (conhecido como BOL), do Grupo Abril, estreava com 24 estações, 220 canais, mais de 260 mil páginas de conteúdo e 6 megabits de links na internet.
Em 1997, com a internet crescendo vertiginosamente, o UOL continuou investindo pesado no mercado, criando novos fóruns com grupos de discussão e enquetes, estreando uma versão web da Nova Enciclopédia Ilustrada Folha e a TV UOL, com uma programação 24 horas no ar mostrando clipes, entrevistas e trailers de filmes. Além disso, outras novidades importantes lançadas foram as assinaturas de conteúdo e o serviço que permitia ao assinante que estivesse viajando acessar o site em quase mil cidades do país. Não demorou muito para que o UOL se tornasse um grande sucesso (em 1998 atingia a marca de 21 milhões de acessos diários), transformando-se em líder na América Latina e maior site em língua portuguesa do mundo. Ainda neste ano o portal absorveu assinantes da CompuServe no Brasil e lançou, no mês de agosto, um mecanismo que permitia ao usuário testar o acesso e o conteúdo do UOL por um mês antes de assiná-lo.
No final desta década, em 1999, ao comemorar três anos de mercado o UOL já exibia números extremamente robustos: 350 mil assinantes e três em cada quatro internautas brasileiros visitavam o portal. Este ano também foi marcado pela expansão internacional do UOL que lançou portais na Argentina (setembro), México (novembro), Venezuela e Chile (dezembro), e até Estados Unidos. O novo milênio começou com o lançamento do site UOL na Espanha, aumentando ainda mais seu alcance no mundo. Já com cinco anos de vida e atingindo o seu primeiro milhão de assinantes (o assinante de número um milhão cadastrou-se no site exatamente no dia 21 de abril), o UOL mereceu um lugar de destaque na história da internet brasileira, pois não se contavam mais de 20 provedores de acesso em todo o mundo - nas Américas, na Europa e na Ásia - que tenham atingido esta marca. Ainda neste ano, um dia após o atentado terrorista de 11 de setembro, a página do UOL foi visita por mais de 9 milhões de vezes.
Em 2002, o UOL ultrapassou a marca de 1.5 milhões de assinantes, cresceu 29% em receitas e melhorou o resultado operacional em 70%. Pouco depois, em 2004, o UOL ampliou a rede de acesso e passou a atender 1.943 localidades em todo território nacional. Em 2010, ao completar 14 anos de existência, o UOL virou sinônimo de internet brasileira ao oferecer o melhor conteúdo em notícias, esportes e entretenimento, além de serviços e produtos voltados às necessidades do crescente do público que acessa a web. Mais recentemente, em 2014, além de lançar um aplicativo móvel para o serviço de bate-papo, foi eleito pela pesquisa do Ibope Conecta o site que mais auxilia na busca de informações para os internautas paulistanos.
Atualmente, além de possuir um talentoso time de colunistas e blogueiros, o portal oferece serviços campeões de audiência como o UOL Busca (localiza conteúdos específicos entre mais de 4 bilhões de páginas na internet), Trânsito e Mapas (traz informações sobre clima, condições de tráfego e mapas das principais cidades brasileiras), Shopping UOL (onde é possível comparar preços de produtos instantaneamente em um grande número de lojas), BoaCompra (especializada na monetização e publicação de jogos online), Universidade UOL (cursos de graduação e pós graduação online em parceria com universidades do Brasil), UOL WI-FI (com mais de 39 mil pontos de acesso no Brasil, oferece aos seus assinantes internet sem fio, com acesso ilimitado e de alta velocidade), UOL Cliques (portal de anúncios e publicidade) e UOL Celular (versão móvel do maior portal da internet brasileira, que apresenta canais de entretenimento, notícias, horóscopo, esporte, placar online com os principais jogos de futebol, além de previsão do tempo e links patrocinados).
A linha do tempo
1996
● Realização da primeira cobertura online de Diversão e Arte, com webcams e entrevistas ao vivo pelo bate-papo, na premiação do evento Noite Ilustrada, em São Paulo.
● Passa a enviar por email semanalmente para seus usuários boletins com as novidades do site.
1997
● Criação do jogo FÓRMULA UOL, que permitia ao usuário escolher seu piloto e torcer de acordo com os campeonatos.
● Lançamento da TV UOL, com programação 24 horas composta por clipes, entrevistas e trailers. Atualmente a TV oferece mais de 120 mil vídeos e disponibiliza gratuitamente conteúdo próprio e de parceiros que estão na televisão paga. Sua programação é distribuída em 20 canais, separados por gênero de programa, em sua maioria assistidos sob demanda. Além de emissora, atualmente também é um portal que permite aos usuários enviarem seus vídeos ou compartilharem para blogs e sites, sendo atualmente o 4º maior no mundo com mais de 1 milhão de vídeos e 6 milhões de visualizações de página por dia.
● Lançamento do RADAR UOL, uma nova e eficiente ferramenta de busca.
● Criação do serviço AMIGOS VIRTUAIS, site de relacionamentos via internet.
● Lançamento da estação MUNDO DIGITAL, com informações sobre internet e tecnologia.
1998
● Lançamento do VÍDEO PAPO em versão experimental.
● Lançamento do DISCADOR UOL, que acabava com linha ocupada no acesso à internet (uma inovação para a época).
1999
● Lançamento do acesso ilimitado à internet por R$ 35 mensais.
● Lançamento dos serviços de notícias por email.
● Lançamento da versão online da Bíblia.
2000
● José Simão estreia um programa de música latina (Ondas Latinas) na Rádio UOL.
● Através do Web Mail, assinantes passam a poder bloquear emails indesejados.
● Lançamento do discador com controle de acesso para os pais e dos serviços para WAP (que permitia aos proprietários de aparelhos celulares com acesso à internet utilizar os sucessos de audiência do portal).
2001
● O UOL Economia lança o canal de Finanças Pessoais.
● A tradicional revista Time em português estreia no UOL.
2002
● Lançamento do UOL EMPREGOS que estreou com 100 mil vagas. Atualmente o serviço é conhecido como EMPREGO CERTO e oferece classificados de currículos e de empregos que pode ser utilizado tanto por candidatos em busca de oportunidades de emprego quanto por empresas que procuram profissionais adequados para preencher suas vagas.
2003
● Lançamento do UOL BUSINNESS com informações do mundo dos negócios para empresas e executivos.
● Lançamento do UOL ASTRAL, que concentrava horóscopos, oráculos e previsões.
2004
● Lançamento do UOL BLOG oferecendo várias ferramentas exclusivas no Brasil para tornar os diários online mais atraentes.
● Lançamento do serviço de fotoblogs para assinantes, do serviço inédito de videomail e do serviço de álbuns de fotos.
● Dicionário Houaiss estreia no UOL com recorde de verbetes.
● Lançamento do UOL CINEMA, um canal repleto de informação e serviço para quem gosta de filmes.
2005
● Lançamento do UOL FONE, que permitia aos internautas fazerem ligações pela internet por meio da tecnologia voz sobre IP (VoIP). Atualmente esse serviço é chamado de UOL VOIP e oferece ao assinante fazer ligações para telefones fixos e celulares do mundo todo, economizando até 96% em comparação com a telefonia tradicional.
● Lançamento do UOL K, a rede de relacionamento gratuita do UOL. Foi descontinuada em 2011.
● Surpreende o mercado ao lançar email com 2GB, que apenas seis meses depois teria capacidade aumentada para 4GB.
2006
● Lançamento do SHOPPING UOL, uma ferramenta de comparação de preços, que atingiu o segundo lugar entre os comparadores de preços brasileiros em menos de dois anos. Por ser uma mídia utilizada no momento da decisão de compra, tem garantido a lojistas e parceiros um tráfego altamente qualificado, recebendo mais de 6 milhões de visitantes todos os meses.
● Lançamento do UOL MEGASTORE, a melhor loja para comprar, baixar e gravar músicas na internet brasileira. Com um catálogo que inclui todos os gêneros, o serviço à la carte oferece quase mais de um milhão de faixas musicais para download. Não é preciso ser assinante UOL para realizar uma compra.
● Lançamento da nova versão do Dicionário Michaelis.
2007
● Lançamento do PagSeguro, serviço de pagamento online inédito no Brasil, que é a maneira mais segura para transações na internet, tanto para compradores quanto para vendedores. Quem compra pode escolher a forma mais adequada de pagamento (cartão de crédito, transferência bancária ou boleto), com a segurança de disponibilizar seus dados apenas para o UOL. Já os vendedores contarão com uma solução de pagamentos online rápida e barata. A PagSeguro atende mais de 600 mil vendedores (físicos e online) e tem mais de 30 milhões de usuários em todo país.
● Lançamento do TodaOferta, site de comércio eletrônico do UOL. O canal não cobra comissão sobre as vendas e inserção de anúncios e ainda permite a comunicação entre os usuários, facilitando as negociações entre vendedores e compradores.
● Lançamento do UOL CELEBRIDADES, um canal de contava tudo sobre os famosos.
● Anúncio da criação do cargo de ombudsman para melhor atender seus assinantes.
● Ampliação do espaço de email para 5GB.
● Lançamento do UOL NAMORO, um novo canal de relacionamentos voltado ao público solteiro que busca uma maneira segura e confiável de encontrar um amor. Atualmente o serviço é conhecido como METADE IDEAL.
2008
● Lançamento oficial do serviço de hospedagem de sites (UOL HOST). O desafio era criar uma plataforma segura, com baixo custo de operação e que atendesse às altas expectativas da empresa e do usuário final. Atualmente se tornou uma importante divisão da empresa, que oferece soluções completas de hospedagem de sites, loja virtual, email marketing, registro de domínios, além de servidores de serviços Corporativos de Data Center (através da UOL DIVEO).
● Lançamento do UOL NOTÍCIAS, a nova central de jornalismo do portal.
● Estreia do CINECLICK, site referência em cobertura online de cinema.
● Lançamento do UOL MAIS, um serviço que aposta na convergência de mídias e permite a publicação de vídeos, fotos, textos e arquivos de áudio por um mesmo internauta.
2009
● Lançamento do novo PLACAR UOL ESPORTE, com design adaptado ao novo projeto gráfico do UOL Esporte, a ferramenta facilita o acesso dos internautas aos vídeos de gols, às fotos e às notícias sobre a rodada do futebol.
● Lançamento dos serviços de Cloud Computing, para que as empresas tenham acesso a uma sólida infraestrutura de TI de maneira prática, eficiente e flexível.
● Lançamento do UOL BACKUP, serviço para armazenagem automática de cópias de arquivos em um ambiente seguro.
● Lançamento do UOL CELULAR TRÂNSITO, serviço pioneiro de consulta em tempo real para celulares, smartphones e iPhone, onde motoristas podem obter informações sobre as condições do tráfego, rotas alternativas e as últimas notícias gratuitamente em seus aparelhos.
2011
● Lançamento do UOL GIGAMAIL, com 100GB para armazenamento, surgindo como a solução mais prática e segura para quem não quer ter problemas com falta de espaço. Além dessa capacidade de armazenamento, ainda traz AntiSpam com 600 filtros, antivírus gratuito, corretor ortográfico em 5 línguas e muito mais.
● Lançamento do RADAR DE DESCONTOS, que reúne em um único site as melhores ofertas de compras coletivas do país.
● Lançamento do UOL CURSOS ONLINE, que oferece inúmeros cursos à distância em diversas áreas.
2012
● Lançamento do UOL MULHER, que reúne temas do universo feminino como beleza, casa e decoração, casamento, comportamento, gravidez, horóscopo e moda, além de receitas, dieta e boa forma.
● Lançamento do UOL VIAGENS, um portal com dicas, roteiros e notícias de viagens.
● Lançamento do curso de inglês online.
2014
● Lançamento da ACADEMIA UOL HOST, um site gratuito, com notícias, e-books, infográficos, artigos e dicas desenvolvidas para ajudar micro e pequenos empreendedores a usarem melhor a internet.
2015
● Lançamento pelo PagSeguro, líder brasileiro no setor de meios de pagamento online, da Moderninha, uma máquina de cartão de débito e crédito que não cobra aluguel nem taxa de adesão.
A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas remodelações significativas. Começou em 1999 quando a marca resolveu abreviar seu nome para UOL e apresentou um novo logotipo com o tradicional símbolo do universo totalmente remodelado. Em 2013 apresentou uma nova identidade visual com tipografia de letra mais arredondada e o tradicional ícone da marca em cores mais sóbrias. Com isso, o logotipo ficou mais leve e moderno.
Além disso, o layout da página do UOL acompanhou essas alterações, apresentando sempre um visual moderno, limpo e que facilite a navegação.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 28 de abril de 1996
● Criador: Grupo Folha
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Universo Online S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária do Grupo Folha)
● Presidente: Luiz Frias
● CEO: Marcelo Epstejn
● Faturamento: R$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 2.6 milhões
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 2.500
● Segmento: Internet e comunicação
● Principais produtos: Portal de serviços e notícias, email, TV online, hospedagem de sites e pagamentos online
● Slogan: O melhor conteúdo.
● Website: www.uol.com.br
A marca no Brasil
Atualmente o UOL, que tem como principal controlador o Grupo Folha, possui o mais extenso conteúdo em língua portuguesa do mundo, sendo líder em audiência entre os portais de conteúdo, com mais de 57 milhões de visitantes únicos, gerando mais de 7.4 bilhões de páginas acessadas mensalmente. Têm ainda mais de 2.6 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, organizado em 42 estações temáticas com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços, incluindo mais de 7.500 salas de bate-papo online, que permitem 375 mil participantes conversarem simultaneamente. O UOL ainda oferece hospedagem de sites, armazenagem de dados, venda de publicidade, pagamento online e segurança. A empresa possui 300 mil lojas virtuais, 23 milhões de compradores e 4 milhões de pessoas físicas que vendem produtos e serviços em seus portais. Segundo a Alexa o UOL ocupa a posição 92ª no mundo e 5ª no Brasil de site mais acessado.
Você sabia?
● Contando com uma equipe qualificada, que atende 7 dias por semana, o UOL Assistência Técnica diagnostica e soluciona qualquer tipo de problema ou dúvida com relação a computadores e seus periféricos. Através do telefone (direto com o técnico), visita virtual (onde o profissional consegue acessar o computador com problemas através de um software) ou até mesmo de visita técnica agendada, esse serviço leva até ao assinante a solução daquela dúvida ou problema em questão, proporcionando maior agilidade e benefícios para quem conhece a qualidade do UOL.
● Desde 1996 o UOL ganhou mais de 100 importantes prêmios como um dos maiores portais do Brasil.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 14/4/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário