7.6.06

THE HISTORY CHANNEL

A queda da bastilha. O assassinato do presidente JFK. O nazismo retratado em sua pior forma. Acidentes que mudaram o rumo da humanidade. Guerras documentadas de uma maneira única. O canal THE HISTORY CHANNEL mudou a forma como acontecimentos históricos são retratados através de uma pequena tela. Com uma programação variada, abordando os principais fatos históricos da humanidade por meio de documentários aprofundados e recheados de informações detalhadas, o HISTORY pode ser uma alternativa para estudar ou adquirir conhecimento na frente da televisão.

A história
A história de uma maneira jamais vista na TV. Foi assim que o canal THE HISTORY CHANNEL foi introduzido no mercado americano no dia primeiro de janeiro de 1995, criado pela A&E Television, sendo o único canal de documentários da televisão por assinatura, dedicado exclusivamente aos fatos que mudaram os rumos do mundo e da humanidade. O primeiro programa exibido pelo novo canal foi The History of the Automobile: Corvette (um programa que contava a história do famoso automóvel, que se tornou um ícone americano). A programação, 24 horas diárias, era composta por documentários e programas especiais que enfocavam, de uma maneira objetiva e interessante, as pessoas e os eventos que marcaram época e escreveram seu nome na história. Seu estilo envolvente convidava os assinantes a experimentar a história de uma maneira pessoal, estabelecendo conexões relevantes entre o passado e o presente.


Ainda em 1995, no dia primeiro de novembro, o canal foi introduzido na Inglaterra através de uma parceria com a British Sky Broadcasting e no ano seguinte foi criada a divisão internacional do canal, chamada THE HISTORY CHANNEL INTERNATIONAL, responsável pela expansão para outros países. Nesta época o número de assinantes era pouco maior que 1 milhão. Porém, devido ao enorme interesse dos telespectadores pelo formato exibido pelo canal, em poucos meses o número de assinantes já passava de 20 milhões.


Em 1999, as vésperas do novo milênio, o canal apresentou seu novo slogan “The official network of every millennium”. Somente em 2001, através de uma parceria com a HBO, foi lançado na América Latina, chegando ao Brasil no ano seguinte através da TVA. Até 2004, o canal possuía a maioria de sua programação apresentada em inglês. Porém, com a crescente população hispânica nos Estados Unidos, o canal resolveu lançar sua versão em espanhol, visando atingir um número ainda maior de pessoas. Com o rápido desenvolvimento das novas tecnologias, em 2006, o canal lançou, primeiramente no Reino Unido, a versão em alta definição (THE HISTORY CHANNEL HD). Também recentemente, o canal introduziu no mercado mais uma opção de mídia: a revista THE HISTORY CHANNEL.


Atualmente o canal apresenta documentários, diários e semanais, sobre temas diversos como invenção e tecnologia (Maravilhas Modernas, Desastres da Engenharia), conflitos, guerras e assuntos militares (Decisões de Comando, Dias que Chocaram o Mundo, Correio Militar), crimes e mistérios (Crônicas Forenses, Arquivos Extraterrestres), história antiga (Construindo um Império e Cidades Ocultas), culinária (História A La Carte), além de freqüentes programas especiais sobre outros temas como grandes personagens da história (Catarina a Grande, O Divino Michelangelo), arte (A Forma de Gaudi, Noite de Tango), lazer (Vinhos do Sul, Coleções Particulares) e outros. Os programas, em sua maioria, utilizam infográficos, ilustrações feitas por meio de computação gráfica e vídeos de época, o que reforça seu valor histórico.


A evolução visual
As primeiras modificações em sua identidade visual começaram no dia 16 de fevereiro de 2008 quando um novo logotipo foi apresentado no mercado americano. As mudanças foram radicais: O tradicional H foi mantido inalterado, porém a caixa vermelha de fundo foi abolida criando uma imagem mais limpa e moderna. Do lado esquerdo da letra H foi colocado um triângulo que simboliza o botão PLAY de aparelhos eletrônicos. Pouco depois, no dia 20 de março, as palavras THE e CHANNEL foram retiradas, fazendo com que o canal de televisão passasse a se chamar apenas HISTORY. As mudanças, inicialmente, foram apenas para o mercado americano, estendidas mais tarde para todos os mercados onde o canal está presente.


As mudanças também foram aplicadas na identidade visual da divisão internacional chamada THE HSITORY CHANNEL INTERNATIONAL, e dos outros produtos da marca, como a versão em alta definição (HD) e a em língua espanhola.


Os slogans
History: Made Every Day.
Globalize Yourself.
(History International)
Where the past comes alive. (Onde o passado se torna presente)
O Seu History. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
1 de janeiro de 1995
● Criador: A&E Television
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca: A&E Television Networks
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Abbe Raven
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 250 milhões
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Canais de televisão via cabo e revistas
● Principais concorrentes:
Discovery Channel e National Geographic Channel
● Ícones:
Os documentários
● Slogan:
History: Made Every Day.
● Website: www.history.com

A marca no mundo
Atualmente, o canal, que pertence ao Grupo Disney, está presente em mais de 140 países, sendo transmitido em 20 diferentes idiomas no mundo inteiro e atingindo mais de 250 milhões de residências (mais de 100 milhões somente nos Estados Unidos). O canal também comercializa DVDs e jogos para computadores que possuem como temas os programas exibidos em suas telas, além de brinquedos e jogos licenciados. É também a marca mais valorizada entre os assinantes de TV paga na América Latina. Ao redor do mundo, o HISTORY é líder absoluto em programas com conteúdos históricos – do passado e contemporâneos –, além de ser o canal “número um” em produção original de documentários.

Você sabia?
A página na Internet do canal recebe mais de 2.5 milhões de visitantes todos os meses, se tornando uma das mais acessadas da rede.
Em Portugal o canal é conhecido oficialmente como HISTÓRIA (anteriormente “O Canal de História”).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 10/9/2011

Um comentário:

euogibi disse...

O HISTORY É O MELHOR CANAL DE DOCUMENTÁRIOS QUE TEM!