3.9.06

TAP PORTUGAL

A TAP está sempre procurando continuamente proporcionar às seus passageiros as melhores e mais fáceis soluções para as suas viagens, agregando cada vez mais valor ao produto que lhes oferece.
-
A história
Fundada no dia 14 de março de 1945 por um decreto assinado pelo Secretário da Aviação Civil (Humberto Delgado) como Transportes Aéreos Portugueses, que seria reconhecida simplesmente como TAP com o passar dos anos. Inicialmente a nova companhia aérea era uma divisão do Departamento de Aviação Civil do governo português e foi oficialmente fundada pelo próprio Humberto Delgado; o primeiro tenente aviador Joaquim Trindadde dos Santos; e os pilotos Luís Tedeschi Bettencourt e Benjamim Fernando Fonseca de Almeida. Somente no dia 19 de setembro de 1946 seus primeiros aviões, do tipo Douglas DC-3 e DC-4, foram colocados em operação, dando início assim a primeira rota comercial com vôos ligando as cidades de Lisboa e Madrid, e até o final ano, em dezembro, também para as cidades moçambicanas Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo) na então chamada “Linha Imperial”. Este vôo era realizado com nada menos do que 12 escalas e 15 dias de duração (ida e volta). A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, foi inaugurada em 1947.
-
-
No ano seguinte, a TAP passou a voar para Paris e Sevilha e no ano seguinte para Londres e Casablanca no Marrocos. De 1955 em diante a rota “Linha Imperial” passou a ser feita com aeronaves Contellation, dos quais a TAP operou um total de seis unidades, diminuindo assim o tempo de viagem. Em 1962 a TAP entrou na era do jato, com o recebimento do primeiro Caravelle, ainda que meses antes tenha realizado vôos com Comet 4B em cooperação com a BEA. Os Caravelle foram operados principalmente em rotas européias, especialmente para Genebra, Munique e Frankfurt, e, no ano seguinte, esses jatos passaram também a servir as rotas para África. Em 1964 a empresa transportaria seu milionésimo passageiro depois de 18 anos de sua fundação. No ano seguinte foi posto em operação o primeiro Boeing 707, utilizado em rotas para o continente africano, posteriormente estendida para Johannesburg, na África do Sul. Com este modelo a TAP iniciaria vôos com aeronaves a jato para o Brasil (Rio de Janeiro), em junho de 1966. Ainda nesse ano foi inaugurada a linha para Nova Iorque.
-
-
Em março de 1967 foi entregue o primeiro Boeing 727-100 e a empresa passou a ter uma frota totalmente composta por jatos. Com a crescente expansão de suas rotas os dois primeiros Boeing 747-200 foram entregues em 1972, seguidos de mais dois em 1974 e 1975. No início dos anos 80, a TAP criou duas grandes novidades: a classe executiva e a revista de bordo Atlantis. De 1983 em diante foi feita a primeira modernização de sua frota, com a gradual substituição dos 707 e 727 pelos 737-200 e Lockheed L-1011-500. Os jumbos estiveram em operação nas cores da TAP até o ano de 1984.
-
-
Ainda neste ano a empresa constituiu a operadora turística Air Portugal Tours e em 1985 inaugurou o Museu TAP, que contava a rica história da companhia aérea portuguesa. No final desta década, a TAP recebeu seu primeiro avião da Airbus, um A310-300. Seria o início de uma nova era na empresa, que culminaria com uma frota composta totalmente por aeronaves do consórcio europeu. Pouco depois, adquiriu mais qautro A310-300, e logo em seguida os dois primeiros A340-300. Depois, as aeronaves Boeing 727 e 737 foram sendo substituídos pelos Airbus A320-200 e A319-100.
-
-
Fundada como empresa estatal, privatizada em 1953, novamente estatizada em 1975 (quando adotou o nome TAP AIR PORTUGAL), foi privatizada mais uma vez em 1993, ao final de um conturbado e lento processo. Em 2001 a TAP passou a ser a companhia aérea européia com presença mais marcante no mercado brasileiro. Hoje opera vôos diários para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Recife, Salvador, Natal, Florianópolis e Fortaleza.
-
-
A TAP celebrou seu 60º aniversário no dia 14 de março de 2005, data em que passou também a integrar a Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas. Em 2007, a TAP adquiriu a companhia aérea Portugália, considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa. Dois anos depois, iniciou vôos para as cidades de Moscou, Helsinki e Varsóvia.
-
-
Acompanhando os dias atuais, recentemente a TAP redesenhou a sua estratégia comercial e lançou novos produtos destinados a diferentes públicos-alvo. Deste modo, e prosseguindo uma orientação cuja prioridade principal é o cliente, a companhia área lançou, no verão de 2008, cinco novos produtos: tap/executive, tap/plus, tap/classic, tap/basic e tap/discount, baseados no conceito “Embarque na Liberdade de Escolha – Um Vôo, Cinco Formas de Viajar”. Estes novos produtos tarifários foram desenvolvidos para ir ao encontro das diferentes motivações e necessidades dos clientes, e incluem, no total, uma oferta de funcionalidades e serviços variados, que vão desde os melhores preços promocionais (tap/basic & tap/discount) até ao melhor serviço da classe Executiva (tap/executive). Atualmente a TAP é proprietária de uma das mais modernas e jovens frotas aéreas da Europa, com a idade de 8 anos.
-
-

A evolução visual
A identidade visual da TAP passou por inúmeras alterações ao longo dos tempos. A primeira modificação ocorreu em 1948. Em 1975 foi adotada uma nova identidade visual (novo logotipo, novas decorações dos aviões e novos uniformes para os comissários de bordo) e a companhia aérea passou a se chamar TAP Air Portugal, oficialmente a partir de 1979. Uma nova mudança, desta vez mais radical, ocorreu em 1980, quando a marca passou a utilizar as cores nacionais (verde e vermelho).
-
-
No mês de fevereiro de 2005 a companhia aérea passou por uma grande reformulação visual, adotando a designação TAP Portugal e introduzindo seu novo logotipo, muito mais colorido e moderno. A companhia aérea nacional portuguesa quis transmitir com isto um rejuvenescimento de sua marca, de modo a reforçar seu posicionamento e sua conotação com o país de origem.
-
-
Além disso, a mudança radical de identidade visual ocorrida em 2005 se estendeu as pinturas dos aviões, que ficaram com um visual muito mais dinâmico e moderno.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Portugal
● Fundação: 14 de março de 1945
● Fundador:
Governo português
● Sede mundial: Lisboa, Portugal
● Proprietário da marca:
TAP Portugal S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Manuel Pinto Barbosa
● CEO: Fernando Pinto
● Faturamento: €1.92 bilhões (2009)
● Lucro: €57 milhões (2009)
● Frota: 74
● Destinos: 67
● Hubs principais:
Aeroporto Internacional de Lisboa
● Passageiros transportados: 8.44 milhões (2009)
● Presença global: + 30 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 13.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos:
Aviação comercial e cargueira
● Slogan:
Voa mais alto. (Fly Higher)
● Website:
www.flytap.com
-
A marca no mundo
A TAP, maior companhia aérea portuguesa, voa atualmente para 67 destinos em mais de 30 países da África, América do Norte e do Sul, região em que se destaca como a transportadora européia líder de operação para o Brasil, além dos vôos domésticos. A companhia aérea transporta mais de 8.4 milhões de pessoas por ano, operando um total de 74 aeronaves Airbus (incluindo aeronaves da Portugália) e mais de 1.800 vôos diários. A TAP PORTUGAL tem aproximadamente 80% de pontualidade.
-
Você sabia?
A TAP possui seu hub principal de operações na cidade de Lisboa, plataforma privilegiada de acesso à Europa e outros continentes, e de onde a TAP se destaca como a principal transportadora aérea a operar para o Brasil, atualmente com mais de 60 frequências semanais.
Cada avião da TAP é batizado com o nome de uma grande e influente personalidade portuguesa, como por exemplo, Fernando Pessoa.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 19/6/2010

4 comentários:

Tryper disse...

Finalmente uma marca portuguesa :)

Anônimo disse...

Boas as informações do blog. Já que foi comentada como única marca portuguesa, sugiro a inserção da famosa marca Vista Alegre-V.A., líder mundial no setor de porcelanas de luxo e fundada em 1824 e com belo logotipo. É anunciante de revistas como Vogue e outras. Também os famosos 'porto'da Sandeman, com seus rótulos maravilhosos, e o 'Mateus Rosé', o vinho mais vendido do mundo. Ainda no segmento de luxo, cristais MGlass e porcelanas Alcobaça são outras portuguesas interessantes.


Saudações, S.C.

Delgado disse...

Viva

Encontrei também 2 outros artigos de marcas portuguesas. O azeite Gallo e o azeite Andorinha.
Uma rectificação, em relação a Alcobaça é de referir a marca de porcelanas de design SPAL, mas não menos importante, a marca de cristal de luxo Atlantis.

Marketing Master Degree disse...

Excelente blog e excelente artigo!
sugiro um artigo sobre a EDP... mais difícil mas é a 4ª maior empresa de energia renovável do mundo e a maior empresa portuguesa!

continuação de bom trabalho!