10.10.09

PEPE JEANS

Se existe hoje uma marca constante na lista de desejos da maioria dos jovens descolados e modernos, ela é a britânica PEPE JEANS, que com suas calças jeans ousadas e roupas pra lá de moderninhas vem conquistando cada vez mais fãs por muitos países. Seu jeans se tornou cobiçado em diversas cidades do mundo onde é queridinho de famosos e mortais que gostam de peças mais despojadas.

A história
A história da PEPE JEANS, uma das marcas mais descoladas e desejadas do momento, começou em 1973 quando três irmãos quenianos, Nitin, Arun e Milan Shah, começaram a vender suas calças jeans em uma pequena barraquinha alugada no chique Portobello Road Market, localizado na região oeste da capital londrina e coração fashion da cidade. Inicialmente os irmãos só comercializavam suas calças jeans inspiradas no estilo urbano aos sábados, pois todos tinham outros empregos. O nome PEPE foi escolhido por ser curto e fácil de escrever nos espaços das etiquetas das calças. Rapidamente, em virtude da qualidade, conforto, acabamento diferenciado e caimento perfeito de suas calças jeans, a marca começou a se tornar popular entre o público jovem, e os irmãos começaram a vender suas calças para lojas multimarcas.


Em 1975, outros três pontos de venda foram abertos em Londres, incluindo as duas primeiras lojas da marca, localizadas em distritos comerciais modernos, frequentados por um público jovem e alternativo como a Kings Road e a Carnaby Street. Já em 1980, a PEPE JEANS rivalizava com as marcas de jeans americanas no mercado britânico, sendo a preferida da juventude inglesa por sua ousadia e qualidade. A partir de 1984 a marca começou sua expansão internacional, iniciando pela Irlanda, abrindo showroom no competitivo mercado americano, e conquistando consumidores nos quatro cantos da Europa nos anos 90, com o lançamento de seus jeans na França, Itália, Espanha, Alemanha, Portugal, Suíça e Holanda.


Somente em 1992, o atual logotipo da PEPE JEANS foi criado e lançado no mercado. Apesar de inicialmente a PEPE JEANS ter se dedicado apenas à produção de roupa masculina, rapidamente seu universo se expandiu para a comunidade juvenil e para a roupa feminina. Foi nesta década, sempre regida pela filosofia “Everything Worn With Denim” (ou “Tudo é usado com Denim”), que a PEPE JEANS iniciou o lançamento de outros produtos como camisetas, jaquetas, camisas, vestidos e acessórios (incluindo bolsas) para homens e mulheres, se transformando definitivamente em uma grife streetwear. A marca inglesa fez estreou no Brasil em 1998 através de lojas multimarcas e inaugurou seu primeiro ponto de venda em território americano em 2001. Além disso, lançou uma coleção de roupas para crianças em 2002. Nos anos seguintes a marca ingressou em países da Ásia.


Pouco depois, em 2005, a marca contratou o jogador português Cristiano Ronaldo como seu garoto-propaganda, que ao lado da modelo Jessica Miller, estrelou campanhas publicitárias. A marca britânica ganhou ainda mais exposição quando em 2008 começou a patrocinar a equipe Renault na Fórmula 1, estampando seu tradicional logotipo no carro, nos macacões dos pilotos e uniformes da equipe. Também neste mesmo ano, Ashton Kutcher, que havia protagonizado a campanha da marca na temporada passada, retornou para estrelar, ao lado da modelo brasileira Isabeli Fontana, que substituiu Sienna Miller, a grande estrela da marca britânica por três temporadas, a nova campanha publicitária.


Recentemente a PEPE JEANS colocou no mercado um jeans “pra lá de viajado”. O denin vem do Japão, é modelado em Londres e regressa ao oriente para ser acabado à mão. Uma combinação de excentricidade britânica, numa mistura entre o tradicional e o ultramoderno. Apesar de ser reconhecida por suas famosas calças jeans, a PEPE JEANS possui uma moderna e despojada linha de roupas e acessórios, incluindo coleções de óculos escuros e calçados para mulheres, homens e crianças. O carro-chefe da marca são as calças jeans que se distinguem pelas lavagens bem modernas e cortes extremamente inovadores. De forma regular a PEPE JEANS também aposta no lançamento de outras roupas repletas de romantismo e muita modernidade como, por exemplo, jaquetas, vestidos com estilo extremamente jovem, camisas e blusas com detalhes bem diferenciadores. Atualmente a marca britânica é patrocinadora da equipe de Fórmula 1 Red Bull e dos pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber.


Dados corporativos
● Origem:
Inglaterra
● Fundação:
1973
● Fundador:
Nitin, Arun e Milan Shah
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca:
Pepe Jeans Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Carlos Ortega
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 300
● Presença global:
+ 80 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
2.000
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos:
Calças jeans e roupas casuais
● Concorrentes diretos:
Diesel, Replay, Seven e Gas Jeans
● Ícones:
As calças jeans
● Website: www.pepejeans.com

A marca no mundo
Os produtos da PEPE JEANS são comercializados em mais de 80 países ao redor do mundo através de renomadas lojas de departamento, mais de 7.000 lojas multimarcas e mais de 300 lojas próprias e outlets.

Você sabia?
A primeira campanha publicitária da polêmica modelo Kate Moss foi para a marca PEPE JEANS no início dos anos 80.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/3/2012

Um comentário:

Fairwind disse...

O nome do jogador é Cristiano Ronaldo não leva nenhum H !!