Se existe hoje uma marca constante na lista de desejos da maioria dos jovens descolados e modernos, ela é a britânica PEPE JEANS LONDON, que com suas calças jeans ousadas e roupas pra lá de moderninhas vem conquistando cada vez mais fãs por muitos países ao redor do mundo. Seu jeans se tornou cobiçado em diversas cidades do mundo onde é queridinho de famosos e mortais que gostam de peças mais despojadas, ousadas e repletas de muito estilo.
A história
A história da PEPE JEANS LONDON, uma das marcas mais descoladas e desejadas do momento, começou em 1973 quando três irmãos quenianos, Nitin, Arun e Milan Shah, começaram a vender suas calças jeans personalizadas em uma pequena barraca alugada no chique Portobello Road Market, localizado no distrito de Notting Hill, na região oeste da capital londrina e coração fashion da cidade. Inicialmente os irmãos só comercializavam suas calças jeans inspiradas no estilo urbano aos sábados, pois todos tinham outros empregos. O nome PEPE foi escolhido por ser curto e fácil de escrever nos espaços das etiquetas das calças. Rapidamente, em virtude da qualidade, conforto, acabamento diferenciado e caimento perfeito de suas calças jeans, a marca começou a se tornar popular entre o público jovem, e os irmãos começaram a vender suas calças para lojas multimarcas.
Em 1975, outros três pontos de venda foram abertos em Londres, incluindo as duas primeiras lojas da marca, localizadas em distritos comerciais modernos, frequentados por um público jovem e alternativo como a Kings Road e a Carnaby Street. Já em 1980, a PEPE JEANS LONDON rivalizava com as marcas de jeans americanas no mercado britânico, sendo a preferida da juventude inglesa por sua ousadia e alta qualidade. A partir de 1984 a marca começou sua expansão internacional, iniciando pela Irlanda, abrindo showroom no competitivo mercado americano e conquistando consumidores nos quatro cantos da Europa a partir do final da década, com o lançamento de seus jeans na França, Itália, Alemanha, Portugal, Suíça, Holanda e Espanha, este último um dos mais importantes mercados da PEPE JEANS LONDON no mundo. Em 1989 a marca ingressou no mercado indiano, onde faz enorme sucesso. Ainda na década de 1980, animada pelo rápido sucesso e impulsionada por um desejo de exprimir a sua mensagem com um estilo sexy e atraente, a marca contratou o fotógrafo de moda Bruce Weber, para que se encarregasse da sua campanha publicitária mais ambiciosa até então. Os anúncios com a imagem de Bridget Hall, que se tornaria rapidamente uma famosa modelo, passaram a ser ponto de referência no mundo da moda pelos seus impecáveis valores de produção e todo um precedente na habilidade da PEPE JEANS LONDON em descobrir rostos publicitários destinados a serem estrelas no futuro.
Somente em 1992, o atual logotipo da marca foi criado e apresentado ao mercado. Apesar de inicialmente a PEPE JEANS LONDON ter se dedicado apenas à produção de roupa masculina, rapidamente seu universo se expandiu para a comunidade juvenil e para a roupa feminina. Foi nesta década, sempre regida pela filosofia “Everything Wrong With Denim” (em português algo como “Tudo é usado com Denim”), que a PEPE JEANS LONDON iniciou o lançamento de outros produtos como camisetas, jaquetas, camisas, vestidos e acessórios (incluindo bolsas e mochilas) para homens e mulheres, se transformando definitivamente em uma grife streetwear. A marca inglesa estreou no Brasil em 1998 através de lojas multimarcas e inaugurou seu primeiro ponto de venda em território americano em 2001. Além disso, lançou uma coleção de roupas para crianças em 2002. Nos anos seguintes a marca ingressou em alguns países da Ásia.
Pouco depois, em 2005, a marca contratou o jogador português Cristiano Ronaldo como seu garoto-propaganda, que ao lado da modelo Jessica Miller, estrelou campanhas publicitárias. A marca britânica ganhou ainda mais exposição quando em 2008 começou a patrocinar a equipe Renault na Fórmula 1, estampando seu tradicional logotipo no carro, nos macacões dos pilotos e uniformes da equipe. Também neste mesmo ano, Ashton Kutcher, que havia protagonizado a campanha da marca na temporada passada, retornou para estrelar, ao lado da modelo brasileira Isabeli Fontana, que substituiu Sienna Miller, a grande estrela da marca britânica por três temporadas, a nova campanha publicitária. Outras celebridades que estrelaram campanhas da marca foram Jason Priestley, Laetitia Casta, Donovan Leitch e Alexa Chung. Mais recentemente, em 2015, o fundo de investimento libanês M1 adquiriu a PEPE JEANS LONDON.
Nos últimos anos a PEPE JEANS LONDON colocou no mercado um jeans “pra lá de viajado”. O denin vem do Japão, é modelado em Londres e regressa ao oriente para ser acabado à mão. Uma combinação de excentricidade britânica, em uma mistura entre o tradicional e o ultramoderno. A marca também inovou em 2013 com a introdução em algumas de suas lojas do Pepe Jeans Custom Studio, um serviço de customização, onde é possível imprimir letras e símbolos a laser em calças, camisas ou blusas; desgastar os joelhos das calças; colorir o jeans; ou até mesmo aplicar botões ou tachas nos ombros das jaquetas. Apesar de ser reconhecida por suas famosas calças jeans, a PEPE JEANS LONDON possui uma moderna e despojada linha de roupas e acessórios, incluindo coleções de óculos escuros, relógios e calçados para mulheres, homens e crianças. O carro-chefe da marca são as calças jeans que se distinguem pelas lavagens bem modernas e cortes extremamente inovadores. De forma regular a PEPE JEANS LONDON também aposta no lançamento de outras roupas repletas de romantismo e muita modernidade como, por exemplo, jaquetas, vestidos com estilo extremamente jovem, camisas e blusas com detalhes bem diferenciados.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos.
Os slogans
Come Together.
Get It On.
Have you seen Pepe?
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1973
● Fundador: Nitin, Arun e Milan Shah
● Sede mundial: Sant Feliu de Llobregat, Espanha
● Proprietário da marca: Pepe Jeans London Limited
● Capital aberto: Não (subsidiária do M1 Group)
● CEO: Carlos Ortega
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 300
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Moda casual
● Principais produtos: Calças jeans e roupas casuais
● Concorrentes diretos: Diesel, Replay, Seven For All Mankind, Gas Jeans, Rifle e Levi’s
● Ícones: As calças jeans
● Segmento: Come Together.
● Website: www.pepejeans.com
A marca no mundo
Os produtos da PEPE JEANS LONDON são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo através de renomadas lojas de departamento, mais de 7.500 lojas multimarcas e mais de 300 lojas próprias e outlets. O preço médio de uma calça jeans da marca é de €100.
Você sabia?
● A primeira campanha publicitária da polêmica modelo Kate Moss foi para a marca PEPE JEANS LONDON no início dos anos de 1980.
● De 2010 a 2016 a marca britânica foi uma das patrocinadoras da equipe de Fórmula 1 Red Bull.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/9/2017
Um comentário:
O nome do jogador é Cristiano Ronaldo não leva nenhum H !!
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