16.11.11

KÄRCHER

O que você faz para um mundo mais limpo? Nesse quesito a alemã KÄRCHER não mede esforços para remover sujeira onde quer que ela esteja impregnada. Quer seja no vidro, chão, paredes ou até mesmo em locais de difícil remoção, a marca alemã oferece produtos que combatem a sujeira em qualquer lugar. Por isso, se transformou em líder mundial no desenvolvimento e comercialização de soluções completas para limpeza de residências, jardins, indústrias e grandes áreas, como praças, vias públicas, monumentos e indústrias.

A história
A empresa surgiu em 1935 na pequena cidade alemã de Bad Cannstatt, fruto do pioneirismo e arrojo do engenheiro mecânico Alfred Kärcher. Inicialmente a empresa, que contava apenas com 40 empregados, fabricava aparelhos para o aquecimento dos motores de aviões e instalações de aquecimento para cabines, além de fornos para oficinas de galvanização. O sucesso foi tão grande que logo Alfred, pensando no futuro, adquiriu terrenos de uma fábrica desativada na área industrial da cidade vizinha de Winneden, para onde a empresa se mudou em 1939. O fim da Segunda Guerra Mundial provocou desordem e caos, e significou para o determinado e criativo Alfred uma grande oportunidade de inovar: com o rigoroso frio do inverno alemão, e milhares de pessoas precisando de aquecimento, a empresa passou a produzir estufas e sistemas de aquecimentos. Desta forma criativa ele vislumbrou o futuro e um novo começo depois dos tempos difíceis da guerra.


Com o falecimento de Alfred no dia 17 de setembro de 1959 vítima de um ataque cardíaco, sua esposa Irene assumiu a gestão e dirigiu a empresa pelas três próximas décadas. Foi também nesta década que a empresa desenvolveu e fabricou suas primeiras lavadoras de alta pressão a quente, produto que orientaria os rumos da empresa no futuro. As primeiras subsidiárias internacionais da empresa foram abertas em 1962 na França, e pouco depois na Suíça e Áustria. A partir da década de 1970, a KÄRCHER mudou radicalmente seu foco de atuação, passando a desenvolver e produzir eficazes sistemas de limpeza, que incluíam lavadoras de pressão para os mais variados usos, entre outros itens. A qualidade e tecnologia utilizada nas etapas de desenvolvimento dos produtos permitiram que a KÄRCHER incorporasse modernas tendências de design, ergonomia e facilidade no manuseio de seus equipamentos. Essa preocupação resultou em mais de 70 prêmios internacionais recebidos pela empresa somente nos últimos anos. Foi somente em 1974 que seus equipamentos, antes azul, adotaram a cor amarela, que se tornaria um ícone de reconhecimento da marca.


Nos anos 80, a empresa expandiu ainda mais sua linha de produtos de limpeza, incluindo secadoras e sistemas de lavagem de automóveis. Esta década foi marcada pelo lançamento, em 1984, da lavadora de pressão portátil, responsável por abrir o mercado doméstico para a empresa. Durante a década de 90 a empresa foi comandada pelos filhos do fundador, que trataram de solidificar sua presença em todas as partes do mundo, além de expandirem a empresa para outros segmentos, como por exemplo, equipamentos para limpeza interna de locais, entre os quais aspiradores, enceradeiras e polidoras. Em 2001, superou a marca de €1 bilhão de faturamento global, atendendo a todos os segmentos de mercado, desde o doméstico até o profissional. Nos últimos anos, a inovação tem sido como de costume o fator determinante para o contínuo crescimento da empresa, que somente em 2009 apresentou ao mercado 100 novos produtos para atender as mais diferenciadas necessidades de limpeza. Um dos grandes sucessos recentes da empresa é o aspirador de pó e água para vidros WV 50, que auxilia na remoção da água ou vapor usado para a limpeza do vidro sem deixar manchas, mesmo com utilização de sabão.


Em 2011, a KÄRCHER inaugurou as duas primeiras lojas conceitos no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro e Indaiatuba, no interior de SP, reunindo soluções e inovações na área, além de serviços de assistência técnica, em um espaço diferenciado, especialmente desenvolvido para estimular a interatividade entre os visitantes com o que há de mais avançado em soluções para limpeza. Além do excelente desempenho, os produtos da marca alemã são desenvolvidos para proporcionar outras grandes vantagens, como economia de água e energia, eficiência nas aplicações, conforto e proteção ao usuário e o melhor custo x benefício.


A Kärcher limpa o mundo
O projeto internacional “Limpeza de Monumentos” que a KÄRCHER apóia providencia uma verdadeira evidência do que seus equipamentos são capazes e demonstra a preocupação com a conservação de monumentos históricos mundiais. Desde a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, passando pelas 284 colunas da Praça de São Pedro na Itália, o Obelisco Espacial em Seattle, até o Portão de Brandemburgo em Berlim, a empresa alemã literalmente ajuda a limpar o mundo. Com isso, não somente a KÄRCHER consegue demonstrar e provar toda sua experiência nessa área, como também ajuda a manter viva, e limpa, a história da humanidade. Um dos mais desafiadores e difíceis projetos foi a limpeza do Monte Rushmore, localizado em Rapid City no estado de Dakota do Sul, concluído em agosto de 2005. As cabeças gigantes dos presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, entalhadas entre 1927 e 1941 por Gutzon Borglum, foram completamente limpas (a meta era remover algas, musgos e outras manchas orgânicas) com equipamentos da KÄRCHER.


Os slogans
Makes a difference.
For a cleaner world.


Dados corporativos
● Origem:
Alemanha
● Fundação:
1935
● Fundador: Alfred Kärcher
● Sede mundial:
Winnenden, Alemanha
● Proprietário da marca:
Alfred Kärcher GmbH & Co. KG
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Hartmut Jenner
● Faturamento: €1.52 bilhões (2010)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
7.450
● Segmento:
Equipamentos de limpeza
● Principais produtos: Lavadoras, secadoras, aspiradores e varredeiras
● Ícones: A cor amarela
● Slogan:
Makes a difference.
● Website: www.karcher.com

A marca no mundo
Atualmente a KÄRCHER, líder mundial em sistemas de limpeza, que oferece modelos de lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e líquido com tecnologia de ponta (na linha residencial e na linha profissional), além de lavadoras e secadoras de piso, varredeiras, enceradeiras, polidoras, extratores, limpadoras a vapor e detergentes, comercializa seus produtos em 160 países ao redor do mundo (no Brasil está presente desde 1975). Esse completo portfólio atende todas as necessidades em termos de tecnologia e aplicação, com unidades de água quente e fria, com motores elétricos ou de combustão, móbiles ou estacionárias. A empresa, que faturou €1.52 bilhões em 2010 e vendeu 7.3 milhões de equipamentos, possui mais de 40.000 pontos de assistência técnica no mundo, que oferecem manutenção completa, peças de reposição e acessórios, garantindo assim aos clientes um suporte técnico ágil e eficaz de todas as linhas de seus produtos. A empresa também possui uma divisão especializada em sistemas móveis para fornecimento seguro de alimentação e água potável, tanto em situações de emergência, quanto para eventos que exijam mobilidade do serviço.

Você sabia?
Como uma empresa ambientalmente responsável e preocupando-se sempre com economia, a KÄRCHER procura incrementar o desenvolvimento e a produção com equipamentos que consumam um mínimo de água e energia e ainda são capazes de reciclar a água.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 16/11/2011

Nenhum comentário: