Quem já ouviu falar de caviar sabe que o produto é caro e raro. Para alguns abonados que podem pagar centenas de reais por míseras gramas, o caviar é uma iguaria dos deuses. Aliás, poucas iguarias têm tanto apelo no universo gourmet quanto o caviar. Também pudera. Apenas um tipo de peixe, o esturjão, fornece a preciosa iguaria, mas isso não parece afetar ou mesmo preocupar a marca francesa PETROSSIAN, que com suas pequenas latinhas azuis responsáveis por acondicionar pequenas jóias comestíveis, transformou o caviar em desejo de luxo para os endinheirados.
A história
A história do caviar PETROSSIAN teve início pouco antes do início da década de 1920. Após a revolução comunista na Rússia, em 1917, os irmãos armênios Melkoum e Mouchegh Petrossian migraram para a capital francesa, onde viviam os chamados Années Folles. As festas tomavam conta dos salões parisienses, freqüentados por aristocratas, burgueses e intelectuais russos, que também fugiam do regime socialista. Os irmãos decidiram então importar o caviar, um tradicional produto de luxo no tempo dos czares. De tanto insistir com a embaixada soviética, em 1920 eles conseguiram enfim importar as primeiras duas toneladas de caviar do Mar Cáspio. Metade do carregamento foi comprada pelo lendário Cesar Ritz, que passou a oferecer a iguaria no restaurante de seu badalado hotel.
Os irmãos foram os responsáveis por fazer do caviar, até então desconhecido na França, o ingrediente mundialmente desejado, símbolo de luxo máximo na gastronomia. Pouco depois, os irmãos inauguraram a primeira boutique PETROSSIAN, localizada em um bairro da cidade onde havia apenas ministérios, e resolveram focar o negócio em sua marca própria, o que acabou se mostrando uma boa estratégia. O sobrenome estrangeiro tinha tudo para desagradar ao público local, mas o sucesso foi tanto que a boutique, conhecida também como o templo do caviar, continua funcionando no mesmo endereço (em Latour-Maubourg, próximo à Esplanade des Invalides), quase um século depois. Desde então as preciosas pérolas negras recheiam as célebres caixinhas azuis ornadas por um galeão de velas alaranjadas içadas, que avança corajosamente no mar revolto em pleno nascer do sol.
Mas a dupla não parou por aí. Foram eles também os responsáveis por revelar aos franceses deliciosas iguarias como salmão, truta, enguia e outros peixes defumados com métodos tradicionais. E ainda pela importação de zakuski (variedade de aperitivos servidos em todas as ocasiões festivas na Rússia), como ovas de salmão, caranguejos do Kamchatka, queijo búlgaro e pepinos ao vinagre, artigos obtidos com exclusividade pelos irmãos. Nesta época a marca PETROSSIAN já havia se transformado em sinônimo de luxo no mundo da gastronomia. Entre os anos de 1985 e 1990, a Perestroika (reestruturação da economia soviética) fez com que a empresa enfrentasse tempos difíceis. A PETROSSIAN praticamente teve de recomeçar todo o trabalho e contatar novos fornecedores de caviar. Além disso, iniciou uma enorme diversificação em sua linha de produtos. Nos últimos anos, com nome sinônimo de caviar, o presidente da empresa vem ampliando os negócios nesse segmento de luxo, inaugurando lojas em cidades como Nova York, Los Angeles e Las Vegas.
Como parte deste processo, a empresa francesa inaugurou recentemente, no mês de abril de 2011, sua primeira loja no Brasil. O espaço, cujo estilo remete a um ambiente de empório chique, está localizado no térreo do luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, somente a quinta cidade do mundo a receber um ponto de venda da badalada marca francesa. Além das linhas de caviares, a charmosa e aconchegante loja oferece peixes defumados (entre os quais o brasileiro pirarucu, espécie de peixe de água doce encontrado na bacia amazônica, e que se transformou em um verdadeiro sucesso na Europa), várias versões de foie gras, blinis (pequenas panquecas que, tradicionalmente, acompanham o caviar), patês, azeites, temperos, mostardas, queijos, chás, bolos, chocolates, geléias e biscoitos, além de vodcas e champanhes, companhias perfeitas para degustar um ótimo caviar. No espaço, também há um pequeno restaurante onde é possível degustar um pequeno cardápio que inclui opções como peixes defumados, saladinhas com patês, sopas frias e tartare de salmão.
A inovação sempre foi uma das preocupações da PETROSSIAN. Depois de lançar o Caviarcube, pequenos dados de caviar concentrado, recentemente trouxe de volta uma das versões mais apreciadas do produto, o caviar prensado, extinto do mercado devido ao alto custo de produção. Com as novas técnicas de criação de esturjões em cativeiro - que também possibilitam retirar as bolsas de ovas das fêmeas e mantê-las vivas – a PETROSSIAN decidiu oferecê-lo novamente aos seus clientes. As últimas novidades vendidas pela marca francesa são o sorvete de caviar, desenvolvido em parceria com Philippe Faur, e idela para acompanhar salmão defumado; e o Eggxiting, uma embalagem-ovo que acomoda 12g da preciosa iguaria em pequenas bolhas individuais. Atualmente a empresa francesa é comandada por Armen Petrossian, reconhecido pelo bigode cuidadosamente encerado, considerado “rei do caviar” e reconhecido pelo entusiasmo com que fala sobre os mais variados assuntos, principalmente a respeito das ovas do esturjão, perpetuadas pela tradição de sua família na gastronomia de alto luxo.
Sinônimo de caviar
Hoje em dia, a empresa francesa mais do que estampar seu nome nas renomadas latas azuis do produto, zela por todas as etapas de sua fabricação, o que inclui até o modo de consumo. Primeiramente, deve-se comer o caviar puro. É a única maneira de distinguir seu sabor, aroma e textura das ovas do esturjão. O cuidado é tamanho que alguns funcionários da empresa acompanham cada etapa de fabricação, envolvendo até mesmo a criação do peixe. Das entranhas do esturjão, atualmente uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo por causa da pesca predatória, as ovas são lavadas, para, em seguida, serem salgadas pelo chamado “mestre caviar”, especialista que acrescenta a quantidade de sal necessária para definir a qualidade do produto. O processo inclui ainda o grau de aquecimento (cerca de 38ºC) das ovas, estabelecendo a consistência.
Atualmente, criadores de esturjão em cativeiro são encontrados no mundo inteiro. Além dos tradicionais Rússia e Irã, ingressaram neste mercado China, Estados Unidos, Bulgária e até França, que tem seus principais viveiros em Bordeaux, a mesma região dos famosos vinhos. O presidente da PETROSSIAN garante que o caviar é como uma boa cepa de vinha, ao afirmar que as ovas de cada peixe oferecem tamanhos, cores e sabores únicos. “Existem, no mercado, produtos que são de boa qualidade e outros nem tanto. Eu escolho os melhores. Meu objetivo é democratizar o caviar”, ressalta ele. A PETROSSIAN comercializa três tipos de caviar: Beluga (cujo quilo pode custar US$ 14 mil), considerado o de sabor mais suave e cuja cor pode variar entre cinza-claro ao cinza-escuro; Ossetra, que costuma ter sabor diferente em virtude dos peixes nadarem em águas mais profundas; e Sevruga, caracterizado pelas ovas pequenas, cor mais escura e sabor mais acentuado.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1920
● Fundador: Malkoum e Mouchegh Petrossian
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Petrossian, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Armen Petrossian
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 10
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Caviar e peixes defumados
● Ícones: A latinha azul
● Slogan: Caviar et Produits d’Exception.
● Website: www.petrossian.fr
A marca no mundo
A PETROSSIAN possui apenas dez exclusivas lojas que reúnem suas butiques e restaurantes, instaladas em cidades como Paris, Nova York, Las Vegas, Los Angeles e São Paulo. Atualmente, a marca francesa se destaca por oferecer os mais cobiçados ingredientes gastronômicos do planeta como as melhores seleções de caviar; tarama (pasta feita com ovas de bacalhau); vieiras do Mar do Norte; caranguejo de Kamtchatka, cuja carne é tão cobiçada quanto caviar; arenques e salmões defumados (da Escócia, da Noruega ou da região do Mar Báltico), caso do “corte do czar”, fatiado a mão e marinado com endro e limão; trufas brancas e negras; pérolas de chocolate recheadas de vodca; vinagre balsâmico envelhecido por vinte anos, entre outros itens. Hoje, 20% do caviar produzido no mundo é vendido pela empresa francesa.
Você sabia?
● Desde 2009 a PETROSSIAN trabalha apenas com ovas de esturjão de criação. Isto porque os peixes selvagens não podem ser comercializados, pois estão seriamente ameaçados de extinção.
● A defumação dos peixes oferecidos pela PETROSSIAN é realizada na fábrica da empresa, em Angers, no Vale do Loire.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 13/11/2011
A história
A história do caviar PETROSSIAN teve início pouco antes do início da década de 1920. Após a revolução comunista na Rússia, em 1917, os irmãos armênios Melkoum e Mouchegh Petrossian migraram para a capital francesa, onde viviam os chamados Années Folles. As festas tomavam conta dos salões parisienses, freqüentados por aristocratas, burgueses e intelectuais russos, que também fugiam do regime socialista. Os irmãos decidiram então importar o caviar, um tradicional produto de luxo no tempo dos czares. De tanto insistir com a embaixada soviética, em 1920 eles conseguiram enfim importar as primeiras duas toneladas de caviar do Mar Cáspio. Metade do carregamento foi comprada pelo lendário Cesar Ritz, que passou a oferecer a iguaria no restaurante de seu badalado hotel.
Os irmãos foram os responsáveis por fazer do caviar, até então desconhecido na França, o ingrediente mundialmente desejado, símbolo de luxo máximo na gastronomia. Pouco depois, os irmãos inauguraram a primeira boutique PETROSSIAN, localizada em um bairro da cidade onde havia apenas ministérios, e resolveram focar o negócio em sua marca própria, o que acabou se mostrando uma boa estratégia. O sobrenome estrangeiro tinha tudo para desagradar ao público local, mas o sucesso foi tanto que a boutique, conhecida também como o templo do caviar, continua funcionando no mesmo endereço (em Latour-Maubourg, próximo à Esplanade des Invalides), quase um século depois. Desde então as preciosas pérolas negras recheiam as célebres caixinhas azuis ornadas por um galeão de velas alaranjadas içadas, que avança corajosamente no mar revolto em pleno nascer do sol.
Mas a dupla não parou por aí. Foram eles também os responsáveis por revelar aos franceses deliciosas iguarias como salmão, truta, enguia e outros peixes defumados com métodos tradicionais. E ainda pela importação de zakuski (variedade de aperitivos servidos em todas as ocasiões festivas na Rússia), como ovas de salmão, caranguejos do Kamchatka, queijo búlgaro e pepinos ao vinagre, artigos obtidos com exclusividade pelos irmãos. Nesta época a marca PETROSSIAN já havia se transformado em sinônimo de luxo no mundo da gastronomia. Entre os anos de 1985 e 1990, a Perestroika (reestruturação da economia soviética) fez com que a empresa enfrentasse tempos difíceis. A PETROSSIAN praticamente teve de recomeçar todo o trabalho e contatar novos fornecedores de caviar. Além disso, iniciou uma enorme diversificação em sua linha de produtos. Nos últimos anos, com nome sinônimo de caviar, o presidente da empresa vem ampliando os negócios nesse segmento de luxo, inaugurando lojas em cidades como Nova York, Los Angeles e Las Vegas.
Como parte deste processo, a empresa francesa inaugurou recentemente, no mês de abril de 2011, sua primeira loja no Brasil. O espaço, cujo estilo remete a um ambiente de empório chique, está localizado no térreo do luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, somente a quinta cidade do mundo a receber um ponto de venda da badalada marca francesa. Além das linhas de caviares, a charmosa e aconchegante loja oferece peixes defumados (entre os quais o brasileiro pirarucu, espécie de peixe de água doce encontrado na bacia amazônica, e que se transformou em um verdadeiro sucesso na Europa), várias versões de foie gras, blinis (pequenas panquecas que, tradicionalmente, acompanham o caviar), patês, azeites, temperos, mostardas, queijos, chás, bolos, chocolates, geléias e biscoitos, além de vodcas e champanhes, companhias perfeitas para degustar um ótimo caviar. No espaço, também há um pequeno restaurante onde é possível degustar um pequeno cardápio que inclui opções como peixes defumados, saladinhas com patês, sopas frias e tartare de salmão.
A inovação sempre foi uma das preocupações da PETROSSIAN. Depois de lançar o Caviarcube, pequenos dados de caviar concentrado, recentemente trouxe de volta uma das versões mais apreciadas do produto, o caviar prensado, extinto do mercado devido ao alto custo de produção. Com as novas técnicas de criação de esturjões em cativeiro - que também possibilitam retirar as bolsas de ovas das fêmeas e mantê-las vivas – a PETROSSIAN decidiu oferecê-lo novamente aos seus clientes. As últimas novidades vendidas pela marca francesa são o sorvete de caviar, desenvolvido em parceria com Philippe Faur, e idela para acompanhar salmão defumado; e o Eggxiting, uma embalagem-ovo que acomoda 12g da preciosa iguaria em pequenas bolhas individuais. Atualmente a empresa francesa é comandada por Armen Petrossian, reconhecido pelo bigode cuidadosamente encerado, considerado “rei do caviar” e reconhecido pelo entusiasmo com que fala sobre os mais variados assuntos, principalmente a respeito das ovas do esturjão, perpetuadas pela tradição de sua família na gastronomia de alto luxo.
Sinônimo de caviar
Hoje em dia, a empresa francesa mais do que estampar seu nome nas renomadas latas azuis do produto, zela por todas as etapas de sua fabricação, o que inclui até o modo de consumo. Primeiramente, deve-se comer o caviar puro. É a única maneira de distinguir seu sabor, aroma e textura das ovas do esturjão. O cuidado é tamanho que alguns funcionários da empresa acompanham cada etapa de fabricação, envolvendo até mesmo a criação do peixe. Das entranhas do esturjão, atualmente uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo por causa da pesca predatória, as ovas são lavadas, para, em seguida, serem salgadas pelo chamado “mestre caviar”, especialista que acrescenta a quantidade de sal necessária para definir a qualidade do produto. O processo inclui ainda o grau de aquecimento (cerca de 38ºC) das ovas, estabelecendo a consistência.
Atualmente, criadores de esturjão em cativeiro são encontrados no mundo inteiro. Além dos tradicionais Rússia e Irã, ingressaram neste mercado China, Estados Unidos, Bulgária e até França, que tem seus principais viveiros em Bordeaux, a mesma região dos famosos vinhos. O presidente da PETROSSIAN garante que o caviar é como uma boa cepa de vinha, ao afirmar que as ovas de cada peixe oferecem tamanhos, cores e sabores únicos. “Existem, no mercado, produtos que são de boa qualidade e outros nem tanto. Eu escolho os melhores. Meu objetivo é democratizar o caviar”, ressalta ele. A PETROSSIAN comercializa três tipos de caviar: Beluga (cujo quilo pode custar US$ 14 mil), considerado o de sabor mais suave e cuja cor pode variar entre cinza-claro ao cinza-escuro; Ossetra, que costuma ter sabor diferente em virtude dos peixes nadarem em águas mais profundas; e Sevruga, caracterizado pelas ovas pequenas, cor mais escura e sabor mais acentuado.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1920
● Fundador: Malkoum e Mouchegh Petrossian
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Petrossian, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Armen Petrossian
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 10
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Caviar e peixes defumados
● Ícones: A latinha azul
● Slogan: Caviar et Produits d’Exception.
● Website: www.petrossian.fr
A marca no mundo
A PETROSSIAN possui apenas dez exclusivas lojas que reúnem suas butiques e restaurantes, instaladas em cidades como Paris, Nova York, Las Vegas, Los Angeles e São Paulo. Atualmente, a marca francesa se destaca por oferecer os mais cobiçados ingredientes gastronômicos do planeta como as melhores seleções de caviar; tarama (pasta feita com ovas de bacalhau); vieiras do Mar do Norte; caranguejo de Kamtchatka, cuja carne é tão cobiçada quanto caviar; arenques e salmões defumados (da Escócia, da Noruega ou da região do Mar Báltico), caso do “corte do czar”, fatiado a mão e marinado com endro e limão; trufas brancas e negras; pérolas de chocolate recheadas de vodca; vinagre balsâmico envelhecido por vinte anos, entre outros itens. Hoje, 20% do caviar produzido no mundo é vendido pela empresa francesa.
Você sabia?
● Desde 2009 a PETROSSIAN trabalha apenas com ovas de esturjão de criação. Isto porque os peixes selvagens não podem ser comercializados, pois estão seriamente ameaçados de extinção.
● A defumação dos peixes oferecidos pela PETROSSIAN é realizada na fábrica da empresa, em Angers, no Vale do Loire.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 13/11/2011
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