3.6.13

ARTEFACTO


Referência nacional no segmento de móveis de alto padrão, a rede ARTEFACTO é um verdadeiro paraíso do bom gosto e das principais tendências do segmento para decoradores, arquitetos e designers de interiores. Reconhecida por suas peças de generosas dimensões e pelo rigor com o apuro de sua produção, a ARTEFACTO se tornou uma admirada grife internacional da alta decoração.

A história
Tudo começou com o paranaense Albino Bacchi, filho de bancários e depois de algumas incursões por diversos setores trabalhando como contínuo, sendo dono de supermercado e até vendedor de carro usado. Um dia ele se apaixonou por umas peças de mobiliário colonial e se tornou sócio em uma marcenaria. Folheando revistas europeias de decoração, percebeu que não havia mais anúncios de cadeiras Luís XV. A tendência eram as fibras naturais. Foi então que em 1976 ele inaugurou uma pequena loja na Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, tradicional rua paulistana no segmento de mobiliário. A loja, batizada de ARTEFACTO e que no início empregava 15 funcionários, vendia móveis feitos com matérias-primas alternativas, com fibras naturais, como por exemplo, vime, junco e rattan, até então mais empregados em móveis exteriores. Com essas fibras, criou móveis que poderiam ser colocados em qualquer projeto de uma casa na cidade, desde seus livings, passando pelas salas de jantar e quartos.


Em 1987, a ARTEFACTO mudou-se para a badalada Rua Haddock Lobo, no bairro dos Jardins, instalada em uma loja de 3.000m² de área. Aos poucos, a ARTEFACTO foi introduzindo materiais como aço, ferro, mármore, couro e vidro, além de estofados, na produção de seus móveis, que ganharam sofisticação. Também alinharia sua produção a tendências mundiais do design, arquitetura e decoração. Pioneirismo que marcaria para sempre sua trajetória. Além disso, a loja aumentou e muito sua linha de produtos com madeiras mais elaboradas e móveis para áreas externas. A partir de então, a ARTEFACTO começou a ganhar destaque no segmento de alta decoração.


E um fator importante para o sucesso da marca aconteceu em 1992, quando a empresa iniciou o marketing de relacionamento feito com decoradores, ao perceber que agradar o profissional que faz o cliente final gastar na loja era um grande e rentável negócio. Com a liderança consolidada no segmento de móveis contemporâneos Bacchi idealizou e realizou a Mostra Artefacto (onde decoradores mostravam seu talento preparando ambientes usando exclusivamente móveis da empresa), responsável por impulsionar a marca junto ao consumidor, aos decoradores e arquitetos e, de quebra, por deixar a loja mais bonita. O evento, que está em sua 22ª edição, reúne em uma loja que é um escândalo para os olhos diversos ambientes como varanda, living, sala de jantar, quarto de casal, loft, home office, gazebo e jardim, criados por bambambãs da decoração, paisagistas e designers. O evento recentemente ganhou a versão da marca ARTEFACTO Beach & Country (que promove a harmonia entre o rústico da praia e campo e a sofisticação do modo de vida cosmopolita das grandes capitais mundiais). Nos anos seguintes novas lojas foram inauguradas pelo Brasil, consolidando assim a força da marca ARTEFACTO.


A expansão internacional começou em 2002 quando a ARTEFACTO desembarcou em Miami ao inaugurar uma no Village of Merrick Park, um shopping center de luxo em Coral Gables. Depois vieram unidades na Cidade do México, Santo Domingo (República Dominicana) e Palm Beach (Flórida), mas todas fecharam. Esse crescimento da rede pode ser medido pelos números em 2004: 300 novos modelos de produtos por ano, 14 lojas (sendo quatro no exterior), 150 mil tens vendidos anualmente e 1.000 funcionários. Em 2012, após mais duas tentativas no mercado americano, a ARTEFACTO inaugurou no bairro de Aventura (também em Miami) uma enorme loja, com aproximadamente 4.500m², divididos em dois andares, que oferece um serviço completo e conceitual – desde o piso, móveis, decoração, etc. Com isso, a empresa se consolidou como líder do mercado de luxo de decoração no estado da Flórida, atraindo clientes americanos, estrangeiros e brasileiros, principalmente pela implantação de novos serviços, como a garantia de pronta-entrega em até 48 horas. Em 2013 está prevista a inauguração de uma terceira loja em Miami, no início de julho. Em seguida serão inauguradas unidades na Cidade do Panamá e na Cidade do México. O plano é ter unidades na Europa em breve. Outra meta da ARTEFACTO é lançar uma rede de hotéis 100% decorados com móveis da grife. O primeiro deles poderá ser no Caribe.


Atualmente nas lojas da rede ARTEFACTO é possível encontrar, em ambientes sofisticados e de bom-gosto, abajures, aparadores, almofadas, bandejas, bancos, cabeceiras, banquetas, caixas, escrivaninhas, cômodas, divãs, estantes, gaveteiros, mesas componíveis, mesas de centro, mesas de jantar, módulos, molduras, poltronas, porta-revistas, puffs, sofás, sofás-camas e cadeiras que são duráveis, de excepcional qualidade e alta tecnologia.


Outro grande diferencial da marca é que todos os produtos são fabricados pela empresa em um moderno e enorme parque industrial localizado em Iperó, no interior de São Paulo, que ocupa uma área de 40.000m², e de onde saem móveis de extrema qualidade a partir de design criado exclusivamente para a ARTEFACTO, direcionado a clientes exigentes, inclusive, internacionais. Além disso, são produzidos com materiais de primeira qualidade e madeira de reflorestamento, aprovada pelo Ibama. A qualidade está em todas as etapas do processo de fabricação, produção e venda: desde a escolha do material, a produção (marcenaria, metalurgia, tapeçaria, junqueria, vidraçaria e pintura) até a inspeção para ser colocado na loja e a escolha do local a ser exposto, tudo é antecipadamente pensado para atender as reais necessidades e expectativas de cada cliente.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1976
● Fundador: Albino Bacchi
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Artefacto Móveis
● Capital aberto: Não
● Presidente: Albino Bacchi
● CEO: Paulo Bacchi
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 15
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.100
● Segmento: Varejo (decoração)
● Principais produtos: Móveis e objetos de decoração 
● Concorrentes diretos: Pequenos fabricantes de móveis de luxo
● Website: www.artefacto.com.br

A marca no mundo
Atualmente a ARTEFACTO, além de 12 lojas no Brasil, instaladas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Recife, Manaus, Belém, e Goiânia, está presente no exterior com duas unidades (em julho serão três) nos Estados Unidos, além de exportar seus móveis para alguns outros países. Na loja online, além da possibilidade de comprar produtos, o consumidor pode criar uma lista de desejos - ideal para chás de casa nova ou casamentos, fazer um orçamento de móveis planejados com um dos atendentes e criar um cadastro, que permite receber todas as novidades da marca.

Você sabia?
Antes de estar exposto em alguma de suas lojas são feitos de oito a dez protótipos de um novo produto. Em seu quadro de funcionários encontram-se alguns dos melhores projetistas reconhecidos mundialmente.
Hoje em dia os decoradores são responsáveis por aproximadamente 50% da receita da empresa.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 3/6/2013

Nenhum comentário: